Colocado por: marco1ora Pedro uma fiscalização que não valida os autos eu não recomendo, ou seja quem melhor que ele ( da parte do DO) é que sabe o que foi feito ou não ? quer dizer então que para alem da fiscalização ainda é preciso contratar mais uma figura a de gestor de obra...não sr arquiteto tem é de contratar o serviço de gestão da obra, e não exclusivamente fiscalização de obra.cada um vende o seu peixe como melhor acha.. Até eu acho que vou começar a vender arquiteturas.. 😂😂
enfim, se é só para ver se os projetos estão a ser cumpridos tambem vou para fiscal :)
Colocado por: aarr2021Alguém que contrata um serviço( DO) de fiscalização é para se fazer representar e no mínimo fazer cumprir a empreitada que está a ser realizada .
Colocado por: marco1não sou contra o que cada um oferece e como oferececlaro desde que paguem o serviço para tudo isso..
mas pessoalmente não recomendo é esse tipo de fiscalização.
isto para não ir esmiuçar na documentação que existe a definir as competências do DFO.
Colocado por: marco1é validar
Colocado por: Pedro Barradas
E nas obras que não há MQT... faz que autos?
E se no contrato de empreitada os pagamentos são realizado por etapa de obra e não pelo MQT?
Ora pá, não generalizem....
Colocado por: marco1de uma forma sucinta devia ser isto, e com a coordenação de segurança incluida:
Acompanhamento dos trabalhos em curso;
Articulação e mediação de troca de informação entre Dono de Obra/empreiteiro e
projetistas;
Registo de todo o historial da obra (correspondência e atas de reunião)
Aferição da adequação das técnicas de intervenção propostas pelo empreiteiro em
face de condicionalismos detetados no decorrer dos trabalhos;
Verificação da qualidade dos trabalhos executados em face do previsto em projeto;
Controle de prazos e aferição de custos apresentados pelo empreiteiro.
Controle de pagamentos;
Garantir salvaguarda de princípios de segurança em obra, pelos intervenientes
diretos e possíveis visitantes.
Colocado por: riscosclaro desde que paguem o serviço para tudo isso..
Colocado por: marco1
e qual é o problema? se o quer fazer, tem competencia para tal, por não ?
Colocado por: Pedro Barradas
nenhum!!! sou estou a mostrar... estão a generalizar... um assunto, um serviço. que pode ser pretado de diversas formas, sem a questão de assinatura.
Colocado por: GiaPois esta coisa de construir uma casa é realmente uma aventura e para quem está a fazê lo praticamente sozinha e sem conhecimentos nenhuns na área... Nem imaginam! Mas pronto vai se aprendendo e avançando... Devagarinho mas pronto este fórum tem sido uma enorme ajuda!
Colocado por: BigmouseNao tive direitodireito tinhas..
Colocado por: aguardo orçamento!
Colocado por: zedasilvaSe for algo do género:
3.1. Fornecimento e aplicação de soleiras, em pedra de granito polido, em todos os vãos exteriores, assentes com cimento cola. vg 1,00
…
4.3. Fornecimento e assentamento de muretes da cobertura em bloco de cimento vg 1,00