Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Herdei recentemente um terreno que permite fazer construção.

    O terreno é uma tira comprida que infelizmente tem uma frente extreita e terá que ser usado para 2 casas geminadas, além disso é a descer, não é nenhuma ravina, mas ainda tem cerca de 5/10% de inclinação.

    A frente do terreno tem 9m que vai alargando para cerca de 12m, o comprimento é cerca de 50m.
    Pretendo fazer uma moradia T3 + garagem area total 150m2 para um orçamento de 150K.

    Estou numa fase inicial do projeto e neste momento pretendo obter orientações com os mais experientes sobre este projeto à medida que vai evoluindo.

    Neste momento estpou na fase em saber o que permite construir com o orçamento que tenho e tal com indiquei acima é fazer uma T3 + garagem em que se levantam varias questoes sobre o projeto.

    A moradia geminada irá ter uma frente de 4,5m. A ideia era construir um R/c + 1A, e aproveitar o desnivel do terreno na traseira uma sala virada para o jardim e na entrada da casa será a garagem fechada.

    Mas tb tenho outras ideias que nao sei se serão viaveis por nao ter ideia dos custos.
    Entao em vez da garagem ficar na entrada, ficaria como cave assim teria mais uma divisao disponivel.

    Digam-me a vossa justiça, se este projeto é sonhar demasiado alto.
  2.  # 2

    Cave é mais uma despesa das grandes... Tente evitar cave.

    Depois contrate um bom arquiteto e não um arquiteto...
    Concordam com este comentário: Mr_mufy, m.aur.eira
  3.  # 3

    Colocado por: TD2021Cave é mais uma despesa das grandes... Tente evitar cave.

    Depois contrate um bom arquiteto e não um arquiteto...
    Concordam com este comentário:Mr_mufy


    Concordo com a parte do arquitecto. A respeito da cave é um custo acrescido eu sei disso, mas quanto? 10/20 mil?
  4.  # 4

    Colocado por: Mr_mufyA respeito da cave é um custo acrescido

    Pode não ser, se tem um terreno em declive com o que tem que escavar para encontrar "o firme" provavelmente tem a cave feita.
    Concordam com este comentário: ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mr_mufy
  5.  # 5

    Coloque aí um foto do terreno
  6.  # 6

    Há 12 anos por 100 M2 pagamos cerca de 30 k. Só o fiz porque tinha pouca área pra fazer garagem.
  7.  # 7

    4,5m de frente... quer um T3? Não digo que seja impossível.. mas vai requerer MUIIIITA imaginação

    Nao pode usar os 9m de frente porquê?
  8.  # 8

    Eu tenho um terreno com 1100 m2 com declive de 10 metros (entre a parte mais baixa e a parte mais alta) e por norma os arquitetos gostam mais disso do que dos terrenos planos porque podem ser criativos e enquadrar a casa na natureza existente no local. Se tiver fotos ou vídeos do terreno em causa, partilhe e talvez aqui lhe consigam dar mais alguma opinião.
    Mas não abdique de ter um bom arquiteto a trabalhar o seu projeto!
      7b539166-0f3f-4ff0-951f-257c17e2b60e.jpg
      a4017489-6899-4d91-b210-53dbe30185b6.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: fleite10Eu tenho um terreno com 1100 m2 com declive de 10 metros (entre a parte mais baixa e a parte mais alta) e por norma os arquitetos gostam mais disso do que dos terrenos planos porque podem ser criativos e enquadrar a casa na natureza existente no local. Se tiver fotos ou vídeos do terreno em causa, partilhe e talvez aqui lhe consigam dar mais alguma opinião.
    Mas não abdique de ter um bom arquiteto a trabalhar o seu projeto!
      7b539166-0f3f-4ff0-951f-257c17e2b60e.jpg
      a4017489-6899-4d91-b210-53dbe30185b6.jpg


    Muito giro esse terreno.

    Vai conseguir incorporar esse arvoredo?
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemos4,5m de frente... quer um T3? Não digo que seja impossível.. mas vai requerer MUIIIITA imaginação

    Nao pode usar os 9m de frente porquê?


