Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: manelvcTyrande. Não arranja uma foto do telhado mesmo?

Quando subir ao telhado tiro umas fotos e faço umas medições.
  2.  # 542

Aqui dá para ver a posição do sol ao longo do ano

https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=en

Depois simula a produção

https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/es/tools.html#PVP

No meu caso o valor da simulação é inferior ao produzido
  3.  # 543

Colocado por: callinasQue exagero.
    2 painéis tem retorno daqui a 4-5 anos, é o normal.
    Quantos mais painéis coloca, mais dilatado fica o período de retorno.
    Só que em vez de poupar 500 em energia por ano , com 10 painéis , poupa 60 euros ano com 1 ou 2.

Dois painéis de 450 watt já dá 900.
    Não sei a escala da foto, mas partindo que tem uma casa assim normal, comparando afastamento da casa à rua e tamanho do telhado, consegue meter aí 3 a 4 painéis. 2 a nascente que produzem bem de manhã e 2 poente produzem bem fim do dia. Havendo sol mesmo os que estão a nascente produzem durante o dia.

Isso é para ti que tens um consumo elétrico superior a 90% das pessoas e absorves 100% da produção.
    Um caso destes só tem retorno ao fim de mais de 10anos provavelmente... Mas isto digo eu com contas em cima do joelho.
  4.  # 544

Boa noite,

Em breve avançarei para um sistema de produção elétrica fotovoltaica, depois de ter um estudo mais profundo do consumo médio da casa. Aguardo a chegada de um Shelly EM.

Entretanto já ando a ver possíveis soluções e por isso pergunto se já alguém instalou ou conhece estes painéis fotovoltaicos, da Jinko, série Tiger Pro? E o que acham deles?

https://www.jinkosolar.com/en/site/tigerpro#s6

Estou interessado no modelo Tiger Pro 78TR Monofacial, mas preços que é bom, ainda não consegui ver nada.

São anunciados como uns autênticos "monstros" da produção, com um único painel a ter até um máximo de 585W.
    Como estou muito limitado de espaço e orientação (no máximo conseguirei colocar 4 painéis a Sudoeste), e queria colocar o máximo de Watts posssível, vejo estes como uma solução.

O ideal para mim era mesmo ter cerca de 2Kw de produção instalada (painéis fotovoltaicos).

Tenho também em vista numa segunda fase a colocação de baterias com capacidade de 9/10Kw (eventualmente serão Lifepo4).

Qunato às baterias andei a ver no Aliexpress e parecem-me bem mais em conta, mesmo sabendo o risco de receber material que pode dar problemas no futuro.

Um dos vendedores já tem mais de uma centena de avaliações, praticamente todas positivas e os preços parecem-me bem em conta.
  5.  # 545

Colocado por: vrap.pmQunato às baterias andei a ver no Aliexpress e parecem-me bem mais em conta, mesmo sabendo o risco de receber material que pode dar problemas no futuro.

Atenção à alfandega.
  6.  # 546

Colocado por: rjmsilva

Atenção à alfandega.

Obrigado pelo alerta rjmsilva, mas essa componente está salvaguardada caso faça a aquisição "fora" da EU.
    Felizmente já sou cão muito velho no que toca a compras online com frequência, só de ebay já são 21 de negócios particulares, com mais de 2000 pontos de feedback, e de Amazon (USA) ainda mais um pouco de tempo.

Ainda ando a aprender, porque todos os dias se aprende, mas em compras online nunca me dei mal, maesmo quando as coisas corriam mal.

;))))
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • smdx
    • 3 março 2021

# 547

deixo-lhe a minha opinião
    . 2000W de painéis parece-me (muito) curto para 10kW de baterias.
    . atenção às dimensões dos painéis que são superiores ao "standard", e daí parte da elevada potência que anunciam.
    . painéis "xpto" tipicamente têm um custo por Watt superior, pelo que terá de analisar se depois consegue compensar isso em produção adicional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrap.pm
  7.  # 548

Só se no verão gastar pouca energia para arrefecer a casa, porque com 2 kW em painéis raramente vai encher as baterias.
    Além disso é mais sensato o investimento de
    4kW em painéis com 7 kW de baterias que 2 kW de painéis com 10 kW em baterias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrap.pm
  8.  # 549

Colocado por: smdxdeixo-lhe a minha opinião
    . 2000W de painéis parece-me (muito) curto para 10kW de baterias.
    . atenção às dimensões dos painéis que são superiores ao "standard", e daí parte da elevada potência que anunciam.
    . painéis "xpto" tipicamente têm um custo por Watt superior, pelo que terá de analisar se depois consegue compensar isso em produção adicional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vrap.pm

É uma boa dica, pese embora eu ainda não conhecer o meu padrão de consumo ao longo do dia, quer durante a semana quer ao fim de semana, sei no entanto o meu total de consumo para um periodo de 12 meses, que já dá para perceber hipoteticamente o que pode restar duma produção normal para armazenamento. E a sua dica tal como a do callinas tem bastante razão de ser.

