Colocado por: manelvcTyrande. Não arranja uma foto do telhado mesmo?
Colocado por: callinasQue exagero.
2 painéis tem retorno daqui a 4-5 anos, é o normal.
Quantos mais painéis coloca, mais dilatado fica o período de retorno.
Só que em vez de poupar 500 em energia por ano , com 10 painéis , poupa 60 euros ano com 1 ou 2.
Dois painéis de 450 watt já dá 900.
Não sei a escala da foto, mas partindo que tem uma casa assim normal, comparando afastamento da casa à rua e tamanho do telhado, consegue meter aí 3 a 4 painéis. 2 a nascente que produzem bem de manhã e 2 poente produzem bem fim do dia. Havendo sol mesmo os que estão a nascente produzem durante o dia.
Colocado por: vrap.pmQunato às baterias andei a ver no Aliexpress e parecem-me bem mais em conta, mesmo sabendo o risco de receber material que pode dar problemas no futuro.
Colocado por: rjmsilva
Atenção à alfandega.
Colocado por: smdxdeixo-lhe a minha opinião
. 2000W de painéis parece-me (muito) curto para 10kW de baterias.
. atenção às dimensões dos painéis que são superiores ao "standard", e daí parte da elevada potência que anunciam.
. painéis "xpto" tipicamente têm um custo por Watt superior, pelo que terá de analisar se depois consegue compensar isso em produção adicional.
Colocado por: callinasQcelles
Colocado por: callinasPosso estar errado, mas esses painéis serão para mercado doméstico?
É que a Qcelles também tem de 500-600 watt mas para já só são usados em centrais fotovoltaicas
Colocado por: callinasSão para as grandes centrais, os Jinko.
Colocado por: vrap.pm
É possível dar a fonte dessa informação?
Não encontro nada que vá no sentido de SÓ virem a ser vendidos ao mercado das "grandes centrais".
No youtube há bastante vídeos com esta nova série, predominantemente vídeos Indianos e/ou paquistaneses e do que vi ninguém fala da exclusividade de mercado.
Na europa ainda há menos informação disponível.
Será uma pena se não forem vendidos no mercado doméstico.
Colocado por: vrap.pm
É possível dar a fonte dessa informação?
Não encontro nada que vá no sentido de SÓ virem a ser vendidos ao mercado das "grandes centrais".
No youtube há bastante vídeos com esta nova série, predominantemente vídeos Indianos e/ou paquistaneses e do que vi ninguém fala da exclusividade de mercado.
Na europa ainda há menos informação disponível.
Será uma pena se não forem vendidos no mercado doméstico.
Colocado por: sergyiotenho frifásico em casa... durante o dia os meus consumos têm rondado os 200 a 600 kWh e basicamente a fase 2 e 3 quase nao tem consumos e a fase 1 é o tem a maioria...
acham sentado colocar uma instalação solar preparada para trifásica quando tenho consumos assim tao baixos?
estava numa de coloca apenas 2 ou 3 paineis no total com uns 800/1000W e ligar apenas à fase 1
é que assim a brincadeira fica em 800/1000€ e se for para sistema trifasico tenho que colocar uns 2000 no minimo e o valor dispara logo para os 2000 a 2500€
Colocado por: rjmpires
Acho que a questão principal é... Porque é que tem trifásico?