Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Recentemente aluguei uma casa sem contrato... Sim eu sei que corro riscos... mas o preço é bom e estava difícil conseguir alugar um espaço com contrato, pois não tenho fiador... Qualquer das formas até agora nada disto foi um deal breaker para mim mas há aqui um conjunto de situações com o meu senhorio que me estão a deixar chateado e gostava de saber a vossa opinião.

    Primeiro que tudo esta casa foi arranjada através de um conhecido que me deu bom feedback do senhorio, daí ter confiado tanto!
    Antes de entrar na casa só tinha visto a casa uma vez durante 10 minutos e ainda com o antigo inquilino lá dentro. Ora não deu para inspeccionar ao milímetro a casa, mas no todo parecia estar tudo okay.

    Strike 1 - O senhorio pressionou-me para entrar assim que possível na casa, acordámos uma data. Ao aproximar da data, depois de eu ter organizado a minha vida e cancelado os serviços na minha casa anterior o senhorio nunca mais me dizia nada. Então pressionei-o para me dar a chave até à data acordada.

    Strike 2 - O senhorio entrega-me a chave num café (em vez de ser no apartamento) e faz-me assinar um template de contrato que encontrou na net. Tudo bem, assinei. Sei que este contrato não tem benefícios fiscais, pois isto está tudo ilegal. Pelo que este contracto tem algum valor judicial?

    Strike 3 - Eis que chego à casa e tenho o suporte do chuveiro partido, 17 de 21 lâmpadas fundidas, e o quarto todo esburacado e com a tinta velha e riscada (a sério! tive 2h a esfregar aquilo com esponjas mágicas). O senhorio foi transparente quanto às lâmpadas e chuveiro, mas ainda não se dignou a ir lá arranjar nenhum... Ora não tenho praticamente luz em casa!

    Strike 4 - Perguntei por todas estas coisas ao qual me responde "quando viu a casa no primeiro dia não se queixou..." e perguntei se podia arranjar e pintar a parede de branco... disse que ia pensar e não me respondeu mais.

    Bom entretanto ignorei e recuperei e pintei as paredes do quarto, e comprei lampadas novas. Não pintei o quarto da mesma cor que estava, que era um amarelo velho, pintei de branco.

    O que acham desta situações? Fiz mal em passar por cima do meu senhorio e avançar com a pintura? Não queria morar num quarto sujo e esburacado! Sei que estas questões deviam ter sido todas feitas pelo senhorio, mas dou lhe a tinta de barato pode ser que aprenda qualquer coisa. Não quero é ter problemas no final disto tudo.

    PS - Adicionalmente a isto limpei a casa a fundo! Aquele filtro do exaustor não sabia o que era ser limpo desde que foi comprado, tive de limpar os tetos porque estavam cheios de gordura e **** das moscas, recuperei os móveis da cozinha com produto de madeira, e tive de arranjar as cordas do estendal...

    Obrigado
  2.  # 2

    sem contrato nem nada nao vejo que esteja em situação de exigir grande coisa.. mas é só o meu ponto de vista
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, casinhaDaAvo
    • size
    • 22 janeiro 2021 editado

     # 3

    Consulte os Strike do arrendamento
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  3.  # 4

    Depois de ter tido esse trabalho todo e se o valor da renda é bom deixe-se estar. O beneficio fiscal no IRS é insignificante. E tem a agua e luz e seu nome?
  4.  # 5

    Fez muito bem, assim, ao invés dele pedir x pela renda já pode pedir x+y visto os arranjos que fez.
    Acha que ele se vai chatear pelas melhorias que fez, não lhe pode é pedir desconto ou abatimento na renda....
    Ele nem se deve lembrar qual era a cor das paredes do quarto...
    Concordam com este comentário: Brmoreir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brmoreir
  5.  # 6

    @AntonyLemos o senhorio certo? Se bem que a meu ver eu estou a valorizar-lhe a casa... Se se queixar é parvo à falta de adjetivo melhor, mas é o que me parece o tipo.
    Aquele papel que me fez assinar valerá alguma coisa?
  6.  # 7

    Fez da casa um lar para si, agora aproveite-a e esqueça isso tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brmoreir
  7.  # 8

    Colocado por: nvaleFez muito bem, assim, ao invés dele pedir x pela renda já pode pedir x+y visto os arranjos que fez.
    Acha que ele se vai chatear pelas melhorias que fez, não lhe pode é pedir desconto ou abatimento na renda....
    Ele nem se deve lembrar qual era a cor das paredes do quarto...
    Concordam com este comentário:Brmoreir


