Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jfsmoreira

Eu não tenho ideia alguma. Agora colocar preinstalação de AC e instalação de PRH não me parece lógico.
    Vai gastar dinheiro na BC para o PRH e depois se precisar vai acabar por gastar dinheiro nas "BCs" (maquinas externas) dos ACs. Ou seja gasta a dobrar.

Se pretende deixar algo preinstalado para "se quiser" colocar mais tarde, então deixe preparado para VCs. Um VC anda à volta dos 200/300€ e aproveita a BC reversível do PRH para arrefecer no verão por VC

Mas pode perguntar aqui aos técnicos. Eles consideram que o PRH faz tudo. Eu acredito que o faça com muitas limitações e custos de utilização...mas sou como S.Tomé.. só vendo!

A pre instalação de VC de facto faz mais sentido. Vou explorar essa hipótese. Obrigado
  2.  # 22

Colocado por: pvieira91- Sendo assim, para o meu caso, o que é recomenda? Isto é, qual potência e marca da bomba de calor, alternativa ao glicol etc.
    recomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.

eu gosto de PRH baixo perfil com uma bomba de calor split a fazer aquecimento, arrefecimento e AQS.

a solução que lhe apresentaram é digamos uma solução por "atacado" com eficiência QB e qualidade questionável derivado á falta de detalhe.

procure por aqui que vai encontrar inúmeros registos de instalações pessoalmente executadas que comprovam tudo o que refiro, incluindo a vertente arrefecimento.

VC´S é coisa do outro milénio anterior, pelo menos o radiante já conta com 2 milénios de experiencia.

para lhe poder indicar uma possível solução é preciso analisar a térmica do imóvel e somente com estes elementos é que se pode equacionar uma qualquer hipótese de solução.
  3.  # 23

Colocado por: jorgealvesrecomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.

eu gosto de PRH baixo perfil com uma bomba de calor split a fazer aquecimento, arrefecimento e AQS.

a solução que lhe apresentaram é digamos uma solução por "atacado" com eficiência QB e qualidade questionável derivado á falta de detalhe.

procure por aqui que vai encontrar inúmeros registos de instalações pessoalmente executadas que comprovam tudo o que refiro, incluindo a vertente arrefecimento.

VC´S é coisa do outro milénio anterior, pelo menos o radiante já conta com 2 milénios de experiencia.

para lhe poder indicar uma possível solução é preciso analisar a térmica do imóvel e somente com estes elementos é que se pode equacionar uma qualquer hipótese de solução.

Estimo muito a sua opinião. Sei que é um instalador conceituado aqui no forum.
    Se você diz que o piso radiante até é eficiente a arrefecer (ainda que, como qualquer sistema de inércia, tem de estar ligado o tempo todo e demora a surtir efeito) para mim é mais do que suficiente. Nós também não gostamos de viver em arcas frigoríficas. A ideia é mesmo manter a temperatura de conforto. A casa vai ser construida daqui a uns meses vamos ter cuidados com os materiais e isolamentos. É uma casa relativamente pequena.
    De qualquer para me salvaguardar de, no futuro, o arrefecimento não for suficiente acho que faz sentido ter uma pre-instalação de outra coisa. O que recomenda nesse caso, pre instalação de VC ou AC?

Já agora, qual é a bomba de calor que recomenda para tudo isto? Aquecimento e arrefecimento de PHR + aquecimento de AQS. 135m2 de divisões e 4 pessoas.

Vi que você trabalha na conceitbase. Há uns tempos enviei email a pedir orçamento por alto e falou-me em valores 50% mais caros do que o que me foi apresentado e partilhei antes.

Muito obrigado
  4.  # 24

Colocado por: jorgealvesrecomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.

resposta do instalador

"
    A colocação de anticongelante ou glicol é indispensável para evitar que a água congele ao passar pela bomba de calor localizada no exterior por vezes com temperaturas negativas e a colocação de anticrostante é muito muito importante pois evita a formação de algas e fungos no circuito fechado do pavimento radiante.

O rácio utilizado pelo nosso gabinete de projetos de 80W/m2 foi perfeitamente ajustado tendo em conta a localização geográfica da habitação.

Por acaso já se informou se conseguirá obter a certificação energética da habitação, sem instalar um sistema solar, e tendo apenas uma só bomba de calor a efetuar ambas as funções?
    "
    • zinna
    • 12 fevereiro 2021

# 25

depende da Bomba de calor
  5.  # 26

Como assim?
  6.  # 27

O dimensionamento do pavimento radiante deveria ser feito por um projetista (usualmente engenheiros mecânicos) devidamente habilitado, ao pedir ao instalador fica nas mãos da sua honestidade, competência e profissionalismo. Repare que se ele receber 100 pedidos de orçamento, sem saber sequer se o trabalho será adjudicado, não vai dimensionar 100 sistemas para 100 casas diferentes (e estes cálculos bem feitos não são feitos propriamente em pouco tempo). Vai simplesmente propor uma solução "a olho", usualmente por cima para se salvaguardar.

