Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou com um problema no ar condicionado que talvez me possam orientar sobre qual o motivo e a sua solução.

    1) Num quarto o A/C (Daikin) quando ligo o frio, ao fim de 20-30 minutos começa a pingar agua pelo canto direito.
    O que acho curioso , é se eu ligar o ar quente, já não pinga.

    2) A maquina exterior que tenho na varanda, não sei porquê começou a pingar quando as unidades interiores estão a funcionar em quente.

    Sinceramente nunca vi a maquina exterior a pingar agua.

    Obrigado pela a ajuda.
    Paulo
  2.  # 2

    Isso é o esgoto dos condensados da unidade interior entupido, ou mal instalado, sem pendente favorável para escoamento.

    1) Só existe condensação na unidade interior quando funciona em modo de arrefecimento.
    2) Em modo de aquecimento há condensação na unidade exterior, daí pingar. É normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro, zed, casinhaDaAvo
  3.  # 3

    Olá nnsantos,

    Desde já muito obrigado pela resposta.

    Relativamente ao ponto 1) é algo fácil de resolver ou só algum técnico altamente especializado resolve isso?

    desde já muito obrigado,
    Paulo
  4.  # 4

    Boas,

    Se o equipamento/instalação está ainda na garantia não mexa.

    Se é fácil ou difícil depende do seu nível de "bricoleiro" :-)
    Verificar por onde escorre não é difícil. Tem que tirar os filtros e a cobertura da máquina para facilitar o acesso e depois inclina-la um pouco para cima para ver se dá com a fuga e ver se o tubo está direito. Depois ver na parte do tabuleiro (normalmente em esferovite) onde o tubo de descarga está ligado, e por cima, ver se tem alguma sujidade e com um pequeno arame tentar desobstruir a entrada para o tubo.

    Não excluir que pode estar entupido do lado de fora da casa também.

    Mas para ficar bem feito... nada como um técnico de frio. Não precisa ser altamente qualificado, apenas honesto e eficiente (o que não é fácil encontrar por vezes)

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  5.  # 5

    O ar condicionado forma sempre água que pinga do lado que arrefece (condensa a humidade do ar e, portanto, pinga). Se puser o AC a fazer calor, pinga na unidade exterior. Se puser o AC a fazer frio, pinga na unidade interior. Em qualquer dos casos essa água deve ser conduzida para o esgoto ou, pelo menos, para onde não cause estrago e incómodo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
    • eu
    • 19 janeiro 2021 editado

     # 6

    Eu também tive esse problema no verão e também era Daikin e o "problema" era a ventilação no mínimo.

    Coloquei em "auto" e nunca mais pingou.
  6.  # 7

    O meu, tambem Daikin estes dias tem lhe dado a travadinha...
    Esta noite desligou-se, da erro E3, desliguei o dijuntor e voltei a ligar e ja da, mas nao é a primeira vez que acontece, algo deve estar mal...
    ja tentei ligar para o 808 200 208 mas nada...
    • mica
    • 19 janeiro 2021

     # 8

    Colocado por: DR1982O meu, tambem Daikin estes dias tem lhe dado a travadinha...
    Esta noite desligou-se, da erro E3, desliguei o dijuntor e voltei a ligar e ja da, mas nao é a primeira vez que acontece, algo deve estar mal...
    ja tentei ligar para o 808 200 208 mas nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      Screenshot_2021-01-19-17-35-49-221_com.google.android.apps.docs.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: mica
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
      Screenshot_2021-01-19-17-35-49-221_com.google.android.apps.docs.jpg
    No manual diz proteção de alta pressão, mas não faço a ideia do que é isso...
  8.  # 10

    Colocado por: nnsantosBoas,

    Se o equipamento/instalação está ainda na garantia não mexa.

    Se é fácil ou difícil depende do seu nível de "bricoleiro" :-)
    Verificar por onde escorre não é difícil. Tem que tirar os filtros e a cobertura da máquina para facilitar o acesso e depois inclina-la um pouco para cima para ver se dá com a fuga e ver se o tubo está direito. Depois ver na parte do tabuleiro (normalmente em esferovite) onde o tubo de descarga está ligado, e por cima, ver se tem alguma sujidade e com um pequeno arame tentar desobstruir a entrada para o tubo.

    Não excluir que pode estar entupido do lado de fora da casa também.

