Iniciar sessão ou registar-se
    • RB
    • 24 março 2021

     # 1

    Venho expor aqui uma situação que está a acontecer comigo e agradeço quem me possa ajudar:
    O meu pai faleceu em janeiro e tive conhecimento disso por um familiar afastado. Já não tinha contacto com o meu pai há muitos anos, muito por culpa da minha madrasta, que boicotou a nossa aproximação. Ela não me comunicou a morte, mas não tinha qualquer contato comigo, mas havia a hipótese de tentar saber através dos poucos familiares que ainda restam e não o fez.Calculo que ela me ia ignorar como herdeira. Decidi que iria exercer o meu direito como herdeira e fui aconselhar-me com uns advogados. A primeira coisa que eu queria saber era se haveria bens que justificassem meter-me nisso e enfrentar traumas do meu passado. Paguei uma consulta 100 euros a dinheiro porque me avisaram logo que não tinham multibanco. Depois disseram-me que ia pesquisar que bens havia e para pagar a contactos para obter informações seria mais 300 euros, a dinheiro.Confesso que fiquei chocada com esta situação exposta com tanta clareza, mas pensei que era assim que as coisas se passavam e lá paguei. Mas a partir daí a confiança nos advogados ficou um bocado abalada. Conseguiram obter alguma informação dos bens existentes (que agora negam ter conseguido)
    Perante a minha desconfiança ou suposição de que a minha madrasta iria ignorar-me na partilha os advogados aconselharam-me a fazer um arrolamento de bens que é uma providência cautelar e que teria que para isso lhes pagar 2000 euros. Eu disse-lhe que essa importância não pagaria a dinheiro e então concordaram desde que pagasse o IVA. Claro que concordei, eu prefiro assim. Entretanto comecei a pesquisar para me inteirar do que se tratava o arrolamento e vejo que tem que haver um fundamento, que se prove haver risco de dissipação de bens e que sem isso pode ser indeferido por um juiz e até se voltar contra mim. Disse isso aos advogados e que em primeiro lugar gostaria que houvesse um contacto com a minha madrasta e se tentasse um acordo. Se não resultasse então se partiria para a via judicial. Não concordaram dizendo que era um processo simples,que não havia qualquer perigo e com os seus argumentos acabei por concordar. Até porque se eu não fosse por essa via, não queriam representar-me. Comecei a desconfiar que queriam ir por essa via, porque também lhes dava mais dinheiro a ganhar ...
    Entretanto falei com uma pessoa amiga da área do direito que me confirmou que teria que ser bem fundamentado e todos os receios que eu tinha. Enviei e-mail aos advogados para não avançarem.Disseram-me que já tinham feito trabalho no arrolamento durante o fim de semana e eu dispus-me a pagar o trabalho já feito. Primeiro disseram-me que o cliente tem sempre direito ao arrependimento e não tinha que pagar, depois quando lhes disse que tinha perdido a confiança neles e que não queria que me representassem exigiram-me o dinheiro na totalidade (à volta de 2500 euros com IVA). Voltei a dizer que pagaria o que já tinham feito mas não o processo todo, porque nem foi entregue em tribunal, ainda teria que haver outras diligências, ir a audiência etc., mas exigia que me enviasse o que tinham feito. Recusaram dizendo que tinha direitos de autor e que não iam dar esse trabalho para servir a outro colega que contratasse. Contratei os serviços de outra advogada para tratar da herança e está tem estado em contacto com os outros, e lhe pediu o processo que continuam a não enviar. Enviaram-me uma nota de honorários em que só me cobram metade do arrolamento de bens mas em contrapartida metem todas horas, despesas de expediente e CTT, telefonemas, que nunca me disseram ser pago aparte que vai dar na totalidade. Abateram-me os 100 euros da consulta e os tais 300 euros para os tais contactos para obter informações como sendo provisão. É claro que negam tudo, porque nunca puseram nada por escrito era sempre tudo verbalmente. Eu resolvi pagar para não ter mais chatices mas pedir-lhes para me enviarem a fatura/recibo, o trabalho feito e a procuração que lhes deixei. Até agora nada foi enviado nem para mim nem para a minha atual advogada.
    O que poderei fazer? Tenho direito a exigir o envio do trabalho do arrolamento que teria feito, se é que fizeram? Preocupa-me terem a minha procuração. Fazer uma queixa à Ordem dos advogados?
    Desculpem ter-me alongado tanto, mas era para perceberem bem a situação.
  1.  # 2

