Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Gostaria de obter informação/opinião nos seguintes tópicos :
    - faz sentido comprar casa este ano? Os preços parecem bastante altos para o que as zonas parecem ser/oferecer. Será que os preços vão cair num futuro próximo?
    — estou no mercado à procura de um t3 até 280k em urbanizações tipo quinta nova, Ribeirada, Radial, infantado... Parreirinha... Zonas recentes com bons acessos mas que sejam zonas calmas e com alguma vida. Por exemplo ribeirada e quinta nova parecem ser interessantes.. Até porque o metro está relativamente perto. Alguém me consegue dar opiniões construtivas?

    Obrigado pela ajuda
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidloivos
  2.  # 2

    Se tiver maneira de pagar tanto faz ser este ano como no próximo.

    É uma miragem acreditar que os preços vão baixar.
    Por outro lado se isso acontecesse, também os bancos iam deixar de emprestar, não era?

    Por isso quem está bem. Fica sempre bem.
    Quem está mal...
  3.  # 3

    Palhava, então não acredita que no decorrer deste ano os valores dos imóveis venham a baixar, não só pelos preços absurdos que muitos imóveis já atingiram mas também pela crise que se avizinha com a pandemia?

    Ou acha que estes valores se irão manter estáveis no próximo ano?

    Pergunto isto pois também me encontro como o/a AFRMD, também eu estou a pensar comprar mas considero que os valores ainda estão demasiado elevados para o real valor dos imóveis, tendo a perfeita consciência que muito dificilmente, se é que de todo, iremos voltar aos valores da altura da crise ou perto deles.
    • NLuz
    • 24 janeiro 2021

     # 4

    Cada vez mais acho que os preços se vao manter.
    Uma ligeira diferença para baixo, mas nada de 30/40% como muitos gostariam.

    Os bancos estão e vao continuar a emprestar em alta, por isso continua a ser apetecível comprar casa.

    A única variável que pode fazer baixar mais os imóveis, é a possibilidade de se poder ou não viajar com mais segurança devido às Covid.
    Se daqui a 6 meses teremos muita gente vacinada e a pandemia controlada, os estrangeiros voltam de novo.
    Essa variável fará com que os imóveis voltem a valer mais.

    Até lá quem aguentar...
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia_s
  4.  # 5

    Eu não sou ninguém.

    Mas nem os economistas, nem a Maya conseguem prever o futuro.

    Realmente acho que poderão surgir bons negócios. Sobretudo porque o bem de uns é o mal dos outros.
    Quem não se conseguir manter vai ter de se desfazer de bens para pagar dívidas e se não tiver onde se agarrar... há muitos investidores à espreita para comprar. Mas esta gente já tem capital para investimento. Quem precisa de recorrer a crédito bancário se vier aí uma crise de certeza que também não vai conseguir obter crédito como ainda hoje se consegue.
    Concordam com este comentário: NLuz
  5.  # 6

    Eu ando neste forum à uns 4 ou 5 anos já, e todos os anos vejo pessoal à espera que os valores dos imóveis baixem... e todos os anos eles continuam a subir.

    Mesmo que baixem, e admito que possa acontecer porque quando terminar a moratório dos créditos vai haver muita gente a perder as suas casas, não acredito que baixe para lá dos 10-15%. São muitos "se" :/ Se tem dinheiro avance, não esteja à espera de algo que pode nunca acontecer.
    Concordam com este comentário: Apostador
  6.  # 7

    Colocado por: Andreia_sos valores ainda estão demasiado elevados para o real valor dos imóveis,

    Não há esse conceito de "real valor do imóvel", o imóvel vale o que os potenciais compradores, em cada momento, estiverem dispostos a pagar por ele.
    Concordam com este comentário: Palhava, NLuz, Apostador, Ana Carlos
  7.  # 8

    Todos ouvimos e vemos histórias de imóveis que em poucos anos subiram de preços.
    Em 5 anos mais 100mil...
    Duplicou de preço...
    Agora até começou a haver construção nova zonas onde estava tudo parado.


    Veio a pandemia.


    Achava eu que ia haver um Crash.
    Se não houve até agora...acho que os preços vieram para ficar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia_s
  8.  # 9

    Quando referi real valor têm toda a razão em falar que o preço real é o preço de mercado.

    O que estava a tentar referir era mais um meio termo entre os valores mínimos que chegaram a atingir e os actuais, já que existem casas que são cubículos a necessitar de remodelações, em zonas que não são assim tão boas e no entanto estão a pedir valores absurdos. Felizmente que alguns desses já estão a começar a baixar preços porque não fazem qualquer sentido, já outros eu compreendo a subida de valores pois estão bem conservados e claro, com a falta de oferta e a grande procura os valores sobem.

    De qualquer modo tinha esperanças que baixassem um pouco, não por não ter condições actualmente de comprar, e sim porque como é óbvio tinha preferência em comprar em determinadas zonas que de momento não consigo comprar, daí ter alargado bastante a minha pesquisa aos arredores de Lisboa.

