Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Começo este tópico com a expetativa de que foristas que já tenham iniciado ou concluído a construção das suas casas, possam partilhar a sua experiência, numa espécie de manual passo a passo para principiantes, de como iniciar e avançar com o processo.

    Tenho particular interesse em experiências relacionadas com construção em concelhos circundantes de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, Vila Franca, Arruda, Mafra, Sintra.

    Caso alguém faça o favor de partilhar este tipo de informação, será bastante útil para mim e penso que para outros que consideram a possibilidade de construir casa, mas que por ignorância (como eu) não sabem por onde começar.

    Algumas dúvidas que tenho para começar:
    -Que cuidados ter na seleção e compra do terreno?
    -Depois de ter terreno, o que fazer?
    -Que tipos de custos devemos considerar (terreno, projeto, licenças, custo de materiais e mão de obra, outros)?

    Muito obrigado a quem queira contribuir com as suas experiências!
  2.  # 2

    Dificilmente terá muita adesão neste tópico porque por cada questão existem 100 tópicos já iniciados sobre os temas.

    Tenho terreno no concelho de Odivelas, onde andar tudo doido e dos 80mil por um terreno de 230 ou 240m quadrados a + de 100mil por um de 300 ou 300 e pouco.

    Terreno já tem uma ideia do que anda por aí de caro...se for para Vilafranca, Alverca, Alhandra, Mafra, consegue em alguns casos baixar esses valores para metade. Projectos, do mais simples para entregar a um empreiteiro e só voltar no fim da obra ou dos mais elaborados que à partida procuram dar mais garantias, dos 5 aos 10/12 mil.
    Licenças e afins varia muito entre municipios, julgo.
    Neste momento o custo anda acima dos 900+IVa por metro quadrado (grosso modo é a melhor forma de ver se tem ou não capacidade para avançar já).
    Na procura do terreno eu escolhia o terreno o maior possível mas plano q.b para não ter que mexer muitas terras e desvãos/caves.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  3.  # 3

    Colocado por: JotaPDificilmente terá muita adesão neste tópico porque por cada questão existem 100 tópicos já iniciados sobre os temas.

    Tenho terreno no concelho de Odivelas, onde andar tudo doido e dos 80mil por um terreno de 230 ou 240m quadrados a + de 100mil por um de 300 ou 300 e pouco.

    Terreno já tem uma ideia do que anda por aí de caro...se for para Vilafranca, Alverca, Alhandra, Mafra, consegue em alguns casos baixar esses valores para metade. Projectos, do mais simples para entregar a um empreiteiro e só voltar no fim da obra ou dos mais elaborados que à partida procuram dar mais garantias, dos 5 aos 10/12 mil.
    Licenças e afins varia muito entre municipios, julgo.
    Neste momento o custo anda acima dos 900+IVa por metro quadrado (grosso modo é a melhor forma de ver se tem ou não capacidade para avançar já).
    Na procura do terreno eu escolhia o terreno o maior possível mas plano q.b para não ter que mexer muitas terras e desvãos/caves.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Principiantedeobras


    Agradeço o seu comentário e percebo o que diz sobre existirem muitos tópicos.

    Tenho muitas questões processuais, antes sequer de chegar a temas de preço / custo :)

    Ou seja, suponhamos que comprei um terreno em área urbana. O que fazer a seguir? Arquiteto para preparar o projeto? Depois Câmara?

    De momento, sou bastante ignorante nestas matérias.
  4.  # 4

    Há coisas que consegue saber logo de antemão. A planta que a camara tem do bairro com aquilo que espera que ali construa. Imagine uma rua de vários terrenos com garagens geminadas ou casas afastadas x metros. Normalmente esse desenho já mostra isso (embora não seja estanque).
    Basicamente saber as regras específicas (existem as genéricas) para aquele local.
    Depois (ou antes como consultor) contacta um arquitecto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  5.  # 5

    Portanto, em resumo:

    1. Identificar o terreno que queremos
    2. Visitar a CM para perceber o fim a que se destina o terreno
    3. Comprar o terreno
    4. Contactar arquiteto para projeto

    E a partir daqui?
  6.  # 6

    1º - imovirtual, idealista, sapo, remax, etc... pesquisa: terreno urbanizável. Vai falando com imobiliárias. ANTES DE COMPRAR confirmar sempre na CM a viabilidade de construção. Peça a caderneta predial ou registo simplificado. Gaste 6 euros na certidão online e verifique anotamentos ou assim. Se tudo estiver ao seu agrado compre o terreno.