    Mas para ficar bem feito... nada como um técnico de frio. Não precisa ser altamente qualificado, apenas honesto e eficiente (o que não é fácil encontrar por vezes)

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pribeiro


    Pois, acho que é melhor arranjar um técnico de frio, para ver isso, ou ainda faço fufu :) e também como também necessito de trocar o gas e equacionar se é possivel elevar a maquina que está na varanda tratava de tudo de uma vez.

    Recomenda alguma empresa boa na zona de Lisboa/Odivelas

    obrigado.
  9.  # 11

    Colocado por: ClioIIO ar condicionado forma sempre água que pinga do lado que arrefece (condensa a humidade do ar e, portanto, pinga). Se puser o AC a fazer calor, pinga na unidade exterior. Se puser o AC a fazer frio, pinga na unidade interior. Em qualquer dos casos essa água deve ser conduzida para o esgoto ou, pelo menos, para onde não cause estrago e incómodo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pribeiro


    Pois deve ser o cano que deve estar entupido porque quando pinga, tenho que colocar um balde e acredito que em 1 ou 2 horas encha o balde.

    desde já obrigado pelo esclarecimento.
  10.  # 12

    Colocado por: pribeiro


    Recomenda alguma empresa boa na zona de Lisboa/Odivelas

    obrigado.


    Recomendo a empresa que fez a minha instalação (5 un. Daikin).

    Lisarco, em Vialonga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
    • eu
    • 20 janeiro 2021

     # 13

    Mas isso está a pingar agora no inverno?
  11.  # 14

    Colocado por: DR1982O meu, tambem Daikin estes dias tem lhe dado a travadinha...
    Esta noite desligou-se, da erro E3, desliguei o dijuntor e voltei a ligar e ja da, mas nao é a primeira vez que acontece, algo deve estar mal...
    ja tentei ligar para o 808 200 208 mas nada...


    Já viu o histórico de erros? Verifique se não tem também o erro U0. O erro E3 e o U0 são indiciadores de falta de gás no sistema (tive essa experiência recentemente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  12.  # 15

    Colocado por: Nortenho

    Já viu o histórico de erros? Verifique se não tem também o erro U0. O erro E3 e o U0 são indiciadores de falta de gás no sistema (tive essa experiência recentemente).
    Como se vê o histórico de erros?
  13.  # 16

    Que comandos tem? Se forem do género dos BRC1E53A7 faça o seguinte:
    1) ligue o ecrã (carregar em qualquer botão)
    2) carregue no botão "Back" durante uns segundos até ter acesso ao menu avançado (é o botão no canto inferior direito do teclado)
    3) use as setas para cima e para baixo para chegar até uma opção "Histórico de erros"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  14.  # 17

    DR1982 se tiver desenvolvimentos relativamente ao erro E3, partilhe aqui.
    Um dos meus AC tem esse erro na informação de manutenção, muito embora não pareça afetar o funcionamento do AC e de o erro não surgir nas outras máquinas ligadas à mesma unidade exterior.
  15.  # 18

    Ar Condicionado Daikin com problemas, isso não era mais para os becken e afins? E eu que pensava que duravam 20 anos sem dar chatices , eu e muitos outros membros do forum, aaahahha !!
  16.  # 19

    Colocado por: NortenhoDR1982 se tiver desenvolvimentos relativamente ao erro E3, partilhe aqui.
    Um dos meus AC tem esse erro na informação de manutenção, muito embora não pareça afetar o funcionamento do AC e de o erro não surgir nas outras máquinas ligadas à mesma unidade exterior.
    Ontem voltou a acontecer, ficou tudo com erro E3, desliguei o quadro e voltei a ligar, vou novamente tentar para a Daikin hoje a ver se consigo falar com eles.
    Os meus comandos nao são esses que referiu, sao uns “normais” pelo que nao consigo aceder ao histórico de erros como sugeriu
  17.  # 20

    Colocado por: DR1982Ontem voltou a acontecer, ficou tudo com erro E3, desliguei o quadro e voltei a ligar, vou novamente tentar para a Daikin hoje a ver se consigo falar com eles.
    Os meus comandos nao são esses que referiu, sao uns “normais” pelo que nao consigo aceder ao histórico de erros como sugeriu


    Com o comando creio que também dá.
    Veja se ajuda: https://www.daikin.com/products/ac/services/error_codes/pdf/sm-ts3_p7-8_howtocheck.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
 
0.0234 seg. NEW