Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 11 abril 2021

     # 21

    Colocado por: rjmsilvaUma pequena (grande) fortuna essa solução.
    Concordam com este comentário:Ultrabasslx

    2000 para a bomba de calor dedicada, 3000 ou 1500 para os Fotovoltaicos dependendo do que se quer investir (e que serve para Todos os consumos da habitação) e mais uns trocos para uma capa de bolhas básica para tapar a piscina de noite.
  1.  # 22

    Tens mesmo a necessidade de aquecer uma piscinas? A não ser que vás utilizar no inverno, não me parece grande mais valia!

    Eu gostava de a ter aquecida no inverno para poder nadar lá às chuva, mas isso tem um custo altíssimo.
  2.  # 23

    Colocado por: NPRP
    2000 para a bomba de calor dedicada, 3000 ou 1500 para os Fotovoltaicos dependendo do que se quer investir (e que serve para Todos os consumos da habitação) e mais uns trocos para uma capa de bolhas básica para tapar a piscina de noite.
    ou seja 3500€ não seria melhor com esse valor ter somente uma solução solar termica??? que ainda por cima vai poupar no aquecimento ambiente e nas AQS????
    •  
      marco1
    • 11 abril 2021 editado

     # 24

    penso que o solar termico na melhor das hipoteses sózinho vai dar para AQS apenas, já para aquecer a água da piscina em simultâneo, duvido.
    será que uma bomba de calor dedicada á piscina gasta assim tanto?
  3.  # 25

    Para acompanhar
  4.  # 26

    Tenho um amigo meu que meteu bomba de calor so para a piscina e diz que aquilo não gasta nada de especial. O aspecto daquilo parecia o de um aparelho exterior de A/C.
    Tambem perguntei se tinha tanto frio assim ou se ia a banhos no Inverno e ele respondeu bem... "chegas a uma idade que já não o fazes pelos mergulhos e brincadeira mas pelo prazer de simplesmente estar de molho...e para isso é bom que não arrefeças logo que entras" :D
  5.  # 27

  6.  # 28

    Colocado por: marco1penso que o solar termico na melhor das hipoteses sózinho vai dar para AQS apenas, já para aquecer a água da piscina em simultâneo, duvido.
    depende do que considerar, já apliquei em algumas e ficam bem aquecidas com consumo praticamente nulo de energia elétrica.

    não esquecer que por unidade de superfície os térmicos conseguem ter rendimento de 95% enquanto que os fotovoltaicos rondam os 20%, se pensar numa solução com 7m2 de colectores é somente uma questão de fazer as contas (habitualmente uso a solução em drainback, sem manutenção)
    • NPRP
    • 12 abril 2021

     # 29

    Colocado por: jorgealvesou seja 3500€ não seria melhor com esse valor ter somente uma solução solar termica??? que ainda por cima vai poupar no aquecimento ambiente e nas AQS????

    Claro que sim Jorge, a solução que propõe é uma óptima solução... no pressuposto que irá haver PRH, bomba de calor de climatização e AQS e painéis solares em drainback.. agora se, por opçã$, não optar por PRH cai por terra essa solução...
    a não ser que, em alternativa, se consiga equacionar algo deste género: painéis solares drainback, depósito de 500 litros (para mandar para a piscina i excesso de calor do verão) e uma bomba de calor dedicada ás AQS Ligada ao depósito para apoiar ou então independente para ter AQS... mas aqui, nesta minha sugestão que na verdade nem sei se é exequível quer em termos de montagem quer em termos de preço, note-se que estou a expurgar o PRH+BC de climatização e AQS conjunta da equação...
    PS: vou iniciar a obra este mês... 😉
  7.  # 30

    Colocado por: NPRPpainéis solares drainback, depósito de 500 litros (para mandar para a piscina i excesso de calor do verão) e uma bomba de calor dedicada ás AQS Ligada ao depósito para apoiar ou então independente para ter AQS...
    isso é mandar dinheiro ao lixo, solar termico com resistencia, mais simples eficiente e economico.

    para aquecimento uma camisola costuma resolver, sendo a opção mais economica.
  8.  # 31

    A necessidade de aquecimento que alguns equacionam para a piscina, prender-se com o simples conforto ou é pelo facto de ser difícil que a temperatura da água atinja níveis aceitáveis?

