Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Tem-se falado muito no custo do uso de sistemas de aquecimento central e por isso decidi abrir este tópico.

    Espero que me ajudem a tirar algumas dúvidas e que isso ajude tb outros utilizadores do forum.

    Moro num apartamento T3 com cerca de 145 m2 (útil) e tenho uma caldeira a gás natural Roca Victoria 20/20T, com um termostato móvel.

    Tenho 9 radiadores Roca distribuidos da seguinte maneira:
    Hall - 1 radiador
    Cozinha - 1 radiador
    Quarto Suite - 1 radiador
    Wc Suite - 1 radiador
    Sala - 2 radiadores
    Escritório - 1 radiador
    Quarto - 1 radiador
    wc comum - 1 radiador

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us


    Moro em Mafra, e no inverno a temperatura desce bastante, o meu apartamento é no ultimo piso do prédio e tem 3 frentes exteriores.

    Tenho ligado a caldeira sempre q chego a casa ou quando acho que a temperatura está baixa, ultimamente têm estado 16º quando chego a casa.
    Mas não consigo manter uma temperatura constante, o q é desconfortável, pq ligo no máximo e a casa aquece, mas quando desligo a temperatura vai descendo muito.

    Dúvidas:


    1 - É preferivel ter o aquecimento ligado algumas horas todos os dias, para tentar ter uma temperatura mais constante?

    2 - O nível de temperatura dos radiadores que escolhemos influencia o consumo de gás?

    3 - O nível de temperatura na caldeira que escolhemos influencia o consumo de gás?

    4 - O número de radiadores que temos ligados influencia o consumo de gás?



    Obrigado a todos.

    Paulo
    • naar
    • 28 novembro 2009

     # 2

    Boas,

    Ponto 1 - Para saber tem que fazer a experiência, no meu caso resultou.

    Pontos 2,3,4 - Sim

    Se a temperatura ambiente "desce muito" , também pode ter a ver com o isloamento térmico do apartamento!
    • fsc
    • 28 novembro 2009

     # 3

    coloque um crono-termostato para comandar a caldeira.
    neste aparelho define uma temperatura de conforto e outra de economia e respectivos horários.
    por exemplo:
    horário de conforto (21ºC): 7:00 às 9:00 e 18:00 às 00:00
    horário de economia (18ºC): 9:00 às 18:00 e 00:00 às 7:00
    assim o apartamento nunca fica muito frio.
  2.  # 4

    Colocado por: naarBoas,

    Ponto 1 - Para saber tem que fazer a experiência, no meu caso resultou.

    Pontos 2,3,4 - Sim

    Se a temperatura ambiente "desce muito" , também pode ter a ver com o isloamento térmico do apartamento!


    Obrigado pelos comentários.

    Em relação ao isolamento térmico, tenho outra questão. Num dia de bastante vento as tampas das caixas da pré-instalação do som
    ambiente da sala saltaram da parede, acontece que a caixa é perfurada e está ligeiramente dentro da caixa de ar que estava cheia de
    vento frio. É normal a caixa de ar estar com tanto vento assim?
    • naar
    • 28 novembro 2009

     # 5

    Existem construtores que colocam tubos de respiro nas caixas de ar.

    Tem que isolar é a caixa da coluna de som.

    Só falei no isolamento térmico porque somos quase vizinhos na zona e eu quando chego a casa estão sempre mais de 16º e é uma moradia com 4 frentes e metade do r/c é em pavimento térreo.
  3.  # 6

    Eu já isolei as caixas das colunas de som no ano passado.
    Na sala, coloquei um tecto falso em pladur com isolamento em lã de rocha, e não melhorou muito a temperatura da sala, pelo que já não fiz o mesmo nas outras divisões.

    O que não acho normal é a quantidade de vento que circula dentro da caixa de ar, penso que é isso que me faz arrefecer tanto a casa, pois tenho muitas paredes exteriores.

    Acham que se revestir as paredes com pladur e isolar com lã de rocha consigo melhorar bastante os problemas que tenho?

    Já agora, sabem se existe alguma entidade especializada que possa ir lá a casa e verificar quais os meus problemas térmicos?

    Obrigado.




    Obrigado.
  4.  # 7

    Temperatura da sala hoje de manhã, 15º...
    • naar
    • 1 dezembro 2009

     # 8

    Colocado por: paulorsTemperatura da sala hoje de manhã, 15º...


    Na minha cozinha hoje, 19º
    • naar
    • 1 dezembro 2009

     # 9

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: naarNa minha cozinha hoje, 19º


    e porquê os 19º?? (na cozinha)


    e porquê a pergunta?
  5.  # 10

    Colocado por: paulors
    Tenho 9 radiadores Roca distribuidos da seguinte maneira:
    Hall - 1 radiador
    Cozinha - 1 radiador
    Quarto Suite - 1 radiador
    Wc Suite - 1 radiador
    Sala - 2 radiadores
    Escritório - 1 radiador
    Quarto - 1 radiador
    wc comum - 1 radiador



    O número de radiadores estão bem. Resta saber se o nº de elementos é proporcional à área a climatizar, isso é que é importante!
  6.  # 11

    Colocado por: naar
    Colocado por: paulorsTemperatura da sala hoje de manhã, 15º...


