Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros
    Necessito da vossa ajuda.
    Construi a moradia abaixo descrita, e instalei na semana passada radiadores cerca de 200 elementos com suporte de caldeira a pallets da Solzaima 32 plus.
    Acontece que nestes primeiros dias, os consumos estão muito acima das minhas expectativas. Mesmo a trabalhar no mínimo (caldeira no nível 1 e parte significativa dos radiadores fechados) e ligando cerca de 7horas dia gasto cerca de 2 saco de pallets dia.
    São normais estes consumos?
    Adicionalmente no espaço social, não consigo manter a temperatura, tenho certamente muitas fugas embora não faça ideia por onde. Tenho um colega meu que tem uma moradia com piso radiante e diz-me que tem a mesma a 25 graus 24 hora dias (no outro dia até me enviou uma foto a 27,5 graus). Isto é possível? Onde é que falhei na construção e quanto é que fica mês? É que a brincar vou gastar 60-80 sacos de pallets mês, ou seja 250 euros.

    Descrição da moradia:
    Moradia rés do chão com cerca de 200m^2 + salão(cave) 100m^2 em formato de L sendo parte interior do L em envidraçados.
    Construída em 2019/2020
    Isolamento paredes:
    • capoto de 10cm;
    • vidros guardian sun - vidro duplofator solar de 42% e transmissão luminiosa de 69%, considerando 8mm + cx + laminado 44,1mm incolor;
    Piso:
    • Chão Betão leve com massa volúmica de 200 kg/m3
    Cobertura:
    • Tectos interiores em Pladur;
    • Telhado com isolamento térmico PIR, tipo Aisladeck BV 30mm da Soprema + isolamento térmico XPS, tipo Eyfos SL 80mm da Soprema + Godo
    Descrição do sistema de aquecimento:
    • caldeira a pallets da Solzaima 32 plus
    • radiadores G600 Armatura
  2.  # 2

    viva,
    ( bal bla todo, e renovação de ar "zero" )
    recomendo 24 horas ligada .
    só assim consegue aquecer paredes, enquanto não aquece paredes continua a ter desconforto térmico.

    ainda pode ter humidade nos materiais de construção ( pela casa ser nova).

    medir temperatura e humidade da casa ou algumas divisões.
    o shelly ht ajuda imenso .
  3.  # 3

    já que fala do tema.. como é que se consegue gerir a renovação do AR com o aquecimento?

    em relação à Humidade, a casa toda por norma com 65% de Humidade...

    Ligar a Caldeira 24 horas representa no minimo 4 sacos de pallets dia ou seja mais de 12 euros... é aceitavel?
  4.  # 4

    Colocado por: miguel_vieiraLigar a Caldeira 24 horas representa no minimo 4 sacos de pallets dia ou seja mais de 12 euros... é aceitavel?


    Vai chegar a um ponto em que a casa está quente e só precisa de manter, logo consome menos.
    Concordam com este comentário: mtavares
  5.  # 5

    a minha casa tem 100m^2 de open space sala + cozinha). Já aqueci várias vezes a divisão a uma média de 24º, (tenho um recuperador de calor a lenha que foi a minha salvação até à semana passada) e mesmo assim quando chego lá de manhã a temperatura está na casa dos 12 graus).
  6.  # 6

    Assim à primeira vista duas coisas que não me parecem bem:

    - 100m2 de open space sala + cozinha é um espaço muito grande. Depende da disposição do mesmo obviamente e de como tem os radiadores distribuidos/dimensionados, mas assim à primeira vista diria que um sistema de radiadores não será o melhor para espaços assim tão grandes. Eu p.ex. o maior que tenho são 60m2 e considero que já estou no limite.
    - Para uma moradia tão recente não acho normal ter divisões a 12º de manhã depois de ter aquecido a 24 na noite anterior. Parecem-me demasiadas perdas. Mesmo com este frio dos últimos dias tenho aquecido a minha aos 20º, e com o aquecimento desligado a noite toda de manhã nunca esteve abaixo dos 16 (vivo na zona de Guimarães que por norma é bastante fria).

    Quanto ao sistema em si, eu tb tenho radiadores ligados a caldeira a gás natural e já estive em casas com piso radiante, de facto com o PR o calor é distribuído de forma mais uniforme, mas considero que com os radiadores tb consigo um conforto bastante bom. Cabe a cada um decidir pois no meu caso a dif. dos radiadores para o piso estavamos a falar de cerca de +12mil€ (PR + bomba calor). Mesmo que o PR consuma menos (que não estou certo que seja assim), a diferença dá para muitos anos de gás.
    Não sei se serve de referência, no meu caso tenho 106 elementos e estou a apontar gastar entre 100 e 120€/mês de gás para manter a casa entre os 19 e 20 graus (aprox. 190m2).
  7.  # 7

    Como lhe disseram anteriormente e como já li e ouvi imensos relatos, por vezes gasta se mais com a caldeira so a trabalhar 8 ou 10h por dia do que estar todo o dia ligada. Já me disseram isso também. Nem que seja a temperatura mais baixa nos radiadores mas sempre ligada pode conseguir melhores consumos e melhor conforto térmico
  8.  # 8

    Colocado por: ruimiguelfNão sei se serve de referência, no meu caso tenho 106 elementos e estou a apontar gastar entre 100 e 120€/mês de gás para manter a casa entre os 19 e 20 graus (aprox. 190m2).


