Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: PicaretaNuma atividade onde existe falta de mão de obra, e ganham o ordenado mínimo, é porque não merecem mais.

reparei que não referi que estava a falar de quem está a começar, porque quem já tem experiencia provavelmente já terá dado o salto e estará a trabalhar por conta própria.

um jovem com os seus 20 anos entre ir para a construção civil e ir para uma worten ou para outro sitio de género a receber valores equivalentes, acabar por preferir a segunda opção. No entanto se investir em si, a primeira opção era capaz de se tornar mais rentável com o passar dos anos.
    Concordam com este comentário: Picareta, Caravelle, zinna
  2.  # 82

Colocado por: pauloagsantosNo entanto se investir em si, a primeira opção era capaz de se tornar mais rentável com o passar dos anos.

Ou não, nas fábricas e hipermercados também se sobe para chefe, se for a muito longo prazo vai compensar mas a médio prazo quem é bom é esforçado não compensa.

Quem trabalha nas obras até hoje teve sempre uma garantia, sendo português e sabendo o mínimo será facil encontrar trabalho em qualquer parte da Europa enquanto o funcionário da worten não.
  3.  # 83

Colocado por: rsvaluminioQuem trabalha nas obras até hoje teve sempre uma garantia, sendo português e sabendo o mínimo será facil encontrar trabalho em qualquer parte da Europa enquanto o funcionário da worten não.
    Sem dúvida a maior vantagem de trabalhar nas obras, encontra se trabalho em qualquer país facilmente, tirando isso, fujam 😂

Nada como uma profissão que permita se estabelecer por Conta própria, onde nao se seja espicaçado o dia todo como acontecia com o gado!
  4.  # 84

Colocado por: Anonimo16062021
    Antigamente a massa era feita (fiz muita) de pá e enchada, não havia cá betoneira
    Eu ja pouca fiz, nao duvido que primeiro fosse ainda pior, ainda assim devem ser poucos os que trabalham nas obras por gosto
  5.  # 85

Colocado por: DR1982Eu ja pouca fiz, nao duvido que primeiro fosse ainda pior, ainda assim devem ser poucos os que trabalham nas obras por gosto

Devemos ser gratos pelo que nos permite por o pão na mesa.
  6.  # 86

Colocado por: rjmsilva

Devemos ser gratos pelo que nos permite por o pão na mesa.
    Cada um faz como acha melhor, eu assim que possa pisgo-me das obras que estou farto até aos olhos.
  7.  # 87

Antigamente a massa era feita (fiz muita) de pá e enchada, não havia cá betoneira
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Mesmo, a casa dos meus pais foi feita por nós com ajuda dos tios...
    Muito traço de massa feito com pá e enxada, e depois carregar baldes e subir escadas com um balde em cada mão, com papel dos sacos enrolado nos arames para magoar menos as mãos...
    Grua? O que é isso? Tijolos e telha descarregados lançados de cima do camião um a um para alguém na varanda e depois para a laje de telhado... Fundações abertas a pá e enchada, enrocamento carregado a braços, etc...
    Antigamente é que era bom #sqn
  8.  # 88

Isto faz-me lembrar um negócio de uns velhotes que fechou aqui na zona.
    Faziam recondicionamento de travagens e embraiagens, faziam o reforço de embraiagens ,tudo numa loja imunda e escura, à moda antiga...não tiveram quem seguisse o negócio e fecharam para gozarem a aposentação....aquilo tinha uma procura doida e rendia muito dinheiro. vinha gente de longe, mandavam por transportadora do país inteiro, etc...
    Pena tive eu de não saber a tempo. Tinha tentado aprender e continuar o negócio.
  9.  # 89

Colocado por: aarr2021Que processos são estes ?
    se os DO nao querem pagar esse trabalho a mais e têm pressa pq os projectos são sempre pra ontem.. vamos fazer o quê?
  10.  # 90

Colocado por: JotaPIsto faz-me lembrar um negócio de uns velhotes que fechou aqui na zona.
    Faziam recondicionamento de travagens e embraiagens, faziam o reforço de embraiagens ,tudo numa loja imunda e escura, à moda antiga...não tiveram quem seguisse o negócio e fecharam para gozarem a aposentação....aquilo tinha uma procura doida e rendia muito dinheiro. vinha gente de longe, mandavam por transportadora do país inteiro, etc...
    Pena tive eu de não saber a tempo. Tinha tentado aprender e continuar o negócio.

