Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde meus caros,

Comprei recentemente uma moradia com painéis termodinâmicos já instalados para aquecimento central e AQS.
    Precisava da vossa ajuda para perceber como tudo funciona e saber como poderei poupar, isto porque no 1º mês tive o botão da resistência do cilindro ligada e tenho um conta de luz exorbitante para pagar. Se desligar o resistencia, e testei por tres dias, a agua no cilindro não aquece.
    Queria desligar o aquecimento central mas manter a bomba de calor e os paineis a produzir energia suficiente para ter agua quente no cilindro, sem ter de recorrer ao auxiliar electrico.

Pelo que percebi o esquema é mais ou menos assim.
    Bomba de Calor e painel no telhado da garagem, ligado a um deposito de enercia. este deposito de enercia tem mais umas ligações ao cilindro de 200l... mais logo coloco algumas fotos.

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

aqui estão as imagens.
      deposito_inercia.jpeg
      deposito e saida de agua quente.jpeg
      bomba de calor e painel.jpeg
  3.  # 3

mais imagens.
      termoacumulador.jpeg
      saidas do deposito de inercia.jpeg
  4.  # 4

Como disse no comentário acima. O objetivo é desligar os radiadores em casa e ter apenas o sistema a funcionar para AQS.
    Neste momento tenho a resistência do termoacumulador (que é um energie) ligada para conseguir ter agua quente, o que implica andar a pagar quase 250€ de eletricidade por mes. O que acho completamente descabido, sendo que tenho dois painéis fotovoltaicos a produzir energia para autoconsumo.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade em ajudar.
  5.  # 5

Colocado por: jpmf_83painéis fotovoltaicos

Ou termodinâmicos?

Será que têm gás?

A bomba de calor trabalha?
  6.  # 6

Colocado por: rjmpires
    Ou termodinâmicos?

Será que têm gás?

A bomba de calor trabalha?

A bomba de calor trabalha, pelo menos sinto os radiadores dentro de casa a aquecerem. Tenho o termodinamico da foto. E no telhado de casa, independentes desta ligação, tenho fotovoltaicos para autoconsumo.
    Como posso verificar se o termodinamico tem gás?
    • SrR
    • 18 fevereiro 2021

# 7

A mim parece que voce tem duas bombas de calor
  7.  # 8

Colocado por: SrRA mim parece que voce tem duas bombas de calor

possivelmente. pois o painel termodinamico é o mesmo modo de funcionamento que uma BC...esse não é o problema nem a discussão se é um sistema solar ou não.
    a minha questão foi o que coloquei nos posts em cima.
    • SrR
    • 18 fevereiro 2021

# 9

O que lhe estou a tentar dizer é que parece k tem 2 bombas de calor, uma con painéis termodinamicos e ligado ao depósito de aqs branco, e outra bomba de calor aerotermica ligada ao aquecimento e deposito de inércia o laranja
    • SrR
    • 18 fevereiro 2021

# 10

Ou seja os painéis termodinamicos nao estao ligados ao sistema de aquecimento
  8.  # 11

Colocado por: SrROu seja os painéis termodinamicos nao estao ligados ao sistema de aquecimento

Estive a tentar perceber e a ver para onde ia cada tubo e penso que é isso mesmo.
    Sendo que o deposito AQS branco não aquece a agua se desligar o auxiliar electrico, deduzo que o painel tenha ido com as couves...
    Alguma sugestão para poder ter agua quente sem ter que vender a casa para pagar a electricidade?
    Sendo que a BC aerotermica funciona, alguma forma de aproveitar para a AQS?

O que sugerem? Ainda não consegui arranjar técnico que pudesse vir cá a casa verificar. Sou da zona de Torres Vedras.

Desde já grato pelos comentarios
  9.  # 12

Pois, veja bem o que está ligado ao quê.
    Se a bomba de calor não tiver uma serpentina a ir ao reservatório branco, só os painéis irão ajudar a aquecer essa água (além da resistência).
  10.  # 13

Colocado por: rjmpiresPois, veja bem o que está ligado ao quê.
    Se a bomba de calor não tiver uma serpentina a ir ao reservatório branco, só os painéis irão ajudar a aquecer essa água (além da resistência).

Como disse o srR pelo que parece, a BC aerotermica serve os radiadores. O painel serve o termoacumulador.
    E agora, alguma sugestão para resolver a questão de não ter agua quente sem ser com auxiliar electrico? E que custa os olhos da cara em eletricidade...

Obrigado
  11.  # 14

Então e os tais painéis termodinâmicos não estão a fazer o seu trabalho porquê?
    Já tem havido sol ai pela sua zona ou não?
  12.  # 15

Colocado por: jpmf_83
    Como disse o srR pelo que parece, a BC aerotermica serve os radiadores. O painel serve o termoacumulador.
    E agora, alguma sugestão para resolver a questão de não ter agua quente sem ser com auxiliar electrico? E que custa os olhos da cara em eletricidade...

Obrigado

Tem de arranjar um relógio para a resistência, e só funciona à noite em bihorario.
    Aquecer aqs com resistência, dará aí uns 45 euros mes.
    Mas pode arranjar um esquentador, sempre paga um pouco menos em gás.
  13.  # 16

Colocado por: rjmpiresEntão e os tais painéis termodinâmicos não estão a fazer o seu trabalho porquê?

Era isso que gostava de perceber.
    Desde que me mudei no primeiro mês não houve muito sol, então decidi ligar o auxiliar que era para ajudar o painel termodinamico. Quando chegou a conta da luz caí de c*...
    Nestes dias houve sol e testei desligar o auxiliar durante 3/4 dias, deixei de ter agua quente.
    Agora queria ajuda para perceber como posso resolver ou perceber o porque de o painel não estar a fazer o seu trabalho.
    Tenho tentado arranjar um tecnico mas nesta zona não tem sido nada facil.
  14.  # 17

Colocado por: callinas
    Tem de arranjar um relógio para a resistência, e só funciona à noite em bihorario.
    Aquecer aqs com resistência, dará aí uns 45 euros mes.
    Mas pode arranjar um esquentador, sempre paga um pouco menos em gás.

Estou a ponderar isso, mas queria perceber primeiro se há volta a dar e usar o sistem que está instalado. Assim sempre é um pouco mais ecológico.
  15.  # 18

Quanto foi conta da luz ?
  16.  # 19

Colocado por: callinasQuanto foi conta da luz ?

A dita, foi de 220€/1 mês...sendo que a bomba de calor aerotermica que alimenta o aquecimento central esteve sempre desligada.
  17.  # 20

Colocado por: rjmpiresEntão e os tais painéis termodinâmicos não estão a fazer o seu trabalho porquê?
    AH AH AH, como se aquela solução precisa-se do sol para fazer alguma coisa, os "paineis" até podiam estar debaixo da cama que faziam exactamente o mesmo.

por outro lado se tivessem enterrados é que seria a localização indicada para trabalharem eficientemente.

ps: só o Socrates é que permitiu que aquilo se chama-se painéis solares para ficar dentro do enquadramento legal na epoca, mas nunca foram nem nunca seram colectores solares, é sim uma bomba de calor mediana a cair pró fraco.

0.0189 seg. NEW