Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 22 fevereiro 2021

     # 21

    Colocado por: Pedro BarradasPela descrição dos trabalhos e pelas areas em causa. Nunca na vida, 35k chegam para realizar aquelas obras.Tudo o resto é paisagem....


    Olhem eu perdi uma obra que tinha a 900€/m2 para um concorrente que apresentou 625€/m2... é tirar conclusões. Já enviei uma lata de vaselina ao ex-potencial cliente.
  1.  # 22

    Colocado por: RRoxxJá enviei uma lata de vaselina ao ex-potencial cliente.

    Provavelmente não irá precisar pois nunca se vai aperceber dos momentos em que está a ser enrrabu.
    Se nunca ninguém lhe mostrar a diferença, provavelmente vai achar que é tudo normal e que está tudo bem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    •  
      RRoxx
    • 22 fevereiro 2021

     # 23

    um tipo que adjudica um orçamento de uma moradia de 270m2 a um orçamento feito numa folha A4 ta a pedir.

    Já foi alertado para uma série de questões.. a resposta é sempre "ma eles dizem que fazem bem e tem alvará".

    Sim senhora... se eles dizem então esta tudo bem... enfim. Só não sinto pena porque é a pedido.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 24

    Colocado por: RRoxxa resposta é sempre "ma eles dizem que fazem bem e tem alvará".

    Por vezes não consigo compreender este tipo de ingenuidade.
    Lá no fundo até compreendo, é a busca de um sonho. Ainda que por vezes desconfiem que se calhar as coisas não são bem assim, há sempre a esperança de que comigo vai ser diferente, afinal é o meu sonho.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Joao Dias
  3.  # 25

    Colocado por: RRoxxconcorrente que apresentou 625€/m2
    ainda haver quem vá na conversa é que me espanta..
    •  
      RRoxx
    • 22 fevereiro 2021

     # 26

    Mesmo... ja o nosso não era elevado... mas com preços assim nem tocamos. ficava abaixo do custo.
  4.  # 27

    Colocado por: RRoxxficava abaixo do custo.

    Não fica porque boas práticas não são para cumprir.
    A execução será aquilo que vemos por ai
    O cumprimento dos requisitos legais é só para empresas grandes.
    Se formos analisar bem a coisa, aquilo até dava para fazer por 500€ e ainda ganhar dinheiro
    Concordam com este comentário: RRoxx
  5.  # 28

    Colocado por: RRoxx

    Olhem eu perdi uma obra que tinha a 900€/m2 para um concorrente que apresentou 625€/m2... é tirar conclusões. Já enviei uma lata de vaselina ao ex-potencial cliente.


    Eu perdi uma obra, apenas estrutura, com 620m2 (280m2 cave + 280m2 R/C + 60m2 de sótão) com um orçamento de 88k com iva incluído. O potencial cliente ligou-me e disse-me que tinha um orçamento 10k mais barato, ainda me deu a oportunidade de fazer a obra por mais 5k do que o concorrente, mas eu não aceitei.
    Concordam com este comentário: marco1, Olim
  6.  # 29

    Colocado por: zedasilva
    Por vezes não consigo compreender este tipo de ingenuidade.
    Lá no fundo até compreendo, é a busca de um sonho. Ainda que por vezes desconfiem que se calhar as coisas não são bem assim, há sempre a esperança de que comigo vai ser diferente, afinal é o meu sonho.


    Eu consigo, é fácil: há toda uma cultura que nos diz que o lucro é mau e que se aquele tipo nos cobra X e o outro X+Y estamos a ser roubados. "Ai o gajo cobra isto pela mão-de-obra e aquilo pelos materiais? Fácil, eu forneço os materiais, porque é aí que os gajos ganham dinheiro", e por aí fora
    Concordam com este comentário: zedasilva, falcon16, Joao Dias
    • mica
    • 23 fevereiro 2021

     # 30

    Colocado por: ghost12

    Eu perdi uma obra, apenas estrutura, com 620m2 (280m2 cave + 280m2 R/C + 60m2 de sótão) com um orçamento de 88k com iva incluído. O potencial cliente ligou-me e disse-me que tinha um orçamento 10k mais barato, ainda me deu a oportunidade de fazer a obra por mais 5k do que o concorrente, mas eu não aceitei.
    Concordam com este comentário:marco1,Olim


