Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 12 março 2021

# 661

Colocado por: pcspinheiroJá vi esses paineis e parem-me fraquinhos... Não dizem sequer de que marca são e só tem 10 anos de garantia...

Aceito sugestões ☺️
  1.  # 662

2.  # 663

Boa noite,

ao ler os últimos posts fiquei com a dúvida: ao colocar painéis solares tenho que mudar o contador e pagar por isso?

Pedi um orçamento à solarimpact e após enviar alguns dados do meu consumo enviaram a proposta de 6X Suntech 320W Black 120cels + Solax X1 2.0 + instalação por 2100 €. Isto dá um valor de 1.1€ por W. Acham um valor "justo"? Referem garantia de 10 ano, mas isto será por eles serem instaladores certificados ou se não fizerem a instalação a garantia é a mesma?
    O cálculo de retorno deles indica 4 anos. Acho muito otimista, não acham?
  3.  # 664

Colocado por: nhenriquesO cálculo de retorno deles indica 4 anos. Acho muito otimista, não acham?

Os cálculos são efetuados de acordo com as informações fornecidas.
    Concordam com este comentário: master_chief
  4.  # 665

Pareceu me ser algo baseado em tabelas por distrito, posso estar enganado.
  5.  # 666

Colocado por: nhenriquesBoa noite,

ao ler os últimos posts fiquei com a dúvida: ao colocar painéis solares tenho que mudar o contador e pagar por isso?

Pedi um orçamento à solarimpact e após enviar alguns dados do meu consumo enviaram a proposta de 6X Suntech 320W Black 120cels + Solax X1 2.0 + instalação por 2100 €. Isto dá um valor de 1.1€ por W. Acham um valor "justo"? Referem garantia de 10 ano, mas isto será por eles serem instaladores certificados ou se não fizerem a instalação a garantia é a mesma?
    O cálculo de retorno deles indica 4 anos. Acho muito otimista, não acham?

Partem do pressuposto que toda a energia produzida é consumida.
    Se tiver uma casa com tudo elétrico, e usar muito AC no verão, dos possíveis 500 euros anuais de poupança, poupará apenas 60-70%, que é bastante bom . São suposições, com o tempo você dirá.
  6.  # 667

Sim, mas esse pressuposto no meu caso não deve ser real e partilhei com eles. Vivo na zona Oeste e o AC só nas ondas de calor, mas nada de especial. As faturas aqui no verão rondam os 80€ para 3 adultos e uma criança. O grande consumo é no inverno com os AC para manter a temperatura nos 20°. Cá por casa é tudo elétrico.
  7.  # 668

Colocado por: nhenriquesPedi um orçamento à solarimpact e após enviar alguns dados do meu consumo enviaram a proposta
    Pode indicar que dados foram esses?
  8.  # 669

Colocado por: mafgodPode indicar que dados foram esses?

enviei duas faturas recentes e ficheiros csv com os dados recolhidos pelo mirubee que tenho instalado no quadro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  9.  # 670

Colocado por: nhenriques

enviei duas faturas recentes e ficheiros csv com os dados recolhidos pelo mirubee que tenho instalado no quadro.

Assim de repente, na minha opinião, 6 painéis de 320W produzirão no verão muito mais energia do que a que ira gastar, logo, com o desperdício, se calhar nem em 6 anos consegue o retorno. Diria que ficava melhor com menos painéis (ou mais consumo durante o dia...).
  10.  # 671

Sinceramente estou a pensar em iniciar com 4 painéis de 320W - de Verão daria para os consumos normais e colocar alguma máquina a trabalhar nos períodos de maior produção. O contra é que o pack de 4x 320W sobre para 1.35€ por Watt. Também investir e n ter retorno não é boa politica. Estou indeciso.....
  11.  # 672

Colocado por: nhenriques O contra é que o pack de 4x 320W sobre para 1.35€ por Watt.

Pois o que temos vindo a conversar. É que pouco menos paga entre os 2 kW e os 1600watt.
    Na meia estação e inverno aproveita bem o excesso de potência dos 2 kW instalados.
    Num dia de hoje com 2kW instalados , está a produzir 250 watt , da para os consumos residuais e pouco mais.

