Iniciar sessão ou registar-se
    • riscos
    • 28 março 2021 editado

# 141

Colocado por: marco1ora Pedro uma fiscalização que não valida os autos eu não recomendo, ou seja quem melhor que ele ( da parte do DO) é que sabe o que foi feito ou não ? quer dizer então que para alem da fiscalização ainda é preciso contratar mais uma figura a de gestor de obra...
    enfim, se é só para ver se os projetos estão a ser cumpridos tambem vou para fiscal :)
    não sr arquiteto tem é de contratar o serviço de gestão da obra, e não exclusivamente fiscalização de obra.cada um vende o seu peixe como melhor acha.. Até eu acho que vou começar a vender arquiteturas.. 😂😂
  1.  # 142

Colocado por: aarr2021Alguém que contrata um serviço( DO) de fiscalização é para se fazer representar e no mínimo fazer cumprir a empreitada que está a ser realizada .

E nas obras que não há MQT... faz que autos?
    E se no contrato de empreitada os pagamentos são realizado por etapa de obra e não pelo MQT?
    Ora pá, não generalizem....
    Concordam com este comentário: riscos
  2.  # 143

não sou contra o que cada um oferece e como oferece

mas pessoalmente não recomendo é esse tipo de fiscalização.
    isto para não ir esmiuçar na documentação que existe a definir as competências do DFO.
    •  
      marco1
    • 28 março 2021 editado

# 144

Pedro

não é fazer autos, isso é o empreiteiro, é validar

e não havendo MQT tem de validar o que foi feito esse mês( se for o caso) seja lá da forma que o empreiteiro o apresente e ponha a pagamento.
  3.  # 145

de uma forma sucinta devia ser isto, e com a coordenação de segurança incluida:

 Acompanhamento dos trabalhos em curso;
     Articulação e mediação de troca de informação entre Dono de Obra/empreiteiro e
    projetistas;
     Registo de todo o historial da obra (correspondência e atas de reunião)
     Aferição da adequação das técnicas de intervenção propostas pelo empreiteiro em
    face de condicionalismos detetados no decorrer dos trabalhos;
     Verificação da qualidade dos trabalhos executados em face do previsto em projeto;
     Controle de prazos e aferição de custos apresentados pelo empreiteiro.
     Controle de pagamentos;
     Garantir salvaguarda de princípios de segurança em obra, pelos intervenientes
    diretos e possíveis visitantes.
    Concordam com este comentário: aarr2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Gia
  4.  # 146

Colocado por: marco1não sou contra o que cada um oferece e como oferece

mas pessoalmente não recomendo é esse tipo de fiscalização.
    isto para não ir esmiuçar na documentação que existe a definir as competências do DFO.
    claro desde que paguem o serviço para tudo isso..
  5.  # 147

....
  6.  # 148

Colocado por: marco1é validar

Tenho uma obra que é o DO que está a fazer isso e também é o CSO... Portanto.
  7.  # 149

Colocado por: Pedro Barradas
    E nas obras que não há MQT... faz que autos?
    E se no contrato de empreitada os pagamentos são realizado por etapa de obra e não pelo MQT?
    Ora pá, não generalizem....
    Concordam com este comentário:riscos

Vêm ao forum .
    •  
      marco1
    • 29 março 2021 editado

# 150

Pedro

e qual é o problema? se o quer fazer, tem competencia para tal, por não ?
  8.  # 151

Colocado por: marco1de uma forma sucinta devia ser isto, e com a coordenação de segurança incluida:

 Acompanhamento dos trabalhos em curso;
     Articulação e mediação de troca de informação entre Dono de Obra/empreiteiro e
    projetistas;
     Registo de todo o historial da obra (correspondência e atas de reunião)
     Aferição da adequação das técnicas de intervenção propostas pelo empreiteiro em
    face de condicionalismos detetados no decorrer dos trabalhos;
     Verificação da qualidade dos trabalhos executados em face do previsto em projeto;
     Controle de prazos e aferição de custos apresentados pelo empreiteiro.
     Controle de pagamentos;
     Garantir salvaguarda de princípios de segurança em obra, pelos intervenientes
    diretos e possíveis visitantes.
    Concordam com este comentário:aarr2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

Aprovação dos materiais, etc
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 152

Colocado por: riscosclaro desde que paguem o serviço para tudo isso..