    2º - Arquiteto. Durante 1 ano e tal não precisa preocupar-se com mais nada, é tudo com ele.

    3º - na verdade não vai precisar de mais nenhum ponto porque tudo estará encadeado. Depois da licença de construção irá precisar de construtor mas nessa altura já estará carece de saber isso tudo.

    Há no fórum a sugestão recorrente de pedir aconselhamento de arquiteto mesmo para a compra do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  7.  # 7

    Já tem aqui os traços genéricos. Daí em diante são dores de cabeça ou então tem dinheiro, passa o cheque e volta 1 ano e meio a dois anos depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  8.  # 8

    Colocado por: PrincipiantedeobrasBoa noite,

    Começo este tópico com a expetativa de que foristas que já tenham iniciado ou concluído a construção das suas casas, possam partilhar a sua experiência, numa espécie de manual passo a passo para principiantes, de como iniciar e avançar com o processo.

    Tenho particular interesse em experiências relacionadas com construção em concelhos circundantes de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, Vila Franca, Arruda, Mafra, Sintra.

    Caso alguém faça o favor de partilhar este tipo de informação, será bastante útil para mim e penso que para outros que consideram a possibilidade de construir casa, mas que por ignorância (como eu) não sabem por onde começar.

    Algumas dúvidas que tenho para começar:
    -Que cuidados ter na seleção e compra do terreno?
    -Depois de ter terreno, o que fazer?
    -Que tipos de custos devemos considerar (terreno, projeto, licenças, custo de materiais e mão de obra, outros)?

    Muito obrigado a quem queira contribuir com as suas experiências!



    Comprei agora um terreno e também não percebia nada do assunto. Zero mesmo. Valeu-me ter um amigo da família arquiteto e também muitas horas de pesquisa e contactos com proprietários e agências para ter aprendido. Um conselho: não acreditar no que as imobiliárias dizem. Conforme já disseram, ir a câmara ver o que é obrigada a construir no terreno. Perguntar sempre qual a área de implantação ('zona onde a casa toca o chão ') e de construção. Saber quantos pisos. Saber se obriga a construção de garagem e anexos e quais as areas. Eu fui ver um terreno, onde a imobiliária me dizia que era para construir RC e 1o andar. O problema é que ha uns anos atras houve um aditamento ao terreno e eu era obrigada a construir cave + rc + 1o andar + aguas furtadas! Ou seja, eu que so tinha budget para uma casa ate 150m2, ia ser obrigada a construir quase o dobro caso me acreditasse no agente da imobiliária. Iria ter de vender o terreno pois não iria ter dinheiro para construir isso tudo. Conclusão , felizmente tive essa informação antes de o comprar e acabei por comprar o terreno ao lado (e o meu arquiteto/amigo foi a Camara certificar-se que não havia aditamento nenhum e do que e que eu poderia construir). Também ter em atenção e escolher terrenos urbanos, não rústicos. Agora que já tenho o terreno, estou a analisar orçamentos de arquitectos para o projecto de arquitectura e especialidades (parte de engenharia mas normalmente o arquitecto ja trabalha com um engenheiro para isso) e licenciamento (arquitecto também). Depois de ter estes projectos, o arquitecto enviara a Camara e é todo um longo processo até ter a licença de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  9.  # 9

    Ah e também importante: escolher terrenos planos, sem declive, que não obriguem a movimentação de terras (mais despesas)
    Concordam com este comentário: Principiantedeobras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras, isabel.figueira
  10.  # 10

    Relativamente aos custos: tente comprar um terreno o mais barato possível porque vai precisar de poupar aí para valer a pena construir já que depois os custos serão grandes. Eu comprei um terreno no Norte por 27.000 euros, plano, num loteamento, 270m2, casa de rc e 1o andar de 125m2 (pequena como eu queria por causa do orçamento). Pesquisei horas a fio durante meses porque na zona onde eu queria simplesmente não havia nada por esse preço. Acabei por comprar não na minha zona preferida mas a 5min de carro. Foi realmente uma oportunidade e estou muito satisfeita. Por isso não acredite quando lhe dizem que não é possível porque os preços estão inflacionados (facto), basta pesquisar muito todos os dias e encontrar uma boa oportunidade. No meu ponto de vista, ou encontrava um terreno barato e que me permitisse construir uma casa pequena ou todo o tempo e gastos relacionados a construção simplesmente não valeriam a pena e eu preferiria comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Principiantedeobras
  11.  # 11