Colocado por: nhenriques Também investir e n ter retorno não é boa politica. Estou indeciso.....

Só não terá retorno se tiver a infelicidade de ter alguma avaria grave. Os inversores da Solís podem ter até 10 anos de garantia.
    Onde se coloca o grande problema de não aproveitar a produção total , é nos meses de verão, pelo que , olhe não recupera o investimento em 4, recupera em 6 ou 8 anos.
  12.  # 673

Colocado por: pcspinheiro

este é igual ao meu. Segundo a informação na factura da alfa energia dizem para não enviar contagens que agora são automáticas, mas eu envio na mesma porque acho que a comunicação EDP -alfa é fraca e as facturas não vem com regularidade

Não tem faturas com regularidade porque não recebemos as leituras do distribuidor com regularidade ;) Mas, garanto, se as faturas lhe dizem isso é porque o seu contador está a fazer telecontagem (só temos um caso que estamos com problemas)....
    Estive a ver as suas leituras e aparecem sempre a dia 20.... Não envie leituras que só está a meter entropia aos Srs. da E-Redes... Aquilo já é um caos para terem mais estas....
    Quem escreve é Alfa Energia ;)
  13.  # 674

Ok, obrigado pela resposta. è sempre bom ver que até dão atenção fora dos canais oficiais. Vou então deixar de enviar leituras.
  14.  # 675

Boas, para os interessados aqui fica o mapa de menu com os valores que interessam dos contadores EDP

1.1.1 total + 1.8.0
    1.1.2 total - 2.8.0
    1.1.3 total + ri 5.8.0
    1.1.4 total - ri 7.8.0
    1.1.5 total + rc 6.8.0
    1.1.6 total - rc 8.8.0
    1.1.13 potencia maxima +a (30 dias) 1.6.10
    1.1.15 potencia maxima -a (30 dias) 2.6.10
    1.2.1 contagem vazio +a 1.8.1
    1.2.2 contagem ponta +a 1.8.2
    1.2.3 contagem cheias +a 1.8.3
    1.2.7 potencia maxima vazio +a 1.6.1
    1.2.8 potencia maxima ponta +a 1.6.2
    1.2.9 potencia maxima cheias +a 1.6.3
    3 valores instantaneos
    3.1.1 tensao (V) 32.7.0
    3.2.1 intensidade (A) 31.7.0
    3.3.1 potencia activa +a (kw) 1.7.0
    3.3.2 potencia activa -a (kw) 2.7.0
    3.4.1 fator potencia 13.7.0

num menu - descrição - numero no visor

Desde de manha até agora consumi 5kw da rede e até as 11 da manha tinha injetado na rede 66kw, acontece que as 10 e tal da noite o contador diz-me que injetei 61kw.. o que se estará a passar?

no menu tambem aparece total +RI, Total -RI, total -rc e toral +rc, não faço ideia que totais são estes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: whocarez
  15.  # 676

Colocado por: ultrahipermegano menu tambem aparece total +RI, Total -RI, total -rc e toral +rc, não faço ideia que totais são estes.

Já estive a ver, é a potencia reativa.
  16.  # 677

Boa tarde

Uma dúvida. Tanto os inversores hibridos como os inversores apenas carregadores de bateria (como o callinas tem), precisam de um medidor no quadro principal certo?
    Esse medidor tem SEMPRE de estar ligado por cabo ao inversor? Não há medidores WIFI?

Pergunto isto porque aqui na minha instalação, já tentámos passar um cabo do quadro parcial do 1º andar (onde tenho o disjuntor do inversor do atual sistema FV) para o quadro principal, sem sucesso. O tubo tem certamente uma dobra a meio que impossibilita a passagem de um cabo (já se tentou com vários cabos guia, com vaselina, com WD40, já cá tive 1 eletricista e nada). Passar por fora, nas paredes, está fora de questão.