Isto ja parece os homens da ``toga ``, que olham para a factura pessoal que têm apagar e pedem dinheiro ao cliente.

PS: as armaduras foi uma brincadeira .
  10.  # 153

Colocado por: marco1
    e qual é o problema? se o quer fazer, tem competencia para tal, por não ?

nenhum!!! sou estou a mostrar... estão a generalizar... um assunto, um serviço. que pode ser pretado de diversas formas, sem a questão de assinatura.
  11.  # 154

Colocado por: Pedro Barradas
    nenhum!!! sou estou a mostrar... estão a generalizar... um assunto, um serviço. que pode ser pretado de diversas formas, sem a questão de assinatura.

Mas o serviço é visto como um todo ou não ?

A assinatura foi uma forma lírica de mostrar infelizmente a realidade do nosso país.
    •  
      marco1
    • 29 março 2021 editado

# 155

Pedro
    sim mas a base legalmente até tem isso definido e para um DO leigo que aqui chega anda-se por aqui a batalhar na mais valia de ter fiscal coisa e tal e na volta depois em dois ou 3 comentários esvazia-se esse serviço e em que é que fica o DO?
    alias quando se pede uma proposta a uma empresa para fazer a fiscalização essas coisas estão lá incluidas, não é o DO andar a ver que serviços tem de incluir , quanto muito pode é prescindir de alguns.
    Concordam com este comentário: aarr2021, carlos almeida, NLuz, frpin, Silva99
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frpin, NLuz
  12.  # 156

Colocado por: GiaPois esta coisa de construir uma casa é realmente uma aventura e para quem está a fazê lo praticamente sozinha e sem conhecimentos nenhuns na área... Nem imaginam! Mas pronto vai se aprendendo e avançando... Devagarinho mas pronto este fórum tem sido uma enorme ajuda!

Olá, não desespere Gia.
    De facto esta aventura não é para todos.
    Ainda assim, deverá entender que o Mapa de Quantidades ou Projecto de Execução são de extrema importância, pois o proj. Licenciamento visa sobretudo elucidar a Câmara do cumprimento das normas. O "como construir" é outra coisa.

Se isso implica outros 6500€, não me parece desajustado, visto ser comum dar mais trabalho até que o proj. de Licenciamento...

MAS... só interessa ter um Proj.de Execução se este for efetivamente usado. E isso depende do tipo empreiteiro que contratar. Se for um que vê o PE como uma mera pilha de papeis, deitou 6500€ ao lixo...

É uma posição ingrata para um Dono de Obra de facto. As pessoas deviam entender que a construção depende de muitos factores e de muitos intervenientes. Não é como um "pronto a vestir"... É mais um "alfaiate" que saca o melhor proveito do seu terreno e em função de determinada carteira. Para isso requer-se tempo (€) e vontade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, carlos almeida, DR1982
  13.  # 157

Colocado por: BigmouseNao tive direito
    direito tinhas..
    • Gia
    • 29 março 2021

# 158

Então depois de toda a informação discutida aqui resolvi fazer assim...contactei outro gabinete de arquitectura e perguntei se me faziam um mapa de quantidades, para começar e eles pediram me o desenho da casa para me darem um orçamento de quanto me vai custar esse MQT..aguardo orçamento! Ainda não decidi sobre o PE vamos ver como avança com calma...
  14.  # 159

Colocado por: aguardo orçamento!

Peça igualmente uma pequena amostra de um MQ executado por eles para uma obra similiar.
    Se for algo do género:
    3.1. Fornecimento e aplicação de soleiras, em pedra de granito polido, em todos os vãos exteriores, assentes com cimento cola. vg 1,00

4.3. Fornecimento e assentamento de muretes da cobertura em bloco de cimento vg 1,00

Esqueça, gaste esse dinheiro em mines para oferecer ao empreiteiro que é mais bem empregue
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  15.  # 160

Colocado por: zedasilvaSe for algo do género:
    3.1. Fornecimento e aplicação de soleiras, em pedra de granito polido, em todos os vãos exteriores, assentes com cimento cola. vg 1,00

4.3. Fornecimento e assentamento de muretes da cobertura em bloco de cimento vg 1,00

A sério!!? de projectistas?

0.0399 seg. NEW