Quanto à questão de unificar tudo numa bomba de calor, isso pode de facto ter impacto na classificação energética da casa, ou até inviabilizar a classificação de todo.

Deve abordar estas questões com os seus projetistas, nós não temos todas as informações nem conhecemos o seu projecto para responder o que dá ou o que não dá.
  7.  # 28

Colocado por: pvieira91colocação de anticongelante ou glicol é indispensável para evitar que a água congele ao passar pela bomba de calor localizada no exterior por vezes com temperaturas negativas
    eu pensava que ao ser somente aquecimento isso não se verificava pois o circuito estaria sempre com temperaturas positivas muito acima de uma eventual congelação.

pelos vistos tenho andado enganado desde sempre......
  8.  # 29

Colocado por: pvieira91qual é a bomba de calor que recomenda para tudo isto? Aquecimento e arrefecimento de PHR + aquecimento de AQS. 135m2 de divisões e 4 pessoas.
    uma qualquer com potência a rondar os 7Kw.

Colocado por: pvieira91falou-me em valores 50% mais caros do que o que me foi apresentado e partilhei antes.
    retiro o que lhe referi pois os valores que tem são absurdamente altos.

Uma solução corrente de prh+ BC+ fv para uma área de 135m2 ronda os 14.000€ uma solução semelhante com os materiais e equipamentos como gosto de trabalhar com redundância e alta eficiência ronda os 18500€.
    • NPRP
    • 13 fevereiro 2021

# 30

Colocado por: jorgealvesuma qualquer com potência a rondar os 7Kw.

retiro o que lhe referi pois os valores que tem são absurdamente altos.

Uma solução corrente de prh+ BC+ fv para uma área de 135m2 ronda os 14.000€ uma solução semelhante com os materiais e equipamentos como gosto de trabalhar com redundância e alta eficiência ronda os 18500€.

O factor António Costa está presente nos valores anunciados acima?
  9.  # 31

Colocado por: jorgealvesalta eficiência

Alte eficiência no bolso? 😛
  10.  # 32

Colocado por: rjmpires
    Alte eficiência no bolso? 😛
    sim principalmente no que não tem pagar
  11.  # 33

Colocado por: jorgealvessim principalmente no que não tem pagar

O que acha da bomba de calor Baxi PLATINUM BC Plus Monobloc 9 MR?
    9kw acha suficiente para o que pretendo (aquecer, arrefecer e aqs)?
    Eles também têm de 12.

Obrigado
  12.  # 34

Então amigo já se decidiu?
  13.  # 35

Estou em fase de inicio projeto na minha casa.
    Geminada com 3 andares e estou indeciso entre A/C e Anonimo18072022A, e a v/ discussao tem sido boa para mim para perceber a minha decisão.
  14.  # 36

Colocado por: M.DiasEntão amigo já se decidiu?

O processo de licenciamento da construção está mt atrasado, mas vamos colocar PRH aquecimento/arrefecimento (a diferença de €€ entre só aquecimento e aquecimento e arrefecimento é pouca por isso mais vale colocar os dois) e depois vamos colocar pre-instalação de AC.
  15.  # 37

Já agora, queriamos colocar flutuante mas fomos informados que não é o piso ideal para o PRH. Nesse sentido, o que é melhor, cerâmico? Não existe nenhum flutuante indicado para PRH?
  16.  # 38

Colocado por: pvieira91Já agora, queriamos colocar flutuante mas fomos informados que não é o piso ideal para o PRH. Nesse sentido, o que é melhor, cerâmico? Não existe nenhum flutuante indicado para PRH?

Não ser o ideal não significa que não dê, não vai ter é as mesmas prestações.
  17.  # 39

Colocado por: rjmpires
    Não ser o ideal não significa que não dê, não vai ter é as mesmas prestações.
    que dependendo das restantes características da térmica podem ser mesmo assim suficientes para resolver a climatização.
  18.  # 40

Colocado por: jorgealvesque dependendo das restantes características da térmica podem ser mesmo assim suficientes para resolver a climatização.

Mas vai significar consumos significativamente mais altos?
    Li que existe uma solução da quicknstep com baixa resistência térmica, mas como é flutuante e nao colado existe sempre ar entre o pavimento e a betonilha.

0.0256 seg. NEW