Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Vou instalar um AC na minha sala.
    Moro no último andar de um prédio com 3 andares...e, basicamente, vou ser o último a fazer tal instalação...com ligação ao tecto e não à fachada.
    A minha questão está relacionada com o valor do serviço de instalação.
    Desculpem a honestidade...mas ter todos os instaladores todos a pedirem 150€ parece-me ridículo. A Asae costuma chamar a isso concertação de preços.
    Por isso, gostava de obter sugestões:

    - Sendo que procuro um técnico certificado para que a garantia não seja invalidada, é possível encontrar um na região do Porto (ou melhor ainda em Gaia) que cobre menos que estes 150€?
    - Se acharem que não...então não é mais vantajoso pagar os 189€ que o Leroy Merlim pede pela instalação (material incluído, ao contrário dos 150€) e ter a certeza que posso responsabilizar somente uma entidade por qualquer problema que possa surgir, dado que vou comprar o AC lá?

    Percebo zero ou menos que zero sobre o assunto, por isso espero que possam ajudar e perdoar alguma coisa estúpida que possa ter escrito.
    • mica
    • 25 janeiro 2021

     # 2

    Se arranjar técnicos certificados a instalar o AC por 150€ com material incluido, não pense 2 vezes e entregue já o trabalho...duvide que arranje alguém tão cedo, só para instalar a máquina e você fornecer a máquina!com o trabalho que tem não querem biscates.
  2.  # 3

    Os 150€ que eu menciono não incluem material.
    Daí a minha dúvida.
    150€ por um técnico externo + material....versus 189€ por instalação "directa" (já sei que são parceiros) da Leroy Merlin e assim poder pedir em apenas um só local "explicações" caso tenha problemas...???
    •  
      GMCQ
    • 25 janeiro 2021

     # 4

    Colocado por: plantunesOs 150€ que eu menciono não incluem material.
    Daí a minha dúvida.
    150€ por um técnico externo + material....versus 189€ por instalação "directa" (já sei que são parceiros) da Leroy Merlin e assim poder pedir em apenas um só local "explicações" caso tenha problemas...???
    Acho essa uma melhor opção. Sempre pode pedir responsabilidades a uma só entidade, não terão muito por onde escapar. E normalmente terá melhor acompanhamento pós instalação... Ou para acionar garantias. Em relação ao outro técnico... Acho que é preciso ter sorte.
  3.  # 5

    Procure um tópico aqui de alguém que optou por compra e instalação no leroy (ou outra grande superfície.... talvez worten...) e ficou escaldado. Só para fazer o contraditório
  4.  # 6

    150€ para montar um ac?

    está tudo maluco, por mais simples que seja o serviço tudo o que seja abaixo de 200€ é de biscateiros, nenhuma empresa pode subsistir a cobrar essa ninharia


    ps: e ainda por cima certificada, se conseguir encontrar alguma avise.

    Colocado por: GMCQterá melhor acompanhamento pós instalação... Ou para acionar garantias
    dentro da garantia talvez e mesmo aí só se não puderem empurrar para outro lado, fora da garantia morreu pois nenhum tecnico de nome aceita pegar nalgumas das "instalações" feitas por esses "tecnicos"(já vi uma em que colocaram a maquina dentro do sotão sem qualquer respiro nem esgoto de condensados.
    Concordam com este comentário: mica
  5.  # 7

    Caro Jorge Alves,

    Curiosamente os orçamentos que tenho recebido são todos nesse valor...150€ mais material.
    Dizem-se certificados e não tenho por costume duvidar do que as pessoas asseguram ser, mas como é evidente não posso garantir a veracidade do que afirmam, pois ainda estou na fase de troca de orçamentos por email.
    Mas como também li aqui noutro tópico...não é nada mal remunerado receber 150€ por 2h de trabalho...
    Quem dera a 90% dos empregos do país poderem receber assim para "subsistir". Aliás, quem dera 150€ por 4h de serviço.
    Eram só por mês 6.600€...se calhar não é mau de todo. Deve haver quem consiga subsistir com menos...acho eu.
    Mas isso não é o que é para aqui chamado.
    Já percebi que é técnico e certamente saberá do que fala em relação aos seus custos.
    Eu que estou muito longe de ganhar 150€ por cada 4h...fico surpreendido, pois desconheço os meandros do negócio.
    Deve certamente ser muito caro tirar um curso e respectiva certificação.
  6.  # 8

