Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    no meu ver, que não sou arquitecta, mas lidei e lido com pessoas com handicaps e dificuldades motoras, cada uma delas necessita de elementos diferentes. ora numa casa, com uma pessoa que precise de banheira, como o Marco uma vez já me indicou, e outra que seja dependente de cadeira, logo, que precise de base de duche, como é que se faz? então para se ser rigorosamente rigoroso, todas as construções deveriam ter espaço para ambas!... porque pode realmente acontecer... estou a complicar? talvez...

    o bidé é daquelas coisas que não entendo... algumas pessoas dizem que usam e faz falta, mas porque não ficar isso ao critério dos donos de obra e que passe então a ser obrigatório o kit de sanita?

    ... sou só eu a pensar...
  2.  # 42

    Colocado por: m.aur.eirano meu ver, que não sou arquitecta, mas lidei e lido com pessoas com handicaps e dificuldades motoras, cada uma delas necessita de elementos diferentes. ora numa casa, com uma pessoa que precise de banheira, como o Marco uma vez já me indicou, e outra que seja dependente de cadeira, logo, que precise de base de duche, como é que se faz? então para se ser rigorosamente rigoroso, todas as construções deveriam ter espaço para ambas!... porque pode realmente acontecer... estou a complicar? talvez...

    o bidé é daquelas coisas que não entendo... algumas pessoas dizem que usam e faz falta, mas porque não ficar isso ao critério dos donos de obra e que passe então a ser obrigatório o kit de sanita?

    ... sou só eu a pensar...


    Obrigada pelo seu feedback.
    Já agora pode indicar-me por favor quais são os casos em que uma banheira pode dar mais jeito que uma base de duche? É que eu não consigo perceber!
  3.  # 43

    Bom dia a todos, na sequência das mensagens anteriores venho pedir a vossa opinião acerca destes 100m2.
    O programa é o seguinte T3, sala e cozinha em open space e tentar limitar a área de construção a 100m2.
    O mais importante para os clientes é ter uma casa funcional, sem grandes luxos mas confortável, principalmente evitar ao máximo o aparecimento de humidades devido a alergias da família.
    Deixo aqui duas versões de layout que desenvolvi, desde já obrigada.
      V02.PNG
      V01.PNG
  4.  # 44

    colega . esses quartos mais pequenos não permitem ter camas de casal. porque não refaz isso?
    O perímetro do edifício não pode ser alterado?
    A Cozinha tb precisa de uma optimização no que concerne ao seu layout e integração com a zona de refeições.
    Janelões enormes para sul? vai ter palas? alpendre? somente estores exteriores? não mete janelas de sacada? como se relacionam os espaços interiores com o exterior? não se relacionam!?
    A is acessível pode estar melhor... com a porta a meio zona de sanitas + bide de um lado, duche/banheira do outro e lavatório defronte. muda a janela de sitio.
    Tem as paredes exteriores com que espessura? vão ser constituidas como?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
  5.  # 45

    Colocado por: Pedro Barradascolega . esses quartos mais pequenos não permitem ter camas de casal. porque não refaz isso?
    O perímetro do edifício não pode ser alterado?
    A Cozinha tb precisa de uma optimização no que concerne ao seu layout e integração com a zona de refeições.
    Janelões enormes para sul? vai ter palas? alpendre? somente estores exteriores? não mete janelas de sacada? como se relacionam os espaços interiores com o exterior? não se relacionam!?
    A is acessível pode estar melhor... com a porta a meio zona de sanitas + bide de um lado, duche/banheira do outro e lavatório defronte. muda a janela de sitio.
    Tem as paredes exteriores com que espessura? vão ser constituidas como?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa.asm


    Pedro, respondendo às suas questões:

    1.Os quartos efectivamente são pequenos, cerca de 10m2, a cama representada no desenho é de 1,20.
    2.O perímetro pode ser alterado. No entanto a ideia é ter poucas zonas de circulação.
    3.A zona de open space ainda precisa de ser trabalhada no entanto, os clientes querem ter uma mesa de refeições.
    4.Vaos voltados a sul serão janelas de sacada que terão acesso a uma zona exterior, terá concerteza uma pala ou alpendre, ainda a ser trabalhado.
    5.Nao gosto muito da porta a meio, principalmente pq a IS é estreita e ficaria a entrada um pouco estrangulada.
    6.A construção à partida será alvenaria com Etics. A ponderar ainda o LSF.
  6.  # 46

    Colocado por: filipa.asma cama representada no desenho é de 1,20

    onde é que há camas dessa medida? normalmente, para adultos, é de 90, ou apartir de 140.