Eu conheço dois casos assim que até davam o que estava la dentro para seguirem o negocio , ambos oficinas velhas mas facturavam fortunas um fazia cromagem ( pecas de carros antigos não dava mãos a medir), e o outro fazia radiadores ( reparava e acrescentava fiadas de favos e fazia para competição , inclusive reparava antigos e soldava também nos diversos materiais ), foram envelhecendo os trabalhadores e foram se reformando assim como os donos e hoje esta tudo fechado .
  11.  # 91

De todos os que temos pequenas empresas r andamos por aqui, ganhando pouco ou muito , mas o suficiente para ter uma vida descansada , nenhum vai ter os filhos a continuar ...
  12.  # 92

Colocado por: joaosantosDe todos os que temos pequenas empresas r andamos por aqui, ganhando pouco ou muito , mas o suficiente para ter uma vida descansada , nenhum vai ter os filhos a continuar

é tb essa a perceção que tenho na minha zona. os pais pagarão a faculdade aos filhos e os filhos não seguem o negócio dos pais. Falo por mim, podia ter seguido a carreira de estucador do meu pai, mas preferi agarrar-me aos livros.

mas isso não resolve o problema de quem irá fazer esse trabalho no futuro. Os pais já não "entregam" os filhos a um "mestre" para aprender um oficio. os filhos do "mestre" já não seguem o oficio do pai e ficamos no estado atual com negócios rentáveis o suficiente para terem uma vida descansada, mas sem pessoas para os fazer.
  13.  # 93

Colocado por: joaosantosDe todos os que temos pequenas empresas r andamos por aqui, ganhando pouco ou muito , mas o suficiente para ter uma vida descansada , nenhum vai ter os filhos a continuar ...

Os meus já seguiram por outros caminhos, também os orientei para isso.
  14.  # 94

Eu só tinha escola de manhã (3 kms a pé), chegava a casa para almoçar e para vergar a mola. Estás a trabalhar para um grande amigo teu, dizia o meu pai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  15.  # 95

Isso são outros tempos, pelo que relatam devem ter mais anos de trabalho que eu de idade😂
  16.  # 96

Sou da fornada de 80, a casa dos meus pais começou a ser construída em finais de 1985.
  17.  # 97

Eu sou mais novo que alguns que já comentaram e passei por isso tudo, antigamente comecavam a trabalhar na obra aos 13, 14 anos hoje vao com 20 anos ja com a escola toda, devem ser poucos os que estão dispostos a aprender e a seguir, a história de um dia vao fazer falta trabalhadores para as obras ja eu as ouvia a 35 anos atrás quando comecei a ir mais a sério para as obras.
    Na minha aldeia deviam haver 100 pessoas a trabalhar nas obras hoje nao devem haver 20 e metade nao vale nada mas a falta de melhores.
  18.  # 98

Colocado por: Vítor MagalhãesSou da fornada de 80, a casa dos meus pais começou a ser construída em finais de 1985.
    Onde ainda andaria eu nesses oitentas 😂
  19.  # 99

Por essa altura já eu aplicava EPS na Alemanha 😁
    Eu nao digo, é so dinossauros 😀
  20.  # 100

Eu comecei com 11
    eu também, comecei com 14 quase 15 anos a sério todos os dias depois de completar o ensino preparatória, mas ja muito antes tinha q ir aos sabados e nas férias desde os 10 anos.
    O meu pai trabalhava por conta dele por isso eu costumo dizer que me naceram os dentes a trabalhar na obra.
    Mas trabalhar mais com 10 12anos que muitos com 20 agora.
    E sem reclamar

0.0273 seg. NEW