Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 16 novembro 2009 editado

     # 1

    Boas,

    pretendo iniciar com esta discussão, o registo de tudo o que tenha a haver com a construção de uma moradia no Concelho de Mafra.
    Desde a aquisição do terreno, a escolha do arquitecto, o calvário na câmara, a escolha do empreiteiro, ....
    Indicarei alguns valores e as escolhas/opções tomadas a fim de poder ajudar outros foristas.

    A discussão está aberta a todos na tentativa de obter a melhor escolha de materiais/opções na relação custo/benefício.

    Obrigado a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, jdsilva, danobrega
    • mafgod
    • 16 novembro 2009 editado

     # 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    CONCELHO:
    Pretendo construir na freguesia onde vivi a minha infância/juventude e onde moram os meus pais.
    MAFRA

    TERRENO:
    Após uma pesquisa desinteressada pela Net, encontrei este terreno.
    O preço estava na média tendo em conta as características e a localização.
    Depois de algumas semanas em negociação com o dono, chegou-se ao preço final.

    Rústico dentro da localidade com pouco mais de 2.500m^2.
    Inclinação algo acentuada com acumulação de terras do antigo proprietário a fim de nivelar o terreno.

    CUSTOS:
      AQUISIÇÃO
      IMT 5% (rústico)
      REGISTOS + I. SELO (0,6%) (na casa pronta)

    A SABER:
    Fazer a escritura na Casa pronta sai um pouco mais barato e fica tudo feito de uma só vez e no mesmo local.

    ARQUITECTO:
    Resolvi usar os meios informáticos ao meu alcance e procurei por orçamentos.
    Utilizei também o método tradicional: cara a cara.
    Recebi 9 propostas e decidi por aquela que me dava mais confiança: recomendação e preço.
    As propostas foram ordenadas tendo em conta as mesmas características: Projectos incluídos e o acompanhamento obra previsto em 18 meses.
    Muitos orçamentos recebidos já vinham também com valores por m^2 para a construção, a titulo de curiosidade, obtive valores de 600 a 800€/m^2).

    A SABER:
    As propostas recebidas (para as mesmas características) vão desde os 4.000€ aos 15.500€.
    Recebi valores para o acompanhamento da obra desde os 0€(já incluído no orçamento) aos 380€ + IVA por mês!

    PROJECTO
    Projecto entregue na câmara e aprovada a arquitectura em cerca de 3 meses - com uma exposição/esclarecimento pelo meio - e em cerca de mês e meio as especialidades - também com uma exposição/esclarecimento pelo meio.
    Apesar de ter demorado pouco tempo a ser aprovado, estive cerca de 9 meses à espera desde a entrega à aprovação final.
    A razão prendeu-se pela entrega tardia das especialidades (quase 4 meses para as fazer :-( )
    Taxas e afins a custo do arquitecto.

    MORADIA
    Tendo em conta a inclinação do terreno, optou-se por uma casa de apenas R/C com cave.
    No R/C, está a zona habitacional com sala, cozinha, I.S social, escritório, 2 Quartos, I.S. quartos, suite, closet e I.S acessibilidades.
    Na cave, a garagem, I.S, duas divisões para arrumos e armazém.
    A casa têm área bruta cerca de 300m^2 no R/C com alpendres e cerca de 280m^2 na cave (sendo cerca de 110m^2 sem acesso).
    Estilo tradicional com beirado à antiga portuguesa.

    EMPREITEIRO
    Logo após ter entregue o projecto na câmara iniciei contactos com empreiteiros.
    Para o mesmo projecto e o mesmo caderno de encargos, obtive alguns valores completamente dispares.
    Por exemplo, o mais caro é quase o dobro do mais barato.
    Como disse acima, não tenho projecto de execução mas... mesmo que o tivesse, o valor dado pelo dois empreiteiros mais caros deveria de ser o mesmo já que, funcionam na óptica do m^2....
    O tempo previsto de construção também obtive desde os 12 meses até aos 20 meses!
    Obtive três orçamentos mais ou menos equiparados e, após uma nova conversa, foi escolhido aquele que:
    - tinha um orçamento bem descriminado
    - me deu melhores garantias na execução (obras em curso, gostar/orgulho do que faz)
    - que em conversa foi o mais sério
    - preço justo
    - previsão de construção aceitável (12 meses)
    O preço é chave na mão podendo eu escolher fornecedores das várias especialidades (caixilhos, madeiras, cozinha, ...) descontando para isso o valor orçamentado.

    A SABER:
    É pena que ainda existam empreiteiros que queiram ganhar este mundo e o outro e não saibam cativar o cliente.
    Podem saber muito de obras mas falta-lhes marketing...
    Não vale a pena esconder o jogo (descontos, formas de trabalho, ...), o cliente desde que queira estar informado descobre os que são sérios logo numa primeira conversa...

    EMPRÉSTIMO
    Durante a aprovação das especialidades iniciei contactos com vários bancos nacionais e estrangeiros.
    Escolhi a CGD (banco com que tenho conta)... não porque me apresentou a melhor taxa, mas principalmente porque me dá melhores garantias (libertação inicial maior por exemplo).
    A diferença para a proposta mais barata também não era assim tanta...
    A avaliação do banco é que me surpreendeu pela positiva e pela negativa.
    Pela positiva, a avaliação que fizeram pelo terreno (superior ao valor pago), quer isto dizer que fiz uma boa compra? ;-)
    Pela negativa, a avaliação que fizeram pela casa (ligeiramente inferior ao valor do orçamento), quer isto dizer que o orçamento é justo ou muito baixo? ;-)
    Seja como for, o valor máximo do empréstimo a me conceder chega para a construção.
    Aprovação do crédito concedido, e manteve-se as condições inicialmente propostas!

    A SABER:
    - desde que entregamos os papéis para avançar com a formalização do empréstimo e a avaliação do terreno mais a casa demorou cerca de 3 semanas
    - desde que aceitamos o valor da avaliação até recebermos a proposta do empréstimo demorou cerca de semana e meia
    - no meu caso, o valor máximo da primeira tranche é o valor da avaliação do terreno! Boa!
    - um valor de 5% do valor máximo do empréstimo só será liberto após o averbamento da construção no registo
    - temos um mês para apresentar a documentação necessária ao banco:
    . assinar a carta de aprovação
    . Caderneta Predial do terreno (pode-se tirar via net sem custos -site das finanças),
    . Licença Construção (a obter na Câmara após pagar a caução e a licença de construção) *
    . Projecto Construção Aprovado (a obter na Câmara após pagar a caução e a licença de construção) *
    . propostas de Seguro de Vida preenchidas e assinadas (convémmesmoenviar as propostas de Seguro de Vida o mais rápido possível, de forma a serem certificadas e acelerar o processo)
    - temos três meses para assinar o contrato sem que as condições sejam alteradas
    - ao valor libertado, é sempre descontado o imposto de selo (0,6%) e outras taxas

    * A licença de construção e o projecto de construção aprovado podem ser entregues depois do primeiro mês.

    RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO TERRENO E CONSTRUÇÃO
    O relatório de avaliação é composto por duas páginas.
    Aparentemente são tomadas em conta alguns dados:
    Localização (dentro/fora localidade), composição da casa (pisos), tipo de construção (boa/razoável/má)), compartimentação (divisões), mercado imobiliário (fácil/difícil comercialização) com a referência do preço dos lotes para moradias geminadas e do valor de venda de moradias do mesmo tipo e áreas na localidade.
    Na segunda página temos o cálculo através do método de custo:
    - admitiram como valor do terreno [T], pouco mais de metade do valor que estão a pedir por lotes geminados de 600m^2.
    - admitiram como valor de custo directo [CD] com a construção por m^2 da habitação um valor um pouco abaixo (~-9%) do que é considerado oficialmente para a renda condicionada no concelho. Para a garagem e arrecadações, o valor é um pouco mais de metade do valor atribuído para a habitação. Alpendres é cerca de um terço do valor da habitação.
    - admitiram cerca de 13% do valor do custo directo, os encargos gerais e financeiros [C].
    - admitiram um lucro de cerca de 13% do valor do custo directo [K]
    - somando tudo, obtemos o valor do terreno e habitação.