    Colocado por: micaSe arranjar técnicos certificados a instalar o AC por 150€ com material incluido, não pense 2 vezes e entregue já o trabalho...duvide que arranje alguém tão cedo, só para instalar a máquina e você fornecer a máquina!com o trabalho que tem não querem biscates.


    Como disse, percebo zero ou menos que zero.
    Dentro dessa perspectiva, e pelas suas palavras...fazer uma instalação que já li por aqui que demora umas 2horas...mas imaginemos que demora uma manhã, é puro desperdício de dinheiro cobrar 150€.
    Devia ter seguido outra carreira eu...para poder dar-me ao luxo de achar que 150€ ao dia (equivale a 3.300€ por mês) é mau para a minha vida..
  7.  # 9

    100€ para apertar um parafuso:

    apertar o parafuso - 1€
    saber qual o parafuso a apertar - 99€
  8.  # 10

    Colocado por: IronManSousa100€ para apertar um parafuso:

    apertar o parafuso - 1€
    saber qual o parafuso a apertar - 99€


    Sem dúvida que é pensamento com o qual concordo.
    As pessoas merecem ser bem pagas pela qualidade do seu serviço.
    Só digo que 6.600€ por mês (à média de 2 ACs por dia e só serviço, pois pelo que se lê há comentários neste tópico de quem não aprecia muito fazer o serviço se não puder também ganhar algum a vender igualmente a máquina) é um luxo que poucos neste país se podem dar).
    Como desconhecia e continuo a desconhecer o mundo dos Ar Condicionados...fico espantado como são bem pagos. Só isso...
    Afinal os mecânicos de automóvel que, na sua generalidade, cobram uns 25-30€ por hora e pagam a funcionários e têm que ter instalações e afins até são baratos...
    • Canos
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 11

    Este tópico de demonstra bem a falta de noção empresarial e econômica que o tuginha têm.

    Essa média (de 44 serviços por mês) é com base em que parâmetro? É o mesmo que afirmar que vou abrir uma loja no centro da cidade e que irei ter 3 clientes por hora.
    Quem disse que consegue ter dois AC's por dia?

    Mas tudo bem, vamos seguir a sua lógica da batata:
    2 AC's por dia * 22 dias úteis = 6600 brutos

    Daqui tem que retirar 25% de IVA + 11% de SS
    1650€ de IVA
    726€ de SS

    Fica com 4224€ Líquidos. O que dá 192 € por dia.
    Neste momento muito analfabeto está a ler isto e a pensar "epha....vou já instalar ar condicionados". Pois, mas agora falta:

    1-Material;
    2-Manutenção da Carrinha;
    3-Portagens e Combustível;
    4-Ordenados (são precisos duas pessoas);
    5-Seguros;
    6-Fundo de Maneiro;

    Isto, sempre no melhor dos cenários. Considerando que dás um pontapé numa lata e não faltam pessoas a instalar AC's e que nem todos os dias é preciso AC's (e que nem todo o cidadão tem dinheiro para um AC) é muito cego aquele que acha que a área ganha bem.

    Estas métricas são sempre complicadas de medir e a minha análise e muito pela rama. Pois num mês pode ganhar muito, mas passar os dois seguintes que nada ganha. Por isso em média acaba por ganhar mal.

    Mas como grande parte das pessoas costuma fazer a sua contabilidade ao balcão de um tasco e dia-a-dia fica a ideia de que tem muito dinheiro de lucro..... (muitos nem entende o verdadeiro sentido do lucro e o que devem fazer com ele).

    Por isso é que deixei a tugolandia faz muito tempo. O problema está nas pessoas!

