Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Construi uma casa e esteve 1 ano construida mas desabitada. Nunca vi sinais de humidade. Agora vivo nela á 1 mês e no quarto onde durmo que é a zona mais fria da casa,por ser na fachada voltada a norte nao apanha sol, sendo um r/c numa moradia bifamiliar, tem gotas de agua todos os dias nas caixilharias de aluminio das janelas que são de correr com vidro duplo . Agora ate bolor tenho por baixo da janela.
    Ja ouvi dizer que é condensação da diferença de temperatura do exterior para o interior,mas é a zona da casa mais fria, logo onde a diferença de temperatura é menor, e é a unica zona onde acontece.

Já tentei arejar a casa abrindo janelas todo o dia, deixar o estore sempre aberto, sempre fechado, aquecer o quarto, desumidificar, dormir de porta aberta.. Nada resulta.. Todos dias é a mesma quantidade de gotas..

Agora reparei que nos puxadores se sente ar a entrar no quarto..com a janela fechada.

Ajudem não sei mais que fazer e o que pensar..

Vejam as fotos
    janelas

2.  # 2

Seguem algumas imagens
      20210107_141822.jpg
      20210107_141545.jpg
      20210107_141535.jpg
  3.  # 3

Construção a 600€/m2...perfeitamente normal.
    •  
      GMCQ
    • 20 janeiro 2021

# 4

Colocado por: PicaretaConstrução a 600€/m2...perfeitamente normal.

O que lhe falta ali?
  4.  # 5

Colocado por: GMCQ

O que lhe falta ali?

Falta o corte térmico na pedra e na caixilharia.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, luisms, zinna
  5.  # 6

A avaliar pela espessura da parede, também terá isolamento insuficiente.

O vidro duplo não têm nenhuma capa baixo emissiva, e muito menos árgon ou tgi. Caixilharia de correr...

Se tiver um desumidificador mesmo a bombar, melhora, mas arrefece ainda mais (e paga-se na conta da eletricidade).

Faça como o comum dos mortais, areje bem todos os dias, e vai limpando com lixívia, e pintando no verão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 7

Colocado por: ricardo.rodriguesSe tiver um desumidificador mesmo a bombar, melhora, mas arrefece ainda mais

O desumidificador tende em aumentar a temperatura.
    Concordam com este comentário: simaoguim
    •  
      GMCQ
    • 20 janeiro 2021

# 8

Colocado por: rjmpires
    Falta o corte térmico na pedra e na caixilharia.

Mas na pedra o corte térmico não é feito por baixo da caixilharia? Só pelas imagens não é possível de ver, ou estarei, enganado e esses sintomas só poderão mesmo ter uma causa?
  7.  # 9

É como diz o picareta construção a 600 euros m2, se tivesse no fim da obra ter oferecido 400 euros por m2 ao construtor nao teria esses problemas.
    Concordam com este comentário: mica
  8.  # 10

Mas na pedra o corte térmico não é feito por baixo da caixilharia? Só pelas imagens não é possível de ver, ou estarei, enganado e esses sintomas só poderão mesmo ter uma causa?

Por baixo e tem de quebrar a continuidade exterior/interior, o que se vê aqui é que como a pedra está fria a humidade condensa na pedra e escorre até à parede, onde depois cria bulor.
      Screenshot_20210121_092006_com.android.chrome_1.jpg
  9.  # 11

Colocado por: Anonimo18072022C

Bem, eu gostaria de perceber ambas as versões, ou seja, porque é que um desumificador que retira humidade do ar, tem influência na temperatura ambiente!!!

Na Wikipédia explica.
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Desumidificador
  10.  # 12

Colocado por: PicaretaConstrução a 600€/m2...perfeitamente normal.

Certamente a casa deve ter custado ao cliente final pelo menos 5 vezes 600€/M2:3000 aerius
  11.  # 13

tb tenho esses problemas todos na casa onde vivo construção barata, cheia de pontes térmicas, se não aquece-se a casa os problemas não eram tão visíveis, mas como instalei ac nos quartos e na sala, porque não estou para estar em casa cheio de frio tenho montes de bolor. no tecto do quarto até se nota o sitio das vigas da laje. Foram 10 anos a lavar tetos e parede com lixivia, 3 ou 4 vezes por ano. A primeira coisa que disse ao gabinete que desenhou-me a casa que estou a construir vou mostrar as fotos do meu quarto e dizer que não queria aquilo na casa nova
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    •  
      GMCQ
    • 21 janeiro 2021

# 14

Colocado por: rjmpires
    Por baixo e tem de quebrar a continuidade exterior/interior, o que se vê aqui é que como a pedra está fria a humidade condensa na pedra e escorre até à parede, onde depois cria bulor.
      Screenshot_20210121_092006_com.android.chrome_1.jpg

Esse corte térmico tem sempre que ser feito por baixo da caixilharia?
  12.  # 15

Esse corte térmico tem sempre que ser feito por baixo da caixilharia?

Nesse caso da pedra sim.
  13.  # 16

Wikipédia? :-))) Ok.

Por vezes têm coisas acertadas!
    Nunca usou um desumidificador Nobody?
    Mesmo as próprias marcas costumam referir que o uso dos equipamentos pode fazer subir a temperatura da divisão em X graus (costuma ser 2°C)
  14.  # 17

Bem, eu gostaria de perceber ambas as versões, ou seja, porque é que um desumificador que retira humidade do ar, tem influência na temperatura ambiente!!!

Para não ter que procurar muito deixo-lhe aqui um excerto do que diz no manual de um dos desumidificadores mais falas no fórum, o TTK68E
      Screenshot_20210121_131834_com.adobe.reader_1.jpg
  15.  # 18

Não.

2°C apenas pelo facto do equipamento estar ligado? É quase um aquecedor :-))

Olhando para aquilo que um desumificador na prática faz, retirar humidade do ar, esse facto não mexe só por si na temperatura ambiente.

Foi pena não ouvir a "teoria" que justifica:

O princípio do desumidificador é arrefecer e aquecer, infelizmente não consegui passar a informação.
    Se tiver curiosidade use o Google.
    • eu
    • 21 janeiro 2021

# 19

Colocado por: Anonimo18072022COlhando para aquilo que um desumificador na prática faz, retirar humidade do ar, esse facto não mexe só por si na temperatura ambiente.

Qualquer aparelho elétrico que esteja todo dentro de casa, vai funcionar como aquecedor. Até um frigorífico !

Por exemplo, um aparelho qualquer (pode ser um aspirador) de 2000 W vai produzir mais ou menos o mesmo calor que um aquecedor a óleo de 2000 W.

Toda a energia elétrica vai acabar por ser transformada em calor, qualquer que seja o aparelho.
  16.  # 20

Diana

penso que embora essa caixilharia tenha vidro duplo, e uma caixilharia de uma série muito fraca nem corte termico deve ter
    o facto tambem dessa pedra de peito ( soleira de janela) ser fora a dentro e sem corte termico tambem não ajuda, portanto nesse seu caso sem proceder a melhorias mais custosas tem que abrir as janelas sempre que puder e utilizar desumificadores.

0.0238 seg. NEW