Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    A arca horizontal cá de casa entregou a alma ao criador, a poucos meses de completar 31 anos de vida.
    Sendo assim, estamos no mercado.
    Como sou pouco mais velho do que a minha velhinha arca, nunca tive de comprar uma, portanto não percebo nada de marcas, etc. Queria tentar aproveitar as entregas gratuitas da Worten até dia 30, mas se houvesse uma oportunidade que compensasse o custo da entrega, não descarto, obviamente.
    Estive a fazer uma pesquisa na Worten, e as melhores na relação custo/capacidade/consumo/funcionalidades, pareceram-me as Becken BCF378x. Eficiência A++, até 70h de autonomia em caso de corte de energia, tudo funcionalidades que, por exemplo, a KUNFT de 198l que é €40 mais barata do que a Becken de 200l não tem, mas esses €40 são recuperados em ~5 anos, a julgar pelo consumo anual anunciado por ambas marcas para os modelos específicos.

As Becken são mesmo a melhor opção? Ou está a escapar-me alguma coisa? E quem conhecer melhor as marcas, podem dizer-me se a Becken é fiável? Pelo menos tão fiável como as outras? Eu sei que cada exemplar é único e estamos sempre sujeitos a ter bastante azar, mas nós felizmente estamos habituados a ter sorte com os equipamentos cá de casa.

Desde já muito obrigado!
    • RCF
    • 28 janeiro 2021

# 2

• smmf
    • 28 janeiro 2021

# 3

Pesquise em lojas de comércio local, já tive agradáveis surpr€sas.
  2.  # 4

Colocado por: smmfPesquise em lojas de comércio local, já tive agradáveis surpr€sas.

Desde já obrigado pela resposta. Eu vivo numa aldeia e o comércio local mais próximo fica a 10km, e nesta altura de pandemia acho que não convém muito andar por aí quando se pode fazer a pesquisa online.

Mas eu queria mesmo era ajuda em relação às marcas. Por exemplo, entretanto vi uma Silver de 194l 100€ mais barata do que a Becken de 200l. Claro que não tem tantas funcionalidades.

Entretanto esqueci-me de referir. A minha velhinha arca custou 50 contos em 1990. E quem a comprou é quem vai comprar a nova, portanto não se importa de pagar mais por melhor qualidade/fiabilidade.

Edit: a minha dúvida maior prende-se com o facto de as Becken, para o preço, me parecerem muitíssimo melhores do que a concorrência que vi na Worten. Daí ter ficado um pouco de pé atrás. Como se costuma dizer, quando a esmola é grande o pobre desconfia :)

Mais uma vez obrigado!
    • RCF
    • 29 janeiro 2021

# 5

Colocado por: LuisMarquesEdit: a minha dúvida maior prende-se com o facto de as Becken, para o preço, me parecerem muitíssimo melhores do que a concorrência que vi na Worten. Daí ter ficado um pouco de pé atrás. Como se costuma dizer, quando a esmola é grande o pobre desconfia :)

Com becken fica relativamente bem servido. É mais barata por ser uma marca própria da Worten.
    • Dan
    • 29 janeiro 2021 editado

# 6

Uma boa Eficiência energética é essencial pois se trata de um electrodoméstico que está sempre ligado. Eu pessoalmente prefiro arcas verticais pois a arrumação, separação e acesso aos alimentos está facilitada pelas gavetas. Para além disso ocupam menos espaço útil da habitação pois "crescem" para cima e não para os lados. Também é mais habitual que tenham sistemas mais avançados como o no frost. Inconvenientes: mais caras e se quiser congelar alimentos muito volumosos (como animais inteiros) podem não caber nas gavetas.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
    • RCF
    • 29 janeiro 2021

# 7

Colocado por: DanUma boa Eficiência energética é essencial pois se trata de um electrodoméstico que está sempre ligado

Isso é verdade. No entanto, vale a pena fazer as contas. Por vezes, a diferença de preços entre um A+ e um A++ ou um A+++, não se justifica. Para poupar €5 por ano em eletricidade, não se justifica pagar mais €100 (ou mais) à cabeça pelo preço do eletrodoméstico.
    Concordam com este comentário: Dan
  3.  # 8

Colocado por: RCF
    Com becken fica relativamente bem servido. É mais barata por ser uma marca própria da Worten.

