Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia prezados investidores,

    Sou um investidor estrangeiro, e possuo alguns investimentos imobiliários no país onde resido. Estou avaliando a possibilidade de expandir o meu portfolio a Portugal.

    A princípio a idéia seria adquirir apartamento(s) em Lisboa e/ou Porto, para posterior arrendamento a residentes de longo prazo, ou estudantes.

    Neste momento estou à procura de informações que me ajudem a estimar os custos relacionados, que me possibilite calcular o retorno aproximado do investimento.

    Ficaria bastante agradecido se algum colega investidor pudesse compartilhar sua experiência no assunto, e fornecer uma idéia geral dos percentuais dos seguintes custos:

    - impostos
    - condomínio
    - seguro
    - manutenção
    - comissões de gestores de imóveis
    - outros custos relacionados

    Por último, uma pergunta sobre a qualidade e previsibilidade de inquilinos em geral do mercado daí. Entendo por própria experiência que sempre existem riscos ao lidar com pessoas em geral, por isso sempre tentei mitigar estes riscos tentando selecionar com cuidado os inquilinos. Salve um ou dois casos, tive sorte até agora, poucas dores-de-cabeça. Ajudou também o fato das leis onde resido permitirem a cobrança ou despejo dos infratores, com certa facilidade.

    Realisticamente falando, o que posso esperar do mercado Português? Lendo algumas das estórias aqui neste fórum fez os pelos do meu pescoço arrepiarem.

    Muito obrigado
  2.  # 2

  3.  # 3

    Boa tarde,

    Por acaso estou a preparar um ficheiro dedicado para Investidores que aborda este tópico em questão. Coincidências.

    Quando tudo estiver pronto, voltarei a este tópico e partilho as minhas conclusões.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, lreis
  4.  # 4

    So' por curiosidade , que tipo de percentagem de retorno ( ROI) consegue obter no pais que resides?


    Antonio
    Colocado por: lreisBom dia prezados investidores,

    Sou um investidor estrangeiro, e possuo alguns investimentos imobiliários no país onde resido. Estou avaliando a possibilidade de expandir o meu portfolio a Portugal.

    A princípio a idéia seria adquirir apartamento(s) em Lisboa e/ou Porto, para posterior arrendamento a residentes de longo prazo, ou estudantes.

    Neste momento estou à procura de informações que me ajudem a estimar os custos relacionados, que me possibilite calcular o retorno aproximado do investimento.

    Ficaria bastante agradecido se algum colega investidor pudesse compartilhar sua experiência no assunto, e fornecer uma idéia geral dos percentuais dos seguintes custos:

    - impostos
    - condomínio
    - seguro
    - manutenção
    - comissões de gestores de imóveis
    - outros custos relacionados

    Por último, uma pergunta sobre a qualidade e previsibilidade de inquilinos em geral do mercado daí. Entendo por própria experiência que sempre existem riscos ao lidar com pessoas em geral, por isso sempre tentei mitigar estes riscos tentando selecionar com cuidado os inquilinos. Salve um ou dois casos, tive sorte até agora, poucas dores-de-cabeça. Ajudou também o fato das leis onde resido permitirem a cobrança ou despejo dos infratores, com certa facilidade.

    Realisticamente falando, o que posso esperar do mercado Português? Lendo algumas das estórias aqui neste fórum fez os pelos do meu pescoço arrepiarem.

    Muito obrigado
  5.  # 5

    Obrigado @joseduro por sua ajuda.

    @Antonioconceicao, onde resido (Califórnia, EUA), não existem mais oportunidades com propriedades residenciais - pelo menos do tipo que eu dou preferência, que são "single-family homes", ou seja, casas separadas em que uma única família reside. Os preços de casas estão simplesmente estratoféricos. Em estados vizinhos a situação é "menos pior", mas realisticamente falando, também não oferecem oportunidades. Daí o meu interesse em investir em outros mercados.

    No meu caso em particular, comprei minhas propriedades há mais de 15 anos, portanto consigo atualmente usufruir um retorno entre 5-7% do meu investimento inicial. Mas isso graças a um crescimento recente súbito nos arrendamentos... causado pela grande demanda daqueles que não conseguem mais comprar uma casa por serem muito caras.
  6.  # 6

    Retorno de 5/7% em relação ao investimento inicial de 15anos? Será que pensou 5/7% em relação ao valor actual do imóvel (single family home)?
    • lreis
    • 19 março 2021 editado

     # 7

    5-7% sobre o investimento inicial. Se estivesse comprando essa mesma propriedade hoje, o ROI seria quase certo negativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
    • RDM
    • 19 março 2021 editado

     # 8

    Caro Ireis, como investidor estrangeiro até que não escreve mal português, ou será, investidor português no estrangeiro em busca de informações?
  7.  # 9

    Colocado por: RDMCaro Ireis, como investidor estrangeiro até que não escreve mal português, ou será, investidor português no estrangeiro em busca de informações?


    Prezado RDM,

    Minha fluência da língua Portuguesa deve-se ao fato de eu ser Brasileiro. Sim, estou simplesmente em busca de informações pois com exceção de uma breve passagem como turista, realmente não conheço Portugal. Portanto, agradeceria bastante qualquer informação que possa me ajudar a entender como funcionam as coisas no mercado imobiliário daí. Minha experiência no assunto é exclusivamente baseada nos EUA, onde resido há mais de 30 anos.
 
0.0150 seg. NEW