Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Espero que se encontrem bem e obrigado por toda a sempre valiosa partilha de conhecimento!

    A minha questão é a seguinte:

    A minha namorada irá adquirir um imóvel através de crédito habitação do qual será ela a única proponente.
    No futuro, pretendemos casar em Comunhão geral de bens, como o imóvel foi comprado enquanto era solteira este bem é considerado de ambos visto que casamos em comunhão geral de bens? Neste imóvel em questão ficará também a residir a mãe.

    A questão prende-se se em caso de falecimento da namorada, o bem ficará em meu nome?

    E em caso de separação, será divido por nós dois?

    Apesar de ser ela a única proponente, irei auxiliar na compra ( no valor da entrada) , prestação e remodelação da casa. Espero ter sido claro tentei o máximo dar todos os detalhes.

    Inf/mente não tenho hipoteses de entrar como proponente, assim não nascia esta dúvida.


    Bem-hajam!

    Com os meus antecipados agradecimentos,
    Ricardo Malheiro.
  2.  # 2

    Casados, sem filhos, herdam também os pais dela.

    Artigo 2133.º
    (Classes de sucessíveis)

    1. A ordem por que são chamados os herdeiros, sem prejuízo do disposto no título da adopção, é a seguinte:

    a) Cônjuge e descendentes;
    b) Cônjuge e ascendentes;
    c) Irmãos e seus descendentes;
    d) Outros colaterais até ao quarto grau;
    e) Estado.
  3.  # 3

    Colocado por: Varejoteb) Cônjuge e ascendentes;
    no entanto os bens adquiridos anteriormente ao casamento não entram na "herança" a favor do cônjuge sendo exclusivamente herdados pelos descendentes ou ascendentes diretos.

    Colocado por: RicardompA questão prende-se se em caso de falecimento da namorada, o bem ficará em meu nome?
    não.

    Colocado por: RicardompE em caso de separação, será divido por nós dois?
    também não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  4.  # 4

    Colocado por: RicardompApesar de ser ela a única proponente, irei auxiliar na compra ( no valor da entrada) , prestação e remodelação da casa. Espero ter sido claro tentei o máximo dar todos os detalhes.
    para não perder os seus direitos tem que celebrar contrato escrito que o salvaguarde em caso de as coisas derem para o torto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  5.  # 5

    Se não tem lá o seu nome não é seu. Se não é seu todo o dinheiro que lá puser, seja de que forma for, é caridade.

    Creio que até é neste fórum que já surgiu, por mais que uma vez, pessoas que usaram os seus capitais para fazer melhorias em casas que não eram delas e depois andam no ai Jesus porque meteram lá dinheiro e não têm direitos sobre a casa.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesno entanto os bens adquiridos anteriormente ao casamento não entram na "herança" a favor do cônjuge sendo exclusivamente herdados pelos descendentes ou ascendentes diretos.

    não.

    também não.


    Em comunhão de adquiridos, os bens próprios entram na mesma na herança, mas em proporção igual aos outros herdeiros, não tem os "50%" à cabeça como os bens comuns.
  7.  # 7

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Pelo que entendi, mesmo que eu fosse o 2ª proponente, em caso de falecimento da namorada ocorria a mesma situação.

    50% do imovel seria herdado pelos pais? Ou em segundo lugar pelos irmãos?

    Se assim for, existe alguma forma de evitar isto visto que somos SÓ nós os 2, que estamos a "lutar" pela casa.

    Grato
  8.  # 8

    Porque não compram em regime de co-propriedade?
    Eu comprei assim com a minha namorada..só me preocupava as heranças se algum de nós morresse, mas como já temos um filho isso tbm está resolvido, ninguém mete a mão xD
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  9.  # 9

    Se não é tua não metas lá dinheiro.

    O que aconteceria se se separassem antes de sequer casarem? 🙃

    Ainda por cima com a mãe dela a viver lá. Tem mesmo tudo para correr mal e ficares sem nada.

    Mesmo que tudo corresse bem, imagino que ela pudesse fazer um testamento para te deixar a quota disponível.

    Mas atenção, se ela falecer por tua causa não tens direito a nada. 😂


    Estás numa situação tramada.

    Queres mesmo viver numa casa que nunca será realmente tua apesar de andares a gastar o teu dinheiro nela?
  10.  # 10

    Se comprarem em conjunto casados, sem descendentes, os pais vivos herdam 25% do imóvel.
    O cônjuge 50% + 25%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  11.  # 11

    Porque não compram em regime de co-propriedade?
    Eu comprei assim com a minha namorada..só me preocupava as heranças se algum de nós morresse, mas como já temos um filho isso tbm está resolvido, ninguém mete a mão xD


    Desculpe estar a cita-lo mas é só para um comentário: e se o vosso filho (salvo seja) morrer e os pais morrerem sem filhos? Dependendo das circunstâncias de cada um, a cada momento, tudo pode acontecer.

