Iniciar sessão ou registar-se
    • Mvp8
    • 5 fevereiro 2021

     # 1

    Boas meus caros

    Mais uma vez comeco por deixar um forte agradecimento por todo o apoio e disponibilidade imediata que os membroa deste forum apresentam. Tenho aprendido bastante com voces, obrigado.

    Bom, para contextualizar este é o meu 3o post referente à eletricidade de uma casa antiga. Sistema trifasico que esteve parada 20 anos. A casa esta em excelentes condicoes apesar deste tempo todo. Os fusiveis gardy estao funcionais, o contador e o disjuntor da edp continuam a deixar passar tensao e nao parecem apresentar problemas. Instalei um diferencial trifasico de 40a, estranhamente nao dispara quando clico no botao de teste, porque? (Eu segui o esquema de instalacao como lá apresentado).

    Mas ate aqui a tensao flui, mas com leituras de 3kV pa cima??!!! Porque?

    Os diajuntores passam corrente tambem! So tive que trocar 2. O que eu nao compreendo mesmo é que eu liguei um casquilho+lampada directamente a uma fase, neutro e terra e nada!! Nem luz nem estilhaco por demasiad tensao!!

    Alguem me pode ajudar a entender o que se passa considerando toda esta conjectura?

    Obrigado
  1.  # 2

    "Mas ate aqui a tensao flui, mas com leituras de 3kV pa cima??!!! Porque?"

    Mediu com quê? 3000v?

    Fotos do aparelho com essa tensão.
  2.  # 3

    Pois. Também gostava de ver esse aparelho.
  3.  # 4

    E medir mais de 7000v é obra, fotos da máquina a medir 7000v.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  4.  # 5

    Não tem terra ou tem uma terra com muita resistência que nada faz. E nao tendo terra nao tem referência dos 0v para o multimetro se medir entre a terra e uma fase logo da valores estupidos e nao dispara o diferencial pq nao consegue criar uma passagem à terra.
    Pode ainda confirmar se tem neutro porque acho que tem também esse problema, porque mesmo sem terra uma lampada teria de acender entre fase e neutro.
  5.  # 6

    Acho que fica bem dizer que com a instalação nesse estado tenha algum cuidado a mexer em casquilhos e mesmo no quadro... primeiro morre e depois lá dispara o disjuntor.

    Ainda assim pode confirmar a caixa das terras, se está tudo bem apertado, e o barramento de terras no quadro.

    Bem como se entre fases tem os 400V.

    Se não der com o bicho, chame um eletricista, é melhor que correr mal...
  6.  # 7

    Aliás o diferencial até faz é uma coisa que é, cria uma corrente direta ao neutro que leva a dispara-lo, para simular p.e. a tal passagem de corrente à terra. O que somando a que não tem energia numa lâmpada, pode mesmo ser só a falta do neutro, ou o neutro estar mal ligado no diferencial, só o pode ligar num local, normalmente tem um "N".
  7.  # 8

    E chamar um eletricista antes que você vire churrasco?

    Se tem um contador digital dos novos lê a tensão nos menus do contador logo a entrada apenas carregando num botão!
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 9

    Colocado por: Varejote"Mas ate aqui a tensao flui, mas com leituras de 3kV pa cima??!!! Porque?"

    Mediu com quê? 3000v?

    Fotos do aparelho com essa tensão.


    Digo que chegou a 4kV porque o meu voltimetro media 800v p.ex e comecava a subir a subir ate que virava 1.5 ou 2.4 ou 3.7 etc etc porque os digitos ja nao cabiam no display. Mas estava claramente em progressao numerica.

    A questao é, eu sei os riscos de trabalhar com eletricidade mas a verdade é que o que um eletricista sabe nos tambem podemos aprender e o conhecimento nao tem que ficar so para alguns. E por isso estes foruns têm o valor que têm porque o conhecimento pode ser partilhado. Sim posso chamar um eletricista mas tambem posso aprender
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 10

    Colocado por: RicardoPortoE chamar um eletricista antes que você vire churrasco?

