Iniciar sessão ou registar-se
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 1

    Colocado por: RCF
    Chave na mão, incluindo o projeto?
    Espero que não tenha sido com uma dessas (pseudo)empresas burlonas...


    É um construtor com muitos anos no mercado, tem varios terrenos naquela zona e vai construindo conforme tem compradores.
    E sim o projecto já estava elaborado para aqueles terrenos, são duas moradias iguais.
    O negócio incluí a compra do terreno com o projecto + construção.

    Entretanto sabemos que já foram emitidas as taxas, finalmente! 9 meses depois....
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 2

    Colocado por: RUIOLI

    Eles estão em teletrabalho, a aprovação da minha arquitetura demorou uns 6 meses (incluindo a correção de algumas coisas simples), uns dois meses para calcular taxas, as especialidades entregamos em Fevereiro e ainda estão em apreciação, dizem-nos que já estão aprovadas e que estão a calcular taxas (que já estavam calculadas, mas vão para o monte até chegarem a essa conclusão...) mas os SIMAR dizem que ainda não receberam os projetos (estou preocupado...). O truque é ligar todas as semanas a pressionar, e mesmo assim...


    Nós tivemos o azar de a meio do processo trocar de técnica, que estava de baixa e regressou, basicamente começou o processo de novo....
    Eu ligo para lá todas as semanas, envio emails e mesmo assim nunca adiantou grande coisa, o primeiro técnico ainda atendia as chamadas a 2a técnica nunca consegui falar diretamente com ela...

    Nas taxas, esteve 1 mês, sei que já foram calculadas e estão para o chefe de divisão assinar...espero que não seja mais 1 mês!
  1.  # 3

    Colocado por: Fcbp

    Nas taxas, esteve 1 mês, sei que já foram calculadas e estão para o chefe de divisão assinar...espero que não seja mais 1 mês!


    1 mês deve ser á vontade e até talvez mais!
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 4

    Colocado por: Dav82

    1 mês deve ser á vontade e até talvez mais!


    Não me assuste... a pessoa com quem eu falei disse que 2 ou 3 dias para isso ficar assinado e ser enviado. Eu já sei o valor...

    Pelo que percebi, depois ainda tenho que ficar à espera de um documento qualquer, que já é um processo administrativo e não dos técnicos, para poder fazer a escritura do terreno....
    Para contextualizar, foi uma comunicação prévia!
  2.  # 5

    Colocado por: FcbpEu já sei o valor...


    A parte boa são os descontos nas taxas, pensei que era black friday :)
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 6

    Colocado por: RUIOLI

    A parte boa são os descontos nas taxas, pensei que era black friday :)


    Essa foi a última desculpa para a demora " a tabela de taxas mudou e estamos com constrangimentos no cálculo"

    No meu caso não sou eu que as pago, mas 4500€ nem me parece um desconto de perder a cabeça, bolas!
    Baixaram assim tanto os valores? Não tenho mesmo noção
  3.  # 7

    Colocado por: Fcbp4500€ nem me parece um desconto de perder a cabeça, bolas!


    Não está em Área de Reabilitação Urbana? No meu caso e outros que conheço está, o desconto é de 80%.
    • RCF
    • 15 março 2021

     # 8

    Colocado por: Fcbp

    É um construtor com muitos anos no mercado, tem varios terrenos naquela zona e vai construindo conforme tem compradores.
    E sim o projecto já estava elaborado para aqueles terrenos, são duas moradias iguais.
    O negócio incluí a compra do terreno com o projecto + construção.

    Entretanto sabemos que já foram emitidas as taxas, finalmente! 9 meses depois....

    Então, força!
    Boa sorte
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 9

    Colocado por: RCF
    Então, força!
    Boa sorte


    Espero não me vir cá queixar daqui a uns meses, do parecerem pessoas sérias ao serem vai sempre uma grande distância.... daí termos feito o negócio com a compra do terreno, se correr mal, pelo menos o terreno é nosso!
    Eu tenho acompanhado outras obras deles e ainda não vi sinais de risco, vamos ver...

    Obrigada!
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 10

    Colocado por: RUIOLI

    Não está em Área de Reabilitação Urbana? No meu caso e outros que conheço está, o desconto é de 80%.


    Pelo que estive a ver não está, e sendo o valor das Taxas 4500€ é porque não teve esse desconto certamente.

    Estou a acompanhar o seu tópico há uns dias, desejo-lhe muita sorte e início de obra rápido!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  4.  # 11

    Colocado por: Fcbp

    Pelo que estive a ver não está, e sendo o valor das Taxas 4500€ é porque não teve esse desconto certamente.

    Estou a acompanhar o seu tópico há uns dias, desejo-lhe muita sorte e início de obra rápido!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI


    Realmente esse valor é de loucos eu por 18 meses paguei 950€ e também fiz comunicação prévia!
    • Fcbp
    • 15 março 2021

     # 12

    Colocado por: Dav82

    Realmente esse valor é de loucos eu por 18 meses paguei 950€ e também fiz comunicação prévia!


    Grande diferença, o nosso também é para 18 meses.

    Também acompanho atentamente o sua construção! Está a conseguir manter o prazo dos 18 meses?
  5.  # 13

    Colocado por: Fcbp

    Grande diferença, o nosso também é para 18 meses.

    Também acompanho atentamente o sua construção! Está a conseguir manter o prazo dos 18 meses?


    Sim á vontade, se tudo correr bem devo ter mais uns 3 meses de obra. Mas acho que os 18 meses é o mais apropriado de se pedir. Assim que coloquei os projetos, esperei 30 dias paguei as taxas e arranquei com a obra.
    Concordam com este comentário: Fcbp
  6.  # 14

    Colocado por: RUIOLIO truque é ligar todas as semanas a pressionar, e mesmo assim...