    Por exemplo no meu caso, no mar, se a água estiver a 18C estou imenso tempo até ganhar coragem, se andar por volta dos 21-22C já é mais pacífico.

    Para ter estas temperaturas, consegue-se apenas com incidência solar? Ou só se estiver mesmo muito calor? E aquelas capas de bolhas, ajudam alguma coisa?
    • NPRP
    • 12 abril 2021

     # 32

    Colocado por: jorgealvesisso é mandar dinheiro ao lixo, solar termico com resistencia, mais simples eficiente e economico.

    para aquecimento uma camisola costuma resolver, sendo a opção mais economica.

    Ainda está tudo em aberto... desde o PRH até à camisolinha de lã fofinha e feita do regaço das avós.. é tudo uma questão de prioridades... 😉
    • NPRP
    • 12 abril 2021

     # 33

    Colocado por: mandrongoA necessidade de aquecimento que alguns equacionam para a piscina, prender-se com o simples conforto ou é pelo facto de ser difícil que a temperatura da água atinja níveis aceitáveis?

    Por exemplo no meu caso, no mar, se a água estiver a 18C estou imenso tempo até ganhar coragem, se andar por volta dos 21-22C já é mais pacífico.

    Para ter estas temperaturas, consegue-se apenas com incidência solar? Ou só se estiver mesmo muito calor? E aquelas capas de bolhas, ajudam alguma coisa?

    Isso dependerá de muitos fatores.. localização geográfica da piscina, litoral ou interior, norte ou sul, se é zona ventosa, se apanha sol grande parte do dia, se está abrigada, se é coberta à noite....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  9.  # 34

    a mim já me explicaram que não faz sentido ter paineis termicos a aquecer a piscina
    mesmo os fotovoltaicos por si só tambem não, mas sim ter a bomba de calor dedicada e aproveitar a energia que se possa ter dos fotovoltaicos ( que vai para o quadro da casa ) para alimentar a bomba de calor.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  10.  # 35

    Colocado por: mandrongoPor exemplo no meu caso, no mar, se a água estiver a 18C estou imenso tempo até ganhar coragem, se andar por volta dos 21-22C já é mais pacífico.
    por via solar termico aproveitando o restante equipamento existente é muito fácil ter agua dos 24ºC para cima incluindo em profundidade coisa que as coberturas não permitem.

    o quebrar o frio da agua não é em Julho ou Agosto mas sim nos outros meses em que as temperaturas já convidavam a umas banhocas mas a agua esta ainda muito gelada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
    • NPRP
    • 12 abril 2021

     # 36

    Colocado por: jorgealvespor via solar termico aproveitando o restante equipamento existente é muito fácil ter agua dos 24ºC para cima incluindo em profundidade coisa que as coberturas não permitem.

    Mas o restante equipamento existente tem obrigatoriamente de ser uma bomba de calor? Nao pode ser tipo um depósito de inércia qualquer?
    Não se consegue ter uma solução onde haja:
    Painéis solares térmicos para AQS e depois aproveitar todo o excesso gerado no verão para aquecer a piscina aos tais custos zero? Sem ter de meter aqui pelo meio a climatização da casa?
  11.  # 37

    Colocado por: NPRPMas o restante equipamento existente tem obrigatoriamente de ser uma bomba de calor?
    não.

    Colocado por: NPRPum depósito de inércia qualquer?
    com

    Painéis solares térmicos para AQS e depois aproveitar todo o excesso gerado no verão para aquecer a piscina aos tais custos zero?
    • NPRP
    • 12 abril 2021

     # 38

    Colocado por: jorgealvesnão.

    com


    Ahhhh, então dá. 😁
    Ou seja, painéis solares térmicos com prioridade às AQS + um depósito de inércia + um permutador para a piscina e voillá... excedente de energia no verão a ser usado no aquecimento da piscina. MAS..
    Qual a fonte de calor de backup para os painéis durante o Inverno? Essa tal fonte de calor tem de estar ligada ao depósito de inércia?!? 🧐
  12.  # 39

    Paineis solares térmicos são paineis que aquecem a água apenas, como os dos termosifões?

    A questão de Inverno será relevante? Diriamos que não estando agradável (com sol) também não ser irá à água, não?
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ddmarques
  13.  # 40

    Colocado por: NPRPQual a fonte de calor de backup para os painéis durante o Inverno?
    caldeira, bomba, resistência, recuperador, etc, etc
 
0.0232 seg. NEW