    2. obvio que sim. mas poderia, com jeitinho, arranjar outra proporção mais favorável, de modo a ter os quartos, ou um dos quartos, com area/ proporção/ arranjo que permita ter uma cama de casal (140x200)
    3. claro que tem de ter.. senão comem onde? ;)
    4. Ok!!
    5. Penso que poderia testar isso ... já experimentou?
    6. portanto paredes exteriores, com minimo de 35cm se ETICS. se fizer com LSF, serão inferiores a 30cm... veja isso com atenção.
  7.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradas
    onde é que há camas dessa medida? normalmente, para adultos, é de 90, ou apartir de 140.

    2. obvio que sim. mas poderia, com jeitinho, arranjar outra proporção mais favorável, de modo a ter os quartos, ou um dos quartos, com area/ proporção/ arranjo que permita ter uma cama de casal (140x200)
    3. claro que tem de ter.. senão comem onde? ;)
    4. Ok!!
    5. Penso que poderia testar isso ... já experimentou?
    6. portanto paredes exteriores, com minimo de 35cm se ETICS. se fizer com LSF, serão inferiores a 30cm... veja isso com atenção.


    Em relação às camas, há camas para todos os tamanhos, sendo que 90 a 120 será para uma pessoa e a seguir a isso será cama de casal.
    Em relação ao perímetro ainda vou ponderar outras soluções.
    Refeições poderiam ser em balcão ou ilha mas a ideia é não ter nada fixo.
    A IS vou testar cm disse para ver como fica.
    O método construtivo ainda temos que ver a melhor opção. Relativamente à questão das humidades tanto uma como outra são boas soluções se forem bem executadas, certo?
  8.  # 48

    Colocado por: filipa.asmRefeições poderiam ser em balcão ou ilha mas a ideia é não ter nada fixo.

    numa casa desse tamanho ( areas restritas), acho que não faz muito sentido. ter balcão/ ilha

    Colocado por: filipa.asmO método construtivo ainda temos que ver a melhor opção. Relativamente à questão das humidades tanto uma como outra são boas soluções se forem bem executadas, certo?

    Obviamente...

    Colocado por: filipa.asm120 será para uma pessoa

    Não conheço... nunca vi. Mas acredito que haja. Com jeitinho cabe lá duas.. aliás com 90cm, tb dá perfeitametne para duas pessoas ;)
  9.  # 49

    nessa cozinha uma mesa centrada no seu miolo não funciona, terá que ser em "forma" mais de península
    a porta a meio da wc garante-lhe um layout melhor, assim como o wc da suite de igual forma, estude isso de forma a que as duas sanitas estejam na parede que divide as duas wc.

    uma banheira em caso de wc acessivel pode ter justificação para determinadas deficiências em que o banho poderá ter de ser ou de imersão ou porque terá de ser deitado, ....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
  10.  # 50

    Colocado por: Pedro Barradas
    numa casa desse tamanho ( areas restritas), acho que não faz muito sentido. ter balcão/ ilha


    Obviamente...


    Não conheço... nunca vi. Mas acredito que haja. Com jeitinho cabe lá duas.. aliás com 90cm, tb dá perfeitametne para duas pessoas ;)


    Também acho q não faz sentido, uma mesa solta acaba por ser mais prático.
    Claro q sim, 120 não fica muito confortável mas dá.
  11.  # 51

    Colocado por: marco1nessa cozinha uma mesa centrada no seu miolo não funciona, terá que ser em "forma" mais de península
    a porta a meio da wc garante-lhe um layout melhor, assim como o wc da suite de igual forma, estude isso de forma a que as duas sanitas estejam na parede que divide as duas wc.

    uma banheira em caso de wc acessivel pode ter justificação para determinadas deficiências em que o banho poderá ter de ser ou de imersão ou porque terá de ser deitado, ....
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa.asm


    Vou verificar essa dica das IS, obrigada.
    Relativamente às banheiras não me convence, ter de por uma pessoa sem mobilidade dentro de uma banheira não me parece uma tarefa muito fácil, mas posso estar enganada.
  12.  # 52

    Colocado por: filipa.asmRelativamente às banheiras não me convence,

    Mas também isso não interessa para nada, como Arquitectos só temos de fazer cumprir a Lei.
    Concordam com este comentário: filipa.asm, marco1
  13.  # 53