    Existe também uma tabela ao lado onde está o cálculo pelo método de mercado
    - ignoram o terreno
    - temos outros valores para cada um dos itens da construção, onde o valor do m^2 para habitação já é mais real (~890€/m^2).

    O valor obtido em ambos os métodos é igual (coincidência ou não?).
    Interessante e, coincidência ou não, o valor da avaliação atribuído para o terreno e habitação é quase o valor máximo indicado como valor pedido de venda para moradias do mesmo tipo e área na localidade.

    SEGURO DE VIDA
    Sendo o crédito feito na CGD, tenho todo o interesse (spread) em que os seguros sejam no seu grupo.
    Infelizmente o meu mediador de seguros não é competitivo nestes... assim, tive de optar pelos propostos pelo banco.
    Avancei com a papelada, e ao fim de um mês tive a proposta de seguro aceite pela companhia (pelo meio, ainda tive de fazer exames médicos).
    O seguro é válido a partir da data da escritura e a proposta tem validade de seis meses.

    A SABER:
    - ao contrário do seguro multi-riscos que só é pago depois da casa estar pronta e com a licença de habitabilidade, o seguro de vida é pago logo no mês seguinte após se libertar o primeiro valor (em principio um mês após a escritura com o banco), sendo o prémio do seguro referente ao valor libertado e não ao concedido.

    LICENÇA CONSTRUÇÃO
    No ofício com o deferimento do licenciamento (aprovação do projecto e especialidades) vêm lá descriminado o valor a pagar assim como a papelada necessária para o levantamento da licença de construção.
    A respeito da papelada, de certeza que haverá a falta de um ou outro documento... por isso, é tratar da licença o quanto antes (demorei 6 semanas!).
    Não esquecer que, se cedeu terreno, terá de fazer um depósito antecipadamente com o valor indicado no oficio para os melhoramentos necessários.

    A SABER:
    Para o cálculo da licença, todo e qualquer m^2 é pago (e bem pago), desde a área bruta (com alpendres) até o muro exterior!
    Alguns valores descriminados:
    - Emissão da certidão (1ª página) ------------- 12,31€
    - 2ª página e seguintes -------------------------- 2,95€
    - Autenticação livro obra (10 folhas) ---------- 5,21€
    - TMU por fogo ----------------------------------- 983,62€ !!!
    - por cada período de 30 dias ------------------ 6,31€ x nº meses previstos para construção (24) = 151,44€
    - por cada m^2 de construção ------------------ 7,36€ x nº m^2 de área (incluindo alpendres)
    - por cada m linear de muro c/ via publica --- 3,68€ x nº m linear de muro confinante com via publica
    - emissão alvará de obras ---------------------- 24,09€
    - registo de termos de responsabilidade ------ 5,21€ x 2 (regime jurídico da urbanização e da edificação)
    Saiu a 10 de Maio de 2011 em diário da república oProjecto de alteração do Regulamento de Taxas do Município de Mafra.
    Apesar de nos obrigar à cedência de área no exterior (para alargar a rua) e o consequente recuo do muro para o interior do terreno, já lá está calculado o valor da caução para que o terreno cedido seja depois tapado com alcatrão. :-(
    Para levantar a licença, há que seguir todos os pontos no oficio, destaco apenas estes:
    - livro de obra preenchido e rubricadas as primeiras 10 páginas
    - comprovativo da caução
    - comprovativo do pagamento da segurança social do director de obra (atrasou-me 1 semana) referente ao último mês (atenção que se estivermos antes do dia 15 é o penúltimo mês, e último mês se estivermos após dia 15)
    - declaração do INCI que o director de obra está inscrito no INCI, pertence aos quadros do empreiteiro e que vai ser o meu director de obra (atrasou-me quase 5 semanas!)

    ESCRITURA/REGISTO HIPOTECA PROVISÓRIO
    São necessários os seguintes documentos do meu lado:
    - BIs (ou cartões do cidadão) e NIFs
    - Licença de construção (já entregue ao processo, levei mas não conferiram)
    - Caderneta Predial do terreno (obtido por exemplo noPortal das Finanças, também levei e não conferiram)
    - Oficio da câmara com a aprovação dos projectos (o gestor de conta acha melhor levar, também levei e não conferiram)

    A SABER:
    O registo foi feito na casa pronta pela módica quantia de 325,00€.
    O valor acordado foi libertado nesse dia na minha conta.
    Como não preciso dele todo para já e como vou pagar já juros do mesmo, coloquei a maior parte numa conta a prazo de um mês a fim de minimizar o custo com os juros.

    COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE ABERTURA DO ESTALEIRO - ACT
    Antes de se iniciar a obra, é necessário fazer a comunicação prévia de abertura do estaleiro ao ACT da residência (o meu caso é em Torres Vedras), sob pena de um pesada multa.
    Para tal, é necessário preencher um formulário com os vários intervenientes na obra e anexar as respectivas declarações.
    Não é necessário comprovativos de BI nem nada.
    Posso entregar em mão, e para isso levo cópia para me carimbarem e ficar em minha posse ou, enviar por FAX e o relatório do FAX faz prova da entrega.
    Eis alguns dos pontos a preencher:
    5. Autor do projecto
    6. Executante
    7. Fiscalização Obra (designado pelo dono da obra)
    Representado por (fiscal da obra)
    8. Coordenação de Segurança em Projecto
    Representado por (coordenador de segurança em projecto)
    9. Coordenação de segurança em obra
    Representado por (coordenador de segurança em obra)
    10. Director Técnico das empreitada (designado pelo adjudicatário/entidade executante em obra pública) => NADA, visto ser obra particular
    11. Representante da entidade executante (em obra pública) => NADA, visto ser obra particular
    12. Responsável pela direcção técnica da obra (designado pela entidade executante em obra particular)
    A SABER:
    Tal como o comprovativo do envio do horário de trabalho na obra, este comprovativo deverá estar presente em obra.

    COMUNICAÇÃO HORÁRIO DE TRABALHO AO ACT
    É competência do empreiteiro indicar ao ACT o horário de trabalho previsto para a obra em questão.
    A SABER:
    Tal como o comprovativo do envio da comunicação prévia de abertura do estaleiro, este comprovativo deverá estar presente em obra.

    FINANÇAS E CARTÓRIO PREDIAL
    ACTUALIZAÇÃO DO TIPO DE TERRENO (RÚSTICO -> MISTO)
    Após levantar a licença de construção, temos 60 dias para ir às finanças a fim de passar parte do terreno (a zona de implantação) para urbano (criação do lote) e a consequente passagem do terreno de rústico a misto. Ou seja, para o ano (e como a casa ainda não foi concluída e a consequente licença de habitação não foi emitida este ano) já irei pagar IMI.
    Se não o fizermos, estamos sujeitos a apanhar uma valente multa.
    Quando construir e ter a licença de habitabilidade, vai-se às finanças outra vez (e também num período de 60 dias) a fim de haver uma nova avaliação para efeitos de IMI e pedir a eventual isenção.
    São necessários os seguintes documentos nas finanças:
    - Modelo I preenchido (0,80€)
    - cópia e original da licença de construção
    - projecto aprovado (tiraram cópia na parte que indica as áreas de construção)
    Nos próximos dias irei receber a nova avaliação do terreno por parte das finanças e poderei ou não contestar :-)
    Recebi um documento com o comprovativo das novas áreas e com a atribuição de um número à parte urbana ("lote").
    Este documento é necessário para irmos ao registo predial actualizar a certidão do terreno.

    ACTUALIZAÇÃO DA ÁREA DO TERRENO - CEDÊNCIA DE ÁREA
    Como cedi área ao domínio publico, após levantar a licença de construção, foi dada uma declaração da cedência de parte do terreno ao domínio publico.
    São necessários os seguintes documentos nas finanças:
    - preencher um requerimento com a indicação da nova área
    - cópia e original da cedência de terreno ao domínio público (passado pela câmara aquando do levantamento da licença de construção)
    Recebi um documento com o comprovativo das novas áreas.
    Este documento é necessário para irmos ao registo predial actualizar a certidão do terreno.

