Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas você é eletricista registado na dgeg ou engenheiro electrotécnico?

Só esses podem assinar isso que diz.

Últimas versões no site da dgeg

https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energia-eletrica/instalacoes-eletricas-de-utilizacao-de-energia-eletrica/instalacoes-eletricas-de-servico-particular-tipo-a-b-e-c/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 22

Colocado por: RicardoPortoMas você é eletricista registado na dgeg ou engenheiro electrotécnico?

Pelas dúvidas... Não deve ser nem uma coisa nem outra.
    Mas é de louvar a iniciativa de diminuir custos e cumprir com os requisitos técnicos.
  3.  # 23

Já agora, também tenho uma dúvida em relação a eletricidade.
    Recentemente comprei um terreno adjacente ao meu que tem uma casa e anexos e substituí a bomba do furo pois a que lá estava tinha problemas.
    Liguei essa mesma bomba a um quadro elétrico parcial que tenho no anexo (da minha casa principal) e passei também um cabo de 2x10mm do quadro parcial (do anexo da casa principal) para um anexo (da casa secundária).
    A minha dúvida está no facto de que do quadro do anexo (da casa principal) para o quadro principal o fio é de 4 ou 6mm (não consigo distinguir com exatidão).
    Tendo a bomba a trabalhar + aspirador + serra circular dá quase 6000W de consumo.. estou com receio que o cabo de 4 ou 6mm não seja suficiente.
    É um receio infundado ou será melhor trocar por outro de maior secção?
  4.  # 24

De quanto é o disjuntor? Para saber o que acontece 1o.. derrete o cabo ou o disjuntor dispara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  5.  # 25

O Disjuntor no quadro principal é um Hager MW125 C25 (o que quer que isso seja)
    E no do anexo (da casa principal) tem um geral bipolar Hager SBN225 25A 230V
  6.  # 26

Dependendo da distância entre o quadro principal, os 4mm2 são suficientes para os 25A que os disjuntores permitem. O C25 é o que define o disjuntor: 25A, curva de disparo C.

Colocado por: rjmpirese passei também um cabo de 2x10mm

Tens ligação à terra (eléctrodo local) no quadro do anexo?
  7.  # 27

Idealmente a terra devia ser partilhada entre todos os quadros mas se colocares 1 piquete de cobre de 2m deves-te safar
  8.  # 28

O quadro principal e o do anexo distam entre eles uns 15metros, em relação à terra, tenho 2 varas de cobre espetadas no quintal (que até se encontram fisicamente entre os 2 quadros), mas não sei se vai direto ao quadro principal e depois daí vai ao outro, ou se vai 1 para cada.
  9.  # 29

Estive a medir a distância entre os quadros.. em linha reta são +/- 9metros, somando a altura a que estão do solo, mais curva menos curva, mais excedente de cabo dentro do quadro
    Deve ser 13metros 😛
  10.  # 30

Estive a medir o diâmetro dos cabos com um paquímetro e o cabo em questão tem cerca de 3.8mm de diâmetro (com o revestimento).
    Será de 4mm2 de secção?
  11.  # 31

Colocado por: rjmpirescom um paquímetro e o cabo em questão tem cerca de 3.8mm de diâmetro (com o revestimento).
    Será de 4mm2 de secção?

Meça o diâmetro sem o revestimento, numa zona de cobre nu. Desligue a electricidade primeiro, claro...
  12.  # 32

Colocado por: ClioII

Meça o diâmetro sem o revestimento, numa zona de cobre nu. Desligue a electricidade primeiro, claro...

A ver se não levo nenhum esticão 😅

Edit: é multifilar e tem uma ponteira.. como meço?
  13.  # 33

Qual a cor da ponteira?

Colocado por: rjmpires
    A ver se não levo nenhum esticão 😅

Edit: é multifilar e tem uma ponteira.. como meço?
  14.  # 34

Quantos condutores tem o cabo?

Colocado por: rjmpiresEstive a medir o diâmetro dos cabos com um paquímetro e o cabo em questão tem cerca de 3.8mm de diâmetro (com o revestimento).
    Será de 4mm2 de secção?
  15.  # 35

Colocado por: BigmouseQual a cor da ponteira?

É laranja

Colocado por: BigmouseQuantos condutores tem o cabo?

Já tento contar
  16.  # 36

Tenho aqui uma foto.

Vem a fase e neutro do outro quadro para esse disjuntor bipolar, depois tenho 2 de luz interior/exterior e 2 de tomadas interior/exterior.
      P_20210810_184954.jpg
  17.  # 37

Colocado por: rjmpiresÉ laranja

Se estiver adequada, é fio de 4mm2. E faz sentido, para disjuntores de 25A. É seguro considerar os 4mm2.
  18.  # 38

Colocado por: BigmouseQuantos condutores tem o cabo?

Não tenho nenhuma lupa.. é extremamente difícil de os contar, mas diria que deve rondar os 30.

Tirei uma foto na tentativa de fazer zoom.. mas também não se distinguem muito bem, nas pontas há um ou outro mais curto/dobrado.
      P_20210913_142552_1.jpg
  19.  # 39

https://www.sapol.pt/pt/loja/47783-ponteira-isolada-4mm-laranja-detail.html

Colocado por: rjmpires
    Não tenho nenhuma lupa.. é extremamente difícil de os contar, mas diria que deve rondar os 30.

Tirei uma foto na tentativa de fazer zoom.. mas também não se distinguem muito bem, nas pontas há um ou outro mais curto/dobrado.
      P_20210913_142552_1.jpg
  20.  # 40

Colocado por: Bigmousehttps://www.sapol.pt/pt/loja/47783-ponteira-isolada-4mm-laranja-detail.html

Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Mas pelo que me já tinha apercebido anteriormente a cor não é regulamentada ou universal, ou é?

0.0245 seg. NEW