Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 26 fevereiro 2021

# 461

Bem, também me estou a iniciar nisto finalmente...

Inversor Solax X1 Hibrido 5kw
    12 paineis Suntech 320w
    1 Bateria 5.8kw Triple Power"
    Vêm instalar no inicio de abril...
    • Xtrilho
    • 26 fevereiro 2021 editado

# 462

Quanto foi essa brincadeira? ou pelo menos quanto foi para a bateria?

Porque não optou por paineis de 400w? Assim praticamente atingia o limite do inversor...
    • smdx
    • 26 fevereiro 2021

# 463

Colocado por: XtrilhoQuanto foi essa brincadeira? ou pelo menos quanto foi para a bateria?

Porque não optou por paineis de 400w? Assim praticamente atingia o limite do inversor...

o inversor aguenta até 6000W de painéis, com max 5000W na saída AC.
    De qualquer forma se passar dos 4000W tem de instalar contador de produção, pelo que teria de analisar se compensa...
    •  
      GMCQ

# 464

Colocado por: ematos

Boas! Acho que não é assim tao linear. Não entendi muito bem, mas creio que depende das zonas. A minha zona ainda vai demorar a ser feita a troca automática e gratuita dos contadores. Portanto tive de o pagar. o Processo foi rápido, e depois de pagar estavam cá no dia seguinte a trocar.
    em conversa com a linha de apoio da edp distribuiçao (e-redes), disseram me que depois da DGEG enviar a informação, em 1 ou 2 semanas iria receber a carta para pagar e depois de pagar, numa semana em principio o contador era mudado.

A própoia carta diz que o contador é por conta do produtor (eu)
    Concordam com este comentário:GMCQ

Estava a referir-me à troca do contador por ter colocado os painéis. Que após terem o registo seremos contados para pagamento (para quem não instalou pela EDP) e troca de contador. Também foi o q indicaram na linha de apoio.

Para a troca gratuita... No meu caso está igual ainda não vai ser este ano.
    •  
      GMCQ
    • 26 fevereiro 2021

# 465

Colocado por: SACS
    Eu não recebi carta nenhuma para pagar, e já foi trocado.
    Talvez por ser a própria EDP a fornecer e a instalar os painéis. Como já foi falado, achamos q o contador q não lhe foi cobrado "à vista", está a ser cobrado na fatura dos painéis. Quantos painéis colocou e qual foi o preço?
  1.  # 466

A mim também ninguém cobrou nada, só se mudaram a política recentemente.
    • espt

# 467

Colocado por: XtrilhoQuanto foi essa brincadeira? ou pelo menos quanto foi para a bateria?

Aprox 7500€ + guias cimento/grua que não sei valores ainda

Precisamente pelo que o membro smdx referiu... Mais de 4kw ia dar mais despesa e tenho de pensar se pode vir ou não a compensar... E aqui que ninguém nos ouve, depois "coisa e tal" e pronto...

Colocado por: smdx
    o inversor aguenta até 6000W de painéis, com max 5000W na saída AC.

Nem sabia, isso é bom... Obrigado pela informação!
    • SACS
    • 26 fevereiro 2021

# 468

Colocado por: GMCQTalvez por ser a própria EDP a fornecer e a instalar os painéis. Como já foi falado, achamos q o contador q não lhe foi cobrado "à vista", está a ser cobrado na fatura dos painéis. Quantos painéis colocou e qual foi o preço?

Não foi a EDP que me vendeu os painéis!
    • SACS
    • 26 fevereiro 2021

# 469

Pelo que percebi por aqui o contadores que são cobrados são somente para quem quer vender o excedente de, mas posso estar errado
    Concordam com este comentário: rjmpires, callinas, efsl0
    • smdx

# 470

só paga quem estiver numa zona onde não esteja prevista a troca de toda a gente nos próximo 12 meses (ou um prazo assim do género).
    se já estiver programada a troca do contador nesse prazo, então a troca é gratuita.

acho que já partilharam algures neste tópico o planeamento para 2021 e 2022. Pelo menos eu já vi a lista, mas não me lembro onde...

EDIT: no meu caso (estou a vender excedente) já tinha um contador capaz de medir isso e por isso nem tive de trocar nada.

EDIT2: achei a listagem de 2021 e 2022: https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-de-producao-para-autoconsumo
    Concordam com este comentário: whocarez
  2.  # 471

smdx, não é necessário um contador de produção, mesmo que tenha um contador bi-direcional?
  3.  # 472

Colocado por: manelvcsmdx, não é necessário um contador de produção, mesmo que tenha um contador bi-direcional?

Até 4 kWh não precisa contador de produção.
    É registada a unidade de Autoconsumo, a mudança do contador é a EDP que muda, se a EDP achar necessário ou conveniente.
    Concordam com este comentário: whocarez
    •  
      GMCQ
    • 26 fevereiro 2021

# 473

Não foi a EDP que me vendeu os painéis!

Não contratei ninguém, foi tudo através da extinta EDP distribuição actual e-refes!

Dúvido.

Pelo post acima tinha percebido que eram da EDP 😅
  4.  # 474

Colocado por: callinasAté 4 kWh não precisa contador de produção.

E qual o custo deste contador? É só na instalação ou tem mensalidade?

Com este contador pode-se vender o excedente à EDP?
    •  
      GMCQ

# 475

A troca gratuita na minha zona ainda não vai ser para este ano... Se calhar por isso vou ter de pagar pelo novo contador.
    • smdx

# 476

Colocado por: callinas
    Até 4 kWh não precisa contador de produção.
    É registada a unidade de Autoconsumo, a mudança do contador é a EDP que muda, se a EDP achar necessário ou conveniente.

até 4kW não precisa de contador de produção.
    a partir de 4kW precisa de instalar um contador de produção seu (tipicamente os instaladores cobram uns 750€ por isso), mas normalmente é um mono que fica a apanhar pó e não serve para nada, pois a EDPD continua a fazer tudo com base no contador "normal" instalado por eles...
    • SACS

# 477

EDIT2: achei a listagem de 2021 e 2022:https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-de

Isso vale o que vale.
    Para ter uma ideia o meu concelho nem é contemplado nessa lista 2021/2022
    O meu contador foi trocado esta semana.
    O meu vizinho no início mês recebeu a carta para agendar a troca.
    Vamos lá perceber essa lista (para mim alguém precisar de um plano de trabalhos para mostrar trabalho (EU)).
    • SACS
    • 26 fevereiro 2021

# 478

Colocado por: GMCQNão contratei ninguém, foi tudo através da extinta EDP distribuição actual e-refes!

Colocado por: GMCQPelo post acima tinha percebido que eram da EDP 😅

Estava a falar em relação á troca de contador.
    • SACS

# 479

.
  5.  # 480

até 4kW não precisa de contador de produção.
    a partir de 4kW precisa de instalar um contador de produção seu (tipicamente os instaladores cobram uns 750€ por isso), mas normalmente é um mono que fica a apanhar pó e não serve para nada, pois a EDPD continua a fazer tudo com base no contador "normal" instalado por eles...

A última vez que consultei, cerca de 2 anos, pediam 359 euros pelo contador mais mensalidade de 5 euros.

0.1960 seg. NEW