    Nota: mais um utilizador que daqui a umas semanas irá estar aqui no fórum com imagens a pedir ajuda para resolver problemas de dimensionamento e instalação de um AC. Pois o tuga é assim. "Projecto, dimensionamento e uma instalação correcta??? Nhaaaa, eu tenho um sobrinho que anda ali num curso profissional que me faz isso. E eu vou ali ao fórum e ao youtube e consigo ver como se faz" Força Tuginhas
  9.  # 12

    Colocado por: CanosEste tópico de demonstra bem a falta de noção empresarial e econômica que o tuginha têm.

    Essa média (de 44 serviços por mês) é com base em que parâmetro? É o mesmo que afirmar que vou abrir uma loja no centro da cidade e que irei ter 3 clientes por hora.
    Quem disse que consegue ter dois AC's por dia?

    Mas tudo bem, vamos seguir a sua lógica da batata:
    2 AC's por dia * 22 dias úteis = 6600 brutos

    Daqui tem que retirar 25% de IVA + 11% de SS
    1650€ de IVA
    726€ de SS

    Fica com 4224€ Líquidos. O que dá 192 € por dia.
    Neste momento muito analfabeto está a ler isto e a pensar "epha....vou já instalar ar condicionados". Pois, mas agora falta:

    1-Material;
    2-Manutenção da Carrinha;
    3-Portagens e Combustível;
    4-Ordenados (são precisos duas pessoas);
    5-Seguros;
    6-Fundo de Maneiro;

    Isto, sempre no melhor dos cenários. Considerando que dás um pontapé numa lata e não faltam pessoas a instalar AC's e que nem todos os dias é preciso AC's (e que nem todo o cidadão tem dinheiro para um AC) é muito cego aquele que acha que a área ganha bem.

    Estas métricas são sempre complicadas de medir e a minha análise e muito pela rama. Pois num mês pode ganhar muito, mas passar os dois seguintes que nada ganha. Por isso em média acaba por ganhar mal.

    Mas como grande parte das pessoas costuma fazer a sua contabilidade ao balcão de um tasco e dia-a-dia fica a ideia de que tem muito dinheiro de lucro..... (muitos nem entende o verdadeiro sentido do lucro e o que devem fazer com ele).

    Por isso é que deixei a tugolandia faz muito tempo. O problema está nas pessoas!

    Nota: mais um utilizador que daqui a umas semanas irá estar aqui no fórum com imagens a pedir ajuda para resolver problemas de dimensionamento e instalação de um AC. Pois o tuga é assim. "Projecto, dimensionamento e uma instalação correcta??? Nhaaaa, eu tenho um sobrinho que anda ali num curso profissional que me faz isso. E eu vou ali ao fórum e ao youtube e consigo ver como se faz" Força Tuginhas


    Fez muitíssimo bem em emigrar...porque pela forma como responde às pessoas, partindo para o insulto do "tuginha" (nem sabe que está mal escrito) vê-se imediatamente que faz pouca falta a este país.
    Ao menos, outros técnicos da área que aceitaram comentar o meu tópico, defenderam a sua actividade sem necessitarem de partir para o insulto fácil de quem está atrás de um nick, de um teclado e, pelos vistos, noutro país.
    Aliás, nem sei para que perde tempo neste fórum...procure um onde no local onde estiver que aí é que está bem a fazer projectos de instalação de ar condicionados.
    Quanto à questão dos impostos...devem ser só os técnicos como o senhor que os pagam.
    Os outros, coitados, são isentos de pagar impostos...não pagam combustível para irem trabalhar, não pagam despesas.
    São só os técnicos desta área que têm muitas despesas, daí terem de cobrar mais que um dentista que deve ter de investir só na sua formação e abertura de consultório umas 100x mais do que um técnico de ar condicionado...e eu nem dentista sou, antes fosse.
    Termino repetindo o que disse ao senhor que falou no parafuso.
    Concordo que as pessoas devem ser pagas pela qualidade do seu serviço.
    Este tópico começou (E AINDA NINGUÉM ME EXPLICOU) porque é que em 5 orçamentos...4 vieram todos com o mesmo valor.
    Têm todos as mesmas despesas?
    O técnico que vem de Gondomar gasta o mesmo que o técnico que vem de Espinho? Isto se é que sabe onde estas terras ficam, já que o senhor deixou este país tão foleiro mas onde ainda faz questão de vir comentar.
    Bom dia.
  10.  # 13

    Está a ver como não tem noção nenhuma empresarial e financeira.