    No fim é que se fazem as contas...
  9.  # 9

    isso seria um sonho para mim ... gastar 120 euros mês e ter uma casa a 20graus 24h.

    a caldeira que comprei no mínimo de acordo com a ficha técnica consome 2kg/hora para 9kw de potencia... isto representa 48kg dia ou seja 3 sacos na melhor das hipóteses. a 3 euros cada saco são 9 euros/dia logo para um mês 270 euros. Isto com a caldeira a trabalhar no mínimo.

    Se tivesse gás natural na rua nem pensava dua vezes.
  10.  # 10

    @miguel_vieira,

    consulte o manual da caldeira, procure a temperatura da chaminé, com o jogo da regulação de ar, e alimentação dos pellets, tente baixar a temperatura da chaminé para os 120 110ºC, para assim aumentar o rendimento da caldeira.

    Na minha consegui reduzir a velocidade do ventilador de extração e temperatura esta 110 a 127 na potencia 1, nestes dias mais frios teve de ir á potencia 5.
  11.  # 11

    Colocado por: miguel_vieiraisso seria um sonho para mim ... gastar 120 euros mês e ter uma casa a 20graus 24h.

    a caldeira que comprei no mínimo de acordo com a ficha técnica consome 2kg/hora para 9kw de potencia... isto representa 48kg dia ou seja 3 sacos na melhor das hipóteses. a 3 euros cada saco são 9 euros/dia logo para um mês 270 euros. Isto com a caldeira a trabalhar no mínimo.

    Se tivesse gás natural na rua nem pensava dua vezes.

    Não percebo nada do assunto sou só curioso mas alguma coisa não está bem.
    9kw não dá para 200 elementos. Se cada elemento tiver 130W x 200 dá 26kw
    para uma temperatura de água a 60ºC
    • VCG
    • 20 janeiro 2021

     # 12

    @miguel_vieira, eu estou em fase de projecto da minha casa (região de Braga) e a minha casa em termos de areas e disposição é muito semelhante à sua. L com 200m2 e com meia cave.
    E a opção radiadores é a opção que estou a pensar optar (devido a custo), sendo que:
    - Recuperador lenha com circulação de água para mim é requisito (ajuda os radiadores)
    A minha dúvida é caldeira pellets ou cadeira gas natural (máquina principal do aquecimento)
    Nesta dúvida estou de acordo com o @paulos, o testemunho (vizinho) que tenho de cadeira pellets com consumos economicos salvoerro é uma caldeira de 28-30Kw. A caldeira a gás natural não tenho testemunho, dai a minha duvida, mas sem duvida o investimento inicial do equipamento é pelo menos metade numa caldeira a gas.
  12.  # 13

    Eu tenho:
    - Bomba de calor para AQS - termobrasa gold 280l inox com duas serpentinas;
    - Caldeira a pallets da Solzaima 32 kW plus para alimentação de 180 elementos de radiadores e apoio à AQS;
    - Recuperador de calor a lenha sem circulação de água - Bromphi CAIRO 110 15kW open space;

    O que alterava:

    - bomba de calor comprava de 500 lt. Quanto a minha mulher toma banho e lava e cabeça, fico sem água quente se não tiver a caldeira a pallets ligada. pelo que fui lendo penso que o problema estará no chuveiro, tendo que aplicar uns redutores de caudal para 6lt. no entanto nesta fase só somos 2, mas para futuro espero que sejamos mais e será um problema.

    - Caldeira a pallets comprava uma de 24kw ou mesmo de 16kw. Na parte de cima da casa tenho 120 elementos de radiadores e a caldeira no minimo quase o consegue manter a temperatura definida (no nivel 1/5 a caldeira tem uma potência de 9kw). Assim basicamente tenho uma caldeira de 32kw a trabalhar a 9kw na maioria do tempo no nivel 1/5. Pior é os consumos. no minimo consome 2,5kh.. ou seja 1 saco a cada 6 horas... Por exemplo hoje estou em casa em teletrabalho, bastava ter o escritório a aquecer, mas como consome no minimo 2,5kh que quase é suficiente para alimentar os 120 elementos tenho tudo aberto.
  13.  # 14

    Colocado por: miguel_vieira- bomba de calor comprava de 500 lt. Quanto a minha mulher toma banho e lava e cabeça, fico sem água quente se não tiver a caldeira a pallets ligada


    Troque de mulher, ainda vai a tempo e fica mais barato. :D
    Concordam com este comentário: paulos
    • paulos
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 15

    Eu vou construir em Braga também, no caderno de encargos tenho as aqs por bomba de calor, mas estou a ponderar muito seriamente trocar para uma caldeira a gás natural, a água quente nunca acaba e não tenho nenhum depósito de 300 ou 500L a ocupar espaço.
    Neste momento é o que tenho no apartamento e no verão gasto 22€ de gás para 3 pessoas, no inverno como ligo o aquecimento de vez em quando gasto a volta dos 120/130.

    Mas tenho um recuperador a lenha que ligo todos os dias, só um ou outro que dá preguiça e ligo o gás

    O apartamento é de gaveto e não apanha sol nenhum no inverno a caixilharia tem 4cm de grossura e o vidro não é grande espingarda. Tenho muita área de vidro sendo que ocupa praticamente 80% da parade exterior das divisões.
 
0.0190 seg. NEW