Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Isto foi na altura da troika para ajudar pessoas que eram obrigadas a vender a casa e depois não tinham possibilidade de comprar outra casa e iam arrendar ou mesmo viver em casa de familiares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  2.  # 62

    2015 a 2020 a Troika já tinha ido embora há muito e o imobiliário teve uma forte valorização. Erro de timmings portanto... ou não.
  3.  # 63

    Isso já não lhe sei responder. Tem que perguntar ao Costa, à Catarina ou ao Jerónimo.
  4.  # 64

    Colocado por: PalhavaAgora estão a dar dinheiro?


    Colocado por: RCF
    Estão. Mas, o transporte fica a cargo do comprador...


    Ninguém dá nada a ninguém.
    Qual o custo desse dinheiro?
    Aí está o busílis.


    Os meus pais compram a casa a pronto nos anos 80.Nunca fizeram créditos. Ganhava-se pouco mas dava para pagar renda e pôr de lado.
    Hoje não.
  5.  # 65

    Colocado por: PalhavaQual o custo desse dinheiro?
    Aí está o busílis

    A cada um de nós.
    Ao país.
    Hipotecados até às orelhas e também as gerações futuras.
  6.  # 66

    Colocado por: PForte270k€


    Quanto recebe por mês uma pessoa a quem concedem um crédito pessoal deste vulto?

    A mim mete-me impressão pôr tanto dinheiro numa casa que não dá lucro.
    Sim. Uma casa para HPP não dá lucro. A não ser que um dia se venda. Ou ficará tudo para os herdeiros.

    Se me concedessem um crédito desses preferia investir noutra coisa que desse retorno.
    Ficava na casa pequena antiga os anos necessários até ter mais capital próprio.
    E depois sim comprava uma casa melhor sem recurso a crédito ou com o mínimo possível.
  7.  # 67

    Colocado por: Palhava
    A cada um de nós.
    Ao país.
    Hipotecados até às orelhas e também as gerações futuras.


    Mas você continua a responder a si próprio?
  8.  # 68

    Colocado por: rjmsilva

    Mas você continua a responder a si próprio?

    Ninguém responde...Logo faço perguntas retóricas para pôr a malta a reflectir.
  9.  # 69

    Colocado por: PalhavaQuanto recebe por mês uma pessoa a quem concedem um crédito pessoal deste vulto?

    Isso a 40 anos deve dar uma mensalidade de 900 a 1000€.
  10.  # 70

    Colocado por: NTORION
    Isso a 40 anos deve dar uma mensalidade de 900 a 1000€.

    1000x12x40anos VS 270 mil euros
  11.  # 71

    Boa noite,

    Alguém obteve uma resposta clara à dúvida original?

    Estou numa situação de certa forma semelhante. Comprei casa nova (HPP) em 2017 por 200k€ com um empréstimo de 150k€. Entretanto com a valorização, o valor deve rondar os 325k€-350k€. Como sempre pensamos em construir casa de raiz estou a ponderar fazer o seguinte:
    - Dado o valor actual da casa, pedir um segundo crédito hipotecário sobre a casa (empréstimo multiopções) de 130k€. Com isto fico com o crédito original para aquisição de 120k (o que falta pagar) + o multiopções de 130k que dá o total de 250k;
    - Com os 130k comprar terreno para construir casa;
    - Com capitais próprios tratar de todo o processo de projecto e preparação do terreno;
    - Vender a casa actual (com consequente liquidação dos 2 créditos)
    - Reinvestir o remanescente mais novo crédito na construção da nova moradia.

    Nesta situação como é que se apuravam as mais valias. Tanto quanto sei, o reinvestimento das mais valias de forma a não pagar imposto terá que ser na compra de uma nova HPP OU na compra de terreno OU na construção de nova HPP.

    Se vender a casa por 325k, como se apurariam as mais valias. Normalmente seriam 325k - 200k = 125k. No entanto, à data da venda terei cerca de 120k do empréstimo da compra para liquidar. Pelas contas que apresentaram nesta discussão, teria que reinvestir 325k - 120k = 205k, certo?

    No entanto, tenho também o multiopções que terá que ser liquidado com a venda da casa (por ser crédito hipotecário). Nesse caso teria que reinvestir 325k - 120k - 130k = 75k? Isto parece-me duvidoso porque um crédito multiopções pode ser usado para o que quisermos, daí ser estranho abater às mais valias.

    Por outro lado, o multiopções vai ser usado na compra do terreno. Ao liquidá-lo sou obrigado a considerar que reinvesti apenas 130k na compra do terreno? Ou posso afirmar que reinvesti 250k na construção de nova habitação, embora só terei 75k depois de liquidar os créditos?

    Peço desculpa pelo texto longo mas fiz o possível por explicar a situação. Se ninguém do forum conseguir ajudar, sabem que tipo de profissional me poderá aconselhar?

    Obrigado desde já.
  12.  # 72

    primeiro tem que ter noção dos 2 conceitos: Mais-valia e Reinvestimento.

    Ora, para não ser tributado, o Estado obriga a que todo o dinheiro da venda da sua HPP (habitação própria e permanente) seja aplicado na compra da nova HPP. Se tiver crédito bancário, então terá que liquidar o empréstimo e o remanescente terá que o aplicar TODO na nova HPP, seja construção ou aquisição de casa pronta.

    Imagine o caso em que NÃO aplica todo o valor remanescente da venda na nova HPP. Então, o Estado vai calcular a taxa de imposto SÓ SOBRE A MAIS-VALIA (valor de todos os custos e encargos com o imóvel-valor da venda).

    Portanto, mais-valia e valor a reinvestir serão diferentes.

