Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ou a mais fácil de verificar, que é ver os filtros das torneiras.
    Se estes estiverem tapados quase com as areias arrastadas, pedaços de cano, linho etc, a pressão em casa vai ser quase nula e nem o esquentador liga.
    Acontece quando há faltas de água, onde o 1º que abrir as torneiras leva com o lixo todo, e depois nos andares mais baixos quando o lixo desce nas tubagens, e quem está nesses pisos abre as torneiras.

Além de ver os filtros das torneiras, verifique se tem vávulas de corte com ou sem filtro á saída da parede, porque podem as válvulas estar defeituosas ou entupidas com o lixo, se forem de filtro verifique esses filtros.

Já agora os seus vizinhos queixam-se do mesmo?

Cumps
  2.  # 2

Olá uma vez mais.

Sinceramente não sei se os vizinhos se queixam do mesmo, no entanto, a minha rua faz um L, e segundo o jardineiro (que trabalha quase na rua toda), ele também diz que na minha parte do L realmente a pressão é muito reduzida em comparação com as outras.

As canalizações foram todas mudadas à coisa de 10 anos por umas de polipropileno (creio).

Cumprimentos,
  3.  # 3

migueld.
    Já me aconteceu mandar remover um contador de um estaleiro e descobrir um SACO DE PLASTICO dentro do cano, que impedia completamente a passagem de água.
    Se a diferença de pressão começa logo ao pé do contador, e acontece com outras casas perto da sua, apresentem uma queixa em conjunto à EPAL.
  4.  # 4

Obrigado Luís. ;)

Um abraço,
    • tlsr
    • 18 fevereiro 2010

# 5

Eu tenho o mesmo problema. A pressão de água não é suficiente para ligar o esquentador, a maior parte das vezes, fica meio ligado com água morna...não acontece sempre, às vezes o esquentador consegue-se ligar em pleno, mas a agua fica quentissima e quando tento "temperar" pondo um pouco de água fria a torneira perde a pressão e só sai à gua fria. O pior é que o canalizador já foi lá à casa, arranjou tudo, mas passado umas horas estava tudo igual. Não conheço o historial do apartamento...acabei de me mudar :(
  5.  # 6

Pode ser do esquentador, pelo que deve procurar um técnico para que este possa verificar se o que se está a passar se deve ao esquentador ou não.

Cumps
  6.  # 7

Aproveitando este tópico, fizeram obras há pouco tempo numa das casas de banho, e findas as mesmas, fiquei com o seguinte problema :
    Os chuveiros de ambas as casas de banho estão a funcionar OK. O problema põe-se nas torneiras dos lavatórios que perderam pressão, não saindo água quente numa(não sai com força suficiente, e na outra sai água morna. Ao retirar o filtro de uma e deixando correr a água quente, esta começa a sair morna. A outra como é nova,....
    Já pensei que talvez fosse de algum calcário que se tenha acumulado nos canos (Devido às obras, a casa ficou alguns meses se habitar).
    Posto isto pergunto :
    - Alguém tem alguma ideia do que possa ser ?
    - De forma a eliminar o calcário, alguém conhece algum produto que se possa fazer circular pelos canos de forma a retirar os mesmos ?

Obrigado
  7.  # 8

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: migueldefenderAproveitando este tópico, penso que a pressão "obrigatória" na área de Lisboa são 3 ou 4 bar No entanto aqui em casa a pressão em todas as torneiras, e mesmo nas mangueiras do jardim é muito reduzida. Reduzida comparando com todas as casa que conheço. Reduzida chegando ao ponto de ter duas torneiras ligadas o esquentador fica no limiar de se desligar.
    O que acham que pode ser? Como posso proceder para a verificação de pressão? Deduzo que haja alguma espécie de entidade que veja este tipo de coisas.

Se estamos a falar de pressão da rede de ÁGUA, não creio que haja pressão obrigatória.
    Em Lisboa é a EPAL que verifica a pressão NA REDE.

Uma informação:
    Veja as mensagens em cima. Sobretudo no que refere a Caudal (litros/segundo) e a pressão (kg/m2).

