Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Pedro BarradasA sério!!? de projectistas?

Sim, daqueles com diplomas e inscrição na Ordem.
    O projeto de execução é mais ou menos na mesma onda e ambos os dois custaram mais de 5.000 mocas.
  2.  # 162

Depois temos tb coisas destas cheias de palha e de erros

7.8 Fornecimento e Execução de um Dreno Perimetral a toda a construção. O dreno propriamente dito será realizado com PEDRA arrumada à mão, com a dimensão máxima de 0,20m envolvendo o Tubo de Drenagem circular de parede simples corrugada interior e exteriormente. A superfície exterior é de cor amarela e a interior de cor natural do polietileno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  3.  # 163

Colocado por: zedasilva5.000 mocas.

Isso dá para muitas mines, ainda sobra para um porco no espeto todos os meses. Empreiteiro e trabalhadores motivados vale mais que um MQT, CE e afins :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 164

Colocado por: RUIOLIEmpreiteiro e trabalhadores motivados vale mais que um MQT, CE e afins :)

Um MQ, um CE, um PE ou uma fiscalização XPTO só será alguma mais valia se o empreiteiro for a condizer.
    SE for um empreiteiro daqueles de carregar pela boca, esqueçam.
    Invistam esse dinheiro em mines e leitões que certamente terão mais resultados
    • Gia
    • 29 março 2021

# 165

OK vou pedir então uma amostra de um MQT feita por eles para ver do que consta... Mas ele falou me na carpintaria.. Quantidade de janelas..etc..
  5.  # 166

Colocado por: GiaQuantidade de janelas..etc..

Quantidade e dimensão das janelas é fácil consultar no projeto de arquitetura.
    O que o MQ deve descrever é a forma como são aplicadas, qual o tipo de alumínio e ferragens. Leva vedantes dos 2 lados do vidro ou só num.
    Isso é que é importante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Gia
    • Gia
    • 29 março 2021

# 167

Sim parece que ele falou nisso do tipo de janelas.... Vamos ver... Eles também têm contactos com alguns construtores e depois claro se escolher algum sugerido por eles devem ganhar alguma percentagem.. E também podem vir a fiscalizar a obra! É muito arriscado? Tenho visto algumas obras deles e estão terminadas e outras a andar...parecem me bem!
  6.  # 168

Colocado por: zedasilva
    Um MQ, um CE, um PE ou uma fiscalização XPTO só será alguma mais valia se o empreiteiro for a condizer.
    SE for um empreiteiro daqueles de carregar pela boca, esqueçam.
    Invistam esse dinheiro em mines e leitões que certamente terão mais resultados
    Ainda no Sabado vi uma obra em que nao tem nada disso, o empreiteiro verga a mola de manha a noite e so agora sentiu necessidade de comprar uma grua e maquina de moldar ferrro... que obra com bom aspeto, materiais de qualidade, arrumada, cave para aterrar com bom aspeto, etc...
    so em relação à Segurança é que pode melhorar mas o homem tem abertura para isso, tenho a certeza que é daqueles que tem interesse em ter um PE nas mãos porque gosta de fazer bem...
  7.  # 169

O projeto de execução deve imperativamente ter uma carrada de projetos associados :

- projeto do tosco ( espessuras e tudo o resto descontado ) existem trolhas que não sabem ler e mesmo os que sabem não são obrigados a pegar na régua de escala .

- projeto com a correção da térmica ( seguir a regra do lápis )

- impermeabilização ( sim existem projetos que se fazem com cortes, etc )

................
  8.  # 170

Colocado por: aarr2021- projeto do tosco ( espessuras e tudo o resto descontado ) existem trolhas que não sabem ler e mesmo os que sabem não são obrigados a pegar na régua de escala .

Nunca fiz tal coisa. O preparador de obra ( quando há) que o faça e que seja depois, já com as medidas efectivas da obra.

Colocado por: aarr2021- projeto com a correção da térmica ( seguir a regra do lápis )

- impermeabilização ( sim existem projetos que se fazem com cortes e tudo )

Mas isso é suposto estar SEMPRE reflectido no projecto de arquitectura em fase de PE!? Aliás até em fase de licenciamento, eu pelo menos faço-o.
    Concordam com este comentário: nortenho66
  9.  # 171

Colocado por: GiaEles também têm contactos com alguns construtores e depois claro se escolher algum sugerido por eles devem ganhar alguma percentagem.. E também podem vir a fiscalizar a obra! É muito arriscado?