    27 mil por 270m2 pode ser caro, pode ser barato, o terreno tb não é muito
    Concordam com este comentário: martafgc8
  12.  # 12

    Colocado por: IronManSousa27 mil por 270m2 pode ser caro, pode ser barato, o terreno tb não é muito
    Concordam com este comentário:martafgc8


    Claro que sim! Depende muito da zona e da proximidade ao centro. Por isso é que eu disse que na zona onde eu queria não encontrava nada por esse preço. No entanto encontrei a 5min de carro, o que (para mim) tendo em conta o preço, valeu muito a pena!
  13.  # 13

    Colocado por: martafgc8


    Comprei agora um terreno e também não percebia nada do assunto. Zero mesmo. Valeu-me ter um amigo da família arquiteto e também muitas horas de pesquisa e contactos com proprietários e agências para ter aprendido. Um conselho: não acreditar no que as imobiliárias dizem. Conforme já disseram, ir a câmara ver o que é obrigada a construir no terreno. Perguntar sempre qual a área de implantação ('zona onde a casa toca o chão ') e de construção. Saber quantos pisos. Saber se obriga a construção de garagem e anexos e quais as areas. Eu fui ver um terreno, onde a imobiliária me dizia que era para construir RC e 1o andar. O problema é que ha uns anos atras houve um aditamento ao terreno e eu era obrigada a construir cave + rc + 1o andar + aguas furtadas! Ou seja, eu que so tinha budget para uma casa ate 150m2, ia ser obrigada a construir quase o dobro caso me acreditasse no agente da imobiliária. Iria ter de vender o terreno pois não iria ter dinheiro para construir isso tudo. Conclusão , felizmente tive essa informação antes de o comprar e acabei por comprar o terreno ao lado (e o meu arquiteto/amigo foi a Camara certificar-se que não havia aditamento nenhum e do que e que eu poderia construir). Também ter em atenção e escolher terrenos urbanos, não rústicos. Agora que já tenho o terreno, estou a analisar orçamentos de arquitectos para o projecto de arquitectura e especialidades (parte de engenharia mas normalmente o arquitecto ja trabalha com um engenheiro para isso) e licenciamento (arquitecto também). Depois de ter estes projectos, o arquitecto enviara a Camara e é todo um longo processo até ter a licença de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Principiantedeobras


    Muito útil, obrigado!
    Era este tipo de experiências que esperava ouvir quando iniciei o tópico.
    Apenas uma questão, com a elaboração do projeto já conseguirá uma estimativa razoável do preço da construção?
    Ou pensa que poderá haver uma grande diferença entre o custo estimado aquando do projeto e os orçamentos recebidos posteriormente por parte dos empreiteiros?
  14.  # 14

    Colocado por: Principiantedeobras

    Muito útil, obrigado!
    Era este tipo de experiências que esperava ouvir quando iniciei o tópico.
    Apenas uma questão, com a elaboração do projeto já conseguirá uma estimativa razoável do preço da construção?
    Ou pensa que poderá haver uma grande diferença entre o custo estimado aquando do projeto e os orçamentos recebidos posteriormente por parte dos empreiteiros?



    Entendo a sua dúvida mas não lhe sei dizer porque ainda não cheguei a essa parte. Sobre isso, o melhor conselho que posso dar é que fale com o seu arquitecto e diga que tem um orçamento de 800 euros + IVA / m2 (por exemplo), para que possam fazer o projeto tendo em conta os custos dos materiais. Será ele o responsável por o guiar e apresentar soluções mais baratas para ir de encontro ao orçamento , não podendo nunca o arquitecto garantir que vai conseguir construir a esse preço como é óbvio. Também existe o mapa de quantidades que é quase uma lista de compras que o arquitecto faz tendo em conta as medições que fará da sua casa, onde descriminara todos os materiais e preços necessários para a realização do projecto, o que (imagino) já dará um preço mais realista. No entanto nem todas as propostas de arquitectura incluem o mapa de quantidades , nem a resposta sobre a sua utilização ou não é unânime (abri inclusivamente um tópico sobre isso aqui no fórum, porque isso paga-se, mas não consegui concluir grande coisa, as opiniões são quase 50/50...). Importante também: garantir que o terreno não tem nenhuma penhora mas isso normalmente já se faz no dia da escritura. No meu caso consultei um amigo advogado que me garantiu que até àquele dia estava tudo ok. Para quem não tem, penso que não valerá a pena contractar um advogado para isso, basta que antes da escritura garanta que o verificam na conservatória
  15.  # 15

