Iniciar sessão ou registar-se
    • nore
    • 24 fevereiro 2021

     # 61

    Colocado por: Ana_DadoFaça uma cozinha bonita, com arrumação para guardar as coisas menos bonitas e verá que não são as panelas ou os pratos sujos que o vão incomodar quando estiver na sala.
    Eu sempre vivi em casa com cozinha separada da sala, agora que tenho um open space iria custar-me imenso voltar para algo separado.
    Concordam com este comentário:nore
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP


    Isto é o que mais gosto quando vejo programas de renovação de casas dos USA/Canadá: A ligação entre cozinha e sala, em open space. É uma diferença brutal.
  1.  # 62

    Colocado por: Anonimo06082021se calhar também tinha PPR não?


    Não sei detalhes das escolhas de materiais, apenas sei que exigiram um projecto feito à sua medida orçamental e temporal.

    Na minha optica é quase impossível um gabinete "acertar" neste tipo de projectos sem grandes derrapagens. Tem que conhecer muito mas muito bem o mercado e/ou ter construtor associado.
  2.  # 63

    Colocado por: RUIOLIA minha estratégia tem sido ir ver obras, tenho um caderninho onde aponto, aspetos como: Qualidade de construção; Arrumação do estaleiro; Segurança da obra; Relacionamento com o Dono de Obra, etc. Os que passarem no crivo, avanço para o pedido de proposta. Para quem quer Qualidade de Construção, escolher um empreiteiro que normalmente já tem uma elevada qualidade é mais de meio caminho andado, com um bom projeto é mais um quarto, a fiscalização faz o resto... se o empreiteiro tem pouca qualidade, por mais cenas e papeis que tenhamos, não é na nossa obra que ele vai fazer bem, vai ser um jogo do gato e do rato...


    concordo e acrescento: o empreiteiro além de profissional tem que ser "pessoal", quero eu dizer, também se colocar no lugar do cliente e estar ali para ajudar a concretizar um projecto de uma vida, sem colocar entraves com os diversos intervenientes da construção.

    E para mim a melhor garantia de uma casa é ela estar executada de forma correcta: e a forma correcta nem sempre está no projecto, nem sempre está na maneira como sempre o empreiteiro fez: está na avaliação diária do decorrer da obra e na sua execução e resolução de problemas. O resto é medir pilinhas como se vê muito por aí (aqui).
  3.  # 64

    Colocado por: MacGyverTem que conhecer muito mas muito bem o mercado e/ou ter construtor associado.


    E o mercado está muito instável...
    • JotaP
    • 24 fevereiro 2021

     # 65

    Colocado por: RUIOLI

    Até se pode fazer o MQT, mas orçamentam o valor global de cada rubrica, sem valores unitários.

    Das informações que recolhi, é tranquilo, não andam ali à procura de trabalhos a mais, se os projetos estão fracos até preferem fazer melhor para não ter chatices no futuro.

    JotaP, o que dizes da CPatamar? Gosto das obras deles.


    Não estou a ver obras dessa empresa.
    Eu do senhor Coelho vi o básico. Sei que ele não é adepto de Étics mas se tiver que fazer, faz. Parede dupla, vejo que corrige o básico de vigas e pilares. Mais ao pormenor ainda não fui.

    Da parte dele tenho umas referências de valores meio de boca, para desaterros e custos de fazer cave VS sem cave, que não assustam. Na hora H logo vemos.

    Já tens resposta de algum da zona?

    DR1982
    Esta casa tem semelhanças com a actual. Esse quarto "era" o quarto dos meus pais. De início e a não ser que a idade obrigue será o atelier de costura da minha mulher ou quiçá umas salas de estudo dos miúdos.... Até pode ser o meu lounge que sempre foi pensado para a garagem... É multifunções :)

    Para quem falou de privacidade, aqui nesta localização é fácil de a garantir. Virado a sul o vizinho que é o meu pai não tem janelas ou varandas para Norte e fica a 8metros, a parede mais próxima, visto a largura de entrada de garagem que teremos.
  4.  # 66

    Colocado por: JotaPNão estou a ver obras dessa empresa.