    REGISTO PREDIAL
    São necessários os seguintes documentos no registo predial:
    - preencher um requerimento
    - original da certidão de cedência de terreno ao domínio público (e ficam com ela)
    - cópia dos dois documentos das finanças (criação do "lote" e da cedência de terreno)
    Após o pagamento de 50€, recebe-se um documento com o comprovativo das actualizações e, após 5 dias úteis podemos lá ir para levantar a certidão do terreno actualizada.

    A SABER:
    - nas finanças de Mafra: só paguei 0,80€ pelo Modelo I, o funcionário ajudou-me no preenchimento da papelada e as cópias tiradas por eles não paguei mais nada
    - no registo predial de Mafra: paguei 50€ pelo actualização da certidão, a funcionária ajudou-me no preenchimento da papelada e as cópias tiradas por eles não paguei mais nada
    - no concelho de Mafra não há mas, verifique se não existe umacontribuição especialna sua área de residência.... (devido a uma auto-estrada, ponte, aeroporto...)

    SEGURO CONSTRUÇÃO
    Achei por bem ter um seguro para a construção a meu encargo.
    Apesar do construtor ter um seguro próprio, este não abrange todos os riscos, por exemplo, haver um sismo e a estrutura ceder....
    Iniciei o processo com o meu mediador de seguros e aguardo pela proposta.

    RAMAL ÁGUA
    A construção foi realizada com a água existente no terreno e também com o fornecimento de água por parte dos vizinhos.
    Na 28ª semana, foi pedida àVeolia, o orçamento para o aumento da conduta e do ramal.
    Apesar de estar dentro da localidade e em zona urbana, tenho de pagar o prolongamento da conduta de água até ao terreno.
    Uma semana depois de ter feito o pedido, o técnico deslocou-se ao local comigo para vermos qual seria a melhor hipótese (tenho dois possíveis locais para fazer o prolongamento).
    No dia seguinte, recebi o orçamento na caixa de correio tendo em conta a hipótese escolhida.
    A saber, tenho três opções:
    - delegar tudo a eles (pago e pronto)
    - delegar a ampliação da conduta a terceiros e manter tudo o resto com eles
    - delegar a ampliação da conduta a terceiros e manter tudo o resto com eles excepto a desinfecção, lavagem e análises laboratoriais
    Destas 3, apenas as 2 primeiras são interessantes já que a terceira, além de não ser vantajosa monetariamente implicaria mais chatices.
    Tendo em conta o valor pedido pela ampliação, vou pedir orçamentos para ver se o valor baixa.... a ver vamos...
    Como curiosidade, alguns valores a saber, caso opte por uma das duas primeiras opções:
    - fiscalização ----------------------------- 229,07€
    - desinfecção, lavagem e análises ----- 221,55€
    - ligação à rede pública ----------------- 558,12€
    - ramal domiciliário --------------------- 412,35€
    - elaboração de orçamento ------------- 13,53€
    ----------------------------------------------------------
    TOTAL: 1434,62€ + IVA
    (falta aqui o valor da ampliação da rede)
    Como a conduta de onde vou efectuar o prolongamento foi feita há menos de cinco anos, vou ter de indemnizar ao consumidor que custeou o ramal inicial em 116,98€.

    Na 59ª semana foi pedido à Veólia a colocação do contador da água (feito por email com osdados pedidosna terça à hora do almoço, foi instalado o contador na sexta - quinta foi feriado).

    RAMAL ELETRICIDADE
    A construção foi realizada com a electricidade fornecida pelo vizinho.
    Na 52ª semana, foi pedida à EDP Distribuição, o orçamento para a ligação em Baixa Tensão.
    Cerca de 2 semanas e meia depois de ter feito o pedido através do eletricista, eis que recebo o orçamento.
    Como tenho um poste mesmo junto ao muro, o valor a pagar é:

    Características:
    13m de cabo LSVAV subterrâneo de secção 16mm2 (Potência requisitada 20,70kVA)

    ----------------------------------------------------- Opção 3.1 ------- Opção 3.2
    Elementos ligação de uso exclusivo ................ 0,00 ............ 423,59
    Reforço das redes .................................... 80,98 ........... 80,98
    Estudos de orçamentação ........................... 35,46 ........... 35,46
    Valor antes de IVA ................................... 116,44 ........... 540,03
    IVA à taxa em vigor nesta data .................... 26,78 .......... 124,21
    Total (euros) ...................................... € 143,22 ...... € 664,24

    Opção 3.1 -Requisitante opta pela construção dos elementos de ligação de uso exclusivo
    Opção 3.2 -Todos os elementos de rede são construídos pela EDP distribuição

    Foi escolhido um empreiteiro para a obra em questão - contacto fornecido pelo electricista - e, no dia seguinte ao contacto por telemóvel e email, foi feita a ligação.
    Feito o pedido da certificação à CERTIEL na 60ª semana, foi recebida a informação de que a mesma tinha passado administrativamente na semana 62.
    Foi pedido à EDP a instalação do contador no início da semana, o qual foi instalado na sexta.
    Foi marcado o dia e a hora (1º período/turno), mas só apareceram no início da tarde após várias chamadas à EDP.

    EMPRESAS E PRODUTOS NA OBRA
    Vou colocar as empresas e produtos dentro do tag PUB:
    ver publicidade inserida pelo autor

    Empreiteiro Geral:Apolinário & Filhos
    Caixilharia:PVC da Schuco, série Corona CT 70 AS; vidro duplo 6-16-4 baixo emissivo, fornecido e montado pelaCaixilour
    Portas interiores, roupeiros, móveis de cozinha e das IS:Carpintaria Lucas
    Painel Solar:STS 300LdaBaxiRocafornecido e montado pelaeurofix(manual de instruções e montagem para o instalador)
    Instalação Eléctrica/Aspiração Central:D.G.A.
    Instalação Gás/AC:Gavedra
    Portão seccionado:Ditecfornecido e montado porAutomaFilPortas
    Sanitários e Torneiras:AnlorbeleMantovani
    Porta corta-fogo, escada sotão:Carvalho & Afonso


    SEMANA 01 - 26.04 -> 30.04
    Nesta primeira (meia) semana, em três dias, fez-se o seguinte:
    - limpeza do terreno,
    - vedação do terreno,
    - colocação de um contentor (armazenamento de algumas ferramentas, local onde está o livro de obra, ...),
    - nivelação do terreno ao nível do RC e do acesso à cave
    - terraplanagem,
    - marcações no terreno para a abertura da cave,
    - início da abertura da cave.

    SEMANA 02 - 01.05 -> 07.05
    Nesta segunda semana não há grandes movimentações (aliás, pouco ou nada) no terreno. :-(
    Era uma situação já prevista inicialmente, mas prontos.... depois de vermos movimentação no terreno queremos sempre muito mais ;-)
    Entretanto, a cerca de 2,5Km temos um terreno óptimo para aceitar as terras (então a precisar de muuuuuita terra!!).

    SEMANA 03 - 08.05 -> 14.05
    Nesta terceira semana (onde só se trabalhou 3 dias) grande parte da cave e terreno à volta já se foi :-)
    Foram usados dois camiões, ou seja, enquanto um era carregado o outro era despejado.

    SEMANA 04 - 15.05 -> 21.05
    Quarta semana começou e acabou em força.
    Trabalhou-se 3 dias (quando não choveu) - sendo um deles sábado - e a cave está praticamente aberta.
    Mais de 1.000m3 já se foram!
    Segundo o empreiteiro, 150 carregamentos foram feitos!
    O ferro também já chegou e já estão a construir/montar os pilares numa zona do estaleiro.
    Na chão da cave já fizeram as marcações dos limites para iniciarem a abertura dos caboclos.
    Para a semana faz 1 mês desde que se fez algo no terreno!