    Quando o meu avô estava perto dos 80, a minha avó 74, e os dois com saúde de ferro, resolveram deixar tudo tratado para descanso deles nesta vida e na outra, e isso que eram agnósticos... o único imóvel dos bens era uma quinta que estava na família desde antes da República.

    Um conhecido do meu avô, da geração dele, pouco mais novo, advogado e notário tratou de tudo. Fizeram vários acordos e o testamento ficou blindado. Recordo bem, já tinha 16 anos, que o notário leu e respondeu durante horas para que ninguém tivesse dúvidas antes de assinar.
    Recordo, por ex., que estava previsto também o caso, remoto, de algum dos dois filhos e herdeiros (ou os dois!)- já casados e com filhos - resolver "tomar ordens" e entrar para um convento... a vida dá muitas voltas e o notário explicou porque é que a Ordem não podia ser herdeira. Mas era um advogado topo de gama e amigo do avô, valeu bem os honorários que cobrou.

    Tudo isto para dizer que o que as pessoas têm de mais certo é morrerem e daí que valha a pena gastar tempo e dinheiro para assegurarem que não vão ter chatices familiares, what so ever, enquanto cá andarem e, como se diz na aldeia, morrerem descansados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  12.  # 12

    Sou só eu que acho esta conversa mórbida?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

    Obrigado a todos :)!

    Pelos vistos estão reunidos todos os ingredientes para um resultado desastroso...

    Agora percebo o porquê dos meus pais aconselharem a pensar muito bem antes de decidir avançar com isto.

    Para não falar que também os irmãos estão a pensar viver neste imóvel.


    Posto isto, tenho a receita na integra para correr tudo mal.

    Acho que nada que eu posso fazer, irá me salvaguardar de possiveis dissabores futuros, correcto?
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  14.  # 14

    Colocado por: Ricardomp
    Acho que nada que eu posso fazer, irá me salvaguardar de possiveis dissabores futuros, correcto?


    Mentalize-se que vai viver de favor nessa casa, alugue até a sua situação melhorar e aí compram os dois, não case....
    Tem várias hipóteses...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  15.  # 15

    Colocado por: RicardompObrigado a todos :)!

    Pelos vistos estão reunidos todos os ingredientes para um resultado desastroso...

    Agora percebo o porquê dos meus pais aconselharem a pensar muito bem antes de decidir avançar com isto.

    Para não falar que também os irmãos estão a pensar viver neste imóvel.


    Posto isto, tenho a receita na integra para correr tudo mal.

    Acho que nada que eu posso fazer, irá me salvaguardar de possiveis dissabores futuros, correcto?


    Voçê ja esta morto só que ainda não sabe .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  16.  # 16

    Colocado por: aarr2021

    Voçê ja esta morto só que ainda não sabe .



    Ainda vou a tempo da salvação :) As cartas são estas só as aceito se quiser
  17.  # 17

    Colocado por: Bondi

    Mentalize-se que vai viver de favor nessa casa, alugue até a sua situação melhorar e aí compram os dois, não case....
    Tem várias hipóteses...


    99.9& será essa a minha decisão, obrigado quais são as hipotesses?
  18.  # 18

    Colocado por: Ricardomp

    99.9& será essa a minha decisão, obrigado quais são as hipotesses?


    100%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  19.  # 19

    Colocado por: RicardompObrigado a todos :)!

    Pelos vistos estão reunidos todos os ingredientes para um resultado desastroso...

    Agora percebo o porquê dos meus pais aconselharem a pensar muito bem antes de decidir avançar com isto.

    Para não falar que também os irmãos estão a pensar viver neste imóvel.


    Posto isto, tenho a receita na integra para correr tudo mal.

    Acho que nada que eu posso fazer, irá me salvaguardar de possiveis dissabores futuros, correcto?
    Concordam com este comentário:ferreiraj125


    É sempre bom ver alguém a não cometer um erro.

    Não sei o contexto mas cada vez cheira mais a esturro.

    Se afinal a casa nem sequer é para o casal mas sim para a família dela viver lá toda, nem se percebe porque haverias de ser tu a gastar dinheiro na casa. Isso quase parece um esquema.

    O mais seguro é comprarem a casa a meias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardomp
  20.  # 20

    Colocado por: ferreiraj125

    É sempre bom ver alguém a não cometer um erro.

    Não sei o contexto mas cada vez cheira mais a esturro.

    Se afinal a casa nem sequer é para o casal mas sim para a família dela viver lá toda, nem se percebe porque haverias de ser tu a gastar dinheiro na casa. Isso quase parece um esquema.

    O mais seguro é comprarem a casa a meias.



    As vezes misturam-se emoções para atingir objetivos...e inf/mente a familia consegue supreender...dai surgir a dúvida

    A casa também seria para vivermos, o imbróglio é no futuro ( até mesmo comprado a meias) "acharem-se" por direito a tudo e mais alguma coisa, apesar de não terem dado um tostão...

    Isto não acontece só em filmes...é a realidade!

    Tudo é possivel enquanto existir imaginação!
 
0.0238 seg. NEW