    Completamente... mas pronto essa fica uma aprendizagem para mim, para a próxima já faço tudo diferente (nunca mais receber a chave de um apartamento num café!). Mas eu só não quero que ele me venha chatear ou pedir justificações de ter feito estas alterações sem o consultar. Quando sair daquela casa quero entregar a chave e nunca mais ouvir falar do homem.
  8.  # 9

    Colocado por: Brmoreir@AntonyLemos o senhorio certo?
    nem ele nem você. aproveite a casa. se os problemas só forem esses está muito boa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brmoreir
  9.  # 10

    Colocado por: Brmoreir@AntonyLemos o senhorio certo? Se bem que a meu ver eu estou a valorizar-lhe a casa... Se se queixar é parvo à falta de adjetivo melhor, mas é o que me parece o tipo.
    Aquele papel que me fez assinar valerá alguma coisa?


    Ficou com cópia ao menos? Sabe o que assinou? Paga por transferência?
  10.  # 11

    Colocado por: CarvaiDepois de ter tido esse trabalho todo e se o valor da renda é bom deixe-se estar. O beneficio fiscal no IRS é insignificante. E tem a agua e luz e seu nome?


    Não, mas só pago quando vir as facturas respectivas no meu email. Também não vou ter benefícios fiscais aí... mas sabia disso e aceitei.
  11.  # 12

    Colocado por: RicardoPorto

    Ficou com cópia ao menos? Sabe o que assinou? Paga por transferência?


    Tenho uma cópia, penso que sei o que assinei, pago por transferência.
  12.  # 13

    Estava bem tramado se cada vez que se fundisse uma lâmpada tivesse de pedir ao senhorio para ir trocar!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, casinhaDaAvo, ricardo12
  13.  # 14

    Colocado por: Nasa1989Estava bem tramado se cada vez que se fundisse uma lâmpada tivesse de pedir ao senhorio para ir trocar!


    as lâmpadas já estavam fundidas antes de Brmoreir ir para lá morar... neste caso, cabia ao senhorio trocar. depois com o uso, claro que há coisas que é o inquilino a cuidar.
  14.  # 15

    Ok mas... são lãmpadas... baratas e faceis de trocar
  15.  # 16

    sim, são lâmpadas, nada que se compare a uma janela ou a uma base de duche, por exemplo...
    mas vamos fazer uma média de 8€, porque não sabemos quais foram: 17x8€=136€...
  16.  # 17

    Sim... se fosse eu a fundir as lâmpadas era uma coisa. O antigo inquilino deveria ter trocado, o senhorio ao deixar passar isso devia ter trocado ele. A casa tem 21 lampadas!!! não fica assim tão barato e ainda por cima há uma que o transformador parece ter dado o berro.

    Mas as lâmpadas que ainda funcionarem vão comigo quando eu me for embora vão comigo se for preciso, nem que as dê no olx.
  17.  # 18

    Colocado por: BrmoreirRecentemente aluguei uma casa sem contrato... Sim eu sei que corro riscos... mas o preço é bom e estava difícil conseguir alugar um espaço com contrato, pois não tenho fiador..
    Brmoreir, então afinal desistiu de comprar casa?
    E vai-se logo meter num aluguer sem contrato de arrendamento...!?

    É claro que o senhorio deveria ter-lhe entregue a casa intacta e completamente funcional, embora isso nem sempre aconteça mesmo com pessoas que alugam tudo certinho.
    Mas, pelo que conta, até nem tem muita razão de queixa. Se como já disseram a casa não tiver mais nada além do que postou, depende do valor do aluguer mas se calhar rapidamente compensa ter limpo a casa e pintado o quarto a seu gosto e até substituído as lampadas.
    Já agora. O senhorio exigiu-lhe caução?
    Se não tem contrato como é que legalizou os contratos de luz, água, etc...?
  18.  # 19

    É verdade Kduvidas, tanto estudo e acabei por fazer tudo contra as boas práticas. Pois é verdade é um bom ponto, o preço é capaz de compensar as condições a longo prazo. Mas eu não me estou a queixar do dinheiro já gasto nas melhorias, procurava só saber se o senhorio me pode chatear mais tarde porque lhe pintei umas paredes.
    Sim paguei uma caução de valor igual à renda e a luz, água, etc. está obviamente no nome do senhorio.
  19.  # 20

    Quando for embora leva as lâmpadas consigo. Deve ter sido o que o anterior fez.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
 
0.0217 seg. NEW