Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, vou tentar resumir a minha situação de uma forma mais breve possível.
    Há cerca de 5 anos, herdei um monte da minha familia, que seria o monte em que o meu Pai vivia na altura com a minha madrasta.
    Efetivamente, chegou a uma altura em que ele que ele ficou sem dinheiro e precisava de vender para comprar uma casa mais barata e ficar com algum dinheiro.

    Até aqui tudo bem, no entanto, dado que estaria em meu nome e ia ser vendido eu informei-o que tem de se pagar mais valias e que me tera de dar o dinheiro que terei de pagar no IRS. No entanto, tem me ocultado coisas, e como nao estou no mesmo local a viver fico um pouco as escuras.

    No entanto, soube por outra pessoa, que já tinha sido efetuado um contrato de compra e venda para outro comprador, com uma procuração do qual eu desconheço e recusa-se me a dizer se é em meu nome.

    A partir daí comecei a sentir que poderia me tentar enganar no futuro, vender sem o meu conhecimento e deixar-me queimado nas finanças.

    A minha questão é, se efetivamente ele efetuar a escritura sem o meu conhecimento, eu consigo anular essa escritura? Dado que a propriedade está em meu nome, mas a mediação imobiliaria penso que o está a ajudar a tramar alguma, dado que quando estive la perguntei as despesas que iam estar associadas, e dadas e ninguem ainda sabia, no entanto sabe-se que será para dia 8.

    No entanto, sinto um mau presságio em relação a isto, e quero estar informado do que posso fazer se efetivamente for efetuada uma escritura de venda de um imovel em minha propriedade sem eu ter estado presente informado de nada, um contrato de compra e venda feito sem mim e uma escritura.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Fale com a imobiliária e diga que não assinou nada e que se a venda de concretizar que irão ser responsabilizados. Envie carta registada
  3.  # 3

    Colocado por: Luis81Envie carta registada
    de preferencia mandada por um advogado
    • jose19
    • 24 fevereiro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: Luis81Fale com a imobiliária e diga que não assinou nada e que se a venda de concretizar que irão ser responsabilizados. Envie carta registada



    O problema é que acho que a imobiliaria está associado nesta venda. Se ela acontecer sem o meu conhecimento posso anular a venda ?
    A imobiliaria não parece estar interessada, fiz o pedido de documentos relativos a venda e não me fizeram chegar nada.
  4.  # 5

    Penso que as escrituras (mas não tenho a certeza) são actos públicos. Poderá estar no notário nesse dia. Se conhecer o sítio onde se fará a escritura pode sempre informar que não deu autorização e que o documento/procuração é falso...

    Se for feito por outros meios, não faço ideia.

    Cumprimentos.
  5.  # 6

    Colocado por: CaravellePenso que as escrituras (mas não tenho a certeza) são actos públicos. Poderá estar no notário nesse dia. Se conhecer o sítio onde se fará a escritura pode sempre informar que não deu autorização e que o documento/procuração é falso...

    Se for feito por outros meios, não faço ideia.

    Cumprimentos.


    A minha questão é caso eu não descubra o dia se o posso fazer depois? Estou a deduzir que o meu Pai não me vai enganar, mas poderá acontecer e nesse caso é que me questiono as minhas opções? se posso falar com o notario e anular a escritura
  6.  # 7

    Mete um processo crime contra falsificação de documentos e assinaturas
  7.  # 8

    Como você herda se seu pai ainda é vivo?
    Terá herdado uma parte, não ?
  8.  # 9

    Colocado por: jose19


    O problema é que acho que a imobiliaria está associado nesta venda. Se ela acontecer sem o meu conhecimento posso anular a venda ?
    A imobiliaria não parece estar interessada, fiz o pedido de documentos relativos a venda e não me fizeram chegar nada.


    A história está muito incompleta.
    Se o imóvel está em seu nome e se não passou nenhuma procuração ao seu pai, ele evidentemente não o pode vender.
  9.  # 10

    Colocado por: callinasComo você herda se seu pai ainda é vivo?
    Terá herdado uma parte, não ?