    Já Acho o seu muito barato, e o cliente conseguiu mais barato ainda?
  7.  # 31

    Bom dia,

    Não considero caro.
    Não vi a complexidade do seu projecto, por isso não sei como está organizada as sua moradia e como estão dispostos os espaços. Como também, não sei se a zona húmidas e as áreas técnicas estão muito afastadas uma das outras. Mas partindo do principio que isso foi tudo pensado de forma correcta:

    Eu normlamente quando desenho um projecto apresento uma estimativa geral do custo da obra, que é o somatório de uma mutiplicação que tem como parcelas:

    Área bruta de construção; - 110m2
    preço por m2; 1100€/m2 (custo em Lisboa e Vale do Tejo)
    Coeficiente do tipo de tipologia - 0.8 (moradia unifamiliar)

    Custo geral do custo da obra - 110m2 x 1100€/m2 x 0.8 = 96.800€

    boa sorte
  8.  # 32

    Colocado por: mica

    Já Acho o seu muito barato, e o cliente conseguiu mais barato ainda?


    "Só" 10k mais barato.
    Com a concorrência a fazer preços assim não posso apresentar orçamentos desajustados para a realidade local. Aqui ainda não chegaram os 1000€/m2. :)
    •  
      RRoxx
    • 23 fevereiro 2021

     # 33

    Voce nao ve o Francisco Ferreira a dizer que estima uma obra em 880€/m2? é importante é que indexado a essa estimativa fiquem indexados os niveis de acabamento. 880€/m2 não dá para madeiras maciças, cozinhas alto brilho, loiças xpto, azulejos ou pedras de 2,10x1,20 etc etc.

    A estimativa é credivel em lisboa mas para gama média (ou baixa se preferirem) sem muitas invenções.
    • RB
    • 25 fevereiro 2021

     # 34

    Colocado por: Pedro BarradasPela descrição dos trabalhos e pelas areas em causa. Nunca na vida, 35k chegam para realizar aquelas obras.Tudo o resto é paisagem....
    Concordam com este comentário:CMartin,eu

    Pois, no entanto a estimativa do arquiteto no projeto, não chega a 30 mil...
  9.  # 35

    Colocado por: RBPois, no entanto a estimativa do arquiteto no projeto, não chega a 30 mil...

    Mas essa estimativa não tem nada a ver com o valor da obra, é uma estimativa para a câmara municipal, que depois serve para definir o tipo de alvará da empresa de construção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias, aarr2021
  10.  # 36

    Colocado por: RB
    Pois, no entanto a estimativa do arquiteto no projeto, não chega a 30 mil...

    Pode colocar aqui o documento da estimativa da obra ?
    • RB
    • 27 março 2021

     # 37

    Tenho andado a pedir orçamentos a empresas mediante o mapa de quantidades e já vi que não consigo preços mais baixos que 60000 a 70000 ou mais. Até um que supostamente era de 47000 afinal era uma treta só para ficarem com a obra. Na zona que é, a casa dificilmente mesmo com todas as obras ficaria com esse valor, se um dia a quisesse vender. Não é o caso, porque tem um valor sentimental, era casa de família que foi deixada em herança.
    Antes de fazer o projeto, perguntámos ao projetista em quanto poderia ficar essa remodelação e ele não se tendo comprometido com valores, deu-me um exemplo de uma casa que tinha feito e andava pelos 32000, até com mais área e bons acabamentos. Depois na estimativa orçamental dava 28800 euros. Para um leigo como eu, achei que seria à volta desse valor. Agora com o mapa de quantidades, vejo lá tantos pormenores que resulta em orçamentos a que não posso chegar. Vejo-me perante o dilema de ter pago os projetos de arquitetura e especialidades e agora não conseguir fazer a obra e portanto de não poder habitar a casa.
    Quase tudo que está no projeto é necessário, mas vejo que há muitos acabamentos, tipo picagem de paredes, chão, betonilhas etc. que apesar de importâncias menores tudo somado é bastante. O que levou a pedir licenciamento foi a alteração do telhado, uma lage aligeirada no piso de uma divisão do 1o andar com escada para o piso inferior, a construção de um pequeno terraço com escada para o quintal e o aumento de 1 metro no WC que é na fachada principal onde já existe o WC e também um pequeno telheiro de 1,70 para uma churrasqueira. Se o WC e a varanda gostaria de manter, já o telheiro poderia ser dispensado. Também poderia dispensar a escada do terraço, uma vez que há passagem por dentro de casa. Para além disso o projeto prevê arranjos exteriores, nomeadamente no quintal/logradouro que não havendo dinheiro podia para já prescindir. Mas será que é possível, uma vez que se apresentou projeto de arranjos exteriores?
    Poderia não fazer a tal escada para o quintal que está no projeto?
    Se fizer estas alterações que até diminuem a área, terei que fazer novo projeto ou poderei pedir estas alterações no decorrer da obra, de modo a ser refletido nas telas finais?
    A comunicação com o projetista não tem sido fácil, por isso recorro a este fórum e aos vossos conhecimentos desta matéria. Por isso peço-vos toda a ajuda possível. Vejo que não consigo chegar aos valores que me pedem, estou na disposição de prescindir de certas coisas, mas não sei se posso. Sinto que ou faço por esses valores que não tenho ou não posso fazer nada e entretanto já perdi o dinheiro dos projetos. Obrigado por tudo o que puderem ajudar para eu ter uma "luz", uma orientação no que hei-de fazer.
  11.  # 38

