Iniciar sessão ou registar-se
    • sparow
    • 21 janeiro 2021 editado

     # 1

    Boa noite a todos aqui do forum.

    Venho trazer mais um tópico para discussão/ pedido de ajuda acerca da humidade por capilaridade. Pelo que vi aqui no forum o problema da capilaridade não é nada fácil de resolver, mas mesmo assim gostaria de expor o meu caso e perguntar aos restantes foristas que tipo de soluções aplicaram e qual foi o resultado, ou por outro lado que tipo de soluções é que propõem.

    Expondo o caso, estamos a falar de uma vivenda que no R/C e em todas as paredes do R/C tem o problema de humidade, quer sejam paredes exteriores quer sejam paredes interiores (ex: divisória da sala com corredor). Ja no passado foram feitas obras para colocar um dreno em toda a volta da casa, mas o problema manteve-se.

    Agora gostava de fazer algum remodelação da casa, e se possível tentar resolver esta solução de vez. Alguém tem ideias de como é possível resolver?

    já vi aqui soluções de utilizar equipamentos de que enviam impulsos eléctricos para alterar a polaridade da água, já vi isolamentos químicos de colocar dentro da parede (rasgar a parede e aplicar roofmate), ja vi mantas anti-humidade....

    Lanço aqui o debate a ver se me conseguem ajudar ou até mesmo quem sabe dar contactos para pedir orçamentos.

    Muito obrigado pela ajuda.

    PS: as fotos são de um corredor e de um quarto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FariaD
      4.jpg
      52.jpg
      25.jpg
  1.  # 2

    Mais uma foto
      33.jpg
  2.  # 3

    Alguma alma caridosa que tenha conseguido resolver este problema e possa partilhar o seu feedback?
    Alguma ideia que possa resolver este problema?

    inclusive falaram-me que este tipo de tela que é utilizado em obras nos países Alemanha, Suíça,... poderia ser uma solução.
    Mas nao tenho muito conhecimento da materia nem de que tipo de material se trata.

    https://www.google.com/search?q=abrieb&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiZ8eSQma3uAhWNi1wKHa7bACIQ_AUoAXoECA0QAw&biw=1366&bih=625

    Obrigado
  3.  # 4

    Mas depois do dreno, arranjou as paredes e voltou a aparecer ou não as arranjou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
  4.  # 5

    Como drenou a volta da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
    •  
      GMCQ
    • 23 janeiro 2021

     # 6

    Não lhe consigo dar nenhuma solução válida e devidamente fundamentada, mas irei acompanhar o tópico.

    Como está a parte exterior nesses locais?
  5.  # 7

    Colocado por: leonorbMas depois do dreno, arranjou as paredes e voltou a aparecer ou não as arranjou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow


    Depois ter sido criado o dreno e ter feito um passeio à volta da casa o problema da humidade manteve-se. No interior as paredes também foram todas arranjadas, digamos que foi feita uma reabilitação à casa.

    Assim que tiver fotos do exterior coloco aqui.


    Colocado por: alam_Como drenou a volta da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sparow


    Gostava de lhe responder a isso, mas essa intervenção foi feita anteriormente a viver aqui. Detalhes nao lhe consigo dar mesmo.


    Colocado por: GMCQNão lhe consigo dar nenhuma solução válida e devidamente fundamentada, mas irei acompanhar o tópico.

    Como está a parte exterior nesses locais?


    Também tenho acompanhado outros tópicos aqui do forum, na tentativa de aprender mais e perceber que possiveis soluções é que estão disponiveis.
    Assim que tiver fotos partilho convosco.

    Obrigado a todos
  6.  # 8

    Está visto que o seu problema está proliferado por toda a laje de piso, como são as fundações? Existe ficha técnica da habitação?
    A solução para resolver isso é muito complicada, se não inexistente. Pode atenuar o problema disfarçando o mesmo.
  7.  # 9

    Colocado por: sparowDepois ter sido criado o dreno e ter feito um passeio à volta da casa o problema da humidade manteve-se

    Como foi feito esse dreno?
    Tem pendentes suficientes? está ligado onde?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 10

    Boa tarde,
    não tenho solução mas uma situação muito parecida, por isso muito interessado em seguir este topico.



    Colocado por: Vítor MagalhãesEstá visto que o seu problema está proliferado por toda a laje de piso, como são as fundações? Existe ficha técnica da habitação?
    A solução para resolver isso é muito complicada, se não inexistente. Pode atenuar o problema disfarçando o mesmo.


    como atenuar?
  9.  # 11

  10.  # 12

    Tive um problema semelhante, devido a encostarem terra á casa mas a tinta só saltava no interior talvez por ter capoto. O empreiteiro assumiu a responsabilidade. No verão partiu o chão e abriu uma vala a volta da casa junto á caixa de ar com cerca de 1m de profundidade e 50cm largura, drenou com tubo, deixou 1 mês a secar e isolou. Colocou a brita e manta, e fez uma caixa de ar em tijolo com algumas grelhas a volta.. O tijolo e cimento ficou uns 5 cm afastado da caixa da casa. Foi colocado também um perfil em L debaixo do capoto para caso escorresse pela parede, não escorrer para dentro. No interior nos locais onde saiu tinta, "descascou" tudo até ao tijolo e aplicou um cimento especial de piscinas, não me recordo o nome e voltou a rebocar. Sei que não foi a solução ideal, mas já choveu bastante e até ver ainda não apareceu nada..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sparow
      117DC79D-7E4B-4910-8E39-00D51257DEBA.jpeg
      E5EBC00B-BAC0-4F2E-9A9C-3740B1F4EF8C.jpeg
  11.  # 13