    O facto é que vi ainda noutro dia um imóvel a 160k que já tinha estado à venda em 2016 por 85k, sendo que nestes 4 ou 5 anos não sofreu qualquer renovação e a zona sinceramente não achei grande coisa, tanto a nível de localização como serviços... acho que 4 anos depois venderem por mais 75 ou 80k um imóvel sem qualquer remodelação em que os serviços e acessos à zona não mudaram em nada, por mais que haja procura, não penso que haja para se pagar mais 80k, especialmente quando ainda se vê apartamentos à venda que estão em construção por pouco mais de 160k. E apesar de tudo, mesmo assim esse apartamento consegue ter melhores condições do que muitos que são autênticos cubículos e a precisar de remodelações e que se vendem exactamente pelo mesmo valor.


    Daí a minha questão... pois há valores que parecem surreais, outros sim parecem reflectir o preço justo de mercado, porque quer queiramos quer não, não estamos na altura da crise e aqueles valores já não voltarão mais, no entanto também considero que existem na região de Lisboa um exagero nos preços dos imóveis (fora de Lisboa) e por outro lado já ouvi dizer que os preços pedidos estão em muitos casos longe de serem os preços a que são vendidos... daí a minha dúvida se isso poderá significar alguma baixa nos preços.

    Claro que é só a minha opinião e as minhas dúvidas se calhar tontas... de alguém que não percebe nada do assunto.


    Peço desde já desculpa ao AFRMD pelo meu off-topic.
    Concordam com este comentário: NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 10

    Em 2011 havia uma ruína em Alfama à venda por 100 mil euros.Tinha um torreão e tinha vista para o rio.
    Ficou meses e meses à venda... até que baixaram para 80 mil.
    Eu não tinha capital na altura...
    Entretanto alguém comprou.
    Fez um projecto com piscina e com arquitectura de design...
    Em 2017 estava à venda por 600 mil euros.
  10.  # 11

    Colocado por: Andreia_sexistem casas que são cubículos a necessitar de remodelações, em zonas que não são assim tão boas e no entanto estão a pedir valores absurdos


    Cada um se governa como pode.

    Atiram o barro à parede.
    Se alguém pegar...melhor.
    Se ninguém pegar...correm meses até que a pessoa baixa o preço se precisar de vender.(Também tenho visto anúncios de casas a baixar).
  11.  # 12

    Desde já obrigado pelos comentários. Concordo quando se diz que é tudo uma questão de oportunidade e se realmente o imóvel estiver dentro dos parâmetros que previamente cada pessoa define... Acho que se deve avançar e negociar.

    Quanto a zonas, acho que para estes valores terei de procurar em zonas como ribeirada, quinta nova, chapim, Radial... O que acham destas zonas? Alguém informado com opinião?

    Obrigado
  12.  # 13

    Conheço bem as zonas, são zonas boas, com serviços, transportes, escolas, etc... Mas também para as casas que são, não são baratas, penso serem casas construídas até ao ano 2000 todas elas, não sei se a Quinta Nova foi depois...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AFRMD
  13.  # 14

    Colocado por: AFRMDOlá a todos.
    Gostaria de obter informação/opinião nos seguintes tópicos :
    - faz sentido comprar casa este ano? Os preços parecem bastante altos para o que as zonas parecem ser/oferecer. Será que os preços vão cair num futuro próximo?
    — estou no mercado à procura de um t3 até 280k em urbanizações tipo quinta nova, Ribeirada, Radial, infantado... Parreirinha... Zonas recentes com bons acessos mas que sejam zonas calmas e com alguma vida. Por exemplo ribeirada e quinta nova parecem ser interessantes.. Até porque o metro está relativamente perto. Alguém me consegue dar opiniões construtivas?

    Obrigado pela ajuda
    Cumprimentos


    Vou dar a minha opinião, obviamente que os preços ainda não desceram nada até agora porque ainda está em vigor as moratórias seja para empresas como para pessoas.. isto se for para ver alguma descida significativa dos preços só lá para setembros que é quando acaba as moratórias, isto se o actual socialismo não nos enterrar mais e adiar ainda mais o pagamento das dívidas, o que quer dizer que ou os bancos rebentam ou as empresas rebentar.. prevejo mais casas hipotecadas
  14.  # 15

    Colocado por: luisinhocse o actual socialismo não nos enterrar mais e adiar ainda mais o pagamento das dívidas,


    Afinal o que se está a passar?

    Quais os custos de a crise estar a ser "mascarada"?

