Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos/as.
    Devo dizer que estamos com uma dúvida bastante grande nas nossas vidas, devemos construir uma moradia, na zona de Odivelas?
    Já vivemos no concelho, na zona das Colinas do Cruzeiro (T2), andamos a ver terrenos nos arredores e há oportunidades de compra, mas para avançar teremos de vender a nossa atual casa (para pagar o terreno e liquidar o crédito habitação). Já verificámos e temos viabilidade financeira para o crédito de construção.
    Agora surge o principal receio, o tempo, quanto tempo demorará todo este processo, será que devemos arriscar?
    Já falámos com um Arquiteto/Construtor que nos elucidou que seria cerca de 12 meses, correndo tudo bem... Neste tempo teremos de ficar em casa de familiares.

Gostaria de saber um pouco da vossa experiência e que conselhos gostariam de partilhar.
    Obrigada.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

conte com mais tempo na casa dos familiares. O resto voces é que tem de saber.
  3.  # 3

Colocado por: Sonia_Valenum Arquiteto/Construtor

É a mesma pessoa?

1 ano para ter a chave na mão?
    Acho demasiado optimista.
  4.  # 4

Colocado por: nnsantos

É a mesma pessoa? Sim, é um Arquiteto que tem uma empresa de construção.

1 ano para ter a chave na mão?
    Acho demasiado optimista.

Pois ... por estarmos com tantas dúvidas decidi recorrer ao fórum para pedir opinião.
  5.  # 5

Colocado por: Sonia_ValenPois ... por estarmos com tantas dúvidas decidi recorrer ao fórum para pedir opinião.
    ewu diria no minimo 2 anos.. correndo bem (reze muito e acencda muitas velas no seu local de culto preferido)6 meses para os projectos e mais ano e meio para construir
    Concordam com este comentário: Jpires76
    • RCF
    • 12 março 2021

# 6

Colocado por: Sonia_ValenJá falámos com um Arquiteto/Construtor que nos elucidou que seria cerca de 12 meses, correndo tudo bem...

Isso apenas para a construção e correndo bem, conforme escreveu.
    Depois, conte com mais outros 12 meses para o restante, isto é, realização e aprovação do projeto.
    No total, não menos de 2 anos.
  6.  # 7

1 ano depois de começar a obra, sim. é razoável, mas não coloque nesse o ano o tempo necessário à elaboração do projeto.

eu tb tinha pressa e entre comprar o terreno e ir para lá morar vão ser 3 anos.
  7.  # 8

Concordo, entre o iniciar o processo e o acabar a construção no terreno, dois a três anos, sim.
  8.  # 9

Como mora nas colinas, pode ser que consiga uma venda para ficar a pagar renda (ou seja, sem sair de casa). Não será difícil encontrar investidor, agora se arranja pelo preço que pretende já são outros quinhentos.

Eu estou numa situação parecida, mas já conseguimos comprar terreno. No banco dizem-nos que temos que vender para poder aceder ao crédito para construção.
  9.  # 10

Colocado por: ricardo.rodriguesComo mora nas colinas, pode ser que consiga uma venda para ficar a pagar renda (ou seja, sem sair de casa). Não será difícil encontrar investidor, agora se arranja pelo preço que pretende já são outros quinhentos. Peço desculpa Ricardo não compreendi a sua sugestão.

Eu estou numa situação parecida, mas já conseguimos comprar terreno. No banco dizem-nos que temos que vender para poder aceder ao crédito para construção.
    Sim, essa foi também a informação que o Banco nos deu, primieorntemosbde liquidar o crédito habitação para podermos contrair o crédito construção... O que depois inviabiliza podermos continuar nesta casa.
  10.  # 11

Informem se bem pois pelo que me foi transmitido o valor de rendas/aluguer atualmente já entra para a taxa de esforço ao contrário do passado ( pelo menos foi o que me disseram).

Com esses esquemas correm o risco de ficar em casa alugada e um terreno para batatas :)
  11.  # 12

Conte com dois anos para todo o processo, correndo bem.
  12.  # 13

Colocado por: P@rAdiS3Informem se bem pois pelo que me foi transmitido o valor de rendas/aluguer atualmente já entra para a taxa de esforço

Não. Pode inclusivamente fazer o crédito à construção com carência até à conclusão da obra. Dessa forma não acumula a renda como taxa de esforço.
  13.  # 14

Ricardo tem sempre de pagar os juros e nesse caso vai sempre depender da liquidez de cada um, os juros mais a renda pode não dar para a taxa de esforço.
  14.  # 15

Colocado por: P@rAdiS3tem sempre de pagar os juros e nesse caso vai sempre depender da liquidez de cada um, os juros mais a renda pode não dar para a taxa de esforço.

Sim, é verdade, mas depois de vender um T2 nas colinas, em princípio, deverá sobrar algum dinheiro para suportar a construção e não terá que pedir tanto emprestado ao banco.

Mas, no meu entender, se não houver dinheiro de reserva, é arriscado avançar para construção.
  15.  # 16

Certo e estando em casa de familiares então é ouro sobre azul :)
    • Fcbp
    • 13 março 2021

# 17

Conte com bem mais de 12 meses....
    Vendemos o nosso apartamento (zona de Odivelas) em Julho de 2020, em Maio 2020 já tinhamos assinado contrato para chave na mão de uma moradia mas na zona de Loures ( terrenho + construção). O processo na câmara deu entrada em Junho 2020 porque o projecto já estava elaborado e ainda estamos a aguardar... já passaram 9 meses só de parte burocrática! No contrato ficou que o prazo máximo de construção são 18meses após aprovação na CM.

Nós temos igualmente pressa porque também não queremos pagar as mais valias, mas tenho ideia que como vamos fazer escritura do terreno e construção de habitação própria já se considera o investimento. Estaremos certos?

Entretanto estamos a viver numa casa que pertence a uns familiares a 30min de Lisboa...é um grande esforço tendo em conta a distância e também não contava com tanto tempo, portanto vá-se mentalizando que o processo é longo, principalmente nas CM onde não temos nenhum controlo.

Muita Sorte!
    • RUIOLI
    • 13 março 2021 editado

# 18

Compre um terreno com projeto já aprovado, pronto a construir, ou que já tenha tido um projeto aprovado nos últimos tempos, se se identificar com o projeto ou pelo menos com o exterior, depois arranja um empreiteiro faz comunicação prévia e é mais rápido, mas nunca menos de 18 meses depois de comprar o terreno. Há terrenos nestas condições aqui em Odivelas.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • RCF
    • 15 março 2021

# 19

Colocado por: Fcbpem Maio 2020 já tinhamos assinado contrato para chave na mão de uma moradia mas na zona de Loures ( terrenho + construção).

Chave na mão, incluindo o projeto?
    Espero que não tenha sido com uma dessas (pseudo)empresas burlonas...
  16.  # 20

Colocado por: Fcbpprincipalmente nas CM onde não temos nenhum controlo.

Eles estão em teletrabalho, a aprovação da minha arquitetura demorou uns 6 meses (incluindo a correção de algumas coisas simples), uns dois meses para calcular taxas, as especialidades entregamos em Fevereiro e ainda estão em apreciação, dizem-nos que já estão aprovadas e que estão a calcular taxas (que já estavam calculadas, mas vão para o monte até chegarem a essa conclusão...) mas os SIMAR dizem que ainda não receberam os projetos (estou preocupado...). O truque é ligar todas as semanas a pressionar, e mesmo assim...

0.0200 seg. NEW