    Ahh e outra dica: quando estiver interessado um terreno, peça a caderneta predial e certidão permamente actualizada e depois na câmara veja se bate certo (as áreas de construção) com o que está descrito.
  16.  # 16

    Ainda sobre os custos: ter em atenção os impostos. Eu vou pagar quase 2000 euros só de impostos no dia da escritura e quando soube fiquei chocada porque nunca pensei que fosse tanto, ainda por cima num terreno tão barato. Também sobre o orçamento dos arquitectos para os projectos de arquitectura e especialidades: pedir a vários. Tenho orçamentos desde 3500e + IVA até 10.500e + IVA. Claro que não incluem todos a mesma coisa, mas tendo em conta a simplicidade e tamanho do meu projecto, considero que algumas coisas serão 'palha' e eu não precisarei de tudo isso, logo irei contratar um arquitecto mais barato. Depois o que é muito importante durante a construção da obra é contractar um bom fiscal porque é ele que vai garantir que o empreiteiro cumpre com o que está no projecto.
  17.  # 17

    270 m2 por 27 mil nao acho propriamente barato, eu comprei 1500 m2 por menos e nao é no fim do mundo ( é ao lado) felizmente por uma vez na vida tive gostos baratos😃
  18.  # 18

    Colocado por: martafgc8logo irei contratar um arquitecto mais barato. Depois o que é muito importante durante a construção da obra é contractar um bom fiscal porque é ele que vai garantir que o empreiteiro cumpre com o que está no projecto.
    Pronto, ja estragou tudo!
    Se o projeto for uma treta, como sao a maior parte desses projetos baratos, o fiscal ate pode fazer cumprir o projeto na integra, que fica com uma treta de construção!
    Se o fiscal nao tiver projetos e contratos em condições onde se agarrar anda em obra a medo porque o empreiteiro é que tem a faca e o queijo na mão
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vilacova
  19.  # 19

    Colocado por: DR1982Pronto, ja estragou tudo!
    Se o projeto for uma treta, como sao a maior parte desses projetos baratos, o fiscal ate pode fazer cumprir o projeto na integra, que fica com uma treta de construção!
    Se o fiscal nao tiver projetos e contratos em condições onde se agarrar anda em obra a medo porque o empreiteiro é que tem a faca e o queijo na mão


    Concordo consigo. No entanto eu mencionei que os projectos têm diferentes preços porque incluem (ou não) diferentes trabalhos. Um projecto de 3500e + IVA não vai incluir o mesmo que um de 10.500e + IVA, no entanto e conforme eu disse, para uma moradia geminada de 125m2 de RC e 1o andar, de terreno plano e geminada e inserida num loteamento, não tenho necessidade de ter tudo e mais alguma coisa porque é um projecto simples. Depois cada situação e projecto são unicos e terão de adaptar às necessidades de cada um. Eu dou a minha opinião , com base no que eu escolho e faz sentido no meu projecto. O que não quer dizer que seja o mesmo para o vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oksana1987
  20.  # 20

    Colocado por: martafgc8

    Concordo consigo. No entanto eu mencionei que os projectos têm diferentes preços porque incluem (ou não) diferentes trabalhos. Um projecto de 3500e + IVA não vai incluir o mesmo que um de 10.500e + IVA, no entanto e conforme eu disse, para uma moradia geminada de 125m2 de RC e 1o andar, de terreno plano e geminada e inserida num loteamento, não tenho necessidade de ter tudo e mais alguma coisa porque é um projecto simples. Depois cada situação e projecto são unicos e terão de adaptar às necessidades de cada um. Eu dou a minha opinião , com base no que eu escolho e faz sentido no meu projecto. O que não quer dizer que seja o mesmo para o vizinho.

    Mesmo os projetos apenas de licenciamento têm preços diferentes, por 3500 + iva nao me parece que consiga pagar as horas de trabalho suficientes para um bom projeto de arquitetura e especialidades sem ser chapa5.
    Nao é por ser uma casa simples e pequena que a qualidade dis projetos deve ser descurada
 
0.0177 seg. NEW