    Colocado por: FcbpEu ligo para lá todas as semanas, envio emails e mesmo assim nunca adiantou grande coisa


    As câmaras demoram muito tempo a aprovar o que quer que seja, também por causa disso... muitas chamadas e emails que não acrescentam nada de novo.

    E eu contra mim "falo" também, por vezes só mesmo ligando é que se percebe que "agora o técnico foi de férias"... "tivemos aqui um problema com os computadores", "ai o covid e teletrabalho", "faleceu o telefonista e ainda não contratamos um novo", "o nosso iban está com problemas para o pagamento das taxas"...

    É cada uma... :)

    Se querem ajudar, em vez de fazerem pressão/estorvar os técnicos, assinem esta petição, pode ser que no futuro isto melhore:

    https://espacodearquitetura.com/noticias/peticao-publica-plataforma-digital-unica-nacional-submissao-de-processos-de-urbanismo/

    Porque além de facilitar a vida aos técnicos do projecto, facilitaria também a vida aos técnicos municipais. No final os maiores beneficiados seriam os Dono de Obra pois terão certamente menos meses de espera.

    Porque uma coisa é o PDM e certas regras locais que fazem sentido serem diferentes de zona para zona. Outra é cada Câmara ter um modo próprio de instrução de projectos, softwares diferentes, formulários próprios, linguagens e interpretações diversas ao ler a mesma lei nacional. É uma festa. É como dizer que cada tribunal funciona de modo diferente em relação ao concelho vizinho. Ao nivel dos projectos, Portugal mais parece uma federação com 300 e tal estados/municipios, cada um faz o que lhe apetece.
  7.  # 15

    Colocado por: Sonia_Valenelucidou que seria cerca de 12 meses


    Olá.
    Ora, estando elucidada, qual é a sua dúvida mesmo? Desde que tenha constrato ou algo assinado... E que seja resarcida caso haja atraso, qual é o mal?

    Ainda assim, se não tem projecto aprovado ainda, 12 meses parece muito curto mesmo.
    Concordam com este comentário: Fcbp
    • Fcbp
    • 16 março 2021

     # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveira



    As câmaras demoram muito tempo a aprovar o que quer que seja, também por causa disso... muitas chamadas e emails que não acrescentam nada de novo.

    E eu contra mim "falo" também, por vezes só mesmo ligando é que se percebe que "agora o técnico foi de férias"... "tivemos aqui um problema com os computadores", "ai o covid e teletrabalho", "faleceu o telefonista e ainda não contratamos um novo", "o nosso iban está com problemas para o pagamento das taxas"...

    É cada uma... :)

    Se querem ajudar, em vez de fazerem pressão/estorvar os técnicos, assinem esta petição, pode ser que no futuro isto melhore:

    https://espacodearquitetura.com/noticias/peticao-publica-plataforma-digital-unica-nacional-submissao-de-processos-de-urbanismo/

    Porque além de facilitar a vida aos técnicos do projecto, facilitaria também a vida aos técnicos municipais. No final os maiores beneficiados seriam os Dono de Obra pois terão certamente menos meses de espera.

    Porque uma coisa é o PDM e certas regras locais que fazem sentido serem diferentes de zona para zona. Outra é cada Câmara ter um modo próprio de instrução de projectos, softwares diferentes, formulários próprios, linguagens e interpretações diversas ao ler a mesma lei nacional. É uma festa. É como dizer que cada tribunal funciona de modo diferente em relação ao concelho vizinho. Ao nivel dos projectos, Portugal mais parece uma federação com 300 e tal estados/municipios, cada um faz o que lhe apetece.


    Concordo! Mas nem vejo outra forma...sentar e esperar clarmente não resulta!
    Quanto à petição, assinei em Fevereiro, e acho uma óptima iniciativa
  8.  # 17

    Eu passei exatamente pela sua situação, vendi casa em Odivelas comprei um terreno e fui viver com os meus pais iludido que num ano tinha casa nova...

    Desde a escritura do terreno até ter licença de construção foram 13 meses, desde levantar a licença a ter a casa construída foram 17meses, tudo somado foram quase 3 anos a viver em casa dos meus velhotes. :)
    Concordam com este comentário: Fcbp, RUIOLI
  9.  # 18

    Tb estou na casa dos pais desde setembro de 2019, espero no máximo em abril ter os projetos aprovados e em junho começar...mas entre CM e arranjar empreiteiro, nada está a ser fácil... se depois ainda estamos 6 meses à espera de ramais e licença de utilização, é o fim da picada...
  10.  # 19

    Colocado por: RUIOLIse depois ainda estamos 6 meses à espera de ramais e licença de utilização, é o fim da picada...

    Se souber gerir a obra, não deixa isso para o fim.
    A meio da obra pede os ramais.
    Acaba primeiro os exteriores, pede a autorização de utilização e enquanto a Câmara trata do assunto você vai acabando os interiores.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Fcbp
  11.  # 20

    Colocado por: PicaretaSe souber gerir a obra, não deixa isso para o fim.
    A meio da obra pede os ramais.
    Acaba primeiro os exteriores, pede a autorização de utilização e enquanto a Câmara trata do assunto você vai acabando os interiores.


    É exatamente isso que tenho planeado!

    Mas não deixa de ser ridículo ter de andar no limite da legalidade, para ultrapassar a ineficiência dos serviços municipais...
 
0.0237 seg. NEW