    Se tem um contador digital dos novos lê a tensão nos menus do contador logo a entrada apenas carregando num botão!


    Contador analogico
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 11

    Colocado por: GT_racingAcho que fica bem dizer que com a instalação nesse estado tenha algum cuidado a mexer em casquilhos e mesmo no quadro... primeiro morre e depois lá dispara o disjuntor.

    Ainda assim pode confirmar a caixa das terras, se está tudo bem apertado, e o barramento de terras no quadro.

    Bem como se entre fases tem os 400V.

    Se não der com o bicho, chame um eletricista, é melhor que correr mal...


    Concordo. Mas o quadro ate esta bem arrumado e eu nao trabalho em tensao. Os neutros vao todos para o mesmo barramento bem como o terra. Ainda assim n entendo estes valores...
    Quanto ao diferencial eu conetei os cabos tal como recomenda; N1-3-5-7 entrada e N2-4-6-8 saida

    Nao entendo o porque de nao conseguir estabilizar a voltagem nos normais 220v e ou 400v
    • size
    • 6 fevereiro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: Mvp8

    Digo que chegou a 4kV porque o meu voltimetro media 800v p.ex e comecava a subir a subir ate que virava 1.5 ou 2.4 ou 3.7 etc etc porque os digitos ja nao cabiam no display. Mas estava claramente em progressao numerica.



    E as lâmpadas não rebentam ?

    Pode comprar outro aparelho : )
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 13

    Colocado por: size

    E as lâmpadas não rebentam ?

    Pode comprar outro aparelho : )


    Foi isso que quis testar ao ligar um casquilho diretamente ao fase e neutro. Poderia ser que a lampada entrasse em circuito e a voltagem regularizava, mas nada e nem rebentou.

    Esta a ser um puzzle para mim esta instalacao
    • eu
    • 6 fevereiro 2021 editado

     # 14

    Provavelmente, os circuitos estão interrompidos algures e essas tensões elevadas que está a medir é electricidade estática, portanto inofensiva.
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 15

    Colocado por: euProvavelmente, os circuitos estão interrompidos algures e essas tensões elevadas que está a medir é electricidade estática, portanto inofensiva.


    Parece me correta essa observacao. Vou explorar em maior profundidade.

    Ja agora, como testo a minha terra?
  8.  # 16

    Isso tem de ser o eletricista com aparelho para medir qualidade da terra.

    Mas parece que tem problemas no próprio cabo de 3 fases mais neutro que vem do disjuntor/diferencial da edp.

    Ou seja se medir com o multimetro na entrada do diferencial que meteu não tem medições normais (230v entre cada fase e neutro, 400v entre fases) certo... se assim for se calhar vai ter de quebrar selos da edp portanto é melhor chama-los não?
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 17

    Colocado por: GT_racingIsso tem de ser o eletricista com aparelho para medir qualidade da terra.

    Mas parece que tem problemas no próprio cabo de 3 fases mais neutro que vem do disjuntor/diferencial da edp.

    Ou seja se medir com o multimetro na entrada do diferencial que meteu não tem medições normais (230v entre cada fase e neutro, 400v entre fases) certo... se assim for se calhar vai ter de quebrar selos da edp portanto é melhor chama-los não?


    Nenhum dispositivo tem selos uma vez que é instalacao antiga mais a casa parada ha 20 anos e que foi assaltada varias vezes
  9.  # 18

    Colocado por: Mvp8

    Nenhum dispositivo tem selos uma vez que é instalacao antiga mais a casa parada ha 20 anos e que foi assaltada varias vezes


    Não tem selos? Casa parada? Sem contrato foi carregar fusíveis?
    • Mvp8
    • 6 fevereiro 2021

     # 19

    Colocado por: Varejote

    Não tem selos? Casa parada? Sem contrato foi carregar fusíveis?


    Ainda nao vivo la... estou em contacto com a rede de distribuicao porque nem sequer encontram o CPE to abrir conta. Ate lá ando a tentar perceber o que se passa
  10.  # 20

    Se não aparece no sistema é um processo novo, vai dar trabalho e €€.
 
0.0221 seg. NEW