Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Boa Tarde.

estou bastante indeciso entre adquirir:
    - Kit c/instalação à solarimpact em que dizem que dão garantia de 10 anos no inversor: 4 painéis de 320 + instalação = 1758€ ( 1280W).
    - Kit da solarshop Kit 1800w por 1,465.05€ ficando a instalação á minha conta e os registos tb. A questão que coloco aqui tem a ver com a garantia. Não consigo perceber as garantias da solarshop. Alguém com experiência com a solarshop?

Se arranjar um eletricista com experiência (já instalaram para a EDP) talvez conseguisse o trabalho por + 250€. O total iria ficar pelo mesmo valor mas com a diferença de 500w). O que escolheriam nesta situação?

Obrigado.
  2.  # 682

A garantia da solarshop.
    Se for inversor solis4g a garantia é de 5 anos. Pode fazer extensão garantia no fabricante. Houve uma altura que o inversores vinham já com 10 anos de garantia.
    Os painéis normalmente é 20-25 anos.
    Mas isto deve ser mais ou menos assim também nas solarimpact.
  3.  # 683

A solarimpact refere que dá 10 anos de garantia do inversor. O dobro da garantia ainda é relevante. Acham os dois kits bons ao nível do material oferecido?
  4.  # 684

Tem de comparar soluções iguais.
    Uma opção são 1280 watt a outra 1800watt.
    A solarimpact também lhe vende só o material e voce trata do resto.

Em relação às garantias, se reparar no site, solarshop , diz extensão garantia opcional, 24,60 euros. Se acha importante este ponto, peça proposta já com extensão de garantia do inversor para 10 anos
      IMG_20210317_020804.jpg
  5.  # 685

Callinas, obrigado pelos seus inputs.

procuro ter o melhor rácio possível Watt/€ e neste sentido estou a fazer a comparação de dois conjuntos pelos quais estou indeciso e que vão de encontro à minha perspetiva inicial de investimento: cerca de 1.7K.

As soluções são apesar de terem o mesmo número de painéis têm Watts muito diferentes (4 X Suntech 120 cels 320W Vs 4x Longi 450w).
    A nível inversores um deles permite mais expansão do que o outro (1x Solis Mini 2500 4G c/ Wi-Fi Vs Solax X1 1.5)

Não conheço as marcas dos painéis mas já ouvi falar das duas dos inversores - parecem-me bem.

Neste contexto e sendo leigo na matéria queria receber todos os inputs possíveis de forma a tomar uma decisão com algum suporte e não apenas no rácio Watt/€.
  6.  # 686

Colocado por: nhenriques4 X Suntech 120 cels 320WVs4x Longi 450w
    as unicas diferenças entre os painéis é na dimensão pois s Suntech são de 120 células e os Longi são 144celulas sendo maior.

tendo potencias diferentes de produção diria que a solução Longi aparenta ser a mais equilibrada e com menor custo por Kw
  7.  # 687

Ainda sobre os painéis para auto-consumo.
    Acabei de contratar uma solução de 3 painéis para uma produção de cerca 1,05Kw (350W cada)com sistema de monitorização, por 2040€ (chave na mão)à Ei (energia independente) grupo GALP.

A minha questão agora é se deveria comprar um pequeno termo-acumulador de 50 ou 80L para aquecer água no pico da produção para utilizar ao fim do dia.
    Colocaria um dispositivo de controlo à distância (shelly, por wi-fi) para ligar/desligar consoante a produção, que acham?

E Quanto tempo será que o termo acumulador mantém a água quente depois de desligar?
    Obrigado
  8.  # 688

Por esse preço quase comprava uma BC com painéis. Mas isso são pormenores.
    Mantém geralmente a água quente de um dia para o outro .
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JosCa
  9.  # 689

Colocado por: callinasPor esse preço quase comprava uma BC com painéis. Mas isso são pormenores.

Ok mas a solução que pretendia era a ajuda do auto-consumo para o stand-by da casa, tenho AC na casa toda e achei que a bomba de calor só rentabilizava para ligar com aquecimento central...