    Colocado por: alam_rão partiu o chão e abriu uma vala a volta da casa junto á caixa de ar com cerca de 1m de profundidade e 50cm largura, drenou com tubo, deixou 1 mês a secar e isolou. Colocou a brita e manta, e fez uma caixa de ar em tijolo com algumas grelhas a volta.. O tijolo e cimento ficou uns 5 cm afastado da caixa da casa. Foi colocado também um perfil em L debaixo do capoto para caso escorresse pela parede, não escorrer para d



    Alam_ muito obrigado pela partilha, vou ter em conta esta dica principalmente pela parte interior, ja que voltar a fazer isso por fora parece-me um trabalho muito mais disp€ndioso.

    De momento o que tenho por fora da casa é o seguinte:
    - passeio em torno de toda a casa
    - granito com altura de +-50 cm em toda a parede
    - e é visível algumas aberturas nas tinta, no entanto dentro da casa, nas zonas onde tem essas aberturas nao se manifesta humidades na parede.



    Colocado por: Vítor MagalhãesEstá visto que o seu problema está proliferado por toda a laje de piso, como são as fundações? Existe ficha técnica da habitação?
    A solução para resolver isso é muito complicada, se não inexistente. Pode atenuar o problema disfarçando o mesmo.


    Para já apenas consigo partilhar o que está em cima, gostava de lhe dar mais detalhes mas não sei dizer mesmo.
    Disfarçar o problema, recorrendo a paredes de pladur também está em cima da mesa como solução...
      34.jpg
      26.jpg
      16.jpg
  12.  # 14

    Parece ter um intervalo razoável entre o passeio e o granito. Não entra água por ai?
    Concordam com este comentário: Regvi
  13.  # 15

    Resolva como disse o alam_ se puder. Não é uma intervenção tão dispendiosa como deve estar a pensar, se bem que você tem um passeio para custos adicionais.

    Eu ignorava a questão da caixa de ar com os tijolos, não vejo qual a ideia na criação da mesma na solução dele.

    Essencialmente é abrir uma vala na zona que verifica o problema, com pelo menos 60cm de profundidade. Ideal é mesmo 1 metro, e se fosse até 1,5 não era pior). Mete um tubo drenante no perimetro da casa. Brita e se quer jogar pelo seguro, a manta e depois é só cobrir.

    Existem mais abordagens, mas esta é talvez das mais simples. Se a água não chegar às paredes em quantidade suficiente, não tem como subir.
    Concordam com este comentário: Pedro Filipe
  14.  # 16

    Mas parece estar a infiltrar-se pelo passeio e também pela parte de cima do granito, pela foto do quarto..fazer só o que fiz por dentro e nada por fora não vai resultar.
    O pladur hidrofugo esconde o problema.. o ideal seria sempre resolver primeiro por fora..
    •  
      GMCQ
    • 27 janeiro 2021

     # 17

    Colocado por: alam_
    O pladur hidrofugo esconde o problema.. o ideal seria sempre resolver primeiro por fora..
  15.  # 18

    Colocado por: alam_Mas parece estar a infiltrar-se pelo passeio e também pela parte de cima do granito, pela foto do quarto..fazer só o que fiz por dentro e nada por fora não vai resultar.
    O pladur hidrofugo esconde o problema.. o ideal seria sempre resolver primeiro por fora..


    Está a falar da do granito por causa daquele sinal de humidade a meio de uma das paredes nas fotos? Humidades por capilaridade sobem até 1,20m. Não me parece sinceramente que venha das paredes de fora, até pela caixa de ar...

    A fissura em baixo junto aos passeios pode de facto ajudar se o passeio não estiver com queda para fora da casa.
  16.  # 19

    Colocado por: angelicous

    Está a falar da do granito por causa daquele sinal de humidade a meio de uma das paredes nas fotos? Humidades por capilaridade sobem até 1,20m. Não me parece sinceramente que venha das paredes de fora, até pela caixa de ar...

    A fissura em baixo junto aos passeios pode de facto ajudar se o passeio não estiver com queda para fora da casa.


    Talvez tenha razão, não pensei nesse pormenor..mas é estranho coincidir +- com a altura. Mas também lembro-me de já ter visto casas com caixa ar e ter problemas semelhantes junto dos pilares..
  17.  # 20

    Pois mas os pilares é capilaridade :P Vem da humidade junto à casa, e até das fundações. É o problema que tinha na sua casa e que o empreiteiro lhe resolveu.

    Eu outro dia vi um video que não consigo encontrar novamente, em que mostravam a importancia isolar as nossas fundações e de contacto com o terreno. Tinham 3 cones exactamente iguais em betão. Depois metiam tudo numa bandeja com água prai de 1-2cm.

    1 dos cones era literalmente ensacado. O outro acho que tinha um produto hidrofugante. O último estava ao natural.

    Em prai 2 horas o primeiro estava todo molhado. O aditivado penso que ainda ganhou humidade mas residual. E o ensacado como é óbvio não teve nada.

    Já andei à procura daquilo no canal do Practical Engineering que tenho ideia que foi onde vi, mas não encontro.
 
0.0221 seg. NEW