Colocado por: jfsmoreira
Eu não tenho ideia alguma. Agora colocar preinstalação de AC e instalação de PRH não me parece lógico.
Vai gastar dinheiro na BC para o PRH e depois se precisar vai acabar por gastar dinheiro nas "BCs" (maquinas externas) dos ACs. Ou seja gasta a dobrar.
Se pretende deixar algo preinstalado para "se quiser" colocar mais tarde, então deixe preparado para VCs. Um VC anda à volta dos 200/300€ e aproveita a BC reversível do PRH para arrefecer no verão por VC
Mas pode perguntar aqui aos técnicos. Eles consideram que o PRH faz tudo. Eu acredito que o faça com muitas limitações e custos de utilização...mas sou como S.Tomé.. só vendo!
Colocado por: pvieira91- Sendo assim, para o meu caso, o que é recomenda? Isto é, qual potência e marca da bomba de calor, alternativa ao glicol etc.recomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.
Colocado por: jorgealvesrecomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.
eu gosto de PRH baixo perfil com uma bomba de calor split a fazer aquecimento, arrefecimento e AQS.
a solução que lhe apresentaram é digamos uma solução por "atacado" com eficiência QB e qualidade questionável derivado á falta de detalhe.
procure por aqui que vai encontrar inúmeros registos de instalações pessoalmente executadas que comprovam tudo o que refiro, incluindo a vertente arrefecimento.
VC´S é coisa do outro milénio anterior, pelo menos o radiante já conta com 2 milénios de experiencia.
para lhe poder indicar uma possível solução é preciso analisar a térmica do imóvel e somente com estes elementos é que se pode equacionar uma qualquer hipótese de solução.
Colocado por: jorgealvesrecomendo escolher uma solução enquadrada nas suas necessidades cumprindo os seus objetivos.
eu gosto de PRH baixo perfil com uma bomba de calor split a fazer aquecimento, arrefecimento e AQS.
a solução que lhe apresentaram é digamos uma solução por "atacado" com eficiência QB e qualidade questionável derivado á falta de detalhe.
procure por aqui que vai encontrar inúmeros registos de instalações pessoalmente executadas que comprovam tudo o que refiro, incluindo a vertente arrefecimento.
VC´S é coisa do outro milénio anterior, pelo menos o radiante já conta com 2 milénios de experiencia.
para lhe poder indicar uma possível solução é preciso analisar a térmica do imóvel e somente com estes elementos é que se pode equacionar uma qualquer hipótese de solução.
Colocado por: pvieira91colocação de anticongelante ou glicol é indispensável para evitar que a água congele ao passar pela bomba de calor localizada no exterior por vezes com temperaturas negativaseu pensava que ao ser somente aquecimento isso não se verificava pois o circuito estaria sempre com temperaturas positivas muito acima de uma eventual congelação.
Colocado por: pvieira91qual é a bomba de calor que recomenda para tudo isto? Aquecimento e arrefecimento de PHR + aquecimento de AQS. 135m2 de divisões e 4 pessoas.uma qualquer com potência a rondar os 7Kw.
Colocado por: pvieira91falou-me em valores 50% mais caros do que o que me foi apresentado e partilhei antes.retiro o que lhe referi pois os valores que tem são absurdamente altos.
Colocado por: jorgealvesuma qualquer com potência a rondar os 7Kw.
retiro o que lhe referi pois os valores que tem são absurdamente altos.
Uma solução corrente de prh+ BC+ fv para uma área de 135m2 ronda os 14.000€ uma solução semelhante com os materiais e equipamentos como gosto de trabalhar com redundância e alta eficiência ronda os 18500€.
Colocado por: jorgealvesalta eficiência
Colocado por: rjmpiressim principalmente no que não tem pagar
Alte eficiência no bolso? 😛
Colocado por: jorgealvessim principalmente no que não tem pagar
Colocado por: M.DiasEntão amigo já se decidiu?
Colocado por: pvieira91Já agora, queriamos colocar flutuante mas fomos informados que não é o piso ideal para o PRH. Nesse sentido, o que é melhor, cerâmico? Não existe nenhum flutuante indicado para PRH?
Colocado por: rjmpiresque dependendo das restantes características da térmica podem ser mesmo assim suficientes para resolver a climatização.
Não ser o ideal não significa que não dê, não vai ter é as mesmas prestações.
Colocado por: jorgealvesque dependendo das restantes características da térmica podem ser mesmo assim suficientes para resolver a climatização.