Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 14 abril 2008 editado

     # 1

    As moradias unifamiliares estão ou não obrigadas a utilizar energias renováveis?
    O meu projectista, sem me perguntar nada, fez constar no projecto a instalação de painéis solares térmicos para AQS. Por acaso sou apologista e já tencionava colocar.
    Quanto à obrigatoriedade.... Alguém esclarecido?

    Obrigado
  1.  # 2

    é obrigatório, nas condições descritas no DL 80/2006.
    Poderia era o técnico discutir qual o tipo de sistema que pretende colocar ( Kit-termosifão ou com bomba recirculadora e acumulador separado).
    Terá que instalar o equipamento de marca certificada e por instalador certificado (pedir os certificados no final para emissão do certificado energético)
    Mais info no site da ADENE.
  2.  # 3

    Bom tema!

    E no caso de querer instalar um sistema de Aerotermia, também são obrigatórios painéis solares para AQS?
  3.  # 4

    É obrigatório sistema com colectores solares para AQS. Energia Termodinâmica não é considerado para o cálculo.
  4.  # 5

    ...mas trata-se de energia renovável. Para quê duplicar..
  5.  # 6

    Porque a legislação assim o obriga, pode utilizar a termodinâmica para outros fins (aquecimento central). Não se esqueça que a energia termodinâmica está sempre a consumir energia eléctrica, na bomba de circulação/ permutador de calor...
  6.  # 7

    As hipóteses que possui são (face ao regulamento e ao que a ADENE diz sem estar nele) Solar para águas quentes sanitárias, Solar fotovoltaico ou eólica, sendo que nos dois últimos casos tem de produzir uma quantidade energética comparável ao primeiro (por assim dizer). Para efeitos de obrigatoriedade não podem ser contabilizados a Biomassa, ou sistemas de bombas de calor, isto apesar do solar térmico forçado também consumir electricidade nas bombas de circulação.
  7.  # 8

    Colocado por: MacAs moradias unifamiliares estão ou não obrigadas a utilizar energias renováveis?
    O meu projectista, sem me perguntar nada, fez constar no projecto a instalação de painéis solares térmicos para AQS. Por acaso sou apologista e já tencionava colocar.
    Quanto à obrigatoriedade.... Alguém esclarecido?

    Obrigado


    Viva,

    Em alternativa aos paineis solares poderá optar por bombas de calor do tipo, DAIKIN ALTHERMA (aérotermia), com IVA a 12% e dedutível no IRS.
  8.  # 9

    AEROTERMIA não "conta" para efeitos de RCCTE na produção de AQS...
  9.  # 10

    Carissímos

    o sistema de AQS por captação solar é obrigatório, caso as condições do local e do projecto o possibilitem. Nessa excepção, o técnico deve referir isso mesmo ( a não obrigação, mas não a impossibilidade de utilização de captação solar para AQS) e referir qual será o meio alternativo a utilizar para as AQS.

    De notar que a utilização de captação solar para AQS, diminui muito o dispêndio de energia com o objectivo de AQS, o que pode atingir em caso extremo, mais de 90 % da energia consumida por outro meio alternativo.

    Deve ainda adicionar-se à informação transmitida que para além da necessidade de instalação certificada de um sistema certificado, o mesmo deve ser ,amtiodo por contrato de manutenção com duração mínima de 6 anos, caso se queira considerar a sua prestação para efeito da classificação energática do edifício.

    Para mais dúvidas queiram dispor do endereço: [email protected]
    • Mac
    • 17 junho 2008

     # 11

    Colocado por: JPLopes

    Deve ainda adicionar-se à informação transmitida que para além da necessidade de instalação certificada de um sistema certificado, o mesmo deve ser ,amtiodo por contrato de manutenção com duração mínima de 6 anos, caso se queira considerar a sua prestação para efeito da classificação energática do edifício.

    Isso significa que a opção por equipamento certificado é opcional?
    Pelo que entendo se não for material certificado não é o sistema considerado para efeitos de classificação energética. E essa classificação conta para quê?
    Obrigado
  10.  # 12

    Gostaria de ser informado sobre serei ou não obrigado a instalar um colector solar numa casa que vou começar a construir a partir de Setembro com projecto aprovado antes da saída da nova legislação
  11.  # 13

    Onde está a dúvida? está aprovado sem paineis solares, então porque é que teria de ser obrigado pela nova legislação a mete-los?
  12.  # 14

    Colocado por: Fangio1Gostaria de ser informado sobre serei ou não obrigado a instalar um colector solar numa casa que vou começar a construir a partir de Setembro com projecto aprovado antes da saída da nova legislação


    Fangio1 mas ao colocar os paineis solares irá rentabilizar este investimento em alguns anos, alem de que a partir de 2009 poderá deduzir em sede de IRS o valor da aquisição do mesmo até ao valor máximo de 777 euros (se não estou em erro)!!!