Um esclarecimento:
    Ao fazer o cálculo de uma rede de água, pretendemos que no ponto MENOS favoravel da rede, a pressão (mínima) seja de 5 m.c.a. 5.
    Depois fazemos as contas ao contrário (somamos-lhe as perdas de carga, diferenças de altura, etc.) para vermos qual a pressão mínima necessária na entrada do prédio.
    Se a pressão da rede não atingir este valor, será preciso adicionar um grupo hidropressor (uma "bomba" de água).

O que acham que pode ser?
    Sem conhecer a casa, se os canos são de ferro ou poliqualquercoisa, quantos anos tem a instalação, etc. eu apostaria em como tem canos entupidos (ou qualquer coisa a entupir a passagem da água).

Desulpa lá, mas seria que me poderia ilucidar pelo grupo hidropessor... É que na casa que vou comprar apenas tem aquecimento de esquentador no res do chão, no primeiro piso tem deposito eletrico, porque usa agua de poço, e esta não atinge pressão sufeciente para distribuir a agua a pressão adequada para o primeiro piso.

Como "pelo que ouço" um deposito electrico custuma ter um consumo eletrico um pouco elevado, talvez aumentando a pressão das aguas esta podesse funcionar toda com esquentador :)...
  8.  # 9

Colocado por: me00266Aproveitando este tópico, fizeram obras há pouco tempo numa das casas de banho, e findas as mesmas, fiquei com o seguinte problema :
    Os chuveiros de ambas as casas de banho estão a funcionar OK. O problema põe-se nas torneiras dos lavatórios que perderam pressão, não saindo água quente numa(não sai com força suficiente, e na outra sai água morna. Ao retirar o filtro de uma e deixando correr a água quente, esta começa a sair morna. A outra como é nova,....
    Já pensei que talvez fosse de algum calcário que se tenha acumulado nos canos (Devido às obras, a casa ficou alguns meses se habitar).
    Posto isto pergunto :
    - De forma a eliminar o calcário, alguém conhece algum produto que se possa fazer circular pelos canos de forma a retirar os mesmos ?

Obrigado

Fale com o canalizador, é ele quem tem de resolver a situação.
    Repare que pelo que diz nuns lados a água sai quente e tudo funciona bem, noutros não, logo não será do esquentador e muito menos do calcário, porque se fosse do calcário teria esse problema anteriormente.
    Cá para mim o canalizador não colocou os bujões nos terminais, e o pedreiro esqueceu-se de tapá-las e encheram-lhe aquilo de cimento e por isso tem falta de pressão em certas torneiras.
    Pode também acontecer ser problema das torneiras, e estas estarem cheias de lixo nos filtros ou no cartucho.
    O melhor é mesmo chamar o canalizador e ver o que ele tem a dizer.

Cumps
  9.  # 10

Boas,
    Aproveito este tópico para colocar algumas questões relacionadas essencialmente com caudal e pressão de água. Habito numa localidade do concelho de Abrantes, o prédio foi construído em 1990, é propriedade horizontal e são 4 fracções (2 R/C + 1ºs). Todos os inquilinos se queixam da falta de caudal + pressão, mas eu penso que se trata mesmo é de caudal. Ou seja se uma pessoa estiver a tomar banho, não se pode abrir nenhuma torneira, caso contrário os esquentadores apagam-se (se abrir a água fria). Exposto mais ou menos o problema, deixo aqui o meu em particular, já que optei por retirar o esquentador e coloquei um termoacumulador eléctrico. Contudo o problema mantém-se em termos de tomar banho, pois se alguém abre uma torneira de água quente ou mesmo fria imediatamente na casa de banho ficamos ou com a água a queimar a pele ou então com água fria! Após alguma investigação que fiz junto do construtor para saber que tipo de materiais aplicou, sei que do contador até à cozinha (ponto onde deriva para a casa de banho e esquentador) o tubo aplicado foi "plástico" de 3/4", mas depois todas as derivações foram efectuadas em ferro galvanizado. Tenho um manómetro de pressão ( marca CALEFFI) que instalei quando montei o termoacumulador e este nunca passa de 1,6 bar mesmo no Inverno e em horas de vazio tipo 1 da manhã (hoje) e de Verão por vezes nem chega a 0,4 bar. Moro num dos 1º andar e vou montar painéis solares (AQS) em Março próximo. As minhas questões são: esta presssão/caudal é suficiente para não ter problemas com os painéis, já que ainda vão ficar uns metros mais a cima?
    Qual a pressão/caudal mínimo que os serviços municipalizados responsáveis pelo abastecimento de água têm que colocar à disposição do consumidor?
    Outra questão passa-se com a taxação na factura da água de uma tarifa que tem por nome "TAXA DE DISPONIBILIDADE" que "nasceu" quando "morreu" a taxa do aluguer do contador! E a questão está aqui: ora se eu não tenho água suficiente à minha disponibilidade será que sou obrigado a pagar tal tarifa? Já reclamei junto dos serviços municipais e não têm solução de imediato, prevêem que talvez daqui a 4 anos esteja resolvido o que eu duvido com a crise que por aí anda.
    Agradeço a todos desde já que me possam dar umas dicas para resolver estes problemas.
    Obrigado.
  10.  # 11

