Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. É a minha primeira vez neste fórum, logo espero que me ajudem/aconselhem
    Estou em vista de uma casa em início de construção através de uma imobiliária, recorrendo a financiamento bancário.
    Primeiramente deram me 2 opções, fazer um crédito só no fim da conclusão da casa, porém tinha de dar um sinal para garantir a compra, ficando eu assim sem garantias que a casa ia ser construída /terminada. Ou então fazer um crédito para construção em que ficava com o terreno logo em meu nome e era basicamente como se fosse eu a mandar construir a casa. Posteriormente disseram me que a opção mais viável seria o crédito para compra da casa terminada visto que assim não teria de pagar o IVA caso fosse a construção, visto que o empreiteiro não iria estar a prestar me um serviço. Porém, fazendo o crédito só no fim teria de dar um sinal no início para lhes garantir que ia comprar a casa. O que me sinto mais desconfortável é dar um sinal já sem garantias que eles iram construir / terminar a construção (iria assinar só um CPCV)
    A minha questão é a seguinte, qual das opções é mais utilizada? As pessoas pagam um sinal e só depois fazem o crédito, arriscando se assim a não terem a construção terminada por exemplo? Ou optam por comprar o terreno para ficar em seu nome e fazer um crédito a construção, tendo de acrescentar o valor do IVA ao valor final?
    Obrigado a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Para mim só existe uma opção, paga um sinal, e no final da obra faz o empréstimo e a escritura da casa.
    Mas, isso só funciona com empresas credíveis, há quantos anos anda no mercado? qual o valor do seu ativo e passivo? Que obras já executou? Tem que conhecer bem a empresa.
    Se for algum curioso, esqueça e procure outra
  3.  # 3

    Aqui a questão é que eles propuseram dar um 10% que já em um valor considerável (cerca de 20k) e nada me garante que a empresa vá á falencia, não termine a obra a tempo, não termine a obra sequer, etc. E posso estar a colocar-me numa situaçao complicada em que perca o sinal por completo.
  4.  # 4

    Colocado por: tiagofilipecosta020Aqui a questão é que eles propuseram dar um 10% que já em um valor considerável (cerca de 20k) e nada me garante que a empresa vá á falencia, não termine a obra a tempo, não termine a obra sequer, etc. E posso estar a colocar-me numa situaçao complicada em que perca o sinal por completo.

    10% até é pouco, você compra a casa agora e vai escolher os acabamentos, a casa será personalizada ao vosso gosto, mas claro isto só com empresas credíveis.
    Um construtor não pode fazer uma casa ao gosto do cliente apenas com 10% na mão, no mínimo 15%, que é para ter a certeza que ele tem capacidade financeira para comprar a casa.
    Comprar uma casa em inicio de construção, para ser feita à medida do construtor também não tem interesse nenhum.
    O que é que você sabe da empresa?
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    10% até é pouco, você compra a casa agora e vai escolher os acabamentos, a casa será personalizada ao vosso gosto, mas claro isto só com empresas credíveis.
    Um construtor não pode fazer uma casa ao gosto do cliente apenas com 10% na mão, no mínimo 15%, que é para ter a certeza que ele tem capacidade financeira para comprar a casa.
    Comprar uma casa em inicio de construção, para ser feita à medida do construtor também não tem interesse nenhum.
    O que é que você sabe da empresa?


    A parte da capacidade financeira também só será aprovada no fim da construção visto que o crédito será para aquisiçao da moradia completa.
    Sei que a empresa tem cerca de 20 anos, já construiu algumas moradias do género da moradia em questão.
    Também ha outra questao que eu não referi. Quando falei com a imobiliaria para saber mais sobre a moradia, disseram que vinha com cozinha mobilidada e com alguns equipamentos (fogao, forno, exaustor) e com painel solar.
    No entanto, depois vim a saber que o empreiteiro não tinha planos para colocar isso, esses "extras" não estavam no preço que ficou acordado, o que também me deixou um pouco de pé atrás, fazendo com que eu ache que os 10% seja um valor elevado tendo em conta estes problemas que houve no inicio da negociação.
  6.  # 6

    Colocado por: tiagofilipecosta020No entanto, depois vim a saber que o empreiteiro não tinha planos para colocar isso, esses "extras" não estavam no preço que ficou acordado

    Esse negócio só pode ser feito se existir um caderno de encargos com tudo bem definido, marcas e referências de todos os materiais e equipamentos a aplicar, depois você pode alterar, e é só comparar o preço do que quer com o que estava previsto e fazer o acerto de contas.
    O painel solar nunca pode ser um extra, é necessário para a certificação energética e para a autorização de utilização.
  7.  # 7

    Pois é isso que tenho de ver bem com a agência. O meu maior medo é perder o sinal por alguma razão, falha do empreiteiro etc. Por isso é que estou um pouco reticente.
    Mas então a melhor solução não seria fazer em auto construção?
  8.  # 8

    Vai vender algum imóvel para reinvestir o dinheiro nessa nova casa?

    Se comprar o "terreno", paga IMT de 6,5%.

    Se comprar a casa no final da construção paga uma percentagem mais baixa do total, dependendo do valor final.
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaVai vender algum imóvel para reinvestir o dinheiro nessa nova casa?

    Se comprar o "terreno", paga IMT de 6,5%.

    Se comprar a casa no final da construção paga uma percentagem mais baixa do total, dependendo do valor final.


    Não, é a minha primeira habitação. A minha questão é a insegurança com que fico em dar um sinal agora antes da construção ter iniciado, em não ter nada em meu nome, apenas o CPCV.
  10.  # 10

    Pense também ao contrário.. dá 10% de um sinal o que acho muitou pouco.

    No final não quer a casa e a casa foi feito ao seu gosto com os materiais que escolheu.

    O que o faz o promotor com a casa ?

    A imobiliária só quer vender e ganhar o seu, peça relatórios financeiros da empresa, vá a camara ver se o promotor é que submeteu os projetos e a obra está conforme, se o construtor é alguém de fiar, peça para ver obras já acabadas.. etc

    O iva você vai pagar e pagar.. já está é no preço da casa :)
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoPense também ao contrário.. dá 10% de um sinal o que acho muitou pouco.

    No final não quer a casa e a casa foi feito ao seu gosto com os materiais que escolheu.

    O que o faz o promotor com a casa ?

    A imobiliária só quer vender e ganhar o seu, peça relatórios financeiros da empresa, vá a camara ver se o promotor é que submeteu os projetos e a obra está conforme, se o construtor é alguém de fiar, peça para ver obras já acabadas.. etc

    O iva você vai pagar e pagar.. já está é no preço da casa :)


    Eu ja tenho um documento da camara da aprovação do projeto, só falta aprovar o projeto das especialidades. Secalhar não devo é ter medo e ir em frente :)
  12.  # 12

    Boa tarde,

    Alguém sabe se é possível negociar Garantia Bancária com o construtor sobre o valor adiantado=?
 
0.0152 seg. NEW