Muito obrigado!
  4.  # 9

Colocado por: DanUma boa Eficiência energética é essencial pois se trata de um electrodoméstico que está sempre ligado. Eu pessoalmente prefiro arcas verticais pois a arrumação, separação e acesso aos alimentos está facilitada pelas gavetas. Para além disso ocupam menos espaço útil da habitação pois "crescem" para cima e não para os lados. Também é mais habitual que tenham sistemas mais avançados como o no frost. Inconvenientes: mais caras e se quiser congelar alimentos muito volumosos (como animais inteiros) podem não caber nas gavetas.

A eficiência é outra vantagem das Becken que tenho visto, uma vez que são A++, comparativamente ao A ou A+ da maioria.

Quanto à questão horizontal vs vertical, compreendo as vantagens das verticais e até concordo, mas lá está, têm a desvantagem do preço, para além que, como já tínhamos uma horizontal, o espaço ocupado não é problema, já que já estávamos habituados.
    Ainda assim, não custa nada fazer mais algumas pesquisas. :)

Muito obrigado!
  5.  # 10

Eu comprei há 1 mês uma "INDESIT OS 1A 250 2" a 299€ na Worten, agora está a 350€ por algum motivo (será por causa dos portes gratuitos? :) Os gajos gostam de ser macacos de vez em quando!)

Em relação à arca, gosto muito dela e está a gastar, desde que a tenho, uma média de 0.48kWh/dia (reais) o que dá ~175kWh/ano apesar do site falar em 248kWh/ano.

Portanto os valores das etiquetas, valem o que valem, umas vezes atiram para baixo e outras, pelos vistos, para cima.

Colocado por: DanUma boa Eficiência energética é essencial pois se trata de um electrodoméstico que está sempre ligado. Eu pessoalmente prefiro arcas verticais pois a arrumação, separação e acesso aos alimentos está facilitada pelas gavetas. Para além disso ocupam menos espaço útil da habitação pois "crescem" para cima e não para os lados. Também é mais habitual que tenham sistemas mais avançados como o no frost. Inconvenientes: mais caras e se quiser congelar alimentos muito volumosos (como animais inteiros) podem não caber nas gavetas.

As arcas verticais também pecam porque supostamente gastam mais energia, segundo, lá está, as etiquetas.

PS - Aah, e tras 10 anos de garantia do motor.
  6.  # 11

Colocado por: RCF
    Isso é verdade. No entanto, vale a pena fazer as contas. Por vezes, a diferença de preços entre um A+ e um A++ ou um A+++, não se justifica. Para poupar €5 por ano em eletricidade, não se justifica pagar mais €100 (ou mais) à cabeça pelo preço do eletrodoméstico.
    Concordam com este comentário:Dan

E se for +€40 por uma arca que consome -40kWh/ano? São as diferenças de preço e consumo da Becken de 200l e da Kunft de 198l.
    Mas tem razão, também vi arcas A+++ a custarem o dobro de arcas A+ e A++ de tamanho similar. Pagar o dobro por uma arca que consome menos, é um pouco mais leve e tem mais cestos, não digo que é mau negócio mas claramente não é para todos.
    • RCF
    • 29 janeiro 2021

# 12

Colocado por: LuisMarquesE se for +€40 por uma arca que consome -40kWh/ano? São as diferenças de preço e consumo da Becken de 200l e da Kunft de 198l.

É fazer as contas...

Colocado por: RCFvale a pena fazer as contas.
  7.  # 13

Colocado por: LuisMarques

E se for +€40 por uma arca que consome -40kWh/ano? São as diferenças de preço e consumo da Becken de 200l e da Kunft de 198l.
    Mas tem razão, também vi arcas A+++ a custarem o dobro de arcas A+ e A++ de tamanho similar. Pagar o dobro por uma arca que consome menos, é um pouco mais leve e tem mais cestos, não digo que é mau negócio mas claramente não é para todos.

40kWh -> ~0.20€*40kWh = 8€

40€/8€ = 5 anos

Se a garantia for superior a 5 anos, talvez valha a pena :)
  8.  # 14

Colocado por: rgcoutoEu comprei há 1 mês uma "INDESIT OS 1A 250 2" a 299€ na Worten, agora está a 350€ por algum motivo (será por causa dos portes gratuitos? :) Os gajos gostam de ser macacos de vez em quando!)

Em relação à arca, gosto muito dela e está a gastar, desde que a tenho, uma média de 0.48kWh/dia (reais) o que dá ~175kWh/ano apesar do site falar em 248kWh/ano.

Portanto os valores das etiquetas, valem o que valem, umas vezes atiram para baixo e outras, pelos vistos, para cima.

As arcas verticais também pecam porque supostamente gastam mais energia, segundo, lá está, as etiquetas.

