Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Andam por aí muitos arquitetos que são uns péssimos profissionais, fazem barato para ter clientes, obrigam o mercado a baixar o preço, e o povinho fica todo contente com os projetos baratos à custa da falta de qualidade. Além disso fazem crer aos clientes que a estimativa orçamental que é obrigatório entregar na câmara, é um valor indicativo para o custo real das obras, já vi tanta gente enganada com isso neste fórum.

    Quanto ao problema do RB, é fazer um mapa comparativo onde possa comparar todos os preços unitários, e ver onde estão as diferenças entre empreiteiros, depois reuniões com os empreiteiros para perceber porque é que em alguns preços estão muito acima ou muito abaixo da média, renegociar todos os preços unitários que estão muito acima da média, e simultaneamente reunir com o arquiteto, ou melhor ainda, contrata já um fiscal para reverem o mapa de quantidades e o projeto, de modo a retirarem tudo o que possa ser adiado.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Joao Dias, falcon16
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB, NLuz
    • RB
    • 2 abril 2021

     # 42

    Colocado por: nortenho66

    Mapa de quantidades e estimativa orçamental são duas coisas diferentes, até porque uma estimativa deve ser feito porque quem conheço o mercado de construção da zona, um medidor orçamentista.


    RB foi-lhe dito que faria essa obra por esse valor pelo arquitecto?

    Foi precisamente por um medidor orçamentista que é da zona
  2.  # 43

    Colocado por: PicaretaAndam por aí muitos arquitetos que são uns péssimos profissionais, fazem barato para ter clientes


    E também andam por aí muitos, senao a maioria, de empreiteiros que são péssimos profissionais... Mas ao contrário dos arquitetos, todos os empreteiros continuam com os seus consórcios a combinar precos e a fazer cada vez mais caro porque a procura simplesmente é maior do que a oferta...
    Mas isto está para acabar... Os espanhóis já começam a prosperar no nosso mercado, com mais qualidade e preços mais baixos... é só comparar o preço da construção junto á fronteira com o preco da construção mais longe dos nuestros hermanos...
    • RB
    • 2 abril 2021

     # 44

    Colocado por: jfsmoreira

    E também andam por aí muitos, senao a maioria, de empreiteiros que são péssimos profissionais... Mas ao contrário dos arquitetos, todos os empreteiros continuam com os seus consórcios a combinar precos e a fazer cada vez mais caro porque a procura simplesmente é maior do que a oferta...
    Mas isto está para acabar... Os espanhóis já começam a prosperar no nosso mercado, com mais qualidade e preços mais baixos... é só comparar o preço da construção junto á fronteira com o preco da construção mais longe dos nuestros hermanos...

    Está muito difícil quem queira fazer a obra, anda tudo cheio de trabalho, alguns dizem-nos que só para o próximo ano estão disponíveis. Por isso também pede valores altos.. Por acaso a obra é quase na fronteira com Espanha. Será que um empreiteiro espanhol pode fazer uma obra com licenciamento?
  3.  # 45

    Colocado por: zedasilva
    Provavelmente não irá precisar pois nunca se vai aperceber dos momentos em que está a ser enrrabu.
    Se nunca ninguém lhe mostrar a diferença, provavelmente vai achar que é tudo normal e que está tudo bem.


    Bom dia, trabalha na zona de Lisboa? Precisava de empreteiro de confiança para a área de Lisboa para remodelão de apartamento
  4.  # 46

    Bom dia,

    O custo da obra é uma coisa, o custo dos projectos de arquitectura é outra coisa e os custo das Especialidades é ainda outra coisa.
    Na fase inicial o que se faz é um cálculo geral, que é uma estimativa geral do custo da obra. Que normalmente estima-se um valor por m2 e apresenta-se ao Município se for caso disso.

    Não existe uma fórmula exacta, para definir um preço exacto do custo total que se vai gastar na obra (desde o seu inicio até ao seu fim), existe sim previsões, ou seja variações que no decorrer dos processos podem mais ou menos prever e/ou precaver.

    O único momento onde se pode ter boas garantias do preço de construção, é no momento onde se realizam os projectos de execução, combinado com os mapas de medições. Para um medidor orçamentar, realizar mapas de medições, precisa de um grupo de informação (escrito e desenhado) técnico, rigoroso, completo e compatibilizado para fazer tabelas quantitativas. Depois deste passo estar finalizado, lança-se o concurso-de-empreitada. Na prática isto quer dizer: que depois de possuir a tabela de medições em excel, que contém os vários valores o custo da obra, pode comparar as várias propostas das empresas de construção e por fim escolher o empreiteiro e celebrar um contrato ou Caderno de Encargos.

    Como técnico aconselho sempre a fazer um projecto de execução, é um facto que é cerca de 35% do custo do projecto de Arquitectura, mas é esta fase que permite ter uma "casa de tijolo e não de palha", que aguente anos, sem sofrer patologias significativas e que o salvaguarde de outros entraves. - Não se esqueça que há um documento "Caderno de Encargos" um género de contrato, com cláusulas técnicas e jurídicas que defende sempre o DO de problemas que ocorram no decorrer da obra. Desde o fornecimento de materiais até à sua aplicação. - Esse documento faz parte do processo do Projecto de Execução e pode ser feito pelos técnico que legalizaram a sua projecto no Município.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Bondi
  5.  # 47

    Colocado por: Francisco Ferreiraé um facto que é cerca de 35% do custo do projecto de Arquitectura


    Mete mais %... pelo menos 50%.
 
0.0169 seg. NEW