Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, nestes dias de chuva e frio todas as divisões do meu apartamento ficam com uma humidade relativa entre 75% a 85%. Gostava de a manter em níveis considerados mais ideais como 60% ou menos, mas se a conseguisse manter a 70% já me dava por satisfeito.

    Em dias que não chove com bom arejamento consigo manter entre 55% e 70% mas nestes dias de chuva ao arejar ainda fica mais húmida e nem sempre o arejamento é muito confortável devido ao frio que entra.

    Comprei um desumidificador que funciona bem, consegue baixar rapidamente uma divisão de 80% para 60-65%, mas menos que isso já não consegue (talvez porque esteja a trabalhar em temperaturas entre 13-16º), ora o problema é que meto-o numa divisão e quando atinge a humidade pretendida, mudo-o para outra, sendo que passado pouco tempo a divisão que tinha a humidade ideal já voltou a subir, ou seja, para manter uma divisão em níveis ideais tenho de deixar o desumidificador ligado sempre na mesma. Não estou a ver como solução ter 4 ou 5 desumidificadores a consumir em cada divisão para além do investimento que seria comprá-los.

    Já li que há plantas que ajudam a absorver a humidade mas será que realmente vai ter impacto suficiente?

    Vinha pedir sugestões de alguém que passe pelo mesmo dilema e o que faz para o combater?

    Algumas características do apartamento que podem ou não afetar a humidade: 3º (e último) andar, 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 wc, construído há cerca de 12 anos, certificado energético B, as paredes de acordo com a ficha técnica são 'em pano duplo de alvenaria de tijolo 11+11, com isolamento em lã de rocha de 4cm (ou 6cm dependendo do local) de espessura, revestidas com estuque projectado ou azulejo cerâmico nas instalações sanitárias. As janelas que fazem de parede em algumas divisões (por exemplo na sala são 5mx2m) são 'janela dupla, fixa, de abrir com oscilobatente'.

    Tenho ar condicionado na sala que só ligo ao fim da tarde até deitar uma vez que é quando a divisão está a ser utilizada, enquanto está ligado a sala fica com humidade abaixo dos 60% devido ao aquecimento. Tenho pré instalação de AC nos 2 quartos e estou a pensar instalar também lá se bem que mesmo sem aquecimento nestes dias frios não se está muito mal nessas divisões, mas talvez com aquecimento possa ir reduzindo os níveis de humidade.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: nomeutilizadorEm dias que não chove com bom arejamento consigo manter entre 55% e 70% mas nestes dias de chuva ao arejar ainda fica mais húmida e nem sempre o arejamento é muito confortável devido ao frio que entra.


    Nos dias de chuva é normal a humidade subir, Se para ventilar a casa precisa abrir as janelas, é normal a humidade subir...

    Abra nas janelas durante 10mt, ligue os extratores no wc

    O desumificador pode ser pequeno para a área da sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomeutilizador
  3.  # 3

    Colocado por: zinna

    Nos dias de chuva é normal a humidade subir, Se para ventilar a casa precisa abrir as janelas, é normal a humidade subir...

    Abra nas janelas durante 10mt, ligue os extratores no wc

    O desumificador pode ser pequeno para a área da sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nomeutilizador


    Obrigado pela opinião.

    Abrir a janela durante 10 minutos em dia de chuva só faz com que a humidade aumente dentro de casa, pelo menos das poucas vezes que fiz a experiência foi o que aconteceu. Ligo os extratores do WC sempre durante e algum tempo após o banho e ligo o desumidificador no WC após o banho para baixar a humidade.

    O desumidificador é o ProBreeze 12L e acho que faz um bom trabalho em baixar dos 80%+ para 60/65% rapidamente na divisão em que o ponho, extrai uma boa quantidade de água, tenho de ir esvaziando regularmente.

    No entanto, o problema é manter durante muito tempo a casa nos níveis em que o desumidificador a deixa (60%) após desligar. Volta rapidamente a aumentar para os 70's
  4.  # 4

    hum..
    aqueça a casa que vai ver o grau de humidade descer...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomeutilizador
  5.  # 5

    Colocado por: smarthum..
    aqueça a casa que vai ver o grau de humidade descer...

    Na minha sempre que aqueço a humidade aumenta devido à condensação.
  6.  # 6

    Colocado por: smarthum..
    aqueça a casa que vai ver o grau de humidade descer...
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nomeutilizador


    Quando ligo o AC na sala (e cozinha pois é open space apesar de conseguir separar as divisões com portas deslizantes) a humidade baixa para os 50's sem utilizar desumidificador ou qualquer outra 'estratégia', mas em dias da semana só ligo o AC algumas horas entre o final da tarde até dormir, logo a grande maioria das horas a temperatura está +- igual à exterior ou pouco superior e a humidade também está bastante mais alta. Por um lado acho que é um desperdício ter o AC ligado 24/h a aquecer se depois ninguém está a usufruir desse aquecimento, por outro, se for a única solução para manter níveis normais de humidade talvez seja uma coisa a pensar.

    Nos quartos e WC é que não tenho AC (tenho pré instalação, talvez opte por meter) logo ter essas divisões aquecidas 24/h ia ficar muito dispendioso a nível de eletricidade com aquecedores. Tenho piso radiante elétrico em todas as divisões, mas penso que esteja avariado e tudo o que leio sobre o mesmo é que ia ficar também demasiado dispendioso em eletricidade.
  7.  # 7

    Mas é normal a humidade relativa no ar dentro de casa, ser elevada no inverno. 70% até é bom já que o adequado é 60%.