Claro que não!
    Ou seja, eu recomendo o construtor A porque sei que chove a dita da comissão.~
    Depois vou com a maior das imparcialidade fiscalizar o trabalho do gajo que me deu uma comissão.
    De facto quando dizem que os DO é que têm a culpa de serem enrrabus não é mentira nenhuma.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, NLuz
    • Gia
    • 29 março 2021

# 172

Sim calma consigo... Eu sei que é arriscado... Por isso não quero cair nisso... Ou escolho um construtor sugerido por eles e dps contrato um fiscal imparcial ou o contrário sim é só pensar um bocadinho... Não precisa ser tão agressivo... Vá lá!
    • Gia
    • 29 março 2021

# 173

Mas também me custa descartar a ideia de que ainda existem pessoas profissionais e que não se movem somente pelo lucro!
    • NLuz
    • 29 março 2021

# 174

Colocado por: GiaMas também me custa descartar a ideia de que ainda existem pessoas profissionais e que não se movem somente pelo lucro!

Já lhe deram muitos bons conselhos., Aproveite bem. A sério!!!
    • Gia
    • 29 março 2021

# 175

Sim vou tentar... Pelo menos vou com cautela e de sobreaviso...espero que me corra bem... Os precausos são certos por isso se os puder antever e contornar melhor! E sim estou agradecida e levo em conta tudo o que me têm dito aqui no fórum!
  10.  # 176

Colocado por: GiaNão precisa ser tão agressivo... Vá lá!

Não se trata de ser agressivo mas sim o facto de estar cansado de ver DO a ser "engrupidos" nestes e outros esquemas idênticos.

Colocado por: Giacusta descartar a ideia de que ainda existem pessoas profissionais e que não se movem somente pelo lucro!

Verdade!
    Por norma são aqueles que não param de vos avisar para desconfiarem até deles mesmos.

Srs Donos de Obra, metam uma coisa na vossa cabeça, vocês não têm amigos. Não se iludam, no dia em que o pessoal perceber que vocês são uns pelintras vasam todos.
    • riscos
    • 29 março 2021 editado

# 177

Claro que não!
    Ou seja, eu recomendo o construtor A porque sei que chove a dita da comissão.~
    Depois vou com a maior das imparcialidade fiscalizar o trabalho do gajo que me deu uma comissão.
    De facto quando dizem que os DO é que têm a culpa de serem enrrabus não é mentira nenhuma.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,NLuz
    queres um exemplo, acabei de vir da obra na quinta feira nada estava feito de tubagem.. Hoje está tudo passado é tudo para desmanchar e mangas para deitar para o lixo e trocos de ppr para o lixo. Canalização é para andar pelo desvao sanitário não é por cima. Se tivesse o rabo preso com comissões...esta bem fu...estamos a falar de 400m de tubos.
      IMG-20210329-WA0002.jpeg
  11.  # 178

Colocado por: riscosSe tivesse o rabo preso com comissões...esta bem fu...estamos a falar de 400m de tubos.

Estavas nada, o DO comia e ainda te ficava agradecido, que és um gajo muito prestável, com um bom relacionamento com o empreiteiro e que a obra corre às mil maravilhas.
    • Gia
    • 29 março 2021

# 179

Realmente este mundo das obras é mesmo uma falta de ética, palavra e profissionalismo tudo metido no mesmo balde de massa!! Já vi...
  12.  # 180

Estavas nada, o DO comia e ainda te ficava agradecido, que és um gajo muito prestável, com um bom relacionamento com o empreiteiro e que a obra corre às mil maravilhas.

isso não tinhas a mínima duvida, nem me tinha de chatear..felizmente da mesma maneira que fizeram mal, este empreiteiro, 5 segundos depois está a assumir o erro, e que vai desmanchar tudo. Segundo ele aí para o norte é muito usual fazerem assim :)) depois dizem que a malta do centro trabalha mal ;)

0.0388 seg. NEW