Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos, tenho instalação na minha habitação toda em trifasico mas o antigo proprietario como não necessitava alterou para monofasico, necessito de alterar para trifasico o contador e da EDP dizem-me que tenho primeiro que retirar o xante que lá foi colocado para pasaar de 3 fases para uma, como sou leigo na matéria alguém me pode elucidar se é simples ou se necessito chamar um tecnico para me resolver a questão antes da E-Redes lá ir trocar o quadro?

obrigado a todos
  2.  # 2

Ao pedir contrato de monofasico para trifasico, a EDP tem acesso ao interior da habitação.
    Desde que na entrada tenha o "disjuntor", "diferencial" ou lá como se chama, eles passam de monofasico para trifasico.
  3.  # 3

O Sr. da edp se for bom moço faz isso , paga-lhe umas cervejinhas e fica tudo contente lol
  4.  # 4

Colocado por: callinasAo pedir contrato de monofasico para trifasico, a EDP tem acesso ao interior da habitação.
    Desde que na entrada tenha o "disjuntor", "diferencial" ou lá como se chama, eles passam de monofasico para trifasico.

Esse é mesmo o problema pois o que me informaram da EDP terei que ser eu a retirar o chante pois eles não o fazem... e se não estiver feito não colocam o contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: disaacjm
  5.  # 5

E precisa mesmo de trifásico?
  6.  # 6

Colocado por: mafgodE precisa mesmo de trifásico?

Sim pois o furo que fiz a bomba é trifasica, bem como o motor que vai ficar na piscina e os paneis a instalar...
  7.  # 7

Se não fizerem bem a distribuição pelas fases vai ser uma dor de cabeça para si com o quadro a disparar constantemente.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  8.  # 8

A bomba e o motor podia ter optado por uma monofásica.
    Monofásico é sempre mais pacífico, quanto mais não seja:
    Colocado por: 1pedro2Se não fizerem bem a distribuição pelas fases vai ser uma dor de cabeça para si com o quadro a disparar constantemente.

E se colocou agora esses equipamentos, terá que fazer uma redistribuição das cargas pelas fases, não é só retirar o shunt.

Eu, tentaria trocar para monofásico (se ainda não foi instalado).

Os preços das bombas monofásicas são praticamente iguais ás trifásicas....
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  9.  # 9

Colocado por: mafgodA bomba e o motor podia ter optado por uma monofásica.
    E se colocou agora esses equipamentos, terá que fazer uma redistribuição das cargas pelas fases, não é só retirar o shunt.

Concordam com este comentário:RicardoPorto

Já foi instalado, mas como a casa era trifasica eu não sabia que estava monofasica pois não tenho conhecimentos para tal, quanto ás cargas por fases logo verei o que fica e se necessário terei que pedir ao eletricista para as refaser ou redistribuir.
  10.  # 10

Colocado por: mafgodA bomba e o motor podia ter optado por uma monofásica.

Colocado por: 1pedro2Se não fizerem bem a distribuição pelas fases vai ser uma dor de cabeça para si com o quadro a disparar constantemente.

Vamos ver como ficará depois de ficar em trifasico...
  11.  # 11

E se os paineis que refere são fotovoltaicos em trifasico, só em inversores isso fica uma pipa de massa e não são nada eficientes.
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 12

Colocado por: RicardoPortoE se os paineis que refere são fotovoltaicos em trifasico, só em inversores isso fica uma pipa de massa e não são nada eficientes.

Mas são na vertente de pagar X por mês durante 48 meses, e sim ficam mais caros que os monofasicos, o problema é que fiz tudo a pensar que estava com instalação a funcionar trisfásico e desconhecimento que não estava, enfim, mais uma para aprendermos.
  13.  # 13

Colocado por: Mario_72Mas são na vertente de pagar X por mês durante 48 meses,
    EDP portanto :-(
  14.  # 14

Colocado por: mafgodEDP portanto :-(

Por acaso é outra empresa a Energia Independente do grupo Galp (tive um stress com a equipa da EDP que ia instalar os paineis e desisti deles pois só tem aquela equipa de instaladores infelizmente).
  15.  # 15

Ok, preços idênticos :-)

Têm a facilidade no pagamento "suave" mas terias soluções mais em conta fora desses grupos.

