Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sou novato neste mundo de imobiliário e como tal gostaria de pedir a vossa ajuda visto que já possuem mais experiência que eu.

    Bem o meu sonho/objectivo seria construir uma casa pequena apenas para mim, com as principais caracteristicas.
    2 quartos
    1 cozinha
    1 casa de banho com chuveiro
    1 sala maior para poder combinar escritório e sala de lazer.
    e garagem exterior

    As minhas dúvidas são.
    Quantos metros quadrados serão necessário para fazer algo desta envergadura
    excluindo o preço do terreno, aproximandamente por que valores ficaria construir algo deste género.

    Deixo em anexo uma imagem de mais ou menos o que pretendia, obrigado a todos
      165121935_490376722122913_3818315422053870604_n.jpg
  2.  # 2

    um T2, necessita de ter o mínimo de 72m2 de área bruta.
    O resto é para discutir com um arquitecto que contratar para a elaboração dos projectos.

    Essa imagem que mete, é um projecto muito pobrezinho... ainda pro cima com detalhes "estéticos" para arranjar problemas e encarecer a obra.
    Actualmente é muito triste a proliferação de projectos e obras com o calibre parecido ao dessa imagem. Meros caixotes com "penteados" mais ou menos elaborados.
    Concordam com este comentário: Pascendi
  3.  # 3

    Colocado por: pim3nta3As minhas dúvidas são.
    Quantos metros quadrados serão necessário para fazer algo desta envergadura
    depende de como for concebida, mas pode andar nos 100/120/150m2 ( o minimo legal são 72m2)

    Colocado por: pim3nta3aproximandamente por que valores ficaria construir algo deste género.
    ninguem sabe, mas haverá quem mande bitaites. valem o que valem pois sem saber como, onde nem com que materiais vai ser construido será igual a eu dizer-lhe que vou comprar um carro por 1000€.. a única coisa que sabe é provávelmente terá 4 rodas um motor e um volante.
  4.  # 4

    Diz-se que o M2 de construção anda na ordem dos 1000 a 1200€ sem IVA.

    Junte o preço do terreno ou da ruína para reabilitar...mais os custos do projecto bem aprovação.
    • RCF
    • 25 março 2021

     # 5

    Por €100.000 consegue
  5.  # 6

    Eu arriscava os 90k, para os 72m2
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • RCF
    • 25 março 2021

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEu arriscava os 90k, para os 72m2

    com essa área, rasteira e telhado de duas águas, até consegue com 70k...
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradasum T2, necessita de ter o mínimo de 72m2 de área bruta.
    O resto é para discutir com um arquitecto que contratar para a elaboração dos projectos.

    Essa imagem que mete, é um projecto muito pobrezinho... ainda pro cima com detalhes "estéticos" para arranjar problemas e encarecer a obra.
    Actualmente é muito triste a proliferação de projectos e obras com o calibre parecido ao dessa imagem. Meros caixotes com "penteados" mais ou menos elaborados.



    Como assim senhor arquitecto... Gostos não se discutem... Agora as pessoas não podem gostar de "caixotes"?! 🤔
    Gostaria mais de ver proliferação de quê? De arquitecturas que vão de encontro aos seus gostos pessoais?
  7.  # 9

    Colocado por: TobiasDiasComo assim senhor arquitecto... Gostos não se discutem... Agora as pessoas não podem gostar de "caixotes"?! 🤔
    Gostaria mais de ver proliferação de quê? De arquitecturas que vão de encontro aos seus gostos pessoais?


    É isso. Tem de arranjar que goste de desenhar isso. Nem vou explicar.
    Não gostou do comentário. paciência.
    Você é que rotulou de "caixote"... Afinal, tem sensibilidade para a coisa.
  8.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas

    É isso. Tem de arranjar que goste de desenhar isso. Nem vou explicar.
    Não gostou do comentário. paciência.
    Você é que rotulou de "caixote"... Afinal, tem sensibilidade para a coisa.


    Meu caro Sr. Arquiteto, para o caso de estar distraído... Eu apenas citei as suas palavras. Quando me referi a "caixote"...
  9.  # 11

    Colocado por: TobiasDias
    Meu caro Sr. Arquiteto, para o caso de estar distraído... Eu apenas citei as suas palavras. Quando me referi a "caixote"...

    tem razão só me foquei nos "penteados"... ;)
    Mas não esteja de mal humor. Agora que pode ter uma coisa economica, contemporânea e não ser um caixote mal amanhado, pode.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 12

    Colocado por: TobiasDiasAgora as pessoas não podem gostar de "caixotes"?
    pode, mas aquela imagem tem uns apliques não só ficam mal como tornam a obra mais cara e aumentam a probabilidade de patologias..

    pode gostar de caixotes como pode gostar de esferas.. mas acima de tudo que se projecte bem para que se evite problemas.
    Concordam com este comentário: TobiasDias
  11.  # 13

    Isto dos caixotes está na moda. Caixotes com paredes brancas e grandes janelas escuras.
    Quando passar a moda, quando o novo que tem aspeto de contemporâneo o deixar de ser vai ser quem mais as vende.