    Os meus comentários e criticas não foram para todos os técnicos. Mas sim para os falsos técnicos que só servem para atirar a área para baixo. Pois rebentam com o mercado com os seus preços baixos.
    Depois temos os clientes que se acham mais inteligentes do que os outros e querem o trabalho e o dinheiro.
    Tenha vergonha, respeite o trabalho dos outros e procure empresas certificadas que paguem em condições. Apenas assim terá um trabalho bem feito.
  11.  # 14

    plantunes, voce esta mesmo na lua em relação a este assunto, se desvaloriza assim tanto a instalação de um AC faça-o você!
    Eu ha dois anos paguei 450€ pela instalação de 3 AC 1 exterior e 3 interiores, apenas forneci as máquinas e o homem forneceu o resto do material necessário ( tubo de cobre, tubo de esgoto, calhas, cabo elétrico, etc)
    O homem fez o trabalho num dia, sozinho, apenas o ajudei a colocar a máquina exterior.
    Dito assim ate parece que teve um lucro enorme, mas o homem teve de pagar o material, teve de suportar a despesa e o tempo que perdeu a primeira vez que veio visitar o trabalho e orçamentar, o tempo que perdeu a responder aos mails que lhe enviei a solicitar orcamento, a aturar me pelo telefone a agendar a vinda cá para ver o serviço, no dia da deslocação teve de suportar na mesma o custo da viagem, teve de pagar impostos porque passou fatura,
    Etc etc

    Depois é preciso contabilizar as vezes que vai visitar trabalhos e nao da em nada, o tempo que perde a responder a pedidos de orçamento que nao lhe sao adjudicados, etc etc etc
  12.  # 15

    Colocado por: Canose procure empresas certificadas que paguem em condições. Apenas assim terá um trabalho bem feito.
    Nao concordo nada, a maior empresa daqui da zona em climatizao, certificada e mais num sei das quantas Fez uma instalação que esta um escarro a um familiar meu, rebentaram tudo, tudo torto se qualquer tipo de brio até uma unidade interir esta desnivelada praí 2 cms....
    Segundo esse familiar andaram a correr e deixaram tudo cagado, 3 unidades interiores Midea basicas 3500€
  13.  # 16

    Colocado por: DR1982plantunes, voce esta mesmo na lua em relação a este assunto, se desvaloriza assim tanto a instalação de um AC faça-o você!
    Eu ha dois anos paguei 450€ pela instalação de 3 AC 1 exterior e 3 interiores, apenas forneci as máquinas e o homem forneceu o resto do material necessário ( tubo de cobre, tubo de esgoto, calhas, cabo elétrico, etc)
    O homem fez o trabalho num dia, sozinho, apenas o ajudei a colocar a máquina exterior.
    Dito assim ate parece que teve um lucro enorme, mas o homem teve de pagar o material, teve de suportar a despesa e o tempo que perdeu a primeira vez que veio visitar o trabalho e orçamentar, o tempo que perdeu a responder aos mails que lhe enviei a solicitar orcamento, a aturar me pelo telefone a agendar a vinda cá para ver o serviço, no dia da deslocação teve de suportar na mesma o custo da viagem, teve de pagar impostos porque passou fatura,
    Etc etc

    Depois é preciso contabilizar as vezes que vai visitar trabalhos e nao da em nada, o tempo que perde a responder a pedidos de orçamento que nao lhe sao adjudicados, etc etc etc