    Estão a fazer meia dúzia de obras abaixo da Escola do TRigache, não meti o nome todo :) Tem um logo vermelho e laranja, tu chegas lá, eles também são do Trigache, ali perto do Solar da Roda.
    • JotaP
    • 24 fevereiro 2021

     # 67

    Já sei! Também tem bom aspecto.
  5.  # 68

    Colocado por: MacGyver
    E para mim a melhor garantia de uma casa é ela estar executada de forma correcta: e a forma correcta nem sempre está no projecto, nem sempre está na maneira como sempre o empreiteiro fez: está na avaliação diária do decorrer da obra e na sua execução e resolução de problemas


    A pensar assim vai ser mais um que vai passar a vida aqui no fórum a pedir que lhe resolvam detalhes e problemas, tal como o vizinho aqui do lado com as soleiras das janelas.
    • JotaP
    • 25 fevereiro 2021

     # 69

    Eu vou apostar em projectos que considero de qualidade. Veremos se comecei bem..em termos de arquitectura eu teria muito a ganhar esticando a área de implantação, mas se começo a ceder, garanto logo de início que não a faço...e eu só desisto de a fazer depois dos orçamentos me mostrarem que não sou capaz....e tento na próxima crise 😁

    PS: mais de metade dos posts da última página do me apareceram hoje..

    RUIOLI e já algum construtor deu resposta?
  6.  # 70

    Ora a coisa lá vai devagarinho e entretanto o RC está mais que fechado assim:

    Anulou-se o roupeiro que nunca iriamos fazer e aumentámos o WC principal e único, deste piso.

    A lareira não existirá
      piso 1 sem id final.png
  7.  # 71

    1º andar, após vermos a proposta dos alçados, resolvemos sugerir ao arquitecto a retirada da janela que ilumina o closet do quarto que aqui aparece na imagem em baixo do lado direito, porque a ideia seria mesmo deixar de ter esse armário. Quarto amplo e com isso o wc passa a ter a porta ao lado da do quarto...se viável.
    O janelão a sul, do quarto principal, também mais pequeno para ter essa parede como possibilidade de cabeceira de cama.
      Piso 2 sem id final.png
  8.  # 72

    Alçado frontal - proposta do arquitecto.
    Por gosto da patroa, quer que a janela seja igual ao restante... Vamos ver que diz o arquiteto mas acredito que se a casa ali for semi enterrada, não seja possível (torço por isso :D )
      Alçado frontal - nossa sugestão.png
      Frente Arquitecto.png
  9.  # 73

    Alçado lateral, a meu ver interessantissimo!

    A proposta do arquitecto parece-me muito boa, mas como achámos que era muitas janelas laterais isso também nos fez olhar de novo para o interior e como de facto ganhamos mais com um quarto amplo/grande do que com um closet que no fundo não é mais que um roupeiro com janela, sugerimos a supressão dessa janela e diminuição da janela do quarto principal, casando com a dimensão das janelas "pequenas"..

    Criticas e elogios?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Alçado lateral - nossa sugestão.png
      Lateral arquitecto.png
  10.  # 74

    Assim de repente ( e para o meu gosto) acho os alçados laterais demasiadamente simétricos,... No RC aquelas duas portistas!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  11.  # 75

    Aqui só está um alçado lateral.
    A versão do arquitecto VS a nossa sugestão.
    O outro alçado é parede apenas pq gemina com o terreno do lado.
  12.  # 76

    Ficou a faltar o desenho das traseiras e não havia nada a dizer quanto ao virado a Norte, por ser geminado com o terreno ao lado.
      Traseiras final.png
  13.  # 77

    Colocado por: JotaPAqui só está um alçado lateral.
    A versão do arquitecto VS a nossa sugestão.
    O outro alçado é parede apenas pq gemina com o terreno do lado.
    partindo do princípio que a 1 é do arquiteto , na minha opinião é bastante melhor...
  14.  # 78

    Está a falar da lateral? UMa escrevi "Arquiteto" no desenho, a outra que nada diz é a nossa sugestão.
    • riscos
    • 29 março 2021 editado

     # 79

    No alçado lateral também gosto mais da tua Pina do que a do arquiteto.. A ver por fora, agora tb tens de ver a utilização por dentro, e o facto de estares a tirar/encolher os vaos a sul que tu querias grandes e muitos, muita luz zzz. Lol
  15.  # 80

    Tens toda a razão, riscos.
    Mas há coisas que depois de postas no papel... e sim, a do arquitecto faz sentido com a luz e com o interior sugerido.
    Agora ao ver de fora, aquelas 3 janelas seguidas parecem demais e a do quarto principal é na questão da decoradora entender que volta e meia roda a cama porque sim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
 
0.0319 seg. NEW