Colocado por: aquapego... Tenho um manómetro de pressão ( marca CALEFFI) que instalei quando montei o termoacumulador e este nunca passa de 1,6 bar mesmo no Inverno e em horas de vazio tipo 1 da manhã (hoje) e de Verão por vezes nem chega a 0,4 bar..
    Leia o que escrevi em cima.
    Quando calculamos uma instalação de rede de água predial, prevemos que a pressão (mínima) no ponto mais desfavorável - na torneira "mais longe" - deverá ser de 5m.c.a.
    ( 10mca= (+/-) 1bar = 1kg/cm2=100kPa).
    Portanto, a pressão junto ao seu termoacumulador está mesmo no limite, e ainda tem de percorrer a canalização toda até às torneiras de casas de banho.

Não creio que a água TENHA DE ser fornecida com determinada pressão. Quem efectuou a distribuição dentro do prédio é que devia ter assegurado que o faria em condições. Aparentemente, falta um grupo hidropressor à entrada do prédio...

Posso dar-lhe um exemplo, em Lisboa. Quando construí um prédio de 10 andares no Alto dos Moinhos (um «alto», uma pequena elevação), onde a água corria em fiozinho, instalámos um potente grupo hidropneumático com um grande depósito de compressão. Passados 18 anos, o condomínio DESLIGOU o Grupo por se ter tornado desnecessário. A pressão na rua aumentou substancialmente...
    • tlsr
    • 19 fevereiro 2010

# 12

Eu quanto a mim tenho o prolema resolvido...pelo menos por enquanto. O canalizador foi ontem a casa e depois de ver...mexer...chegou-se à conclusão que o problema era calcário dentro do esquentador. Ele passou uma máquina com um produto para desfazer o calcário e quando fui a abrir a torneira estava óptima. O mal foi que ele n pode garantir que não vá acontecer de novo visto que a água da minha zona é muito calcária.
  11.  # 13

Colocado por: Barba Negra
    Colocado por: me00266Aproveitando este tópico, fizeram obras há pouco tempo numa das casas de banho, e findas as mesmas, fiquei com o seguinte problema :
    Posto isto pergunto :

Obrigado

Fale com o canalizador, é ele quem tem de resolver a situação.
    Repare que pelo que diz nuns lados a água sai quente e tudo funciona bem, noutros não, logo não será do esquentador e muito menos do calcário, porque se fosse do calcário teria esse problema anteriormente.
    Cá para mim o canalizador não colocou os bujões nos terminais, e o pedreiro esqueceu-se de tapá-las e encheram-lhe aquilo de cimento e por isso tem falta de pressão em certas torneiras.
    Pode também acontecer ser problema das torneiras, e estas estarem cheias de lixo nos filtros ou no cartucho.
    O melhor é mesmo chamar o canalizador e ver o que ele tem a dizer.