    SEMANA 05 - 1º MÊS - 22.05 -> 28.05
    O primeiro mês já se foi!
    Primeira semana completa de trabalho a praticamente 100%!!
    Trabalhou-se 6 dias (sábado incluído) mesmo com um pouco de chuva e trovoada forte no fim.
    Cave totalmente aberta, fundações abertas e cobertas de betão hidrofugado.
    Colocação dos ferros nas paredes da cave que irão ficar debaixo do nível do RC e das respectivas armações em madeira.

    SEMANA 06 - 29.05 -> 04.06
    Trabalhou-se 6 dias (sábado e feriado municipal - dia da espiga - incluído):
    - paredes e pilares da cave completos,
    - poço em versão tanque na cave com dreno para o exterior, (~ 2x5x1,5m=~15m3) e com dois acessos para limpeza feito,
    - chão da cave com 40cm de brita (+10cm do que o previsto), lâmina drenante em toda a cave, betonilha e malha de ferro de diâmetro 16 afastados a 15,
    - colocação de lâmina drenante e brita no exterior à volta das paredes da cave,
    - inicio da colocação das madeiras de suporte para a laje maciça do tecto da cave

    SEMANA 07 - 05.06 -> 11.06
    Trabalhou-se 6 dias (sábado e feriado nacional - dia de Portugal - incluído):
    - laje maciça do tecto da cave completa em conjunto com a escada de acesso interior e os passeios (1,2m) exteriores,
    - pilares do RC feitos,
    - inicio da colocação das madeiras de suporte para a laje maciça do tecto do RC

    SEMANA 08 - 12.06 -> 18.06
    Oitava semana trabalhou-se 4 dias:
    - laje maciça do tecto do RC completa
    - inicio da colocação das madeiras de suporte para o beirado à portuguesa

    SEMANA 09 - 19.06 -> 25.06
    O segundo mês já se foi!
    Nona semana trabalhou-se 3 dias:
    - beirado à portuguesa betumado
    - retiradas as cofragens da laje do tecto da cave

    SEMANA 10 - 26.06 -> 02.07
    Décima semana trabalhou-se 2 dias:
    - retiradas as cofragens de apoio ao beirado à portuguesa
    - colocação do tijolo para servir de apoio ás vigas do telhado

    SEMANA 11 - 03.07 -> 09.07
    Décima primeira semana, como previsto, não se trabalhou nesta semana.

    SEMANA 12 - 10.07 -> 16.07
    Décima segunda semana, trabalhou-se 6 dias:
    - retiradas as cofragens do RC e cave,
    - paredes duplas exteriores do RC levantadas
    O pano interior da parede dupla está totalmente isolado do pano exterior e pilares através de XPS de 4cm.
    Já houve alterações em relação à planta inicial (outras serão tomadas na próxima semana):
    - a IS das filhas passou de uma grande para duas de tamanho normal (á custa de mexer nas dimensões dos quartos)
    - as ISs passam a fazer parte dos quartos tornando-os suites
    - a janela inicial da IS de 120cm de largura passou para duas de 60cm, lado a lado, com pedra ao meio (dar a sensação de uma do exterior)

    SEMANA 13 - 17.07 -> 23.07
    Décima terceira semana, trabalhou-se 6 dias:
    - paredes duplas exteriores da cave quase todas levantadas
    - paredes interiores do RC praticamente todas levantadas
    - paredes interiores da cave praticamente todas levantadas
    - preparação de algumas telhas para o beirado
    - as três chaminés já foram feitas e rebocadas, mas ainda não finalizadas
    Mais uma alteração em relação à planta inicial:
    - o escritório, que era uma divisão ao lado da sala, passou a ser parte integrante da mesma mudando o seu acesso de uma porta do corredor para duas "portas" sem porta de 1,20m com uma parede central de 1,60m.

    SEMANA 14 - 24.07 -> 30.07
    Mais um mês passado e início de outro: o quarto!
    Décima quarta semana, trabalhou-se 6 dias:
    - paredes duplas exteriores da cave todas levantadas
    - paredes interiores do RC e cave todas levantadas
    - as três chaminés já foram finalizadas (falta a pintura :-) )
    - inicio e quase completa colocação do beirado
    - colocação das cassetes das três portas deslizantes
    - colocação de todas as caixas de estores
    - nivelação da parte de baixo das janelas e portas exteriores para a colocação das pedras (peitoris)
    Esta semana pediu-se ao banco a primeira vistoria à obra.

    SEMANA 15 - 31.07 -> 06.08
    Décima quinta semana, trabalhou-se 6 dias:
    - finalização do beirado
    - início e quase conclusão da colocação das telhas (Mediterrâneo Rústico Jota Coelho F2) com tela isotérmica (Wurth Plus) por debaixo da telha
    Recebeu-se o relatório da vistoria e foi libertada a tranche.

    SEMANA 16 - 07.08 -> 13.08
    Décima sexta semana, trabalhou-se 5 dias:
    - finalização do telhado
    - início e quase conclusão da colocação dos pré-aros nas portas (falta um)

    SEMANA 17 - 14.08 -> 20.08
    Décima sétima semana, trabalhou-se apenas 1/2 dia:
    - indicação ao canalizador e electricista da localização dos vários pontos a ter em conta para cada uma das especialidades

    SEMANA 18 - 21.08 -> 27.08
    Não se trabalhou. :-(

    SEMANA 19 - 28.08 -> 03.09
    Décima nona semana, trabalhou-se um dia. :-(
    - colocação da pedra na parte de baixo das portas e janelas

    SEMANA 20 - 04.09 -> 10.09
    Vigésima semana, trabalhou-se três dias.
    - início da abertura dos roços para a parte eléctrica (RC e cave)
    - marcação para o gás e pré-instalação do AC

    SEMANA 21 - 11.09 -> 17.09
    Vigésima primeira semana, trabalhou-se três dias.
    - colocação dos suportes para as sanitas e bidés suspensos de 4 IS
    - inicio da colocação da canalização (IS das filhas)

    SEMANA 22 - 18.09 -> 24.09
    Vigésima segunda semana, trabalhou-se cinco dias e meio.
    - continuação da colocação da canalização (IS das social, IS suite e cozinha)
    - inicio da colocação da tubagem eléctrica
    E assim se passou mais um mês.... o quinto!

    SEMANA 23 - 25.09 -> 01.10
    Vigésima terceira semana, trabalhou-se cinco dias.
    - finalização da canalização interior
    - finalização da tubagem eléctrica e aspiração central
    - colocação das pedras em todas as janelas e portas (falta a da porta da entrada principal)
    - comunicar àVeolia* de que a canalização está concluída e que podem fazer a vistoria (segundo oficio - em conjunto com o despacho favorável para construção -, devo avisar com uma antecedência de cinco dias úteis) caso assim o desejem

    * Veolia- empresa prestadora do serviço de águas no concelho de Mafra

    SEMANA 24 - 02.10 -> 08.10
    Vigésima quarta semana, trabalhou-se dois dias.
    - finalização da tubagem da pré-instalação de AC
    - finalização da tubagem da pré-instalação de gás

    SEMANA 25 - 09.10 -> 15.10
    Vigésima quinta semana, trabalhou-se dois dias.
    - colocação de perfis nas esquinas para receber o reboco e tapamento dos roços das canalizações

    SEMANA 26 - 16.10 -> 22.10
    Vigésima sexta semana, trabalhou-se seis dias.
    - continuação da colocação de perfis nas esquinas para receber o reboco e tapamento dos roços das canalizações
    - tapar tubos no chão (para se poder passar por cima sem os danificar)
    - colocação das pedras na porta de entrada

    SEMANA 27 - 23.10 -> 29.10
    Vigésima sétima semana, trabalhou-se cinco dias.
    - início do reboco exterior e interior (RC falta uma parede da cozinha, despensa e menos de metade o exterior)

    SEMANA 28 - 30.10 -> 05.11
    Vigésima oitava semana, trabalhou-se quatro dias (feriado a 1 Novembro).
    - continuação com o reboco exterior e interior na cave
    No início da semana, segunda, fui àVeoliapedir o orçamento para o ramal de água e a extensão da conduta
    Na sexta, encontrou-se comigo na obra o técnico da Veólia para estudar as duas hipóteses

    SEMANA 29 - 06.11 -> 12.11
    Vigésima nona semana, trabalhou-se cinco dias.
    - reboco exterior praticamente finalizado (faltam apenas alguns pormenores)
    - colocação da betonilha no chão do RC e cave
    Encontro do técnico da Veólia na obra na segunda e orçamento recebido na terça (eficiência :-) ).
    Adjudicado o painel solar de AQS (TS 300L da BaxiRoca).

