Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Recentemente um vizinho queixou-se do tecto da cozinha dele e que devia haver uma fuga no meu apartamento.
    Falei com a seguradora que mandou uma equipa que verificou que não seria preciso fazer nada na minha casa, mas seria necessário arranjar a casa do vizinho. (Até aqui tudo bem.)
    Como não recebi mais nada da seguradora, pedi que me dissessem o que é que foi feito ou pago e eis que a minha seguradora me diz que não pode dizer nada, porque a informação - sobre o que é que foi feito - não pode ser partilhada comigo, que sou quem paga e quem menos sabe sobre o que se passou. (?!?!)
    Acho que me estão a atirar areia para os olhos. Alguém sabe em que lei é que a seguradora se baseia para não dizer o que foi feito?
  2.  # 2

    Colocado por: Sansaque devia haver uma fuga no meu apartamento.


    Colocado por: Sansauma equipa que verificou que não seria preciso fazer nada na minha casa, mas seria necessário arranjar a casa do vizinho.

    Então mas havia fuga ou não?
    A que se deveu os estragos na casa do vizinho? Uma fuga fantasma?
  3.  # 3

    Já voltou a utilizar na sua fracção (maq.lavar ou lava loiças) e não houve mais queixas?
    • size
    • 18 janeiro 2021

     # 4

    Se nenhuma intervenção foi necessária efectuar no seu apartamento, afinal, qual foi a origem da infiltração ?
    O seguro é exclusivamente seu, ou é um seguro colectivo Multirrisco do condomínio ?
  4.  # 5

    Colocado por: sizeSe nenhuma intervenção foi necessária efectuar no seu apartamento, afinal, qual foi a origem da infiltração ?
    O seguro é exclusivamente seu, ou é um seguro colectivo Multirrisco do condomínio ?


    A origem foi no meu apartamento mas por uma falha bastante antiga.
    O seguro é meu, para a minha fracção e partes comuns.
    • Sansa
    • 18 janeiro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: PalhavaJá voltou a utilizar na sua fracção (maq.lavar ou lava loiças) e não houve mais queixas?

    A minha dúvida está unicamente relacionada com o facto da "minha" seguradora não querer ou não poder partilhar a informação comigo sobre o que foi feito, no fundo, em meu nome.
    Não se prende com a intervenção em si, que, que eu saiba, ficou resolvida. (Que eu saiba, porque não sei o que foi feito.)
  5.  # 7

    Colocado por:zedasilvaEntão mas havia fuga ou não?
    A que se deveu os estragos na casa do vizinho? Uma fuga fantasma?

    Essa não é mesmo a minha dúvida.
    • size
    • 18 janeiro 2021

     # 8

    Colocado por: Sansa
    A origem foi no meu apartamento mas por uma falha bastante antiga.
    O seguro é meu, para a minha fracção e partes comuns.

    OK.
    Tratou-se do cumprimento de uma obrigação da cobertura de Responsabilidade Civil, que transferiu para a Seguradora, através do seu seguro Multirriscos.
    Como tal, se foi a Seguradora a assumir a reparação do tecto, a respectiva factura do empreiteiro foi emitida em nome da seguradora e não em seu nome.

    Talvez, seja de admitir, que neste caso, o segurado nada tem que fiscalizar o que a Seguradora acordou com o empreiteiro na concretização daquela obra de reparação.

    Seria, o mesmo que, em caso de um suposto acidente de viação, em que tivesse accionado a sua apólice, na cobertura de Responsabilidade Civil contra terceiros, fosse à posteriori exigir da sua Seguradora que lhe fornecessem todo o manancial de peças e mão de obra na reparação do veiculo envolvido. Não fará sentido.
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 9

    Colocado por: size
    Talvez, seja de admitir, que neste caso, o segurado nada tem que fiscalizar o que a Seguradora acordou com o empreiteiro na concretização daquela obra de reparação.

    Seria, o mesmo que, em caso de um suposto acidente de viação, em que tivesse accionado a sua apólice, na cobertura de Responsabilidade Civil contra terceiros, fosse à posteriori exigir da sua Seguradora que lhe fornecessem todo o manancial de peç


    Agradeço sinceramente a resposta.

    A questão não se trata de fiscalizar a seguradora. Nem tenho tempo nem interesse nisso.

    Trata-se de saber o que foi feito.