Cumps

Foi o que pensei e o que disse ao canalizador......, mas ele garante-me que está tudo bem, e que não sabe o que fazer mais. Até já pedi à EPAL para substituir uma das torneiras de segurança, que já foi feito. Inclusivé trocaram os canos juntos ao contador. O que é curioso, e me esqueci de indicar no post anterior, após a substituição de uma das torneiras, durante cerca de 5 minutos todas as torneiras funcionaram bem, mas depois ouvi um género de estalo, e voltou ao estado anterior.....
  12.  # 14

Eu não percebo nada do assunto, mas essa do estalo faz-me pensar que uma "rolha" qualquer mudou de sítio com o aumento de pressão e depois "encalhou" outra vez. Não?
  13.  # 15

Boa pergunta.... Essa é a "one million dolar question"....
    Tb. gostava de saber... Mas se quem fez a obra diz que não sabe, não sei como me vou desenrascar desta....
    O que vale é que ainda não paguei parte da obra, e a parte da falta de água quente é apenas nas torneiras dos lavatórios, minorando assim o transtorno, mas fico com um bocado de medo de ser uma coisa que possa "alastrar" para o resto..... :(
  14.  # 16

Se for uma "rolha", não deve alastrar... O problema é dar com ela!
  15.  # 17

Colocado por: aquapegoBoas,
    Tenho um manómetro de pressão ( marca CALEFFI) que instalei quando montei o termoacumulador e este nunca passa de 1,6 bar mesmo no Inverno e em horas de vazio tipo 1 da manhã (hoje) e de Verão por vezes nem chega a 0,4 bar. Moro num dos 1º andar e vou montar painéis solares (AQS) em Março próximo. As minhas questões são: esta presssão/caudal é suficiente para não ter problemas com os painéis, já que ainda vão ficar uns metros mais a cima?

Essa pressão é muito pequena, tem boas probabilidade de ter problemas.

Colocado por: aquapego
    Qual a pressão/caudal mínimo que os serviços municipalizados responsáveis pelo abastecimento de água têm que colocar à disposição do consumidor?

Não existe pressão mínima a fornecer, salvo se no regulamento municipal disser que sim (o que é pouco provável), a pessoa pode sempre colocar uma pequena bomba doméstica para lhe aumentar a pressão.

http://www.grundfos.pt/web/HOMEPT.NSF/Webopslag/UGRD-4RRJGH
    Passe a publicidade... existem outras opções, tanto na grundfos, como na concorrência. Apenas analisando o local.

Colocado por: aquapego
    Outra questão passa-se com a taxação na factura da água de uma tarifa que tem por nome "TAXA DE DISPONIBILIDADE" que "nasceu" quando "morreu" a taxa do aluguer do contador! E a questão está aqui: ora se eu não tenho água suficiente à minha disponibilidade será que sou obrigado a pagar tal tarifa?

Pode colocar a questão no site do ERSAR, mas não se vai safar...
  16.  # 18

Boas,
    Estive a verificar a Grundfos MQ35 e 45 que aqui aconselharam, mas também já ouvi falar de bombas em linha, não sei se será a mesma coisa. Se puderem dêem-me as vossas opiniões no que respeita a marcas e modelos e já agora se souberem claro, o preço de uma bomba deste tipo, assim como consumos de energia para quem gasta cerca de 12/13 metros cúbicos de água mensalmente. Como tenho poucas soluções em relação ao local de montagem, acham que seria possível colocá-la por exemplo dentro de um móvel / bancada da cozinha, logo por baixo do lava-loiça? Ou será que é barulhenta? Sinceramente nunca vi nada do género a funcionar!
    O meu problema passa mesmo pelo pouco caudal da rede, acham que estas bombas vão "sugar" mais água da rede ou aumenta-me apenas a pressão? E os vizinhos irão queixar-se?
    Obrigado desde já.
  17.  # 19

aquapego,
    Fale com um instalador (p.ex., recomendado pela marca).
    Não vai precisar de apenas uma «bomba». Precisa também de um «balão» (ou depósito pressorizado).
    Desta forma a bomba não arrancará de cada vez que lavar as mãos ou um garfo.
  18.  # 20

Colocado por: Luis K. W.aquapego,
    Fale com um instalador (p.ex., recomendado pela marca).
    Não vai precisar de apenas uma «bomba». Precisa também de um «balão» (ou depósito pressorizado).
    Desta forma a bomba não arrancará de cada vez que lavar as mãos ou um garfo.

Luís, sinceramente não percebo nada disto, mas parece-me, segundo o que li no site da Grundfos, que não necessito de mais nada, apenas esta bomba que tem incorporado um pequeno "depósito" (0,3 L ou 0,4 L depende do modelo) e é auto-ferrante (penso que é a palavra utilizada).

0.0262 seg. NEW