    SEMANA 30 - 13.11 -> 19.11
    Trigésima semana, trabalhou-se um dia.
    - colocação das portas e janelas (falta apenas a porta da entrada visto somente ter escolhido o modelo e a cor há uma semana)
    Adjudicado o portão seccionado (Ditec).
    Comunicado ao banco na quinta o pedido da 2ª vistoria.

    SEMANA 31 - 20.11 -> 26.11
    Trigésima primeira semana, não se trabalhou.
    O avaliador foi na segunda e o dinheiro libertado na quinta.

    SEMANA 32 - 27.11 -> 03.12
    Trigésima segunda semana, não se trabalhou.

    SEMANA 33 - 04.12 -> 10.12
    Trigésima terceira semana, não se trabalhou.

    SEMANA 34 - 11.12 -> 17.12
    Trigésima quarta semana, trabalhou-se os cinco dias.
    - inicio do estuque no RC e cave (praticamente concluído)
    - instalação dos painéis solares
    - instalação do portão seccionado

    SEMANA 35 - 18.12 -> 24.12
    Trigésima quinta semana, trabalhou-se os cinco dias:
    - estuque praticamente concluído
    - início da colocação da betonilha nos passeios à volta da casa
    - colocação da porta de entrada e fixo (caixilhos colocados)
    - início da preparação dos tectos para o tecto falso no RC (falta concluir a sala/escritório, despensa e escadas para a cave)
    Mais um mês passado, o oitavo!

    SEMANA 36 - 25.12 -> 31.12
    Última semana do ano de 2011! Que venha 2012!
    Trigésima sexta semana, trabalhou-se os cinco dias:
    - praticamente concluída a preparação dos tectos para o tecto falso no RC e cave (falta as ISs, a despensa e escadas para a cave)
    - inicio da colocação nos tectos falsos do cartão gesso cartonado (hidrofugado na cozinha) no RC (falta as IS, despensa e zona dos roupeiros) e cave (falta a IS, escadas, arrumos e parte da arrecadação)
    - inicio dos barramentos das juntas e esquinas nos tectos falsos já com cartão gesso cartonado
    - continuação da colocação da betonilha nos passeios à volta da casa

    SEMANA 37 - 01.01 -> 07.01
    Trigésima sétima semana, trabalhou-se quatro dias:
    - barramentos dos tectos falsos no RC concluída exceptuando a cozinha e as divisões sem tecto falso ainda: as ISs, a despensa e escadas para a cave
    - conclusão da colocação dos tectos falsos do cartão gesso cartonado na cave (falta a IS e escadas)
    - início da colocação do PVC nos alpendres

    SEMANA 38 - 08.01 -> 14.01
    Trigésima oitava semana, trabalhou-se quatro dias:
    - barramentos dos tectos falsos na cave concluída exceptuando a IS
    - conclusão da colocação do PVC nos alpendres
    - colocação de três prateleiras na sala e de 2 prateleiras em cada um dos quartos das filhas em cartão gesso cartonado

    SEMANA 39 - 15.01 -> 21.01
    Trigésima terceira semana, não se trabalhou.

    SEMANA 40 - 22.01 -> 28.01
    Trigésima terceira semana, não se trabalhou.

    SEMANA 41 - 29.01 -> 04.02
    Início do 10º mês!
    Quadragésima primeira semana trabalhou-se quatro dias:
    - inicio da colocação dos esgotos e caixas de visita no exterior
    - prolongamento do dreno
    - inicio da colocação dos azulejos na despensa
    - marcação no terreno a localização do muro exterior com a estrada
    - marcação no terreno dos dois muros de suporte de terras
    - inicio dos trabalhos no exterior

    SEMANA 42 - 05.02 -> 11.02
    Quadragésima segunda semana trabalhou-se cinco dias.
    - inicio da construção dos muros exteriores com a estrada (lintel e tijolo)
    - marcação no terreno do muro com o vizinho de cima
    - inicio do rampeamento do muro com a estrada
    - inicio dos esgotos no exterior

    SEMANA 43 - 12.02 -> 18.02
    Quadragésima terceira semana trabalhou-se cinco dias.
    - continuação da construção dos muros exteriores com a estrada
    - inicio da construção do muro com o vizinho de cima
    - inicio da construção do muro com o vizinho de baixo
    - inicio da construção dos muros de suporte de terras
    - continuação do rampeamento do muro com a estrada
    - levantamento do muro com vizinho de lado
    - chegada dos mosaicos e azulejos

    SEMANA 44 - 19.02 -> 25.02
    Quadragésima quarta semana trabalhou-se cinco dias.
    - início dos rebocos dos muros exteriores com a estrada (praticamente concluídos excepto ~4m na parte de cima que serve de entrada provisória)
    - continuação da construção do muro com o vizinho de cima (praticamente concluído excepto ~3m)
    - colocação de uma placa no colector de água junto ao vizinho de cima
    - conclusão da construção do muro com o vizinho de baixo
    - colocação de uma tela no dreno junto ao muro de baixo, e colocação de terra nesse canto
    - conclusão da construção dos muros de suporte de terras (falta o reboco e o muro por cima)
    - colocação de terra juntos aos muros de suporte
    - conclusão do passeio junto às muralhas
    - continuação do rampeamento do muro
    - conclusão do muro com vizinho de lado (subir, rebocar e recolocar rede - falta a pintura)
    - inicio da colocação dos azulejos nas IS (cave, e das meninas)
    - inicio da colocação da canalização exterior (pontos de água no exterior)

    SEMANA 45 - 26.02 -> 03.03
    Quadragésima quinta semana trabalhou-se cinco dias.
    - conclusão dos rebocos dos pilares e dos muros exteriores com a estrada (excepto ~4m na parte de cima que serve de entrada provisória)
    - praticamente concluído o muro com o vizinho de cima (falta chapiscar)
    - conclusão da placa no colector de água junto ao vizinho de cima
    - conclusão da construção dos muros de suporte de terras
    - início da escada/rampa da cave para o RC
    - continuação da colocação dos azulejos nas IS (falta o pormenor junto ao duche)
    - inicio da colocação dos mosaicos nas IS (meninas)
    - adjudicada os guarda copos para a varanda (alumínio RAL 7016 com vidro)

    SEMANA 46 - 04.03 -> 10.03
    Quadragésima sexta semana trabalhou-se cinco dias.
    - conclusão das floreiras com a respectiva impermeabilização e dreno nos muros de suporte de terras
    - continuação da escada/rampa da cave para o RC
    - mosaicos e azulejos betumados no RC (falta o pavimento nas zonas do duche e a cave)
    - pormenor junto ao duche concluído nas IS (para colocar futuramente o vidro fixo)
    - colocação dos lancis no RC (mármore em falta no passeio à volta da casa, e em pedra na escada/rampa da cave para o RC e no passeio porta do homem/entrada)
    - abertura e colocação da tubagem do esgoto da fossa (ainda não colocada) ao muro (para futura ligação à rede)
    - ligação da tubagem da água da casa ao muro para futura ligação do ramal
    - "rega" do terreno frente à cozinha/sala para futuro paveamento
    - colocação da caixa para o contador da água no muro
    - prolongamento da conduta de água ao terreno concluída (falta a ligação do ramal)