    Na minha cozinha hoje, 19º


    Realmente não compreendo porque tenho temperaturas tão baixas...

    Colocado por: paulors
    Na sala, coloquei um tecto falso em pladur com isolamento em lã de rocha, e não melhorou muito a temperatura da sala, pelo que já não fiz o mesmo nas outras divisões.

    O que não acho normal é a quantidade de vento que circula dentro da caixa de ar, penso que é isso que me faz arrefecer tanto a casa, pois tenho muitas paredes exteriores.

    1 - Acham que se revestir as paredes com pladur e isolar com lã de rocha consigo melhorar bastante os problemas que tenho?

    2 - Já agora, sabem se existe alguma entidade especializada que possa ir lá a casa e verificar quais os meus problemas térmicos?



    Álguem me pode dar algos conselhos sobre o que escrevi acima?

    Obrigado
    • naar
    • 1 dezembro 2009

     # 12

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: naare porquê a pergunta?


    e porque me responde com uma pergunta??


    Também sou curioso!
    • naar
    • 1 dezembro 2009

     # 13

    Colocado por: paulorsEu já isolei as caixas das colunas de som no ano passado.
    Na sala, coloquei um tecto falso em pladur com isolamento em lã de rocha, e não melhorou muito a temperatura da sala, pelo que já não fiz o mesmo nas outras divisões.

    O que não acho normal é a quantidade de vento que circula dentro da caixa de ar, penso que é isso que me faz arrefecer tanto a casa, pois tenho muitas paredes exteriores.

    Acham que se revestir as paredes com pladur e isolar com lã de rocha consigo melhorar bastante os problemas que tenho?

    Todo o isolamento térmico que colocar vai melhorar (agora o bastante, é subjectivo), os seus problemas mas tem que ter uma ideia de custo/benefício, tem também que ter em atenção todas as obras que implica forrar interiormente um apartamento a pladur (ombreiras das janelas, portas interiores, instalação eléctrica, etc)

    Já agora, sabem se existe alguma entidade especializada que possa ir lá a casa e verificar quais os meus problemas térmicos?

    Tente pesquisar na net, algures já vi uma empresa que munida de um scanner faz um estudo ao interior para localizar as zonas mais frias.

    Obrigado.




    Obrigado.
  7.  # 14

    Boas.

    Os meus radiadores não aquecem quando escolho um nível baixo (1 ou 2), o que poderá estar a provocar isto?
  8.  # 15

    Colocado por: paulorsBoas.

    Os meus radiadores não aquecem quando escolho um nível baixo (1 ou 2), o que poderá estar a provocar isto?


    Rode o nível do termóstato a zero. Desaperte as cabeças termostáticas. Ao retirá-las, o circuito do radiador está completamente fechado. Tente verificar se a válvula de corte de circuito está a funcionar correctamente, para isso com ajuda de um objecto, pressione a válvula até o máximo e rectifique a circulação. Depois, vá pressionando a válvula cada vez menos simulando os diferentes caudais da cabeça termostática. Caso a circulação exista nos diferentes pontos, volte a colocar correctamente a cabeça termostática e aperte-a bem, caso contrário, susbtitua a válvula. Rectifique se no nível 1, o radiador aquece. Caso não aconteça, terá de substituir a cabeça termostática.

    Espero que esta informação lhe tenha sido útil.
  9.  # 16

    Obrigado pela resposta.
    Vou tentar seguir o que me sugeriu.

    Só acho estranho isto estar a acontecer em 4 ou 5 radiadores ao mesmo tempo...
  10.  # 17

    Colocado por: paulorsObrigado pela resposta.
    Vou tentar seguir o que me sugeriu.

    Só acho estranho isto estar a acontecer em 4 ou 5 radiadores ao mesmo tempo...


    Faça também o purgamento manual dos radiadores, podem ter ar.
  11.  # 18

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: paulorsOs meus radiadores não aquecem quando escolho um nível baixo (1 ou 2), o que poderá estar a provocar isto?



    não aquece porque fecharam..


    Sr. Aprendiz, o nivel 1 da cabeça termoestática tem de permitir a entrada de caudal, por minima que seja...
  12.  # 19

    Boa noite.

    Já fiz a purga de todos os radiadores, coloquei a pressão da caldeira perto dos 2 bares, mas práticamente nenhum dos radiadores aquece no nível 2, apenas apartir do nível 3.

    Já não sei o que fazer mais, posso seguir o conselho do ricardo.mrd e tentar abrir as cabeças termoestáticas, mas a ser disso, a avaria estaría em todos os radiadores...

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: quim.estrada
  13.  # 20

    Curiosamente, ou não, apenas os 2 radiadores mais distantes da caldeira funcionam com nível baixo.
 
0.0226 seg. NEW