Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Preciso esclarecer umas dúvidas por favor que me andam aqui a baralhar as ideias...
    Comprei um imóvel há cerca de 2 anos e apresentei-me ao responsável (residente no prédio) do condomínio como novo proprietário. Até ai tudo bem, foi me dito o valor a pagar, assim meio no ar e pronto comecei a pagar, mas fiquei logo com pé atras!
    t1-25euros, 60m2
    t2-30euros
    t3-35euros..
    Logo nos valores de condomínio a pagar cheirou-me logo a esturro, ora isto porque? Os t1 são os únicos que não têm garagem, nem acesso a ela, todos os outros têm! Acho o valor muito alto para um prédio com mais de 35 anos, sem elevador com 3 frações por andar e 3 andares..mas pronto tenho vindo a pagar.
    Nunca me foi apresentado nem proposto nestes 2 anos nenhuma reunião de condóminos, nunca vi uma ata, permilagens, seguro, fundos de maneio nada, prestação de contas!
    O responsável nem conta bancária tem do condomínio, diz que não é preciso.. o que acho muito estranho e sem lógica nos tempos que correm!
    O apartamento que comprei, teve uma pessoa que deixou de pagar o condomínio durante mais de 6 anos, frisei lhe isso e respondeu me que não vale a pena fazer nada! Ora isto não é normal...
    O prédio é antigo, tal como disse, com mais de 35 anos onde tudo parou no tempo, lâmpadas de iluminação dos corredores das que gastam mais, limpezas são com sorte de duas
    em duas semanas, feitas pelo próprio responsável do condomínio! Não tem nada a salientar de deterioração! Garagem só tem acesso os T2 e T3.
    Não há reuniões, nada de nada..os recibos à moda antiga nos tipicos blocos que se compram nas papelarias, põe um carimbo com um nif que já pesquisei e não tenho resultados na pesquisa..
    Gestão caseira com dinheiro dos outros muito duvidosa!
  2.  # 2

    Se quere inteirar-se do que é um condomínio sugiro que comece por ler a legislação especifica da propriedade horizontal cujos artigos do Código Civil se situam entre o 1414º e o 1438ºA. Poderá também consultar o DL 268/94. Isto é a base para obter bons conhecimentos para, depois vir expor a suas dificuldades de interpretação. Porque as há.
  3.  # 3

    t1-25euros, 60m2
    t2-30euros
    t3-35euros..


    Por mês?
    Por trimestre?

    No meu prédio, quem tem garagem paga outro valor extra com contas bancárias diferentes.
    Concordam com este comentário: Menezes
    • size
    • 5 março 2021 editado

     # 4

    Colocado por: MenezesOlá a todos!
    Preciso esclarecer umas dúvidas por favor que me andam aqui a baralhar as ideias...
    Comprei um imóvel há cerca de 2 anos e apresentei-me ao responsável (residente no prédio) do condomínio como novo proprietário. Até ai tudo bem, foi me dito o valor a pagar, assim meio no ar e pronto comecei a pagar, mas fiquei logo com pé atras!
    t1-25euros, 60m2
    t2-30euros
    t3-35euros..
    Logo nos valores de condomínio a pagar cheirou-me logo a esturro, ora isto porque? Os t1 são os únicos que não têm garagem, nem acesso a ela, todos os outros têm! Acho o valor muito alto para um prédio com mais de 35 anos, sem elevador com 3 frações por andar e 3 andares..mas pronto tenho vindo a pagar.
    Nunca me foi apresentado nem proposto nestes 2 anos nenhuma reunião de condóminos, nunca vi uma ata, permilagens, seguro, fundos de maneio nada, prestação de contas!

    1- As quotas do condomínio não são estipuladas a olhómetro, mas sim, com base no orçamento da previsão das despesas e a permilagem da sua fracção. Por isso, exija do administrador a demonstração do cálculo da quota que está a pagar.

    2- Nunca ...?
    Não pode ficar na passividade. Exija do administrador o cumprimento dos seus deveres. Convoque uma assembleia para discutir esse acto do administrador.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Menezes
  4.  # 5

    Colocado por: Palhava

    Por mês?
    Por trimestre?