    SEMANA 47 - 11.03 -> 17.03
    Quadragésima sétima semana trabalhou-se cinco dias.
    - colocação de mosaicos no chão da cave (falta uma pequena parte da garagem e da arrecadação)
    - colocação dos lancis no acesso à cave (falta uma zona que ainda não está finalizada - zona da fossa)
    - início da construção do pormenor no exterior
    - colocação de uma placa entre o muro do vizinho e o colector de água (evitar entrada de animais)
    - finalização do estuque na escada interior (parte de cima)
    - chegada dos pintores à obra
    - paredes e tectos (faltam das ISs, escadas e despensa) lixados (de lixa :-) )
    - colocação de impermeabilizante nas paredes interiores
    - início da colocação da protecção no chão e ombreiras

    Aproveitamos o inicio da semana para:
    - colocação de flores (duas rosas, bolbos de vários tipos, ortenses, agrião de sala) nas floreiras (depois de colocar seixos, areia e terra adubada)
    - colocação de duas oliveiras e três roseiras no terreno
    - colocação temporária de 3 oliveiras, 1 pessegueiro e de 5 bacelos numa zona do terreno para futura colocação definitiva (a ver vamos se aguentam a espera :-) )

    SEMANA 48 - 18.03 -> 24.03
    Quadragésima oitava semana trabalhou-se cinco dias.
    - colocação de placas em gesso cartonado seguidas de gesso nas caixas interiores de AC (disfarçar/esconder a caixa)
    - reparação de alguns pormenores nas paredes para se pintar (por ex. parte de cima da porta de entrada...)
    - colocação dos tectos falsos (armação e gesso cartonado) nas ISs e despensa (falta escadas e finalizar despensa)
    - primeira mão de tinta nos tectos (Branco) em todas as divisões (falta ISs, despensa, escadas e garagem)
    - primeira mão de tinta nas paredes (CIN #2306 - Marfim) em todas as divisões (falta escadas e garagem)
    - conclusão da colocação de mosaicos no chão da garagem (falta acesso ao "poço")
    - início e conclusão da colocação dos mosaicos no exterior da cave (alpendre e "trincheira" da cave)
    - impermeabilizante (Mapelastic Foundation) com colocação de rede no piso exterior do RC que tem cave por baixo
    - início da colocação dos mosaicos no exterior do RC

    Aproveitamos o fim da semana para:
    - colocação de 10 pés de bambu que nos ofereceram

    SEMANA 49 - 25.03 -> 31.03
    Quadragésima nona semana trabalhou-se cinco dias.
    - colocação dos tectos falsos (armação e gesso cartonado) nas escadas
    - betonagem dos mosaicos no chão da cave
    - continuação da colocação dos mosaicos no exterior do RC
    - colocação dos motores dos estores
    - tarde com electricista para escolha dos pontos de luz nos tectos e decisão dos pontos de luz no exterior

    Aproveitamos para:
    - colocação de 1 estrelícia

    SEMANA 50 - 01.04 -> 07.04
    Quinquagésima semana trabalhou-se quatro dias.
    - lixados e pintados os tectos das ISs e escadas (acabou-se o pó)
    - continuação da betonagem dos mosaicos no interior e exterior
    - colocação da tampa de acesso ao poço na cave
    - colocação dos mosaicos na tampa de acesso ao poço e à sua volta
    - colocação da porta corta-fogo na cave
    - colocação da escada de acesso ao sótão com remate do tecto falso

    SEMANA 51 - 08.04 -> 14.04
    Quinquagésima primeira semana trabalhou-se cinco dias.
    - colocação dos andaimes para se iniciar a preparação dos beirais para posterior pintura exterior
    - início da colocação de impermeabilizante nas paredes exteriores (NW e SW no RC fora dos alpendres)
    - colocação dos mosaicos em falta na cave e alpendre no RC
    - inicio da construção das prateleiras no escritório (em placas de gesso cartonado)
    - colocação das caixas para a electricidade e comunicações no muro

    SEMANA 52 - 15.04 -> 21.04
    Quinquagésima segunda semana trabalhou-se quatro dias.
    - continuação da construção das prateleiras no escritório (em placas de gesso cartonado)
    - colocação dos estores (falta liga-los ao circuito eléctrico e colocar a tampa na caixa)
    - início da colocação dos roupeiros

    SEMANA 53 - 22.04 -> 28.04
    Quinquagésima terceira semana trabalhou-se três dias.
    - continuação da colocação dos roupeiros
    - inicio da colocação dos sanitários
    - conclusão do ramal de água (falta pedir o contador de obra/definitivo)
    - inicio das pinturas no beirado

    Faz um ano que a obra se iniciou!

    SEMANA 54 - 29.04 -> 05.05
    Quinquagésima quarta semana trabalhou-se quatro dias.
    - continuação da montagem dos roupeiros
    - portas interiores finalizadas (excepto ferragens)
    - colocação dos móveis nas ISs
    - início da abertura dos buracos nos tectos falsos para os focos e candeeiros
    - inicio da passagem dos cabos nos tectos
    - primeira demão na garagem (tectos e paredes) excepto zona técnica
    - última demão nalguns tectos que levam focos (corredor, cozinha, despensa) e que já tem o cabo passado
    - encomenda do videoporteiro
    - reunião com o cantoneiro para a escolha da pedra nas escadas interiores e nos lavatórios (escolhido Lioz)

    SEMANA 55 - 06.05 -> 12.05
    Quinquagésima quinta semana trabalhou-se cinco dias.
    - conclusão da montagem dos roupeiros
    - continuação da abertura dos buracos nos tectos falsos para os focos e candeeiros
    - continuação da passagem dos cabos nos tectos
    - colocação dos primeiros focos no tecto
    - conclusão da pintura na garagem (tectos e paredes) excepto zona técnica
    - correcção de alguns tectos falsos e pequenos pormenores nas paredes interiores com gesso para se proceder à ultima demão
    - correcção de alguns pormenores nas paredes exteriores
    - colocação do primário/impermeabilizante nas paredes exteriores da cave e RC
    - primeira demão nas paredes exteriores (pilares)
    - colocação da ligação em baixa tensão (falta pedir o contador)

    SEMANA 56 - 13.05 -> 19.05
    Quinquagésima sexta semana trabalhou-se seis dias.
    - montagem da cozinha
    - colocação da bancada/"pedra" na cozinha
    - colocação da pedra na escada interior (falta o rodapé e betumar)
    - colocação das pedras nos lavatórios das ISs
    - colocação do primário/impermeabilizante nas paredes do muro de suporte
    - conclusão da pintura exterior da casa
    - pintura da zona técnica na garagem
    - ultima pintura dos tectos das divisões com o tecto resolvido
    - 1ª pintura da parede de cor nos quartos das filhas e cozinha
    - 1ª pintura dos muros suporte de terra
    - banheira instalada e colocação dos azulejos à sua volta
    - colocação da pedra e dos mosaicos nas bases de duche
    - colocação de mais terra no pátio frente à cozinha/sala
    - abertura de um espaço para a fossa
    - inicio da montagem do gradeamento

    SEMANA 57 - 20.05 -> 26.05
    Quinquagésima sétima semana trabalhou-se três dias.
    - colocação do rodapé e betumagem na escada interior
    - montagem do aspirador central (SACH) e respectivas tomadas e glutão
    - betumagem dos azulejos à volta da banheira
    - colocação dos mosaicos e betumagem na base de duche da cave
    - colocação da escada exterior (falta pintar)
    - conclusão da instalação do gradeamento (vidros)
    - colocação do vidro laminado na IS da suite principal

    SEMANA 58 - 27.05 -> 02.06
    Quinquagésima oitava semana trabalhou-se cinco dias.
    - colocação das torneiras nos lavatórios, duches e bidés (falta algumas)
    - colocação do piso flutuante, rodapés e perfis de transição nos quartos e sala/escritório no RC
    - colocação do corrimão na escada interior