    cumpts
  13.  # 15

    Colocado por: afsantos
    Colocado por: Fangio1Gostaria de ser informado sobre serei ou não obrigado a instalar um colector solar numa casa que vou começar a construir a partir de Setembro com projecto aprovado antes da saída da nova legislação


    Fangio1 mas ao colocar os paineis solares irá rentabilizar este investimento em alguns anos, alem de que a partir de 2009 poderá deduzir em sede de IRS o valor da aquisição do mesmo até ao valor máximo de 777 euros (se não estou em erro)!!!

    cumpts


    E tem dados concretos sobre o prazo para rentabilização ? Custos de manutenção, há ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  14.  # 16

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: afsantos
    Colocado por: Fangio1Gostaria de ser informado sobre serei ou não obrigado a instalar um colector solar numa casa que vou começar a construir a partir de Setembro com projecto aprovado antes da saída da nova legislação


    Fangio1 mas ao colocar os paineis solares irá rentabilizar este investimento em alguns anos, alem de que a partir de 2009 poderá deduzir em sede de IRS o valor da aquisição do mesmo até ao valor máximo de 777 euros (se não estou em erro)!!!

    cumpts


    E tem dados concretos sobre o prazo para rentabilização ? Custos de manutenção, há ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:afsantos


    Luis eu corrijo a minha frase:

    "Fangio1 mas ao colocar os paineis solares provavelmente irá rentabilizar este investimento em alguns anos, alem de que a partir de 2009 poderá deduzir em sede de IRS o valor da aquisição do mesmo até ao valor máximo de 777 euros (se não estou em erro)!!!

    Não, não tenho dados concretos e até duvido que os existam com a exactidão pretendida, pois esta equação tem muitas variáveis como por exemplo:

    - Zona do país onde vive;
    - Número de paineis solares e suas caracteristicas;
    - Número de pessoas do agregado familiar e sua composição, aposto que um agregado familiar composto na sua maioria por mulheres (como o meu) vai consumir muito mais agua quente;
    - Sistema utilizado, termossifão ou circulação forçada;
    - Tipo de energia que eventualmente iria utilizar em vez dos paines solares e, utilizando estes qual o sistema de apoio a ser utilizado.

    E secalhar estou-me a esquecer de mais uns quantos aspectos importantes, como não sou perito, apenas me limitei a fazer esse comentário, contudo segundo tenho lido em alguns foruns, esse retorno poderá ser alcançado em 5/6 anos.

    Quanto aos custos de manutenção não faço ideia, tenho um amigo meu que tem um sistema de AQS com termossifão há uns 2/3 anos e o que ele tem feito é somente, verificar uns niveis no sistema, lavar os paineis solares e pouco mais.

    um abraço

    Filipe
  15.  # 17

    Ok. Pergunto isto porque recentemente, em conversa com um ex-sócio, surgiram algumas objecções em termos de custos de manutenção.
  16.  # 18

    Colocado por: luisvvOk. Pergunto isto porque recentemente, em conversa com um ex-sócio, surgiram algumas objecções em termos de custos de manutenção.


    Luis mas a utilização dos paineis solares não é obrigatório? Pelo menos quando eu apresentei as especialidades, foi-me informado por escrito que teria de apresentar projecto de AQS....

    um abraço
  17.  # 19

    Colocado por: afsantos
    Colocado por: luisvvOk. Pergunto isto porque recentemente, em conversa com um ex-sócio, surgiram algumas objecções em termos de custos de manutenção.


    Luis mas a utilização dos paineis solares não é obrigatório? Pelo menos quando eu apresentei as especialidades, foi-me informado por escrito que teria de apresentar projecto de AQS....

    um abraço


    Não, seria para instalar na minha casa.
  18.  # 20

    Anónimo disse:
    Caríssimos e em especial Sr. Pedro Barradas,

    De acordo com o mesmo DL 80/2006, que refere, poderá não ser obrigatória a instalação de colectores solares ou quaisquer outras formas de energia renováveis.

    Passo a expressão, mas isto é tudo uma "fantochada" que muito claramente só tem o intuíto de favorecer certas pessoas (ou empresas) ligadas ao ramo de energias renováveis.

    Acho até uma certa piada à forma como essas empresas publicitam a obrigatoriedade de instalação destes equipamentos. Como é o caso da Enersie (empresa certificada pelo Ineti).

    Como Projectista, posso sempre aconselhar uma leitura atenta do artigo 7.º do supra referido DL.

    Igualmente posso, de uma forma profissional, acrescentar que nunca necessitei de utilizar os referidos sistemas para a verificação do RCCTE (DL 80/2006), com o máximo de rigor que a aplicação do RCCTE exige.

    Cumprimentos.
 
0.0216 seg. NEW