    No meu prédio, quem tem garagem paga outro valor extra com contas bancárias diferentes.
    Concordam com este comentário:Menezes

    Ai por trimestre, quem me dera :D
    Por mês!..
  5.  # 6

    25€ por mês? Num prédio sem elevador? Bela galinha de ouro que o administrador arranjou.. Ainda por cima sem prestação de contas ou conta do condomínio? Lol! O gajo tem carro novo alemão comprado recentemente? :D
    Concordam com este comentário: Menezes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Menezes
    •  
      RRoxx
    • 5 março 2021 editado

     # 7

    que falta de noção que por aqui anda.

    Pelo menos sabem como se calcula a quota? ou é conforme sopra o vento?

    Quanto ao resto, as resposnabilidades do administrador são legisladas, é fazer cumprir.
  6.  # 8

    Colocado por: size
    1- As quotas do condomínio não são estipuladas a olhómetro, mas sim, com base no orçamento da previsão das despesas e a permilagem da sua fracção. Por isso, exija do administrador a demonstração do cálculo da quota que está a pagar.

    2- Nunca ...?
    Não pode ficar na passividade. Exija do administrador o cumprimento dos seus deveres. Convoque uma assembleia para discutir esse acto do administrador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Menezes


    Obrigado
    Ora nem mais..o valor me pedido "à boca cheia"
    O problema que não é um problema , o admin é rei e senhor no prédio, pelo que me aparece faz o que quer e ngm discute ou exige nada! Como também não tenho conhecimento do que pedir em concreto tenho deixado arrastar o assunto.
    O que considera importante pedir ao administrador ?
    Ata com as permilagens ?
    Obrigado desde já!
  7.  # 9

    Colocado por: TheHeroUhate25€ por mês? Num prédio sem elevador? Bela galinha de ouro que o administrador arranjou.. Ainda por cima sem prestação de contas ou conta do condomínio? Lol! O gajo tem carro novo alemão comprado recentemente? :D
    Concordam com este comentário:Menezes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Menezes

    Não demonstra sinais de riqueza..mas tb é verdade que não trabalha....
    Também achei um absurdo 25euros!...
  8.  # 10

    Colocado por: Menezes

    Obrigado
    Ora nem mais..o valor me pedido "à boca cheia"
    O problema que não é um problema , o admin é rei e senhor no prédio, pelo que me aparece faz o que quer e ngm discute ou exige nada! Como também não tenho conhecimento do que pedir em concreto tenho deixado arrastar o assunto.
    O que considera importante pedir ao administrador ?
    Ata com as permilagens ?
    Obrigado desde já!


    Livro de atas;
    Orçamentos:
    Receitas, despesas e respetivos comprovativos;
    Inventário de bens comuns do condomínio (ex: identificação das bombas de água ou painéis solares);
    Regulamento do condomínio;

    Se não apresentar nenhum, acho que já percebeu o que se passa ;)
  9.  # 11

    Colocado por: RRoxxque falta de noção que por aqui anda.

    Pelo menos sabem como se calcula a quota? ou é conforme sopra o vento?

    Quanto ao resto, as resposnabilidades do administrador são legisladas, é fazer cumprir.


    Eu não sei, é a primeira vez que tenho um apartamento próprio, nunca tive de chatear com esses assuntos pois sempre vivi em apartamento arrendados..sei que é só momice em muito condomínios e este é um deles...há décadas! mas como não gosto de ser comido por lorpa, abri os olhos..mais vale tarde do que nunca :D
    Concordam com este comentário: RRoxx
  10.  # 12

    Colocado por: TheHeroUhate

    Livro de atas;
    Orçamentos:
    Receitas, despesas e respetivos comprovativos;
    Inventário de bens comuns do condomínio (ex: identificação das bombas de água ou painéis solares);
    Regulamento do condomínio;

    Se não apresentar nenhum, acho que já percebeu o que se passa ;)


    Muito obrigado :)
    Se não apresentar nada disso posso pegar e também fechar os olhos e não pagar condomínio ?
    Sinceramente não estou para chatices, o ambiente do prédio também já não é o mais favorável :)
  11.  # 13

    Colocado por: Menezes

    Muito obrigado :)
    Se não apresentar nada disso posso pegar e também fechar os olhos e não pagar condomínio ?
    Sinceramente não estou para chatices, o ambiente do prédio também já não é o mais favorável :)


    Claro, se não lhe apresentar nenhum documento/comprovativo também não se sinta na "obrigação" de pagar o que quer que seja.. (Estou ainda chocado com os 25€+ condomínio) Os meus pais habitam num apartamento de um prédio com 8anos com elevador e acesso a garagens e penso que o apartamento deles seja a maior fração do prédio e pagam 10€mês de condomínio.
  12.  # 14

    Colocado por: TheHeroUhate

    Claro, se não lhe apresentar nenhum documento/comprovativo também não se sinta na "obrigação" de pagar o que quer que seja.. (Estou ainda chocado com os 25€+ condomínio) Os meus pais habitam num apartamento de um prédio com 8anos com elevador e acesso a garagens e penso que o apartamento deles seja a maior fração do prédio e pagam 10€mês de condomínio.


