Iniciar sessão ou registar-se
    • dot
    • 17 novembro 2009 editado

     # 1

    Boas a todos

    Sou novo neste fórum. Contudo tenho vindo a acompanhar vários assuntos que por aqui passam e fico cada x mais esclarecido em alguns temas.
    Visto que quero começar a fazer casa e já tenho terreno para tal. Dirigi-me a um ateliê de arquitectura e Pedi um orçamento …
    Gostaria de saber a vossa opinião se acham que é caro ou que esta a um bom preço.

    Descrição dos trabalhos a realizar:
    Levantamento topográfico.
    Projecto de arquitectura:
    • Requerimento;
    • Termo de responsabilidade
    • Memória descritiva e justificativa
    • Memória de adequabilidade ao PDM
    • Estimativa de custo total da obra
    • Calendarização da execução da obra
    • Declaração dos projectos das especialidades a apresentar
    • Ficha com elementos estatísticos
    • Extractos das cartas do PDM
    • Plantas de apresentação
    • Plantas de trabalhos
    • Cortes longitudinais e transversais
    • Planta de implementação e cobertura
    • Pormenores construtivos

    Plano de acessibilidade.
    Projecto das especialidades:
    • Projecto de estabilidade
    • Ficha electrotécnica
    • Projecto de redes prediais de água e esgotos
    • Projecto de arranjos exteriores
    • Projecto de instalações telefónicas e de telecomunicações
    • Estudo de comportamento térmico (D.C.R e C.E.)
    • Projecto de segurança contra risco de incêndios
    • Projecto acústico
    • Projecto ventilação e exaustão de fumo
    Direcção técnica da obra
    • Plano de segurança e saúde na obra
    • Termo de responsabilidade do acompanhamento técnico da obra
    • Acompanhamento técnico da obra
    • Ficha técnica da habitação
    Total dos honorários / sem IVA 3000€.

    abraços
  1.  # 2

    O preço é simpatico... mas nao sei avaliar o resto...
  2.  # 3

    Copiou esses artigos exactamente como está na proposta do gabinete?
    Qual a area prevista para a habitação?
    Situa-se num loteamento urbano?
  3.  # 4

    parece - me um bom preço eu paguei isso já com iva ....
  4.  # 5

    Para as mesmas condições, tenho um orçamento de 4000€ já c/ IVA.
    Por isso, a respeito de preço, acho bom.

    Tem referências de trabalhos já realizados assim como o acompanhamento em outras obras?
  5.  # 6

    A direcção técnica da obra deverá ser substituida pela Direcção de fiscalização, pois a DTO cabe ao técnico do empreieteiro que escolher para executar a obra. A si cabe sim nomear o director técnico de fiscalização.
    Esta fiscalização deverá ficar defenida quando e durante quanto tempo é que é exercida, ou seja quando é que vão á obra e quanto tempo em média é que lá estão. Já agora não caia na asneira de aceitar a condição de ser sempre que for preciso pois isso é mto vago.

    O plano de segurança e saude na obra não é da sua responsabilidade, mas sim do empreieteiro. O que é da sua responsabilidade é o Plnao de segurança e saude em projecto que se resume a no máximo 20 fotocopias mto generalista. O PSS na obra é algo muito mais complexo.
    Tente negociar neste preço a responsabilidade pela coordenação de segurança em obra pois isto é igualmente da sua responsabilidade.

    Para um preço de um projecto de licenciamento poderemos dizer como a Rute muito bem disse que é simpatico.
    Mas como deve saber uma obra não deveria ser executada só com um projecto de licenciamento mas sim com um projecto de execução...
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasCopiou esses artigos exactamente como está na proposta do gabinete?
    Qual a area prevista para a habitação?
    Situa-se num loteamento urbano?

    sim copiei a area é de +/- 180m2
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 8

    Colocado por: mafgodPara as mesmas condições, tenho um orçamento de 4000€ já c/ IVA.
    Por isso, a respeito de preço, acho bom.

    Tem referências de trabalhos já realizados assim como o acompanhamento em outras obras?


    tenho um colega que está a fazer casa e fala muito bem deste ateliê.
    e ja vi algumas obras e gostei bastante
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 9

    desde ja obrigado pelas respostas
  6.  # 10

    boa tarde dot

    Parece-me que o preço está dentro do valor de mercado claramente. Aliás posso dizer-lhe que esse preço é muito bom se estivermos a falar de um atelier de arquitectura em que a respectiva arquitectura será desenvolvida por um arquitecto e é um preço bom se estivermos a falar de um atelier de engenharia que desenvove também arquitectura. Além do estudo de comportamento térmico tente incluir já a DCR(declaração de conformidade regulamentar) senão será um extra que terá de pagar ao perito de térmica. Já agora respondo ao seu post na qualidade de engº técnico civil e também possuo uma empresa de construção, por isso se estiver interessado em que lhe apresentemos proposta para realização da moradia é só contactar-me através do site www.edisar.pt (é o site da minha empresa, já agora passe lá e dê uma vista de olhos)
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 11