Quanto às dimensões dos painéis cabem 4 da referência que eu dei no local onde pretendo, já veifiquei a folha técnica dos mesmos.

Os custos destes painéis é que realmente são uma incógnita ainda.... espero que o preço venha a público proximamente.
  9.  # 550

Posso estar errado, mas esses painéis serão para mercado doméstico?
    É que a Qcelles também tem de 500-600 watt mas para já só são usados em centrais fotovoltaicas
      IMG_20210303_195915.jpg
  10.  # 551

Colocado por: callinasQcelles

Colocado por: callinasPosso estar errado, mas esses painéis serão para mercado doméstico?
    É que a Qcelles também tem de 500-600 watt mas para já só são usados em centrais fotovoltaicas

Ainda não tenho confirmação se serão vendidos também para o mercado doméstico.
  11.  # 552

São para as grandes centrais, os Jinko.
  12.  # 553

Colocado por: callinasSão para as grandes centrais, os Jinko.

É possível dar a fonte dessa informação?

Não encontro nada que vá no sentido de SÓ virem a ser vendidos ao mercado das "grandes centrais".
    No youtube há bastante vídeos com esta nova série, predominantemente vídeos Indianos e/ou paquistaneses e do que vi ninguém fala da exclusividade de mercado.

Na europa ainda há menos informação disponível.

Será uma pena se não forem vendidos no mercado doméstico.
  13.  # 554

Colocado por: vrap.pm

Não encontro nada que vá no sentido de SÓ virem a ser vendidos ao mercado das "grandes centrais".
    No youtube há bastante vídeos com esta nova série, predominantemente vídeos Indianos e/ou paquistaneses e do que vi ninguém fala da exclusividade de mercado.

é esperar uns tempos...
    Concordam com este comentário: vrap.pm
  14.  # 555

15.  # 556

Colocado por: vrap.pm

Porque coloca no formulário, pedido de interesse, e uma das questões é quantos MW precisa. Quando se fala em MW, estamos no campo de milhares de painéis.

Mas pronto, ali ao lado já tem um site que diz ter a partir de maio. Já vai entrar no mercado doméstico.
  16.  # 557

tenho frifásico em casa... durante o dia os meus consumos têm rondado os 200 a 600 kWh e basicamente a fase 2 e 3 quase nao tem consumos e a fase 1 é o tem a maioria...
    acham sentado colocar uma instalação solar preparada para trifásica quando tenho consumos assim tao baixos?

estava numa de coloca apenas 2 ou 3 paineis no total com uns 800/1000W e ligar apenas à fase 1

é que assim a brincadeira fica em 800/1000€ e se for para sistema trifasico tenho que colocar uns 2000 no minimo e o valor dispara logo para os 2000 a 2500€
  17.  # 558

Colocado por: sergyiotenho frifásico em casa... durante o dia os meus consumos têm rondado os 200 a 600 kWh e basicamente a fase 2 e 3 quase nao tem consumos e a fase 1 é o tem a maioria...
    acham sentado colocar uma instalação solar preparada para trifásica quando tenho consumos assim tao baixos?

estava numa de coloca apenas 2 ou 3 paineis no total com uns 800/1000W e ligar apenas à fase 1

é que assim a brincadeira fica em 800/1000€ e se for para sistema trifasico tenho que colocar uns 2000 no minimo e o valor dispara logo para os 2000 a 2500€

Acho que a questão principal é... Porque é que tem trifásico?
  18.  # 559

Colocado por: rjmpires
    Acho que a questão principal é... Porque é que tem trifásico?

pergunta pertinente.... mas a resposta é porque tenho bomba de calor e a mm é trifásica... e quanto a isso nao ha mt a fazer!!! :(
  19.  # 560

Bom dia.

Ando a fazer um estudo de colocar paneis solares na minha casa, mas queria medir os meus consumos de energia.
    Vi bastantes videos a aconselhar o shelly EM mas será que existe alguma solução mais em conta?
    Onde compro os shelly EM não o encontrei mais na Amazon, e no site da shelly.cloud paga se uma taxa (VAT).

Desde ja obrigado a quem puder ajudar.

Cumprimentos

0.0473 seg. NEW