    SEMANA 59 - 03.06 -> 09.06
    Quinquagésima nona semana trabalhou-se quatro dias.
    canalizador:
    - finalização da colocação das torneiras nos lavatórios, duches e bidés (falta apenas algumas no exterior e a das máquinas)
    - colocação do contador da água (feito o pedido por email com osdados pedidosna terça à hora do almoço, foi instalado o contador na sexta - quinta foi feriado)
    - colocação da fossa no local e ligação à canalização
    electricidade:
    - ligação da casa ao muro/contador
    - colocação do fio terra na terra
    - colocação da tubagem e cabos para o video porteiro no portão
    - colocação da tubagem para o portão eléctrico e fechadura eléctrica
    pintores:
    - finalização da pintura no RC (excepto hall de entrada) e preparação do restante para pintura
    outros:
    - início da colocação do lancil no páteo e acesso à cave
    - colocação e finalização do piso flutuante, rodapés e perfis de transição nos arrumos da cave
    - escolhido o modelo para a churrasqueira, forno e lavatório

    SEMANA 60 - 10.06 -> 16.06
    Sexagéssima semana trabalhou-se cinco dias.
    electricidade:
    - finalização da parte elétrica
    - pedido à CERTIEL a vistoria
    pintores:
    - conclusão da pintura no interior da casa (falta o muro)
    outros:
    - conclusão da colocação do lancil na porta principal (falta o páteo e o acesso à cave)
    - montada a churrasqueira, forno e lavatório

    SEMANA 61 - 17.06 -> 23.06
    Sexagéssima primeira semana trabalhou-se cinco dias.
    canalizadores:
    - colocação da tubagem no exterior
    - ligação do poço aos circuitos (cada circuito pode ser abastecido ou pela água da companhia ou do poço)
    - ligação da canalização à rede pública
    outros:
    - conclusão da colocação do lancil no acesso à cave (falta o páteo)

    SEMANA 62 - 24.06 -> 30.06
    Sexagéssima segunda semana trabalhou-se cinco dias.
    electricistas:
    - inspecção da CERTIEL passada
    - pedido o contador à EDP
    - instalação do contador
    outros:
    - conclusão da colocação do lancil no páteo
    - colocação do portão do homem e do portão do acesso à cave

    SEMANA 63 - 01.07 -> 07.07
    Sexagésima terceira semana não se trabalhou.
    Aguarda-se a visita dos técnicos para os certificados.

    SEMANA 64 - 08.07 -> 14.07
    Sexagésima quarta semana trabalhou-se um dia.
    - preparação da entrada para a colocação de um portão
    - ido do técnico à obra para a elaboração do certificado acústico

    SEMANA 65 - 15.07 -> 21.07
    Sexagésima quinta semana trabalhou-se um dia.
    - colocação de um portão para acesso ao topo do terreno

    SEMANA 66 - 22.07 -> 28.07
    Sexagésima sexta semana trabalhou-se três dias.
    - finalização da entrada que levou o portão
    - colocação dos postes no muro para posterior colocação da rede
    - colocação da tubagem no forno e churrasqueira
    - colocação de gesso cartonado para tapar a tubagem na churrasqueira

    SEMANA 67 - 29.07 -> 04.08
    Sexagésima sétima semana não se trabalhou.

    SEMANA 68 - 05.08 -> 11.08
    Sexagésima sétima semana não se trabalhou.

    __________________________________________________
    DIAS DESDE O INICIO DOS TRABALHOS: 473 dias(26.04.2011 até 11.08.2012)
    DIAS ÚTEIS POSSIVEIS (SEM FERIADOS) DESDE O INICIO DOS TRABALHOS:
    [4]+[22]+[(13-2)+5+4]+[1+5+5+5+5]+[5+5+4+5+3]+[2+5+5+5+5]+[4+5+5+5+1]+[3+5+5+5+3]+[1+4+5+5+5]+[5+5+5+5+2][3+5+5+5*+3]+[2+5+5+5+5]+[4+5+5+4+1]+[3+5+4+5+4]+[1+4+5+5+5] + [5+5+5+5+2] +[3+5+...] = 322 dias úteis
    (26.04.2011 até 11.08.2012)
    * - Carnaval não é feriado :-)

    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 01º MÊS: 13 dias(26.04.2011 até 25.05.2011) (em 22* possíveis)59,1%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 02º MÊS: 21 dias(26.05.2011 até 25.06.2011) (em 19* possíveis)110%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 03º MÊS: 15 dias(26.06.2011 até 25.07.2011) (em 22* possíveis)72,2%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 04º MÊS: 16,5 dias(26.07.2011 até 25.08.2011) (em 22* possíveis)75,0%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 05º MÊS: 12,5 dias(26.08.2011 até 25.09.2011) (em 21* possíveis)59,52%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 06º MÊS: 18 dias(26.09.2011 até 25.10.2011) (em 22* possíveis)81,81%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 07º MÊS: 12 dias(26.10.2011 até 25.11.2011) (em 21* possíveis)57,14%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 08º MÊS: 10 dias(26.11.2011 até 25.12.2011) (em 23* possíveis)43,47%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 09º MÊS: 13 dias(26.12.2011 até 25.01.2012) (em 23* possíveis)56,5%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 10º MÊS: 19 dias(26.01.2012 até 25.02.2012) (em 22* possíveis)86,36%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 11º MÊS: 20 dias(26.02.2012 até 25.03.2012) (em 20* possíveis)100%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 12º MÊS: 20 dias(26.03.2012 até 25.04.2012) (em 21* possíveis)95,23%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 13º MÊS: 18 dias(26.04.2012 até 25.05.2012) (em 20* possíveis)90%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 14º MÊS: 21 dias(26.05.2012 até 25.06.2012) (em 20* possíveis)105%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 15º MÊS: 8 dias(26.06.2012 até 25.07.2012) (em 24* possíveis)33,33%
    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO NO 16º MÊS: 1 dias(26.07.2012 até 11.08.2012) (em 12* possíveis)08,33%

    DIAS DE TRABALHO EFECTIVO DESDE O INÍCIO: 238 dias(26.04.2011 até 11.08.2012) (em 322* possíveis)73,91%
    DIAS SEM TRABALHO EFECTIVO DESDE O INÍCIO: 84 dias(26.04.2011 até 11.08.2012) (em 322* possíveis)26,09%
    * contabilizados apenas os dias úteis (2ª a 6ª) sem contar com feriados
    NOTA: Para a contagem do mês, este começa a 26 e termina a 25 do mês seguinte.
    __________________________________________________

    INTERREGNO DE 2 ANOS
    Por motivos de falência do empreiteiro, houve coisas que ficaram por fazer na altura, em 2012.
    Contudo, há um bom diálogo entre DO e o empreiteiro, o que fez com que se pudesse fazer mais umas coisas nestes dois anos, nomeadamente:
    - alcatroamento da área exterior que foi cedida à freguesia
    - ligação dos esgotos da casa à rede pública de esgotos que entretanto foi construída (desactivando-se a fossa - vazando-a e desinfectando-a com cal em pó)

    COMUNICAÇÕES
    Pedi à MEO televisão por satélite e na "hora" foram montar a dita no telhado.
    Não pediram licença de utilização nem nada... apenas, creio, um comprovativo de que a casa era minha (fatura da EDP chegou)
    Passado dois anos, pedi à MEO net por ADSL e colocaram lá um poste e NET por ADSL... simples, simples.

    PARTE BUROCRÁTICA
    - emissão do certificado energético (350€ - Classe B)
    - obtenção da segunda via do certificado da Certiel (desentendimento entre electricista e empreiteiro e quem se lixa é sempre o mexilhão :-))
    - pedido alvará de utilização à câmara juntamente com toda os certificados, telas finais e afins
    - ida do fiscal à obra para confirmar que está de acordo com o projecto
    - pedido à BeWater (nova empresa de águas de Mafra) para fiscalização
    - ida do fiscal da BeWater para confirmar a ligação correta dos esgotos à rede (apenas e só!)
    - emissão de Alvará de Utilização (Desde o pedido da emissão do Alvará de Utilização até a sua obtenção, demorou cerca de um mês (com férias do fiscal pelo meio :-) ).
    - compra do impresso precatório cheque à CGD - 5,35€
    - ida à câmara com o impresso precatório para que esta seja preenchido. Aguardar por um contacto telefónico ou email para ir levantar o impresso preenchido para, finalmente poder levantar a caução!
    - ida às finanças com o Modelo 1 (0,80€) que em conjunto com a cópia do alvará de utilização, rectificar as áreas para efeito de IMI da parte urbana e rústica. Aguardar em casa pela avaliação dos prédios para efeitos de IMI.
    - ida à conservatória do registo predial com os impressos recebidos das finanças para registar o prédio e as alterações da parte rústica (60€!) Aguardar pelo envio da senha na próxima semana para se poder imprimir a caderneta predial.
    -ida à BeWater com o impresso recebido das finanças e com o alvará de utilização para mudar o tipo de facturação do contador de obras para habitacional. Era necessário o impresso das finanças (!)