    Mas o senhor leu o meu post inicial?
    Deu-se a esse trabalho? Não acredito...porque se leu...primeiro assumo a minha ignorância e segundo o que eu questiono é porque é que todos os orçamentos são iguais!
    Mais...limito-me a perguntar se é possível arranjar mais barato? É crime perguntar isso?
    O senhor quando vai ao supermercado, não leva em consideração aquela que achar que é a melhor relação preço vs qualidade?
    Vim aqui pedir ajuda...mas poucos são os que ajudam.
    Um senhor equivocou-se e disse que eu devia aceitar os 150€ na hora se tem material (algo que eu expliquei não ser essa a situação)
    Outro disse que eventualmente os 189€ do Leroy com material façam sentido pela uniformização de contactos em caso de garantia (como consumidor não é propriamente satisfatório poder ficar no limbo de uns dizerem que foi o instalador e outros que é do apareho)
    De resto só criticaram o facto de eu perguntar o porquê de 150€...
    As televisões têm preços diferentes...os hambúrgueres também...os telemóveis...os quartos de hotel...
    Não será normal que existam preços diferentes e um consumidor possa questionar porque recebeu tudo ao mesmo preço?
    Até as grandes cadeias como o Leroy, Worten, Brico Depot praticam preços similares...para mim, é estranho. Só isso...pois sendo pessoas diferentes, têm custos diferentes, providenciam qualidade de serviço diferente e o mercado deveria, à partida, reflectir isso mesmo...

    PS: levar em linha de conta as vezes que recebem orçamentos e não dão em nada? É suposto os clientes que adjudicam serem responsabilizados por isso? Eu fico parvo com algumas coisas que aqui leio. A mim parece-me que, mais uma vez, 450€ por um dia de trabalho (sozinho diga-se e com ajuda do cliente...) é fantástico! Ou as pessoas esquecem-se que há quem ganhe 635€ e trabalha 22x mais do que esse senhor fez? Tenham noção...450€ por dia é muito bem pago, seja no Porto, em Lisboa ou noutro sítio qualquer deste país! Se a qualidade do serviço vale o dinheiro??? Isso é outra questão completamente diferente...
    • DR1982
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 17

    Colocado por: plantunes

    Mas o senhor leu o meu post inicial?
    Deu-se a esse trabalho? Não acredito...porque se leu...primeiro assumo a minha ignorância e segundo o que eu questiono é porque é que todos os orçamentos são iguais!
    Mais...limito-me a perguntar se é possível arranjar mais barato? É crime perguntar isso?
    O senhor quando vai ao supermercado, não leva em consideração aquela que achar que é a melhor relação preço vs qualidade?
    Vim aqui pedir ajuda...mas poucos são os que ajudam.
    Um senhor equivocou-se e disse que eu devia aceitar os 150€ na hora se tem material (algo que eu expliquei não ser essa a situação)
    Outro disse que eventualmente os 189€ do Leroy com material façam sentido pela uniformização de contactos em caso de garantia (como consumidor não é propriamente satisfatório poder ficar no limbo de uns dizerem que foi o instalador e outros que é do apareho)
    De resto só criticaram o facto de eu perguntar o porquê de 150€...
    As televisões têm preços diferentes...os hambúrgueres também...os telemóveis...os quartos de hotel...
    Não será normal que existam preços diferentes e um consumidor possa questionar porque recebeu tudo ao mesmo preço?
    Até as grandes cadeias como o Leroy, Worten, Brico Depot praticam preços similares...para mim, é estranho. Só isso...pois sendo pessoas diferentes, têm custos diferentes, providenciam qualidade de serviço diferente e o mercado deveria, à partida, reflectir isso mesmo...
    Você nao percebe nada do assunto, assumiu isso no primeiro post, mas logo a seguir criticou o que cobram os técnicos de AC como se soubesse do que estava a falar...
    Afinal eles ate cobram 150€ Por 4 horas de trabalho e montam 2 AC por dia, ganham 6600€ por mes, como se isso fosse assim tao simples, como se esses 150€ fossem limpos, etc etc...
    Nao é preciso ser entendido em AC, basta tentar imaginar o dia a dia de um tecnico para perceber a asneirada que disse
  14.  # 18

