Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Agora em 2021 gostava de dedicar tempo a tentar remodelar o sotão da minha casa, de forma a tornar o espaço que hoje é inutil e inacessível em uma área habitável mais "pessoal" do que o resto da casa. A realidade do teletrabalho traz essa necessidade de um espaço de "desfoque" do resto da vida doméstica, e assim une-se o útil ao agradável!

Não faço no entanto ideia por onde começar... Vi vários tópicos sobre o assunto, até mesmo em outras páginas, mas não encontrei um que se assemelhasse ao que tenho como base para começar... Vamos por partes.

A casa em questão tem cerca de 40 anos. Telha de cimento em cima de vigotas também elas de cimento, sem qualquer tipo de isolamento. O sotão nunca serviu qualquer tipo de uso (efetivamente não tem acesso fácil - mas esse não é tema pois o mesmo será feito pelo interior da casa em uma das divisões). As vigas de suporte às vigotas onde as telhas encaixam estão espaçadas entre elas cerca de 60cm. O pé direito ao centro do sotão são cerca de 2 metros, não é muito, mas é o suficiente para que se consiga utilizar o espaço nem que seja apenas para escritório e arrumos.

Posto isto, o que devo ter em conta de forma a isolar o sotão apropriadamente? Deduzo que terá de levar algum tipo de revestimento que o impermeabilize (?) e outro para a proteção térmica? Ou há soluções que façam ambas as coisas? E como sugerem que seja aplicado? Existem fixações próprias para o efeito, ou pode-se por exemplo cortar à medida entre as vigas de suporte, e aplicar apenas com pressão/cola, para manter uma pequena caixa de ar entre as telhas e o revestimento?

Desde já peço desculpa se tiver dito alguma asneira, e agradeço a ajuda!

Cumprimentos,
    T.
    •  
      GMCQ
    • 31 janeiro 2021 editado

# 2

2.  # 3

Obrigado GMCQ pela lista de tópicos bastante úteis.

Já tinha lido alguns deles (não todos), mas depois de ler os restantes só fiquei com mais questões do que tinha dantes :)

Se calhar o melhor será ir por partes...

É ponto assente que o objetivo do sotão será tornar a área habitável,pelo que o eventual isolamento deverá ser aplicado na telha. Neste momento não há nada lá dentro. Não tem qualquer isolamento seja ele térmico, acustico ou outro. Quando chove por exemplo, apesar de não chover lá dentro, as bordas das telhas ficam humidas e é perfeitamente possivel que alguns salpicos entrem.

Pelo que percebi dos vários tópicos que li, existem ali várias opções, e daí as questões que tenho sobre como posso ser eu a fazer o trabalho.

No caso de lã de rocha, pelo que percebi, aplicá-la de forma cruzada é uma opção. Primeiro uma mais fina da espessura das vigotas de suporte das telhas, na horizontal, e depois uma mais espessa aplicada na vertical com a espessura das vigotas de suporte mais largas. Estarei correto? Aqui várias questões se colocam: Como fixar a lã de rocha sem furar as vigotas (pelo que percebi arranjam-se suportes - mas quais?), e isto garante o isolamento contra eventuais chuviscos ou entrada de chuva que possa ocorrer por entre as telhas?

Alternativamente penso que se pode aplicar também XPS pelo que percebi, e existe uma versão específica para aplicar na telha. Como é feita esta aplicação? Devo aplicar só uma camada? nas ripas de cimento que seguram as telhas, ou entre as vigotas de suporte do telhado? Por ser colado à vigota, posso contar numa melhor capacidade de isolamento contra a chuva do que no caso da lã de rocha?

Este tipo de informação foi das coisas que para mim não ficou claro quando andei a pesquisar sobre o assunto e também agora ao ler esses vários tópicos já abertos sobre o mesmo. O meu maior receio é de fazer agora a obra, e mais tarde avançar para os acabamentos e ficar com problemas estruturais que obriguem depois a obras mais caras ou até mesmo desfazer o que está feito... Com base na experiência, por onde recomendariam começar?

0.0068 seg. NEW