Muito obrigado por ter partilhado a sua experiência.
    A verdade é que este inverno, principalmente a última semana de 2020 e as primeiras de 2021, foi mais frio do que o habitual, o que talvez possa explicar o menor consumo da sua arca.

Posso perguntar o que o levou a escolher essa arca? Foi a melhor que encontrou na relação custo/funcionalidades/tamanho? Foi por já conhecer/ter tido boas experiências com a marca? Por outra razão? Espero que não leve a mal a pergunta.

Mais uma vez muito obrigado!
  9.  # 15

Colocado por: rgcouto

40kWh -> ~0.20€*40kWh = 8€

40€/8€ = 5 anos

Se a garantia for superior a 5 anos, talvez valha a pena :)

Tinham sido precisamente essas contas arredondadas que eu tinha feito.
    Garantia superior a 5 anos... era bom era :)
    Nós devemos ser gente com muita sorte. A arca durou 30 anos, o frigorífico vai em 18. Então se lhes déssemos a manutenção que mereciam, nem quero imaginar. :)
  10.  # 16

Colocado por: LuisMarques

Muito obrigado por ter partilhado a sua experiência.
    A verdade é que este inverno, principalmente a última semana de 2020 e as primeiras de 2021, foi mais frio do que o habitual, o que talvez possa explicar o menor consumo da sua arca.

Posso perguntar o que o levou a escolher essa arca? Foi a melhor que encontrou na relação custo/funcionalidades/tamanho? Foi por já conhecer/ter tido boas experiências com a marca? Por outra razão? Espero que não leve a mal a pergunta.

Sim, também creio que possa ter haver com o frio, só saberei ao certo depois de passar o Verão, no entanto, até agora o consumo é praticamente constante. A cada 40-50 minutos liga durante 20 minutos e gasta +/- 50W-60W quando está ligada.

Escolhi esta arca porque na familia há quem tenha produtos Indesit e gosta deles, e também porque estava com urgência dado a arca anterior também ter sofrido do mesmo mal que a sua e esta pareceu-me a melhor na altura :)

Não houve nenhuma folha de excel a comparar as enumeras especificações de cada uma das arcas disponíveis ou uma sondagem aprofundada em vários foruns na net. Pesquisei 1 horita na net, fui à Worten e disse "Quero esta", paguei e vim-me embora com o cartão multibanco mais leve.
  11.  # 17

Colocado por: rgcouto

Sim, também creio que possa ter haver com o frio, só saberei ao certo depois de passar o Verão, no entanto, até agora o consumo é praticamente constante. A cada 40-50 minutos liga durante 20 minutos e gasta +/- 50W-60W quando está ligada.

Escolhi esta arca porque na familia há quem tenha produtos Indesit e gosta deles, e também porque estava com urgência dado a arca anterior também ter sofrido do mesmo mal que a sua e esta pareceu-me a melhor na altura :)

Não houve nenhuma folha de excel a comparar as enumeras especificações de cada uma das arcas disponíveis ou uma sondagem aprofundada em vários foruns na net. Pesquisei 1 horita na net, fui à Worten e disse "Quero esta", paguei e vim-me embora com o cartão multibanco mais leve.

Ok, mais uma vez muito obrigado pela resposta. :)
    Em minha defesa digo que não perguntei em vários fóruns mas apenas neste, e também não comparei as specs em nenhuma folha de Excel. :)
    Como já disse, fiquei com a pulga atrás da orelha por as Becken serem mais baratas e me parecerem bastante melhores do que a concorrência mais próxima. E, como este mercado me é completamente estranho, a juntar ao facto de não ser eu quem vai pagar a arca, achei melhor tentar informar-me melhor. :)

12.  # 18

Quando falei na folha de excel e sondagens aprofundadas por acaso era uma boca a mim mesmo, porque é exatamente o que eu costumo fazer, só que desta vez não o fiz :)
  13.  # 19

Colocado por: LuisMarquesNós devemos ser gente com muita sorte. A arca durou 30 anos, o frigorífico vai em 18. Então se lhes déssemos a manutenção que mereciam, nem quero imaginar. :)
    Tive uma arca Philips horizontal que duro pelo menos 30 anos. Quando deu o berro foi para a reciclagem, Agora tenho uma da Indesit vertical. O frigorifico, na semana passada também findou, durou 21 anos. Comprei outro da marca Indesit, não vale a pena investir muito.... quando avariam compra-se novo. As reparações quase sempre são um absurdo em relação ao valor do produto.
  14.  # 20

Compre arca vertical. Sem dúvidas.

0.0224 seg. NEW