    Vai passar a caixote do lixo. Claro que há excepções, há quem saiba fazer uns caixotes bem porr€€€iros!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      CMartin
    • 26 março 2021 editado

     # 14

    Penso que a questão não tem a ver com caixotes, ou tão pouco com os gostos, mas antes como, por muitas vezes, seja qual o estilo da casa (contemporânea, tradicional...) a linguagem é inexistente, porque muitas vezes mistura uns conceitos com outros conceitos, o que até poderia ser aceitável e resultar bem (porque existem desvios às regras e aos princípios que valem o risco) mas essa mistura de conceitos para realmente ser um sucesso tem que ser algo pensado, intencional, uma arquitectura, se não, apenas, será uma casa sem linguagem.
    E isto, de uma casa sem linguagem, nada terá a ver com gastar muito ou gastar pouco. Tem muito mais a ver com termos a sensibilidade de interpretação do estilo.
    Se não tivermos essa sensibilidade, não tem mal nenhum, porque não reunimos todo o saber na nossa pessoa, há certamente coisas em que seremos muito bons.
    Por isto, existem arquitectos, para ajudar no que não será o nosso forte ou sequer nossa obrigação saber.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      CMartin
    • 26 março 2021 editado

     # 15

    Colocado por: KlauserQuando passar a moda, quando o novo que tem aspeto de contemporâneo o deixar de ser vai ser quem mais as vende.

    Vai passar a ser datado, como acontece com todas as modas.
    Aconteceu com as casas de banho rosas, as cozinhas verdes e castanhas, os azulejos a forrar halls e corredores.
    Por isso, é preciso, também ter muito a consciência se, efectivamente, optamos por uma arquitectura efémera (da moda, e que corre o risco de rapidamente se datar) ou intemporal.
    Geralmente, quem pode investir muito, não tem grande risco em optar por modas, mas quem pode investir menos, talvez deva optar por um estilo mais sensato, mais duradouro, porque, provavelmente, será a casa da sua vida, nem que para uma possível venda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PLP
  12.  # 16

    Colocado por: CMartinGeralmente, quem pode investir muito, não tem grande risco em optar por modas, mas quem pode investir menos, talvez deva optar por um estilo mais sensato, mais duradouro, porque, provavelmente, será a casa da sua vida.

    Pois é... por isso mesmo é que também deverá haver uma certa catequização e explicação aos donos de obra pelos técnicos responsáveis, avalizados pelo Estado para serem responsaveis pelos projectos.
    Bem sei que é mais fácil ir dizendo sim a tudo e meia bola prá frente, venha para cá o "guito".
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 17

    Colocado por: TobiasDiasDe arquitecturas que vão de encontro aos seus gostos pessoais?

    Difícilmente os arquitectos defendem os seus gostos pessoais. Antes, como técnicos, têm critérios de arquitectura. Como donos de obra podemos não ter esta consciência, e achar que se trata para o arquitecto de uma questão de gosto do arquitecto, porque, para nós, é de facto apenas disso que se trata, do gosto.
    Até na maior das excentricidades arquitectónicas, a arquitectura de uma edificação tem sempre um programa, um conceito, um objectivo, e critérios. Para os não técnicos trata-se apenas sempre de uma questão de bom ou mau gosto, e do gosto pessoal, o que deixa a arquitectura dependente de erros, má interpretação, e falta de critério. No entanto, a arquitectura é uma disciplina, e, como disciplina, segue preceitos estabelecidos, que em nada dependerão do gosto pessoal do arquitecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 18

    Colocado por: CMartinDifícilmente os arquitectos defendem os seus gostos pessoais.

    Não conseguira explicar melhor.. é isso mesmo. Ou pelo menos deveria ser assim.

    PS: Tenho de começar a levar-te ás reuniões com os clientes difíceis ;) Para explicares as coisas e visto não seres arquitecta, ainda melhor, pois dá mais credibilidade, de imparcialidade de opinião ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasPois é... por isso mesmo é que também deverá haver uma certa catequização e explicação aos donos de obra pelos técnicos responsáveis, avalizados pelo Estado para serem responsaveis pelos projectos.
    Bem sei que é mais fácil ir dizendo sim a tudo e meia bola prá frente, venha para cá o "guito".

    É mesmo mais fácil, ainda para mais lutar contra o dono de obra, que muitas vezes até leva a mal e não aceita o que lhe é transmitido, em termos técnicos, o que se ganha afinal ? Apenas desgaste. O dinheiro pago é o mesmo. Há que haver interesse por parte do dono de obra, em zelar pela sua arquitectura, como um bem maior, que se insere numa realidade maior.
    O Estado tem responsabilidade, sim. Os técnicos também.
    Mas como resolver isto, perante os donos de obra, só sensibilizando.
    •  
      CMartin
    • 26 março 2021 editado

     # 20

    Colocado por: Pedro BarradasPS: Tenho de começar a levar-te ás reuniões com os clientes difíceis ;) Para explicares as coisas e visto não seres arquitecta, ainda melhor, pois dá mais credibilidade, de imparcialidade de opinião ;)

    Sei bem, quando temos que defender o que fazemos, somos muitas vezes olhados de lado, como que a defender os nossos interesses, em vez de um interesse maior, um interesse de todos nós, uma mais valia.
    Por isso talvez, mais facilmente ouvimos um amigo, tio, vizinho, sobre uma arquitectura do que ao nosso técnico que trabalha pago por nós para fazer o que é uma arquitectura :o)
 
0.0273 seg. NEW