Colocado por: Luis K. W.Colocado por: migueldefenderAproveitando este tópico, penso que a pressão "obrigatória" na área de Lisboa são 3 ou 4 bar No entanto aqui em casa a pressão em todas as torneiras, e mesmo nas mangueiras do jardim é muito reduzida. Reduzida comparando com todas as casa que conheço. Reduzida chegando ao ponto de ter duas torneiras ligadas o esquentador fica no limiar de se desligar.
O que acham que pode ser? Como posso proceder para a verificação de pressão? Deduzo que haja alguma espécie de entidade que veja este tipo de coisas.
Se estamos a falar de pressão da rede de ÁGUA, não creio que haja pressão obrigatória.
Em Lisboa é a EPAL que verifica a pressão NA REDE.
Uma informação:
Veja as mensagens em cima. Sobretudo no que refere a Caudal (litros/segundo) e a pressão (kg/m2).
Um esclarecimento:
Ao fazer o cálculo de uma rede de água, pretendemos que no ponto MENOS favoravel da rede, a pressão (mínima) seja de 5 m.c.a. 5.
Depois fazemos as contas ao contrário (somamos-lhe as perdas de carga, diferenças de altura, etc.) para vermos qual a pressão mínima necessária na entrada do prédio.
Se a pressão da rede não atingir este valor, será preciso adicionar um grupo hidropressor (uma "bomba" de água).O que acham que pode ser?Sem conhecer a casa, se os canos são de ferro ou poliqualquercoisa, quantos anos tem a instalação, etc. eu apostaria em como tem canos entupidos (ou qualquer coisa a entupir a passagem da água).
Colocado por: me00266Aproveitando este tópico, fizeram obras há pouco tempo numa das casas de banho, e findas as mesmas, fiquei com o seguinte problema :
Os chuveiros de ambas as casas de banho estão a funcionar OK. O problema põe-se nas torneiras dos lavatórios que perderam pressão, não saindo água quente numa(não sai com força suficiente, e na outra sai água morna. Ao retirar o filtro de uma e deixando correr a água quente, esta começa a sair morna. A outra como é nova,....
Já pensei que talvez fosse de algum calcário que se tenha acumulado nos canos (Devido às obras, a casa ficou alguns meses se habitar).
Posto isto pergunto :
- Alguém tem alguma ideia do que possa ser ?
- De forma a eliminar o calcário, alguém conhece algum produto que se possa fazer circular pelos canos de forma a retirar os mesmos ?
Obrigado
Colocado por: aquapego... Tenho um manómetro de pressão ( marca CALEFFI) que instalei quando montei o termoacumulador e este nunca passa de 1,6 bar mesmo no Inverno e em horas de vazio tipo 1 da manhã (hoje) e de Verão por vezes nem chega a 0,4 bar..Leia o que escrevi em cima.
Colocado por: Barba NegraColocado por: me00266Aproveitando este tópico, fizeram obras há pouco tempo numa das casas de banho, e findas as mesmas, fiquei com o seguinte problema :
Os chuveiros de ambas as casas de banho estão a funcionar OK. O problema põe-se nas torneiras dos lavatórios que perderam pressão, não saindo água quente numa(não sai com força suficiente, e na outra sai água morna. Ao retirar o filtro de uma e deixando correr a água quente, esta começa a sair morna. A outra como é nova,....
Já pensei que talvez fosse de algum calcário que se tenha acumulado nos canos (Devido às obras, a casa ficou alguns meses se habitar).
Posto isto pergunto :
- Alguém tem alguma ideia do que possa ser ?
- De forma a eliminar o calcário, alguém conhece algum produto que se possa fazer circular pelos canos de forma a retirar os mesmos ?
Obrigado
Fale com o canalizador, é ele quem tem de resolver a situação.
Repare que pelo que diz nuns lados a água sai quente e tudo funciona bem, noutros não, logo não será do esquentador e muito menos do calcário, porque se fosse do calcário teria esse problema anteriormente.
Cá para mim o canalizador não colocou os bujões nos terminais, e o pedreiro esqueceu-se de tapá-las e encheram-lhe aquilo de cimento e por isso tem falta de pressão em certas torneiras.
Pode também acontecer ser problema das torneiras, e estas estarem cheias de lixo nos filtros ou no cartucho.
O melhor é mesmo chamar o canalizador e ver o que ele tem a dizer.
Cumps
Colocado por: aquapegoBoas,
Tenho um manómetro de pressão ( marca CALEFFI) que instalei quando montei o termoacumulador e este nunca passa de 1,6 bar mesmo no Inverno e em horas de vazio tipo 1 da manhã (hoje) e de Verão por vezes nem chega a 0,4 bar. Moro num dos 1º andar e vou montar painéis solares (AQS) em Março próximo. As minhas questões são: esta presssão/caudal é suficiente para não ter problemas com os painéis, já que ainda vão ficar uns metros mais a cima?
Colocado por: aquapego
Qual a pressão/caudal mínimo que os serviços municipalizados responsáveis pelo abastecimento de água têm que colocar à disposição do consumidor?
Colocado por: aquapego
Outra questão passa-se com a taxação na factura da água de uma tarifa que tem por nome "TAXA DE DISPONIBILIDADE" que "nasceu" quando "morreu" a taxa do aluguer do contador! E a questão está aqui: ora se eu não tenho água suficiente à minha disponibilidade será que sou obrigado a pagar tal tarifa?
Colocado por: Luis K. W.aquapego,
Fale com um instalador (p.ex., recomendado pela marca).
Não vai precisar de apenas uma «bomba». Precisa também de um «balão» (ou depósito pressorizado).
Desta forma a bomba não arrancará de cada vez que lavar as mãos ou um garfo.