    Acho que os advogados aproveitaram-se da sua ingenuidade e a user com medo deixou que eles abusassem.
    Os advogados sao como os medicos. Devemos escolhe-los pelas provas dadas ou se forem recomendados por alguem que teve uma boa experiência.
    Aposto que eles nao mexeram uma palha. Mas disseram que trabalharam muito para justificar os honorarios.
    Se o seu falecido pai deixou testamento a favor da madastra, a user recebe 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
  2.  # 3

    Colocado por: RBatual advogada


    Já conseguiu saber se realmente há bens a que eventualmente possa ter direito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
  3.  # 4

    Faça queixa na Ordem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
  4.  # 5

    Colocado por: SirruperSe o seu falecido pai deixou testamento a favor da madastra, a user recebe 0.
    Pode-se deserdar um filho? Em Portugal, mesmo com testamento, julgo que tal não é possível.
    • RCF
    • 24 março 2021

     # 6

    Colocado por: HAL_9000Pode-se deserdar um filho? Em Portugal, mesmo com testamento, julgo que tal não é possível.

    É possível se o filho tiver "abandonado" o pai
    Concordam com este comentário: APina
    • RB
    • 24 março 2021

     # 7

    Colocado por: RCF
    É possível se o filho tiver "abandonado" o pai
    Concordam com este comentário:APina


    Colocado por: RCF
    É possível se o filho tiver "abandonado" o pai
    Concordam com este comentário:APina

    Um pai só pode deserdar um filho caso tenha ocorrido alguma das seguintes situações:

    O filho foi condenado por crime doloso contra o pai, contra os seus bens ou contra a sua honra com uma pena superior a seis meses de prisão;
    O filho foi condenado por denúncia caluniosa ou falso testemunho contra o pai;
    O filho recusou alimento ao pai sem justa causa.
    Concordam com este comentário: VNDO
  5.  # 8

    Colocado por: RCF
    É possível se o filho tiver "abandonado" o pai
    Concordam com este comentário:APina

    Absolutamente, desde que o facto seja provado e haja decisão judicial nesse sentido
    • RB
    • 24 março 2021

     # 9

    Colocado por: Palhava

    Já conseguiu saber se realmente há bens a que eventualmente possa ter direito?

    Há pelo menos uma casa. Foi o que os advogados conseguiram saber. Diziam que também conseguiam saber das contas bancárias, mas não o fizeram. Fizeram-me uma carta para o Banco de Portugal para saber das contas, mas tiveram resposta negativa por não enviar documentos da pessoa falecida. Tinham obrigação de saber que não iam dar essa informação.. A partir do momento em viram que havia uma casa, para eles foi o suficiente, diziam-me sempre isso como incentivo para eu ir em frente com o processo de arrolamento, apesar da minha hesitação
  6.  # 10

    A falta de transparência e seriedade nos honorários dos advogados e solicitadores é brutal.

    Também tenho diversas más experiências, de diversos familiares.
    Concordam com este comentário: A.G.R.A.S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
  7.  # 11

    A versao é por culpa da madrasta afastei-me do meu pai.
    Este argumento diz muito e nao diz nada.
    Se eu me preocupo com o meu pai, nada vai fazer-me ficar afastado dele ha muitos anos.
    Se calhar a madrasta é boa pessoa e tratou bem do pai. E agora que morreu já existe muita saud€de.
    Concordam com este comentário: Varejote
    • RB
    • 24 março 2021

     # 12

    Colocado por: APina
    Absolutamente, desde que o facto seja provado e haja decisão judicial nesse sentido

    Neste caso se eu deixei de ter contacto com ele, ele também não o tentou comigo. Aliás há uns anos, quando da morte da minha mãe, liguei para casa e a minha madrasta respondeu-me que o marido não tinha filha nenhuma e desligou o telefone. Ela sabia da minha existência, conhecia-me. Ainda fiz uma tentativa de o encontrar e desloquei-me à cidade onde ele morava, mas não consegui saber nada. Anos mais tarde encontrei uma prima e ia sabendo notícias dele. Não tentei mais nenhuma aproximação com receio de ser rejeitada. Tenho motivos para sentir isso. O meu pai vivia em união de facto com a minha mãe e casou com a minha madrasta sem ela saber. Só o soube 3 meses depois e não foi por ele. A minha mãe ficou destroçada para sempre e a vida dela acabou em suicídio. Como pode ver tenho os meus motivos...
    • RB
    • 24 março 2021

     # 13

    Colocado por: SirruperA versao é por culpa da madrasta afastei-me do meu pai.
    Este argumento diz muito e nao diz nada.
    Se eu me preocupo com o meu pai, nada vai fazer-me ficar afastado dele ha muitos anos.
    Se calhar a madrasta é boa pessoa e tratou bem do pai. E agora que morreu já existe muita saud€de.