Portanto só tenho 2 opções
    - Ou há medidores WIFI e assim já posso alterar o meu sistema e meter um inversor hibrido e baterias no sótão
    - Ou vou para um inversor carregador de baterias e passo o cabo do medidor para o quadro da garagem (já fiz o teste e passa) e meto o inversor+baterias na garagem/cave. Esta solução tem a desvantagem de ficar mais cara.
  17.  # 678

Tenho o meu inversor Victron 3000 à venda se estiver interessado.

Em ralação à sua pergunta, depende da instalação.

No meu caso, tenho instalação diferente do habitual, tenho painéis e inversor no telhado que injectam energia na casa. Tenho inversor no telhado porque não consegui passar cabo solar para interior da casa.

No quadro da cave tenho a bateria e o inversor carregador. O inversor carregador comunica por cabo de rede, com um medidor no quadro de entrada da casa. No caso da Victron há medidor por rede ou medidor por rede WiFi. Por isso respondendo à sua pergunta, sim há medidor por WiFi.

Depois há outra situação, no meu caso também foi complicado, mas normalmente, do cabo de rede só precisa de 3 fios. Porque no fundo aquilo comunica por USB. Aquilo não é rede mas comunicação USB. Por conveniência passei o cabo de rede mas podia ter passado o cabo USB que tem 5 metros mais fino.

Se fosse agora nem tinha andado com esse trabalho, pois tenho a os consumos todos da casa na cave. No rés dos chão só tenho tomadas e iluminação, por isso durante o dia resume-se tudo a uns 30 watth se tanto, que perderia .
    Logo podia ter o medidor de energia na cave e funcionava igual. Se for o seu caso , pode usar o WiFi ou simplesmente simplificar da forma que refiro.

Só tem um tubo do quadro da entrada para esse quadro ? Pode passar o cabo de rede por um tubo que já tenha cabo energia. Usando a rede ited não se safa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivreis
  18.  # 679

Colocado por: callinasTenho o meu inversor Victron 3000 à venda se estiver interessado.

É de Lx e arredores? Se sim, envie-me o preço por mp sff.

Colocado por: callinas

No meu caso, tenho instalação diferente do habitual, tenho painéis e inversor no telhado que injectam energia na casa. Tenho inversor no telhado porque não consegui passar cabo solar para interior da casa.

Eu por acaso também tenho microinversores no telhado mas tenho espaço no sótão que serve apenas de arrumos. O cabo que vem dos microinversores vai a uma caixa de derivação e daí vai para o quadro parcial do 1º andar (onde tem um medidor digital Eastron e um disjuntor de proteção). Desse quadro para o quadro principal (R/c) só tem 1 tubo onde passa a fase, o neutro e a terra... não consigo é passar aí mais nada. Depois no R/c tenho o quadro principal (com as derivações para o quadro parcial do 1º andar, da cozinha e da cave/garagem).

No quadro da cave tenho a bateria e o inversor carregador. O inversor carregador comunica por cabo de rede, com um medidor no quadro de entrada da casa. No caso da Victron há medidor por rede ou medidor por rede WiFi. Por isso respondendo à sua pergunta, sim há medidor por WiFi.

Pois eu consigo copiar exatamente a sua solução.
    É bom saber que há medidores wifi! Obrigado. Só me fica a faltar saber se existem inversores híbridos que suportem medidores wifi. Mas os Victron deverão todos suportar!

Só tem um tubo do quadro da entrada para esse quadro ? Pode passar o cabo de rede por um tubo que já tenha cabo energia. Usando a rede ited não se safa?

Sim só um tubo entre cada quadro parcial e o principal. Do principal para a garagem consigo passar. Para o 1º andar é que não.
    A minha casa é de 2007, ainda tem uma instalação RITA (de telefone), não tem rede ited. E não tenho ligação entre a rede RITA e a elétrica.

Então havendo medidores WIFI já tenho de equacionar as 2 possibilidades. Inversor hibrido + baterias no sótão com medidor WIFI (desfazer-me dos microinversores) vs manter microinversores e adicionar inversor carregador + baterias na cave com medidor por cabo. A primeira opção será certamente mais barata, mas acaba a ter algumas limitações em termos de potência disponível. Tenho de ver preços!
  19.  # 680

Sim os inversores Victron, tem WiFi . Mas não sei qual é.

0.2543 seg. NEW