Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Gostaria de opiniões sobre o que fazer/ como agir em relação a esta situação:

    Possuo um imóvel/ fração que faz parte de um condomínio. Foi comprado ás finanças e tem dificuldades na sua legalização.
    Em 2018 solicitamos o serviço de um arquiteto que ter experiência neste tipo de situações, e concordamos em dar início a um projeto. Foi acordado em pagar 500 eur para ele ver a viabilidade, e se fosse viável seguiriamos em frente. Total 2000 eur + 500 no final da obra. Acontece que ele nos pediu os restantes 1500 para continuar, e nós acabámos por pagar porque pensávamos que ia ser aprovado/ legalizada a fração.
    Veio o ofício negativo, e este arquiteto não fez mais nada nem respondeu ao ofício.

    Em 2021 contratei um advogado para fazer as diligências na Câmara, e a solução passa por um projeto de arquitetura, mas feito de outra forma, e o inicial tem que ser cancelado.

    Não acho esta pessoa ( arquiteto) nada séria, no entanto já pagamos 80%.

    Deverei entrar em contato com o mesmo para ele prosseguir trabalho? Ele é obrigado a prosseguir? Não temos acordo nenhum escrito e ele nunca passou fatura.

    Ou devo dar o dinheiro por perdido e contratar outro técnico?

    Como agiriam?

    Obrigado
  2.  # 2

    Dê o dinheiro como perdido e siga em frente.
    Se durante este tempo todo ele não fez nada acha que é agora que vai fazer?
  3.  # 3

    no entanto não deixa de ser uma fraude
    enfim dias atuais muito complicados com este tipo de gente, talvez não perdesse nada em fazer uma exposição á ordem dos arquitetos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, exlybris, nunogouveia
  4.  # 4

    Colocado por: marco1no entanto não deixa de ser uma fraude
    enfim dias atuais muito complicados com este tipo de gente, talvez não perdesse nada em fazer uma exposição á ordem dos arquitetos.
    Concordam com este comentário:zedasilva,exlybris


    Dependendo do que ele disser quando o abordar sobre a alteração do projecto, sim.
  5.  # 5

    Alguém me pode dizer quais são as formas normais de pagamento num projeto arquitetura/especialidades?
    É razoável pedir que uma parte seja paga depois do projeto estar aprovado?
  6.  # 6

    Colocado por: exlybrisÉ razoável pedir que uma parte seja paga depois do projeto estar aprovado?

    sim é
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  7.  # 7

    Sim, mas também pode não ser. Depende de muita coisa. ( normalmente a mim dá-me chatices, que quero evitar. Ou seja, de nunca mais ver a massa)


    Colocado por: exlybrisÉ razoável pedir que uma parte seja paga depois do projeto estar aprovado?


    Mas quem lhe fornece o serviço não propôs um plano de pagamentos? isso é materia para discussão e negociação entre ambos.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: exlybrisAlguém me pode dizer quais são as formas normais de pagamento num projeto arquitetura/especialidades?
    não existe uma norma.

    cada um utiliza a forma que a si lhe dá mais jeito. como em qq outro negócio
  9.  # 9

    Colocado por: exlybrisÉ razoável pedir que uma parte seja paga depois do projeto estar aprovado?
    há quem o faça.. eu não o faço.
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosnão existe uma norma.

    cada um utiliza a forma que a si lhe dá mais jeito. como em qq outro negócio


    Ainda só me deu um orcamento geral, nada por escrito. Só me estou a preparar para poder exigir/ou não , que o pagamento seja feito com garantias também para o meu lado. E daí perguntar se eventualmente isto seria prática normal na área, e se seria razoável da minha parte eu fazer este tipo de exigência.

    ( Dado que isto foi um caso complicado, mas que eles se propõem a resolver ) .
  11.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreira
    sim é
    Estas pessoas agradeceram este comentário:exlybris


    Nunca peço isso. Se assim for, vou ter de estar à espera mais de 1 ano para receber o último pagamento.
    Peço o último pagamento com a entrega na Câmara.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 12

    Colocado por: exlybrise se seria razoável da minha parte eu fazer este tipo de exigência.

    Pode, o pior que pode acontecer é eles dizerem que não aceitam essa condição.
    Concordam com este comentário: brunomrosa, antonylemos
  13.  # 13

    não concordo

    por norma o ultimo pagamento do licenciamento deve ser com a aprovação da camara, nem vou esmiuçar o porquê.
    Concordam com este comentário: exlybris
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exlybris
  14.  # 14

    Colocado por: marco1não concordo

    Por norma o último pagamento do licenciamento deve ser com a aprovação da câmara, nem vou esmiuçar o porquê.


    Aqui na zona os projetos demoram mais de 1 ano a aprovar. As vezes 1,5 anos, 2 anos.

    Nas propostas eu escrevo que todas as alterações que são pedidas pelas autarquias até à aprovação são da minha responsabilidade, nunca houve quebras de confiança nem falta de resposta da minha parte.

    Mas compreendo o porquê, pode fazer sentido caso as autarquias decidam em tempo útil.
  15.  # 15

    ok bruno isso dos 1.5 2 anos é surreal e claro que tem de ser previsto em termos de honorários.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Pode, o pior que pode acontecer é eles dizerem que não aceitam essa condição.
    Concordam com este comentário:brunomrosa


    E quem me garante que eles vão responder aos ofícios e exigências da Câmara, se eles já tiverem recebido todo o valor?

    Já me dei mal numa situacão idêntica, por isso pergunto, e nem vejo nada de mais. Eu pago para um projeto aprovado, não para me entregarem 2 kg de papéis na Câmara. Como técnicos deverão estar informados e já ter a certeza que o projeto vai passar, ou não?
  17.  # 17

    Colocado por: exlybrisE quem me garante que eles vão responder aos ofícios e exigências da Câmara, se eles já tiverem recebido todo o valor?


    Contratos e boa fé das partes.
    Sinceridade, dar a cara e assumir os compromissos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, exlybris
  18.  # 18

    Colocado por: exlybrisE quem me garante que eles vão responder aos ofícios e exigências da Câmara, se eles já tiverem recebido todo o valor?
    tem a mesma garantia que eles têm do cliente pagar a ultima prestação depois de aprovado

    ou seja, nenhuma.

    se nao está contente com a proposta de pagamento tente negociar outra ou mude de técnico. é simples.
  19.  # 19

    Colocado por: antonylemostem a mesma garantia que eles têm do cliente pagar a ultima prestação depois de aprovado


    Não, porque o cliente continua a precisar do arquiteto durante as obras e para finalizar a obra...
  20.  # 20

    Colocado por: exlybrisNão, porque o cliente continua a precisar do arquiteto durante as obras e para finalizar a obra...
    nao. nao precisa. e mesmo que precise pode trocar de profissional
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCosta1973
 
0.0218 seg. NEW