    ___________________________________________________
    Actualizado a 19.Setembro.2014
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, Pedro Barradas, pipocas4, CMartin, woodhouse, danobrega, metralha80, Toinalmeida, PMMA, ds9, pintomanuel
  1.  # 3

    Muito bem... aguardo o desenrolar...
    Já agora e aproveitando que vai escrevendo com tanto detalhe:
    A proposta de honorários relativo aos projectos escolhida inclui o quê?
    Qual a area bruta prevista, nº de pisos, etc ?
  2.  # 4

    Boas,

    O arquitecto está pré-escolhido :-)
    Ou seja, foi seleccionado mas aínda não passei à formalidade.
    No próximo fim de semana vamos ter uma reunião com ele a fim de definir preto no branco o que se pretende.
    O valor avançado (4.000€ C/IVA) contempla todos os projectos obrigatórios para entregar na C.M. Mafra, levantamento topográfico e acompanhamento em obra durante o decorrer da mesma.
    Como referi, o projecto de execução e paisagístico não estão incluídos.

    A respeito da casa em si, sabemos mais ou menos o que queremos e não queremos, mas estamos aínda de espirito aberto...
    Espero neste fim de semana começar a traçar com o arquitecto as linhas por onde se vai construir....
    Sempre que tiver novidades vou actualizar a discussão.
    Também é aqui que pretendo discutir e esmiuçar as várias alternativas/opções a tomar.

    Conto com a vossa ajuda!
  3.  # 5

    mafgod
    Esse acompanhamento da obra é propriamente o quê?
    È a direcção técnica da obra, é a fiscalização da obra ou é apenas um acompanhamento com vista a esclareçer duvidas do projecto?
  4.  # 6

    Na reunião informal que tive, foi-me dito que o acompanhamento seria em média mensal e nas alturas da construção mais importantes mais frequente.
    Como referi acima, vou formalizar a questão no próximo fim de semana.
  5.  # 7

    Como deve imaginar durante a estrutura a DT da obra implica que esteja um técnico em obra quase em premanência isto fez com que a nova legislação venha defender que a DT deve ser assumida por um técnico da empresa de construção.
    Já a fiscalização serve para defender os interesses do dono de obra e como deve igualmente imaginar uma visita mensal durante a fase de estrutura implica que lhe passem na obra na altura da implantação e no telhado.
    Pelo menos durante a fase da estrutura pelo menos uma visita semanal se poder confiar no empreieteiro e no seu DT
  6.  # 8

    .. é assim mesmo, como o zedasilva explicou.
  7.  # 9

    O acompanhamento mais frequente será no mínimo semanal (por ex. durante a construção da estrututra da casa).
    Haverá também fases da construção em que se pode ser alargar este periodo.
    Daí dizer que, num periodo de construção de 18 meses, a média deverá de ser mensal.
    Ou seja, durante a construção, está prevista a visista de pelo menos 18 vezes.

    A informação que me transmitiram foi de que ele é uma pessoa competente, prestável e que acompanha bem a obra.

    Penso que, na fase que agora se inicia, poder verificar estas características.
    Se tal não se verificar, dificilmente durante a construção o será, e se assim for, mudo de arquitecto.
  8.  # 10

    Já agora Pedro e zedasilva

    como está a questão de o autor do projecto poder ser o director de fiscalização da obra ??

    e ainda uma nota que é o seguinte: as leis saiem e continua a haver confusões do genero acompanhamento de obra incluida nos serviços do projectista?? eu conheço é assistência á obra e isso até pode ser qualquer coisa em que não haja lugar a uma unica ida á obra, para isso, o "acompanhamento", estará lá o DT e o DF.
  9.  # 11

    marco1
    Para mim o autor do projecto pode ser o director da fiscalização, tirando aquela recomendação da ordem creio que mais nada diz que não pode.
    Para mim quando se fala em acompanhamento da obra é a assist~encia técnica e essa sim deverá estra incluida no preço do projecto. Pode ser na obra ou no gabinete pois trata-se apenas de tirar duvidas sobre a interpretação dos projectos.
    DT e DF para mim é outra coisa mais complexa e sim essa é feita sempre em obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  10.  # 12

    mais uma vez.. também partilho da opinião do zedasilva.

    .. é uma pena a OA.. ter essa incompatibilidade, relativamente a fiscalização da obra. è uma questão que está desactualizada e fora do contexto legislativo actual.
    A questão da incompatibilidade, na fiscalização, prende-se com a eventual não isenção do arquitecto na fiscalização do seu proprio projecto... No entanto o que se pretende fiscalizar é a OBRA e o modo como os intervenientes no acto de construção seguem ou não os Projectos de execução.

    Mas não havendo, na maior parte projectos de execução.. vai fiscalizar o quê? com que poder vai exigir que refaçam ou deitem abaxo determinado "pormenor" ou com que direito diz que TEM de ser de determinada maneira.?!? Estava omisso ou não estava detalhado nos Projectos... só mesmo se houver muita boa vontade do empreiteiro geral e sub-empreiteiros...
  11.  # 13

    18 meses de construção?

    Mas que grande casarão!!
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: Luis K. W.18 meses de construção?

    Mas que grande casarão!!


    Ou que pequeno Empreiteiro, :)
  12.  # 15

    Os 18 meses é o tempo máximo esperado :-)
    Mais vale estar a contar a mais do que a menos...
    Penso que a média são 12 meses, mas há sempre factores externos que podem levar a imprevistos.
    Como tinha orçamentos de acompanhamneto da obra ao mês e outros no total, usei os 18 meses como referência (como poderia ser outro valor, 12 por ex.).

    A casa aínda não está projectada nem o empreiteiro escolhido.... ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  13.  # 16

    POis, eu isso não sei responder... Tem que falar com ele.
    E com antecedência, normalmente ele tem bastante trabalho.
    Disponha.
    • mafgod
    • 14 fevereiro 2011 editado

     # 17

    Escolhido o empreiteiro e pré-escolhido o banco.
    Previsão de construção: 12 meses

    Actualizado aqui.
  14.  # 18

    Obrigado pela partilha da experiência. Para quem pensa construir (como é o meu caso) esta partilha é uma mais valia preciosa :)
    • mafgod
    • 18 fevereiro 2011 editado

     # 19

    A CGD já aprovou o crédito e manteve as condições inicialmente propostas... bem que podiam baixar o spread ;-)
    A primeira tranche a ser libertada é o valor correspondente à avaliação do terreno! Boa!!
    Temos agora um mês três meses para celebrar o contrato com a CGD e um mês para entregar a papelada necessária.
    Passo seguinte, ver se consigo prémios de seguro melhores que os propostos pela CGD.... mas do mesmo grupo!

    Ver aqui a evolução.
    • mafgod
    • 4 março 2011 editado

     # 20

    O meu mediador de seguros não consegue obter um valor de prémio de seguro de vida melhor que o proposto pela CGD. ;-)
    Vou optar pelo sugerido pela CGD e depois, com mais calma, vou tentar ver se consigo obter um mais simpático.

    Assim, entreguei os papéis do seguro de vida no banco e aguardo por um documento para proceder ao pagamento e levantamento da licença de construção.

    Ver aqui a evolução.
 
0.0554 seg. NEW