    Também achei um exagero, mas como não estou por dentro dos valores..deixei andar..ainda para mais não estamos a falar de nenhum prédio secular de interesse histórico com muitos trabalhos de preservação, muito pelo contrário...fico intrigado é ou há complo e só dois ou três pagam condomínio ou então é tudo enganado há décadas! Porque pelo que percebo é a mesmo pessoa que gere o prédio.
  13.  # 15

    Qauis sao as despesas assinaladas no mapa financeiro do condominio?

    Se não sabe isto nao pode saber se 25€ é muito ou pouco. Mais uma vez, e como o size tambem referiu, esta porcaria não é a olhometro. Mandar bitaites todos mandamos...
  14.  # 16

    Colocado por: RRoxxQauis sao as despesas assinaladas no mapa financeiro do condominio?

    Se não sabe isto nao pode saber se 25€ é muito ou pouco. Mais uma vez, e como o size tambem referiu, esta porcaria não é a olhometro. Mandar bitaites todos mandamos...

    Não há mapa financeiro ...nunca me foi apresentado. nada..aqui gostam é de receber €, em 2 anos nunca me apresentaram nada de nada..querem é sempre em notas.. Mas também lhe digo uma coisa, a despesa é muito baixa!
    Isto tinha mais que assunto para uma queixa na policia e seguir para tribunal.. para já não o faço pq vivo aqui e não quero que me façam a vida negra..pq sou o único que percebi a jogada, o resto vive aqui uns á 30 anos outros à 20 etc
  15.  # 17

    Colocado por: Menezes
    Não há mapa financeiro ...nunca me foi apresentado. nada..aqui gostam é de receber €, em 2 anos nunca me apresentaram nada de nada..querem é sempre em notas.. Mas também lhe digo uma coisa, a despesa é muito baixa!
    Isto tinha mais que assunto para uma queixa na policia e seguir para tribunal.. para já não o faço pq vivo aqui e não quero que me façam a vida negra..pq sou o único que percebi a jogada, o resto vive aqui uns á 30 anos outros à 20 etc


    Não dizem nada porque se calhar você paga por todos... Têm despesa de agua, luz, extintores, jardim, etc... comum??? Manuetenção do elevador??? tudo isso custa dinheiro.
  16.  # 18

    Colocado por: nvale

    Não dizem nada porque se calhar você paga por todos... Têm despesa de agua, luz, extintores, jardim, etc... comum??? Manuetenção do elevador??? tudo isso custa dinheiro.


    Pagava...pq deixei de pagar à uns meses, por regra pagava de x em x tempo para não estar todos os meses a bater à porta do admin, ainda para mais nestes tempos de covil. Há um jardim por trás do prédio, pequeno, que desconheço se pertence ou não, não há elevador. O prédio tem em zonas comuns 10 lâmpadas, que estão programadas no relógio do contador para se desligarem em 10sg lol água é apenas utilizada para o admin encher um balde e lavar o prédio com 2 l de detergente :)
  17.  # 19

    Claro que há despesas, não está isso em causa..mas não para estes valor de condomínio..

    Colocado por: nvale

    Não dizem nada porque se calhar você paga por todos... Têm despesa de agua, luz, extintores, jardim, etc... comum??? Manuetenção do elevador??? tudo isso custa dinheiro.
  18.  # 20

    Colocado por: Menezes

    Pagava...pq deixei de pagar à uns meses, por regra pagava de x em x tempo para não estar todos os meses a bater à porta do admin, ainda para mais nestes tempos de covid,. Há um jardim por trás do prédio, pequeno, que desconheço se pertence ou não, não há elevador. O prédio tem em zonas comuns 10 lâmpadas, que estão programadas no relógio do contador para se desligarem em 10sg lol água é apenas utilizada para o admin encher um balde e lavar o prédio com 2 l de detergente :)
 
0.0233 seg. NEW