    Calculo da mais-valia: 200k-325k=125k (valor sobre o qual incide o imposto, se não houver reinvestimento);
    Calculo do valor a reinvestir: valor atual em divida do crédito de 150k-325k

    Nota: a estes valores pode ainda somar encargos que tenha tido com o imóvel que vendeu, como os impostos, obras, etc...que farão diminuir a mais-valia
  13.  # 73

    Obrigado pela resposta,

    Já deu para perceber que não fui claro na minha dúvida.

    Eu compreendo a diferença entre mais-valias e re-investimento. A minha dúvida é, no cenário em que tenho um segundo crédito hipotecário sobre a minha HPP actual, como é que se calcula o valor a reinvestir: a) valor da venda - valor remanescente do crédito feito para a aquisição (325k-120k) ou b) valor da venda - valor de todos os créditos hipotecários sobre a HPP (325k-120k-130k).

    Além disso, assumindo o cenário a), ao liquidar o crédito multiopções (a que sou obrigado), estou automaticamente a não reinvestir a totalidade do valor da venda, certo? Ou seja, ter o segundo crédito hipotecário obriga-me necessariamente a pagar mais-valias porque não posso re-invinvestir a totalidade do valor da venda.
  14.  # 74

    Colocado por: paulodooperObrigado pela resposta,

    Já deu para perceber que não fui claro na minha dúvida.

    Eu compreendo a diferença entre mais-valias e re-investimento. A minha dúvida é, no cenário em que tenho um segundo crédito hipotecário sobre a minha HPP actual, como é que se calcula o valor a reinvestir: a) valor da venda - valor remanescente do crédito feito para a aquisição (325k-120k) ou b) valor da venda - valor de todos os créditos hipotecários sobre a HPP (325k-120k-130k).

    Além disso, assumindo o cenário a), ao liquidar o crédito multiopções (a que sou obrigado), estou automaticamente a não reinvestir a totalidade do valor da venda, certo? Ou seja, ter o segundo crédito hipotecário obriga-me necessariamente a pagar mais-valias porque não posso re-invinvestir a totalidade do valor da venda.


    2 créditos!?
    Talvez seja melhor explicar a aquisição do imóvel...porque me parece que isso não está tão simples de ver, como colocou a questão inicialmente.
    Quando adquiriu o imóvel, fê-lo em 100% da propriedade? Ou adquiriu apenas parte dele? O 2º crédito vem da necessidade de financiar a aquisição da 2º parte do imóvel?
  15.  # 75

    Quando adquiri o imóvel fiz um crédito habitação para 75% do valor do imóvel e que ainda estou a pagar, faltando 120k. Adquiri a totalidade do imóvel.

    Como já paguei parte do crédito original e entretanto o imóvel valorizou, estou a ponderar fazer um segundo crédito hipotecário sobre o mesmo imóvel (crédito multiopções) no valor de 130k para comprar terreno e depois construir. Isto só é possível porque o imóvel está avaliado em mais de 300k. Se contratar este crédito, fico com 2 créditos (120k + 130k) com uma só hipoteca sobre a minha HPP actual.

    A vantagem, por comparação a fazer um crédito normal para aquisição do terreno, é que as condições deste novo crédito são as mesmas que as do crédito habitação original. Além disso posso avançar com o projecto da nova casa antes de vender a actual.
  16.  # 76

    O melhor é pensar bem antes de montar a operação de financiamento.

    Se pedir o 2º crédito, terá que o liquidar antes de fazer a escritura da venda. Ora, haverá lugar a tributação da mais-valia, em sede de IRS.
    Não me parece que valha a pena esse 2º crédito hipotecário sobre o imóvel que vai vender...mais vale pedir empréstimo para aquisição de terreno, e com o valor remanescente da venda do imóvel, liquida o empréstimo da aquisição do terreno. Dessa forma, já não haverá lugar a tributação sobre a mais-valia.
  17.  # 77

    Acabei de confirmar o mesmo que o Palmix referiu. Ou seja, só é dedutível o crédito realizado para a aquisição do imóvel. Aproveito para partilhar o simulador do Doutor Finanças que menciona exactamente isso no "Valor amortizado ao empréstimo do imóvel alienado" e que diz que
    a amortização de outros empréstimos associados ao imóvel não é dedutível


    Isto faria com que apenas conseguisse reinvestir parte do valor da venda com consequente pagamento de mais-valias. De qualquer forma, o crédito para aquisição do terreno levaria à mesma situação se o liquidasse com o montante da venda. Terei que repensar as minhas opções que neste momento parecem ser: faço um crédito diferente para a aquisição do terreno e não o liquido com a venda da minha HPP ou faço o multiopções e terei que o liquidar antes de vender a HPP (este cenário parece muito difícil em tempo útil).
  18.  # 78

    Penso que pode fazer o seguinte:

    - crédito para aquisição de terreno destinado à construção. Vende a casa dentro dos 24 meses seguintes à venda do imóvel. Com o valor remanescente da venda, liquida o empréstimo desse crédito e já conta como reinvestimento.

    O reinvestimento são 24 meses anteriores e 36 meses posteriores à data da venda do imóvel...
  19.  # 79

    Vou ver esse cenário, obrigado. Tenho a ideia que para um crédito desses será necessário ter já projecto o que é difícil sem ter já o terreno mas vou tirar as dúvidas.
  20.  # 80

    Colocado por: paulodooperVou ver esse cenário, obrigado. Tenho a ideia que para um crédito desses será necessário ter já projecto o que é difícil sem ter já o terreno mas vou tirar as dúvidas.


    Pode apenas pedir crédito para a aquisição do terreno...
 
0.0251 seg. NEW