    Usando o exemplo que usou, de um suposto acidente com o carro. Se o carro ficar destruído e a seguradora pagar um novo carro, realmente não fará sentido saber o que foi feito num antigo. Agora, se a seguradora pagar os arranjos no carro que permanece comigo (e me acompanhará, inclusive, se mudar de seguradora), acha mesmo que não fará sentido saber o que foi feito no carro? Que peças foram mudadas e onde é que foi mexido, no meu carro?
  7.  # 10

    Colocado por: Sansaeis que a minha seguradora me diz que não pode dizer nada, porque a informação - sobre o que é que foi feito - não pode ser partilhada comigo

    Disseram-lhe isso ao telefone, ou foi por escrito ?
    •  
      RRoxx
    • 18 janeiro 2021 editado

     # 11

    Provavelmente teria sido boa ideia perguntar antes de fazer, o que iria ser feito.

    agora após estar resolvido até lhe podem dizer que tamparam os tubos com folha de ouro revestido a diamante e soldado com urânio derretido, pela modica quantia de 10€, que é um belo preço para folha de ouro, diga-se de passagem. (se forem problemas de tubagem)

    fora isto, acho que está no seu direito saber o que fizeram na sua casa. Como perguntou e bem o JOCOR, tem alguma coisa por escrito? é que essa situação parece meio estranha...
    • smst
    • 18 janeiro 2021

     # 12

    O Size tem razão. O lesado (e a companhia de seguros) são os únicos que tem conhecimento do teor do orçamento/factura apresentada referente aos danos.
    Como o Size explicou, em caso de acidente automóvel, apenas o lesado, a oficina e a seguradora tem acesso ao relatório de peritagem. O responsável pelo acidente não tem de saber o valor, partindo do pressuposto que a participação indica o modo como o ocorreu o sinistro. O que não falta por aí são indivíduos que nada percebem do assunto e olham para um carro e acham que 500€ são suficientes para o reparar, quando muitas vezes o dobro não chega (nas habitações acontece igual). E olhe que a sua companhia de seguros não pagam um cêntimo a mais em relação ao que está estragado.
  8.  # 13

    Então na sua fracção nada foi feito.
    Autorizou a visitarem ou fazerem a perícia?



    E nunca perguntou ao vizinho de baixo o que lá foi feito?
    Concordam com este comentário: LiliaM9
  9.  # 14

    Eu também tentaria falar com o vizinho!
    Ele deve saber o que foi feito na casa dele, não?
  10.  # 15

    Qual é a utilidade disto?
    Não percebo...
  11.  # 16

    Colocado por: JOCORompanhia de seguros) são os únicos que tem conhecimento do teor do orçamento/factura apresentada referente aos danos.
    Como o Size explicou, em caso de acidente automóvel, apenas o lesado, a oficina e a seguradora tem acesso ao relatório de peritagem. O responsável pelo acidente não tem de saber o valor, partindo do pressuposto que a participação indica o modo como o ocorreu o sinistro. O que não falta por aí são indivíduos que nada percebem do assunto e olham para um carro e acham que 500€ são suficientes para o reparar, quando muitas vezes o dobro não chega (nas habitações acontece igual). E olhe que a sua companhia de seguros não pagam um cêntimo a mais em relação ao que está estragado.


    A pergunta vai parecer um pouco estranha, mas não é com má intenção: é da área? trabalha com seguros?
    O segurado não tem de saber não é o mesmo que não pode saber. Porquê que a seguradora não há-de dizer o que foi feito ou o que é que foi pago (não me refiro a valores)?
    O exemplo do carro não é o mais adequado ao caso, porque se fosse esse o caso, pouco me importaria quanto é que foi pago ao outro. Já uma casa, não estou livre de voltar a ter um problema semelhante. As relações entre carros "variam"; com as casas não.
    E reitero, pouco me importa o valor. Importa-me saber o que foi feito ou pago para ser feito.
  12.  # 17

    Colocado por: JOCOR
    Disseram-lhe isso ao telefone, ou foi por escrito ?

    De ambas as formas.
  13.  # 18

    Colocado por: RRoxxProvavelmente teria sido boa ideia perguntar antes de fazer, o que iria ser feito.

    agora após estar resolvido até lhe podem dizer que tamparam os tubos com folha de ouro revestido a diamante e soldado com urânio derretido, pela modica quantia de 10€, que é um belo preço para folha de ouro, diga-se de passagem. (se forem problemas de tubagem)

    fora isto, acho que está no seu direito saber o que fizeram na sua casa. Como perguntou e bem o JOCOR, tem alguma coisa por escrito? é que essa situação parece meio estranha...


    Nunca mais tratarei de uma situação semelhante desta forma. Isso é certo!!
  14.  # 19

    Colocado por: PalhavaEntão na sua fracção nada foi feito.
    Autorizou a visitarem ou fazerem a perícia?



    E nunca perguntou ao vizinho de baixo o que lá foi feito?
    Concordam com este comentário:LiliaM9


    Autorizei, sem problemas, e parti do princípio que me iriam informar do que iria ser feito.
    Nunca conheci o vizinho pessoalmente e, do muito pouco que falei com ele, também não tenho interesse em conversar.
  15.  # 20

    Colocado por: LiliaM9Eu também tentaria falar com o vizinho!
    Ele deve saber o que foi feito na casa dele, não?

    A propriedade é dele, mas percebi que pouco sabe da casa. É uma das "vantagens" de se herdar bens.
 
0.0221 seg. NEW