Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Precisamente, mas convenhamos, não será facil para um T5 ou mesmo o T3 ter o mesmo rendimento com 2 M2, penso eu de que...
  2.  # 22

Boas

Exactamente, um T3 terá que ter 3m2 de paineis e assim por diante.

O T3, para efeitos de RCCTE, corresponde a 4 habitantes (Tx +1)

cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

Precisamente.

Saudações
    • eu
    • 13 janeiro 2010

# 24

É isso mesmo! Na minha vivenda T4, tenho que ter 5 m2 de paineis!
  4.  # 25

E a nivel de preços, o que anda ai no mercado? Dado que a comparticipação de 50€ dada plo estado ja terminou a 31 dezembro 2010
  5.  # 26

Colocado por: euÉ isso mesmo! Na minha vivenda T4, tenho que ter 5 m2 de paineis!

NÃO.... tem de verificar qual o Esolar utilizado no seu Projecto RCCTE e apartir daí escolher um sistema que tenha 200l de capacidade mínima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ashtaroth
  6.  # 27

Colocado por: lusitanaE a nivel de preços, o que anda ai no mercado? Dado que a comparticipação de 50€ dada plo estado ja terminou a 31 dezembro 2010
    50€?! 1641€! Se fosse só isso, ninguém queria saber dos incentivos do Estado para nada!:P Quanto ao Estado continuar ou não com os incentivos para 2010, tem que se esperar pelo dia 26 de Março, altura em que é executado o Orçamento de Estado.
    Saudações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ashtaroth
    • DAJP
    • 22 novembro 2015

# 28

Desculpem desenterrar este tópico mas cheguei agora da Concreta onde a Energie e Solius me garantiram que para construções novas não será necessária a instalcao de solar térmico para AQS, dizem que a bomba de calor permite a aprovação de igual forma. Houve alguma alteração da lei neste sentido?
  7.  # 29

Penso que depende de Câmara para Câmara. A minha não exigiu!
  8.  # 30

Colocado por: DAJPPenso que depende de Câmara para Câmara. A minha não exigiu!

Não exigiu o quê? os painéis solares ou o certificado energético?
  9.  # 31

Que eu saiba ou se tem AQS por sistema a biomassa, caso contrário tem mesmo se ter painéis solares. Já ai passam os entendidos.
    Como diz o outro só risco, e não assino...
  10.  # 32

Painéis solares.
  11.  # 33

Colocado por: SabrinaPainéis solares.

nenhuma câmara exige painéis solares, ele exigem é o certificado energético.
  12.  # 34

Colocado por: DAJPEnergie e Solius me garantiram que para construções novas não será necessária a instalcao de solar térmico para AQS, dizem que a bomba de calor permite a aprovação de igual forma.

Se a bomba de calor utilizar alguma energia renovável ....
      Capturar2.GIF
  13.  # 35

De momento a bomba de calor não é considerada energia renovável pelo que não pode servir de substituição.
    Consta que a situação poderá alterar no futuro mas por enquanto ainda não o foi.

Se a bomba de calor utilizar energia renovável (exemplo eletricidade de sistema fotovoltaico) não é a bomba de calor que substitui o solar térmico, é o sistema de produção de energia (no caso o painel fotovoltaico), isto para efeitos da certificação energética.
  14.  # 36

Colocado por: SabrinaPenso que depende de Câmara para Câmara. A minha não exigiu!

A câmara municipal não tem nada a ver com o assunto. Isto está na alçada da Adene.
  15.  # 37

Colocado por: Picareta
    nenhuma câmara exige painéis solares, ele exigem é o certificado energético.

exigir é obra. nenhuma Câmara se pode dar ao luxo de ter a audácia de se meter em termos de exigir.

e "ele exigem" não é português.

qt à bomba de calor, tem toda a razão.

cumps
  16.  # 38

Colocado por: Picareta

Se a bomba de calor utilizar alguma energia renovável ....
      Capturar2.GIF

Sim se usar fotovoltaicos estes são renováveis , mas os fotovoltaicos não garantem a produção de AQS o ano todo.
    Teria de ter fotovoltaicos, aerogeradores, e aí era capaz de já dar.
  17.  # 39

Colocado por: arturluiscostanenhuma Câmara se pode dar ao luxo de ter a audácia de se meter em termos de exigir.

Utilize a palavra que quiser, mas sem entregar o CE não tem autorização de utilização.
  18.  # 40

Colocado por: PicaretaUtilize a palavra que quiser, mas sem entregar o CE não tem autorização de utilização.

Eh..... Deveria ser assim.
    No entanto já aparecem algumas onde querem é uma declaração do autor do projeto de térmica como a obra cumpre o projeto, tal como na acústica existem algumas que já não querem o ensaio.

0.0248 seg. NEW