    Foi herdado apenas para mim, pelo meu avo.
  10.  # 11

    Colocado por: luisvv

    A história está muito incompleta.
    Se o imóvel está em seu nome e se não passou nenhuma procuração ao seu pai, ele evidentemente não o pode vender.

    ~
    Inicialmente o meu avo pos a propriedade da casa quando comproou em meu nome e tinha o usufruto até morrer. Atualmente ele morreu, no entanto quem utulizava a casa era o meu Pai. Eu não vivo com ele já, no entanto ele disse me que queria vender pois estava sem dinheiro e ia comprar uma casa mais barata. No entanto, ele ja fez uma compra e venda , com uma procuração que eu nunca assinei e estou com receio que faça a venda e gaste o dinheiro deixando me a mim em divida com as finanças.
    • Palhava
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 12

    Tem de revogar a procuração com urgência.

    Está no estrangeiro?

    Não consegue falar com o seu Pai?
    • Palhava
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 13

    Colocado por: jose19ele disse me que queria vender pois estava sem dinheiro e ia comprar uma casa mais barata


    Mas afinal como filho e proprietário real da casa qual é o seu desejo para o imóvel?

    Está numa casa sua sem pagar.
    Afinal que encargos recaem sobre essa casa/monte para que seja preciso vender?
  11.  # 14

    Colocado por: jose19
    Inicialmente o meu avo pos a propriedade da casa quando comproou em meu nome e tinha o usufruto até morrer. Atualmente ele morreu, no entanto quem utulizava a casa era o meu Pai. Eu não vivo com ele já, no entanto ele disse me que queria vender pois estava sem dinheiro e ia comprar uma casa mais barata. No entanto, ele ja fez uma compra e venda , com uma procuração que eu nunca assinei e estou com receio que faça a venda e gaste o dinheiro deixando me a mim em divida com as finanças.


    Sem uma procuração assinada por si (com assinatura reconhecida)ele não pode vender, ponto final.


    Admitindo que estivesse disposto a cometer um crime de falsificação de documento, teria que falsificar, quer a assinatura, quer o reconhecimento notarial, de forma a enganar o notário/conservador no acto da escritura.

    Não será impossível, mas é muito difícil.
  12.  # 15

    Colocado por: PalhavaTem de revogar a procuração com urgência.

    Está no estrangeiro?

    Não consegue falar com o seu Pai?


    Se não assinou, não há procuração.
    Concordam com este comentário: Palhava
    • Palhava
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 16

    Colocado por: jose19quando estive la perguntei as despesas que iam estar associadas, e dadas e ninguem ainda sabia,

    Isso é natural porque os agentes imobiliários não têm formação nem vontade para calcular isso.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  13.  # 17

    Colocado por: PalhavaTem de revogar a procuração com urgência.

    Bem... isso era confirmar que a procuração era verdadeira.
    • RCF
    • 25 fevereiro 2021

     # 18

    Colocado por: jose19O problema é que acho que a imobiliaria está associado nesta venda. Se ela acontecer sem o meu conhecimento posso anular a venda ?


    Colocado por: jose19A minha questão é, se efetivamente ele efetuar a escritura sem o meu conhecimento, eu consigo anular essa escritura?

    Sim, pode anular a escritura. Ou melhor, pode requerer a nulidade da escritura.

    Mas, isso já é "correr atrás do prejuízo". Tente é impedir a venda, se vir que existe mesmo esse risco.
    Já encontrou na internet algum anúncio para a venda? Pesquise e se encontrar, contacte a imobiliária e esclareça ser o proprietário. Envie-lhes carta registada a informar.
  14.  # 19

    Há alguma forma de saber se existe alguma procuração mesmo que sendo falsa?

    As procurações ficam registadas na conservatória ou em alguma entidade?
    • RCF
    • 25 fevereiro 2021

     # 20

    Colocado por: PalhavaHá alguma forma de saber se existe alguma procuração mesmo que sendo falsa?

    Não

    Colocado por: PalhavaAs procurações ficam registadas na conservatória ou em alguma entidade?

    Eles podem, simplesmente, ser feitas por advogado, sem recurso a qualquer serviço público
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
 
0.0206 seg. NEW