    Colocado por: RBVejo-me perante o dilema de ter pago os projetos de arquitetura e especialidades e agora não conseguir fazer a obra e portanto de não poder habitar a casa.

    Estamos só em Março e já é o quarto DO que me chega todo entusiasmado e que sou obrigado a demonstrar-lhe que afinal o orçamento que tem não chega para o projeto que lhe venderam.
    Foram 4 clientes que perdi mas espero que tenham sido 4 famílias a quem evitei grandes dissabores.

    Colocado por: RBSe fizer estas alterações que até diminuem a área, terei que fazer novo projeto

    Sim, são alterações que obrigam a novos projetos. Arquitetura e especialidades. Não podem ir em telas finais.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  12.  # 39

    Colocado por: zedasilva
    Estamos só em Março e já é o quarto DO que me chega todo entusiasmado e que sou obrigado a demonstrar-lhe que afinal o orçamento que tem não chega para o projeto que lhe venderam.
    Foram 4 clientes que perdi mas espero que tenham sido 4 famílias a quem evitei grandes dissabores.


    Sim, são alterações que obrigam a novos projetos. Arquitetura e especialidades. Não podem ir em telas finais.
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

    E vai piorar muito, mas muito mesmo. Vai haver pessoal a passar mal este ano.
    Nos soalhos vai de mal a pior com os preços a caírem a pique por causa de algumas equipas que cairam de paraquedas com valores ultra competitivos para a qualidade demonstrada. O problema foi que essa qualidade tem um custo muito superior aos valores que estavam a praticar e agora, depois de seis Meses de obra feita, já começaram a chegar os primeiros SOS de obras absolutamente deploráveis onde por e simplesmente, o trabalho realizado não tem descrição possível.
    Vai haver muita gente a ter problemas sérios nos próximos Meses. Mas garantidamente. Quem segue o nosso dia á dia pelo face ou pelo insta perceberá facilmente do que estou a falar.
    Seja soalhos, mosaicos, sanitas, etics, tubos, carros, lâmpadas, o que for, a qualidade paga-se e de uma forma absolutamente transparente, regra geral, discrepâncias brutais nos orçamentos indiciam diferenças brutais nos resultados finais.
    São tempos difíceis mas na realidade só é enganado quem quer. Questionem, mas questionem tudo!!
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  13.  # 40

    E já agora pegando nisto. Uma das coisas que mais me vou apercebendo é que a maioria das pessoas que é enganada é porque deu de caras com um profissional do outro lado que se limitou a fazer o mais fácil... fazer a vontade ao cliente. “Ahhhh quer construir uma casa com 400m2 por 150.000,00€ com piscina e iva incluidos?? Com certeza, não há problema nenhum.”
    No nosso caso, e recebemos muito feedback destes, “quer aplicar um soalho maciço de Pinho por 50€ m2 em cima de um PRH a fazer aquecimento e arrefecimento?? Sem stress é já!! O quê? Afinal quer um soalho de Afzélia, Sucupira, Wengué, etc?? Mas só pode gastar 50€ m2?? Com certeza, dá para fazer sem problema algum.” Nem para o Pinho dava quanto mais para as outras...
    E isto é transversal a todas as especialidades da construção.
    Por isso eu digo, das duas uma, ou vão ter directamente com equipas com provas mais que dadas ou então têm de pedir vários orçamentos e em caso de grandes discrepâncias, têm de questionar tudo. Mas de mente aberta e preparados para aceitar que na realidade, entre o que podem gastar e efetivamente teriam de gastar para os trabalhos serem bem feitos pode haver um mundo de distância.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas
 
0.0256 seg. NEW