    Colocado por: edisarboa tarde dot

    Parece-me que o preço está dentro do valor de mercado claramente. Aliás posso dizer-lhe que esse preço é muito bom se estivermos a falar de um atelier de arquitectura em que a respectiva arquitectura será desenvolvida por um arquitecto e é um preço bom se estivermos a falar de um atelier de engenharia que desenvove também arquitectura. Além do estudo de comportamento térmico tente incluir já a DCR(declaração de conformidade regulamentar) senão será um extra que terá de pagar ao perito de térmica. Já agora respondo ao seu post na qualidade de engº técnico civil e também possuo uma empresa de construção, por isso se estiver interessado em que lhe apresentemos proposta para realização da moradia é só contactar-me através do site www.edisar.pt (é o site da minha empresa, já agora passe lá e dê uma vista de olhos)


    obrigado pela resposta

    eles são tres pessoas um arqitecto um eng. e uma desenhadora
  7.  # 12

    Ok,
    O preço, é o que é ... mas considero deveras simpático...
    Pois é raro, elaborar e coordenar qualquer tipo de Projecto para habitação, por menos de 3500€ + IVA (só mesmo se for inferior a 100m2)

    O articulado da proposta está mal estruturado e com calinadas técnicas (por exemplo planta de implementação em vez de implantação), que não deveriam existir partindo do pressuposto que se trata de uma equipe profissional...

    Falta o termo de Responsabilidade do Coordenador de projecto.
    Para habitaçãoes unifamiliares, não existe projecto de SCIE, mas sim Ficha de Segurança SCIE (incêndios)
    O Plano de RCD ? ( a fiscalização vai começar a apertar)
    Como o zedasilva disse e bem, a questão do acompanhamento técnico de obra... nestes termos é uma figura que relmente não existe, existe a Direcção Tecnica da Obra e Direcção de Fiscalização. E claro a questão do PSS, em Projecto, e não em obra...

    E temos ainda a Assistência Técnica a prestar pela equipe projectista.

    E o Projecto de rede gás?!... está isento de apresentação do mesmo por se situar em zona rural?... ou ficou esquecido.

    Concluindo
    Independentemente das minhas ressalvas, se o seu colega está satisfeito... voçê também parece agradado com o trabalho do atelier... avançe.
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 13

    até hj nao ouvi nenhuma reclamação o que nao quer dizer que va realizar o projecto no atelie deles. tem razao nao é implementação é implantação eu e´que copiei mau. ja agora o que é o plano de RCD nao é o mesmo que DCR.
  8.  # 14

    Boas dot. esse seu post acaba por me ajudar a resolver algumas dúvidas q eu tb tenho. agradeço portanto aos intervenientes. ja agora vejo que nao mencionou o projecto de execução! nao é obrigatório. quem trata desse assunto! obrigada, sofia
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 15

    Colocado por: edisarboa tarde dot

    DCR(declaração de conformidade regulamentar) senão será um extra que terá de pagar ao perito de térmica.
    axo que ja está incluida no orçamento
    • Estudo de comportamento térmico (D.C.R e C.E.)
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 16

    Colocado por: SARGOMESBoas dot. esse seu post acaba por me ajudar a resolver algumas dúvidas q eu tb tenho. agradeço portanto aos intervenientes. ja agora vejo que nao mencionou o projecto de execução! nao é obrigatório. quem trata desse assunto! obrigada, sofia


    olá Sofia não falei no projecto de execução por não está incluído no orçamento.
    Contudo tb sou inexperiente nestes assuntos mas acho que não é obrigatório a projecto de execução. Contudo deve ser melhor ter um. Digo eu
  9.  # 17

    Tem razão dot a DCR está incluída.

    O projecto de execução à partida não será obrigatório para a obra em questão, mas isso dependerá de camara para camara, pois há camaras que já estão a exigir.
  10.  # 18

    RCD - Resíduos da Construção e Demolição.

    ainda esta semana, andou a GNR (a unidade afecta ao meio ambiente) à caça à multa.. e um empreiteiro que não tinha o Plano RCD e implementado a recolha selectiva dos residuos da construção.. foi passada uma multa de 2000€!!!!

    E isto passou-se aqui pelo Alentejo profundo....
    • dot
    • 17 novembro 2009

     # 19

    em que é que o projecto de execução me pode ajudar na construção
  11.  # 20

 
0.0200 seg. NEW