    Que outras soluções apresentaria?
  15.  # 16

    Colocado por: LupanConheço bem as zonas, são zonas boas, com serviços, transportes, escolas, etc... Mas também para as casas que são, não são baratas, penso serem casas construídas até ao ano 2000 todas elas, não sei se a Quinta Nova foi depois...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AFRMD


    Obrigado pelo comentário. Claro q as casas nesta zona não são baratas visto os acessos, serviços, o metro é serem relativamente recentes. Diria que o preço relação qualidade ainda é bastante equilibrado. Caso contrário que outras zonas sugere? Já fui ver casas na Ribeirada a 280k e na quinta nova a 290... Claro que é caro mas o mercado está assim e não acredito que com o fim das moratórias estas casas baixem 50k.
  16.  # 17

    Na Ribeirada,Chapim e Quinta Nova, ainda é Odivelas, as casas são do ano 2000, pelo - a Ribeirada, conheço bem a zona porque cresci aí, eu moro nada Ramada, não ando de transportes, tenho o ic 22 imediatamente ao lado de casa, agora é uma questão de gosto, ainda agora estão a fazer um Pingo Doce e uma BP na minha urbanização e penso que muito perto desses preços arranja um T3 mais moderno, mas são gostos, cada um com o seu...
    Mas não há nada como ir ver zonas e casas para ter uma percepção de para onde se vai.
    Na minha opinião esta zona não deve descer muito o preço, dado ser um concelho pequeno, já com pouco para construir. Só posso falar daqui nas imediações de Lisboa porque é o que conheço bem. Mas se espera nesta zona as casas por exemplo baixarem de 300 k€ para 200 k€ eu diria que isso é uma utopia, para 250 k€ também tenho dúvidas... Mas estaremos cá para ver...
  17.  # 18

    Colocado por: luisinhoc

    Vou dar a minha opinião, obviamente que os preços ainda não desceram nada até agora porque ainda está em vigor as moratórias seja para empresas como para pessoas.. isto se for para ver alguma descida significativa dos preços só lá para setembros que é quando acaba as moratórias, isto se o actual socialismo não nos enterrar mais e adiar ainda mais o pagamento das dívidas, o que quer dizer que ou os bancos rebentam ou as empresas rebentar.. prevejo mais casas hipotecadas


    Claro que as moratórias é uma das questões a ter em conta... É eu até já li que o governo pode ter em mente adiar ainda mais as moratórias... Mas as moratórias não podem ser apenas o argumento para os preços baixarem. Estamos a falar de casas em urbanizações que custaram secalhar menos 100k que custam agora. As imobiliárias reportam que não notam qualquer abrandamento na procura e nos negócios. Quem tem dinheiro compra.

    Não sei se será assim tão linear as pessoas deixarem de poder pagar... Eventualmente isto voltará mais ao normal e o investimento volta tal como o mercado internacional voltará a comprar em Portugal. No geral, estou bastante céptico as casas baixaram para além dos 10%...daí que... Se há capital e se se encontra a casa certa.. É tentar negociar e avançar...
  18.  # 19

    Colocado por: LupanNa Ribeirada,Chapim e Quinta Nova, ainda é Odivelas, as casas são do ano 2000, pelo - a Ribeirada, conheço bem a zona porque cresci aí, eu moro nada Ramada, não ando de transportes, tenho o ic 22 imediatamente ao lado de casa, agora é uma questão de gosto, ainda agora estão a fazer um Pingo Doce e uma BP na minha urbanização e penso que muito perto desses preços arranja um T3 mais moderno, mas são gostos, cada um com o seu...
    Mas não há nada como ir ver zonas e casas para ter uma percepção de para onde se vai.
    Na minha opinião esta zona não deve descer muito o preço, dado ser um concelho pequeno, já com pouco para construir. Só posso falar daqui nas imediações de Lisboa porque é o que conheço bem. Mas se espera nesta zona as casas por exemplo baixarem de 300 k€ para 200 k€ eu diria que isso é uma utopia, para 250 k€ também tenho dúvidas... Mas estaremos cá para ver...


    Se não é indiscrição qual é a sua urbanização? Fui ver uma casa de 96 nas traseiras da igreja da ramada. Uma casa muito bem conservada a 270k... Como foi das primeiras achei que ia encontrar coisas mais em conta (estamos a falar em Novembro).

    Sem dúvida que concordo consigo... Não acho que as casas vão descer 50k. Daí achar que se aparecer uma casa decente depois do ano 2000 a um preço razoável seja de investir nestas zonas.

    O que atrai na quinta nova é ribeirada é o metro estar a 20min a pé... No entanto tb estou perto da ic22. Mas claro sem dúvida são gostos...

    Obrigado
  19.  # 20

    A minha urbanização é o Jardim da Amoreira, para quem usa transportes não é muito bom dependendo para onde vá, embora os tenha e aparamentemente irá existir metro de superfície na Ramada e Bons Dias.
    Não sei se conhece, aqui nas imediações há o Jardim da Radial, Bairro da Carochia e Urbanização Serra da Amoreira ou só Amoreira, é passar nos locais e ver.
    Moro aqui vai fazer 11 anos, só tenho a dizer bem, mas são gostos claro.
 
0.0243 seg. NEW