Por exemplo, o que vai pagar a mais por essa solução na GALP, se optasse por uma empresa no ramo, só na diferença, daria para pagar a mudança da bomba do furo e a da piscina com a mudança dos painéis de trifásico para monofásico.
    Pode comaprar por exemplo na solarshop e solarimpact.

Percebo que não perceba mas, quem lhe instalou, reparou logo que a instalação era monofásica e deveria ter sugerido a alternatova.
    Não percebo é terem instalado algo numa instalação que não está preparada... é que nem deu para verificar se ficou a funcionar ou não....

Continuo a dizer, era mudar o que tinha comprado para monofásico, pagando a diferença claro.
  16.  # 16

Colocado por: mafgodOk, preços idênticos :-)

Têm a facilidade no pagamento "suave" mas terias soluções mais em conta fora desses grupos.

Por exemplo, o que vai pagar a mais por essa solução na GALP, se optasse por uma empresa no ramo, só na diferença, daria para pagar a mudança da bomba do furo e a da piscina com a mudança dos painéis de trifásico para monofásico.
    Pode comaprar por exemplo na solarshop e solarimpact.

Percebo que não perceba mas, quem lhe instalou, reparou logo que a instalação era monofásica e deveria ter sugerido a alternatova.
    Não percebo é terem instalado algo numa instalação que não está preparada... é que nem deu para verificar se ficou a funcionar ou não....

Continuo a dizer, era mudar o que tinha comprado para monofásico, pagando a diferença claro.

sim acredito que sim, mas já que está agora, dá menos trabalho alterar de mono para trifasico.
  17.  # 17

Colocado por: Mario_72

Sim pois o furo que fiz a bomba é trifasica, bem como o motor que vai ficar na piscina e os paneis a instalar...

Há bombas de furo monofásicas bem como motores de piscina.
    Fez asneira, e vai continuar a andar em cima da asneira .
    Inversor trifásico, painéis trifásico...
    Asneiras e mais asneiras .
    Tem de contratar um eletricista para tratar disso. É fácil.
    Ninguém aqui tem a solução milagrosa.
    Mais fácil mesmo é trocar a bomba por uma monofásico.
  18.  # 18

Colocado por: callinas
    Há bombas de furo monofásicas bem como motores de piscina.
    Fez asneira, e vai continuar a andar em cima da asneira .
    Inversor trifásico, painéis trifásico...
    Asneiras e mais asneiras .
    Tem de contratar um eletricista para tratar disso. É fácil.
    Ninguém aqui tem a solução milagrosa.
    Mais fácil mesmo é trocar a bomba por uma monofásico.

Não entendo a parte do fiz asneira e continuo em cima da asneira mas ok,
    Problema resolvido foi simples e fácil “desfazer” o chante, tudo normal com fases bem escalonadas e sem problemas, quanto aos motores trifasico foi opção minha.

Obrigado a todos pelas dicas
  19.  # 19

Fica aqui um conselho para todos. Quando estiverem na dúvida que tipo de fornecimento têm numa casa. Basta criar uma conta no site da E-redes com o NIF associado a essa instalação. Lá conseguem ver não só se é monofásico ou trifásico, como também outros dados, nomeadamente a potência máxima admissível no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  20.  # 20

Colocado por: Mario_72

Não entendo a parte do fiz asneira e continuo em cima da asneira mas ok,
    Problema resolvido foi simples e fácil “desfazer” o chante, tudo normal com fases bem escalonadas e sem problemas, quanto aos motores trifasico foi opção minha.

Obrigado a todos pelas dicas

Leia este tópico, tópico #14
    https://forumdacasa.com/discussion/71601/retirar-o-maximo-potencial-do-autoconsumo/#Item_18

Colocado por: Mario_72... tudo normal com fases bem escalonadas e sem problemas

Nem vou comentar, está a querer enganar-se a si próprio.

0.0218 seg. NEW