    Veja o que escrevi acima, talvez perceba os meus motivos. Se eu não sua opinião não fui boa filha, ele também não foi bom pai, faltou-me numa altura em que eu precisava muito dele, não acompanhou o meu crescimento. Só me deu o que foi obrigado pelo Tribunal. E engana-se, infelizmente não sinto muita saudade.Antes muita mágoa pelo sofrimento que tudo isto trouxe à minha vida
    • RB
    • 24 março 2021

     # 14

    Colocado por: SirruperAcho que os advogados aproveitaram-se da sua ingenuidade e a user com medo deixou que eles abusassem.
    Os advogados sao como os medicos. Devemos escolhe-los pelas provas dadas ou se forem recomendados por alguem que teve uma boa experiência.
    Aposto que eles nao mexeram uma palha. Mas disseram que trabalharam muito para justificar os honorarios.
    Se o seu falecido pai deixou testamento a favor da madastra, a user recebe 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RB

    Também me parece que não devem ter feito grande coisa e daí não têm nada para enviar do processo, que já lhe foi pedido pela advogada atual.
    • RB
    • 24 março 2021

     # 15

    Colocado por: SirruperAcho que os advogados aproveitaram-se da sua ingenuidade e a user com medo deixou que eles abusassem.
    Os advogados sao como os medicos. Devemos escolhe-los pelas provas dadas ou se forem recomendados por alguem que teve uma boa experiência.
    Aposto que eles nao mexeram uma palha. Mas disseram que trabalharam muito para justificar os honorarios.
    Se o seu falecido pai deixou testamento a favor da madastra, a user recebe 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RB

    Não há qualquer testamento, é possível saber isso, por meios legais. Já tenho essa informação. E está enganado, mesmo com testamento há sempre uma quota para os herdeiros legítimos.
    Concordam com este comentário: VNDO
    • RB
    • 24 março 2021

     # 16

    Colocado por: PalhavaFaça queixa na Ordem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RB

    Pondero fazer isso
  8.  # 17

    Colocado por: SirruperA versao é por culpa da madrasta afastei-me do meu pai.
    Este argumento diz muito e nao diz nada.
    Se eu me preocupo com o meu pai, nada vai fazer-me ficar afastado dele ha muitos anos.
    Se calhar a madrasta é boa pessoa e tratou bem do pai. E agora que morreu já existe muita saud€de.


    há por aqui pessoal que o único interesse é meter o nariz na vida de outras pessoas e pura e simplesmente especular e fazer acusações para tentar saber mais de quem coloca as duvidas.

    Há pessoal muito sádico realmente.

    As razões que levaram a este desfecho de nada interessam para o caso, aconselho a aconselhar-se com os seus novos advogados em vez de seguir indicações de desconhecidos num fórum.
    Concordam com este comentário: carlos almeida, Caravelle, Famel85, desofiapedro, tipla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
  9.  # 18

    Colocado por: nortenho66

    há por aqui pessoal que o único interesse é meter o nariz na vida de outras pessoas e pura e simplesmente especular e fazer acusações para tentar saber mais de quem coloca as duvidas.

    Há pessoal muito sádico realmente.

    As razões que levaram a este desfecho de nada interessam para o caso, aconselho a aconselhar-se com os seus novos advogados em vez de seguir indicações de desconhecidos num fórum.
    Concordam com este comentário:carlos almeida

    Infelizmente há muita gente ignorante que vem para um forum pedir oponioes de assuntos pessoais. E depois ficam ofendidos com as respostas.
    Pelo menos eu nao cobro nada pelos meus pareceres. E também nao empreinho pelo que leio.
    • RB
    • 24 março 2021

     # 19

    Colocado por: Sirruper
    Infelizmente há muita gente ignorante que vem para um forum pedir oponioes de assuntos pessoais. E depois ficam ofendidos com as respostas.
    Pelo menos eu nao cobro nada pelos meus pareceres. E também nao empreinho pelo que leio.

    Não me conseguiu ofender. Só lhe disse os meus motivos, nada mais. Tem direito à sua opinião, respeite a dos outros
    • RCF
    • 24 março 2021

     # 20

    RB
    Tente, junto da Repartição de Finanças da área da residência do seu pai, saber se foi feita a habilitação de herdeiros.
    A habilitação de herdeiros é uma declaração que tem de se entregar nas Finanças, após a morte de uma pessoa, onde se identificam os bens (herança) que a pessoa deixou e se identificam os herdeiros.
    Comece por aí.
    Concordam com este comentário: Holy_Grail
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
 
0.0238 seg. NEW