    Colocado por: filipa.asm

    Obrigada pelo seu feedback.
    Já agora pode indicar-me por favor quais são os casos em que uma banheira pode dar mais jeito que uma base de duche? É que eu não consigo perceber!


    há certos casos em que a hidroterapia é aconselhada, desde determinadas paralisias cerebrais, alterações do tónus muscular, problemas de pele até tratamento da ansiedade, em qualquer idade.
    para o cuidador, será certamente mais fácil lidar com uma base de duche, mas para o beneficiário pode ser imprescindível um banho de imersão. há aparelhos de apoio que facilitam a movimentação para e da banheira, os elevadores, e vários suportes que se utilizam dentro da banheira, desde o tapete antiderrapante, a cadeiras de retenção.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
  14.  # 54

    Colocado por: filipa.asm

    Vou verificar essa dica das IS, obrigada.
    Relativamente às banheiras não me convence, ter de por uma pessoa sem mobilidade dentro de uma banheira não me parece uma tarefa muito fácil, mas posso estar enganada.


    O RGEU é que obriga à existência de um wc completo
  15.  # 55

    veja bem se é assim como diz ( diz o DL 163):

    3.3.4 - Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação sanitária que satisfaça as seguintes condições:

    1) Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira;

    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de duche com 0,8 m por 0,8 m desde que fique garantido o espaço para eventual instalação da banheira;

    3) A disposição dos aparelhos sanitários e as características das paredes devem permitir a colocação de barras de apoio caso os moradores o pretendam de acordo com o especificado no n.º 3) do n.º 2.9.4 para as sanitas, no n.º 5) do n.º 2.9.7 para a banheira e nos n.os 5) dos n.os 2.9.9 e 2.9.10 para a base de duche;

    4) As zonas de manobra e faixas de circulação devem satisfazer o especificado no n.º 2.9.19.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
  16.  # 56

    Voltei :)
    Experimentei um novo layout, consegui aumentar ligeiramente a área e tornei o rectângulo mais largo e menos comprido.
    O que acham?
  17.  # 57

    hummm
    Tens ainda muito por onde optimizar.
    Testa com o mobiliário, com as funções que haverá no dia a dia.
    A sala está muito disfuncional. não cries n zonas de circulação...
    Não cries diversos percursos.. optimiza...

    Por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa.asm
      Anotação 2021-02-12 102328.jpg
  18.  # 58

    Colocado por: Pedro Barradashummm
    Tens ainda muito por onde optimizar.
    Testa com o mobiliário, com as funções que haverá no dia a dia.
    A sala está muito disfuncional. não cries n zonas de circulação...
    Não cries diversos percursos.. optimiza...

    Por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:filipa.asm
      Anotação 2021-02-12 102328.jpg


    Olá Pedro,
    Desde já obrigada.

    1. A porta do quarto recuada, parece-me bem sim.
    2. O circulo foi só para experimentar e depois esqueci-me de tirar.
    3. As maquinas da roupa na IS é por uma questão de som, e de funcionalidade.
    4.0 Não percebi a questão das portas.
    5. A entrada directamente para a zona de quartos não gosto, mas sem dúvida que funciona melhor na organização da sala.
    6. Os pontos de interrogação não percebi.
    7. A sala coloquei só o básico, no entanto ter espaço livre para as crianças brincarem foi pedido pelos clientes.
  19.  # 59

    3. pondere isso com o cliente... se meter isso no modo nortuno para usar a tarifa de electridade reduzida.. não faz sentido estar dentro da suite ;) o espaço que ocupa na bancada da suite. na IS que irá ser uilizada TODOS os dias, mesmo depois das criancas sairem de casa.. entende?
    4. portas com 80cm e com a gola de 10cm, parece que tem mais? as paredes interiores es~toa com quanto? 15cm?
    5. eu entendi. tens de ponderar com o cliente, o que é prioritário. ou arrumar outra solução.
    6. serão assim ou não, tens de testar com mobiliário em condições ( dimensoes/ cadeiras, etc) e com as zonas de influencia respectivas.
    7. Claro. mas isso são situa~ºao que duram poucos anos. uma ínfima parte da utilização da casa.
  20.  # 60

    Mais uma, afinal qual é a zona de lazer exterior do terreno »!» É a sul, ou é a Poente?
    Pois por um lado tem os quartos a Sul, mas agora fechou todo o acesso social a esse mesmo SUL?
    Afinal qual é a implantação e o diálogo entre exterior/ interior?
    Tem o lev. topografico? como es´ta pensar implantar a edificação? que critérios utilizou? que condicionantes existem?
 
0.0277 seg. NEW