    Colocado por: DR1982Você nao percebe nada do assunto, assumiu isso no primeiro post, mas logo a seguir criticou o que cobram os técnicos de AC como se soubesse do que estava a falar...
    Afinal eles ate cobram 150€ Por 4 horas de trabalho e montam 2 AC por dia, ganham 6600€ por mes, como se isso fosse assim tao simples, como se esses 150€ fossem limpos, etc etc...
    Nao é preciso ser entendido em AC, basta tentar imaginar o dia a dia de um tecnico para perceber a asneirada que disse


    Eu tento imaginar o dia a dia...e imagino o dia a dia de uma secretária, de um trolha, de um carpinteiro...
    E pergunte a qualquer um deles (e podia citar mais umas 5000 profissões diferentes) e pergunte-lhes o que acham de 450€ ao dia.
    Foi com base no meu desconhecimento e, comparar com a massa salarial paga na grande maioria das profissões deste país e ficar surpreendido.
    Foi com base de trabalhar numa empresa fortemente fustigada pela pandemia onde as administrativas são muitíssimo bem pagas (elas próprias o reconhecem), ganahndo cerca de 1.000€ por mês...e estarem em pânico com um potencial desemprego.
    Um técnico de AC ganha em 2 dias o que elas trabalham num mês...
    Eu também ando à chuva e ao sol no meu trabalho...também ganho consoante a qualidade do que produzo...sou vendedor...e sei bem dar valor à qualidade de um serviço.
    Não vou voltar a falar no mesmo...depois destas duas frases sobre um assunto já demasiadamente debatido por mim:

    - Desconhecia e desconheço este mundo e pedi conselhos com base no facto de receber orçamentos todos iguais
    - Com base no mesmo desconhecimento, fiquei surpreendido com o valor que um técnico de instalação de ar condicionados recebe e considero que é bem pago. E como também disse...se o serviço vale esse dinheiro? Dependerá de muitos factores...só não entendo é que todos os técnicos cobrem igual (ou aparentemente cobrem igual)
    • Canos
    • 25 janeiro 2021 editado

     # 19

    E depois aparecem noticias iguais a estas. Paguem melhor à pessoas e virão que elas aparecem.
    Enquanto as áreas não foram unidas entre sim e no seu seio, aproveitadores irão sempre existir. Enquanto não existir esta organização e união, iremos continuar sempre a discutir a lógica da batata.

    https://www.jn.pt/economia/faltam-80-mil-trabalhadores-na-construcao-13271711.html
  15.  # 20

    Colocado por: plantunes

    Eu tento imaginar o dia a dia...e imagino o dia a dia de uma secretária, de um trolha, de um carpinteiro...
    E pergunte a qualquer um deles (e podia citar mais umas 5000 profissões diferentes) e pergunte-lhes o que acham de 450€ ao dia.
    Foi com base no meu desconhecimento e, comparar com a massa salarial paga na grande maioria das profissões deste país e ficar surpreendido.
    Foi com base de trabalhar numa empresa fortemente fustigada pela pandemia onde as administrativas são muitíssimo bem pagas (elas próprias o reconhecem), ganahndo cerca de 1.000€ por mês...e estarem em pânico com um potencial desemprego.
    Um técnico de AC ganha em 2 dias o que elas trabalham num mês...
    Eu também ando à chuva e ao sol no meu trabalho...também ganho consoante a qualidade do que produzo...sou vendedor...e sei bem dar valor à qualidade de um serviço.
    Não vou voltar a falar no mesmo...depois destas duas frases sobre um assunto já demasiadamente debatido por mim:

    - Desconhecia e desconheço este mundo e pedi conselhos com base no facto de receber orçamentos todos iguais
    - Com base no mesmo desconhecimento, fiquei surpreendido com o valor que um técnico de instalação de ar condicionados recebe e considero que é bem pago. E como também disse...se o serviço vale esse dinheiro? Dependerá de muitos factores...só não entendo é que todos os técnicos cobrem igual (ou aparentemente cobrem igual)


    Você é mais um, igual a muitos outros, que quer é o trabalho e o serviço. E tenta com conversa da treta dar a volta ao pessoal. Tenha vergonha!
 
0.0244 seg. NEW