    Tem problemas de condensação ou fungos nas paredes? Ou questões de saúde? Se não, é temporário e não merece o desgaste

    Não deixe de arejar a casa, falta de renovação de ar é pior que humidade no ar, digo eu
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nomeutilizador
  8.  # 8

    Colocado por: leonorbMas é normal a humidade relativa no ar dentro de casa, ser elevada no inverno. 70% até é bom já que o adequado é 60%.

    Tem problemas de condensação ou fungos nas paredes? Ou questões de saúde? Se não, é temporário e não merece o desgaste

    Não deixe de arejar a casa, falta de renovação de ar é pior que humidade no ar, digo eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nomeutilizador


    O estado 'normal' da casa é superior 70% em dias de chuva, por volta dos 75%-85% dependendo dos dias.

    Não tenho problemas de condensação, em alguns cantos de certas divisões (principalmente WC) tem umas pequenas manchas.

    Se calhar estou a dar mais importância do que era preciso, mas como é a minha 'primeira' casa não alugada estou a fazer um esforço por 'cuidar' melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  9.  # 9

    E faz bem em cuidar

    No WC, o vapor do banho deve estar a ajudar e muito. Se tem janela é arejar bem. Deixa a janela aberta e fecha a porta.
    E limpa a zona onde aparecem manchas para não deixar os fungos progredireem
    Nas restantes divisões é recorrer ao desumidificador. Mas não deixe de arejar

    Já agora, é de que zona?
  10.  # 10

    O WC não tem janela, tem um extractor que estava avariado e que só arranjei agora recentemente (portanto esteve pelo menos meio ano sem funcionar). Agora sempre que se tomam banhos fica ligado e também nos minutos seguintes.

    Alguma sugestão de produtos para usar na limpeza desses cantos?

    Em termos de arejamento as janelas ficam abertas praticamente o dia todo em dias menos húmidos (sem chuva)

    Zona de coimbra
  11.  # 11

    Colocado por: nomeutilizadorAbrir a janela durante 10 minutos em dia de chuva só faz com que a humidad


    Disse que tinha oscilobatente, basta rodar que o ar já circula.

    veja este tópico

    https://forumdacasa.com/discussion/67065/1/bolor-na-casa-de-banho/
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isolamento deficiente

    Talvez... paredes duplas de 11+11 com apenas 3 cm de wallmate numa moradia com as 4 fachadas expostas não fazem milagres, No início de Janeiro até à semana passada tive apenas 10 graus dentro de casa.
    No entanto seja como for, em teoria quanto mais se aquece ar frio mais humidade criamos no ambiente.
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Aquecer só por si não aumenta a humidade.
    Aquecer o ar aumenta a capacidade do ar conter vapor de água.
    Se não eliminar/reduzir as fontes de produção de vapor de água, nada feito :-))

    Certo mas aqui a fonte de humidade é o aquecimento que condensa nas superficies frias.
  14.  # 14

    Colocado por: Bricoleiro
    Talvez... paredes duplas de 11+11 com apenas 3 cm de wallmate numa moradia com as 4 fachadas expostas não fazem milagres, No início de Janeiro até à semana passada tive apenas 10 graus dentro de casa.
    No entanto seja como for, em teoria quanto mais se aquece ar frio mais humidade criamos no ambiente.


    Colocado por: Bricoleiro
    Certo mas aqui a fonte de humidade é o aquecimento que condensa nas superficies frias.

    Tem que ir rever esses conceitos.
    Veja o que é a Humidade Relativa e o ponto de orvalho
  15.  # 15

    Colocado por: rjmpires


    Tem que ir rever esses conceitos.
    Veja o que é a Humidade Relativa e o ponto de orvalho

    O ponto de orvalho origina a condensação, se é o aquecimento que faz despultar a diferença térmica para acontecer o ponto de orvalho qual é a fonte da condensação?
  16.  # 16

    Sim, mas você ainda não percebeu a relatividade da humidade em função da temperatura
  17.  # 17

    Colocado por: Bricoleiro
    O ponto de orvalho origina a condensação, se é o aquecimento que faz despultar a diferença térmica para acontecer o ponto de orvalho qual é a fonte da condensação?
    Que grande confusão de conceitos prái vai...
    O calor não faz despoletar nada, é um mero veículo.
    O que está em causa é o teor de humidade desse ar.
    Se o ar for quente e seco (humidade tendencialmente baixa) não há condensação nenhuma.

    Nunca lhe aconteceu o inverso. P exemplo quando no verão liga o ac do carro para 17° contra o pára-brisas e lá fora estão 35°. Se o ar de fora for seco não se passa nada, mas se tiver uma humidade relativa considerável, há condensação no exterior do para brisas. Nunca presenciou isto?
  18.  # 18

    Colocado por: KduvidasSe o ar for quente e seco (humidade tendencialmente baixa) não há condensação nenhuma.

    Normalmente quanto mais frio mais seco o ar é. Um frigorífico não tem humidade.
    Aqui onde vivo há mais humidade com calor do que com frio.
  19.  # 19

    Colocado por: KduvidasNunca lhe aconteceu o inverso. P exemplo quando no verão liga o ac do carro para 17° contra o pára-brisas e lá fora estão 35°. Se o ar de fora for seco não se passa nada, mas se tiver uma humidade relativa considerável, há condensação no exterior do para brisas. Nunca presenciou isto?

    Não, o que constato é que o AC desembacia mais rápido e melhor o para brisas com frio do que com calor.
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021Quanto mais frio estiver o ar, menos vapor de água pode conter.
 
0.0238 seg. NEW