    A frente nao pode ser toda porque tem que levar uma casa geminada.

    nao vejo o porque sera "impossivel"! Se em baixo tenho o R/C + 1 andar para quartos...
    A ideia sera ter cerca de 18m de comprido.
    Esse valor 150k nao chega para isso que pretendo?
  11.  # 11

    Não.

    Falta Iva, taxas, licenças e projetos

    Depois falta mobília.. precisa de mais 50mil no mínimo

    E um bom arquiteto como já disseram que perceba quanto pode gastar.. com esse orçamento, mapa de quantidades e execução de alguns pormenores é a diferença de alguns milhares poupados
  12.  # 12

    Colocado por: TD2021
    Muito giro esse terreno.
    Vai conseguir incorporar esse arvoredo?


    Sim. Só saem duas árvores na parte de trás que não conseguimos manter e que são pequenas (10 anos) mas todas as árvores principais ficarão, que são sobreiros para minha felicidade :)
    As copas são aparadas para que me entre sol na casa, obviamente... mas a orientação Nascente/Sul ajuda imenso :D
    Concordam com este comentário: TD2021, m.aur.eira
  13.  # 13

    Colocado por: Mr_mufyA ideia sera ter cerca de 18m de comprido.


    não existe um limite qualquer para a profundidade das casas? tenho essa ideia na cabeça. Pode ser que alguem em esclareça.

    bem quer pegar num terreno já estreito de 9m e fazer duas moradias geminadas com 4,5 cada. e como passa para as traseiras do terreno?

    ora se o terreno tem 50 metros e a casa tem 18 m de comprido ainda ficam 30 metros de terreno nas traseiras que é preciso limpar.

    convém pensar nisso bem.
  14.  # 14

    A minha casa é mais comprida do que larga... são cerca de 30 a 35 metros de comprimento.
    Tem que cumprir com o que está no quadro regulamentar do seu lote, seja em termos de área de implantação, área bruta de construção, nº de pisos, cota soleira, afastamentos, entre outros! Fora isso, pode fazer o que quiser. Mas por isso é que é importante que contrate um Arquiteto para que este o possa ajudar em tudo isto e possa desenhar o seu projeto de acordo com os seus interesses.
  15.  # 15

    Colocado por: pauloagsantosquer pegar num terreno já estreito de 9m e fazer duas moradias geminadas com 4,5 cada.


    Porque quer fazer duas geminadas? Sabe que, mesmo que o lote admita dois fogos, pode construir apenas um, certo?
  16.  # 16

    Colocado por: Mr_mufyA frente do terreno tem 9m


    Colocado por: Mr_mufyA moradia geminada irá ter uma frente de 4,5m


    Quer fazer 2 moradias no seu lote para rentabilizar?
    O pior é a garagem. Nos 4,5m de frente tira muito espaço...e se assim fosse janelas laterais não era possível a não ser que se fizesse pátio interior.
    E por trás? Há possibilidade de acesso a veículos.


    Colocado por: Mr_mufyA frente nao pode ser toda porque tem que levar uma casa geminada.
  17.  # 17

    Colocado por: Palhava



    Quer fazer 2 moradias no seu lote para rentabilizar?
    O pior é a garagem. Nos 4,5m de frente tira muito espaço...e se assim fosse janelas laterais não era possível a não ser que se fizesse pátio interior.
    E por trás? Há possibilidade de acesso a veículos.



    É tudo possível.
    Isto é...
    Desde que a câmara aprove.
      casa-feita-com-r-150-mil-ganha-premio-de-arquitetura-layout.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Palhava
    É tudo possível.
    Isto é...
    Desde que a câmara aprove.
      casa-feita-com-r-150-mil-ganha-premio-de-arquitetura-layout.jpg


    https://minhacasa.abril.com.br/casas/casa-feita-com-r-150-mil-ganha-premio-de-arquitetura/amp/
  19.  # 19

    A legislação portuguesa, é só, mas é só um bocadinhão mais exigente do que a Brasileira... ;)
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasA legislação portuguesa, é só, mas é só um bocadinhão mais exigente do que a Brasileira... ;)
    Concordam com este comentário:m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:m.aur.eira

    Eu sei lá...
 
0.0217 seg. NEW