Mantém geralmente a água quente de um dia para o outro .

Entretanto lembrei-me de juntar um pequeno termo-acumulador para rentabilizar a eventual produção de energia excedente uma vez que somos só dois normalmente em casa.
    Então desligando o termoacumulador por volta das 17 quando a produção de energia baixa, em princípio, terei água para banhos até às 22h00 sem problema...?
    Obrigado
  10.  # 690

Colocado por: JosCa3 painéis para uma produção de cerca 1,05Kw (350W cada)com sistema de monitorização, por 2040€ (chave na mão)

Caríssimo...
  11.  # 691

Colocado por: pcspinheiro

Caríssimo...

Realmente... em Janeiro de 2018, paguei €1395,74 por 1Kw já com instalação incluída (e IVA incluído claro).
  12.  # 692

Pois é, por esse valor podia ter instalado quase 3x a potência, sobretudo se fizesse a instalação você mesmo. Mas mesmo a pagar a instalação conseguia certamente colocar mais de 2 kW. A solarshop tem um kit de 2250W por pouco mais de 1300€, ou 2700W por 1500€. O tempo de retorno desse investimento vai ser loooongo.
  13.  # 693

Olá Boa tarde,

recomendam alguma empresa/eletricista na zona de Braga que faça a instalação de kits fotovoltaicos comprados por mim^? Ou em alternativa, alguma empresa que forneça chave na mão?
    Obrigado.
    •  
      GMCQ
    • 17 março 2021

# 694

Colocado por: JosCaAinda sobre os painéis para auto-consumo.
    Acabei de contratar uma solução de 3 painéis para uma produção de cerca 1,05Kw (350W cada)com sistema de monitorização, por 2040€ (chave na mão)à Ei (energia independente) grupo GALP.

A minha questão agora é se deveria comprar um pequeno termo-acumulador de 50 ou 80L para aquecer água no pico da produção para utilizar ao fim do dia.
    Colocaria um dispositivo de controlo à distância (shelly, por wi-fi) para ligar/desligar consoante a produção, que acham?

E Quanto tempo será que o termo acumulador mantém a água quente depois de desligar?
    Obrigado

Seja bem vindo ao mundo dos paineis! É uma grande valia sem dúvida. Também tenho um orçamento da tal empresa associada à galp, mas não foi a minha primeira escolha. Chegou a pedir outros orçamentos?
  14.  # 695

Colocado por: pcspinheiroPois é, por esse valor podia ter instalado quase 3x a potência, sobretudo se fizesse a instalação você mesmo. Mas mesmo a pagar a instalação conseguia certamente colocar mais de 2 kW. A solarshop tem um kit de 2250W por pouco mais de 1300€, ou 2700W por 1500€. O tempo de retorno desse investimento vai ser loooongo.

Para cerca de 2kw tenho orçamento da solarimpact por 2000€ (inclui montagem em telhado plano).
    Da Solarshop já me apresentaram uns valores mais altos (3.2k) mas estou a esclarecer o orçamento pois indicam 2700W trifásico.
  15.  # 696

Pois, não sei... No site deles está lá num kit de 2.7 kW monofásico por 1500€. Não acredito que com estruturas e montagem acresça 1700€... Se forem esses os preços de montagem vou abrir uma empresa destas ainda este mês 😁
  16.  # 697

Está aí alguma coisa mal. Tenho orçamento deles de à 15 dias, sem instalação, 4kW monofásico, menos que esses 3200 euros. A instalação que seja 350 euros...
    Só se tiver aí um inversor híbrido ou trifásico, é que esse valor faz sentido.
  17.  # 698

Eu acho que eles se enganaram e enviaram um inversor trifásico. Estou à espera de respostas.
  18.  # 699

Colocado por: pcspinheiroPois é, por esse valor podia ter instalado quase 3x a potência, sobretudo se fizesse a instalação você mesmo. Mas mesmo a pagar a instalação conseguia certamente colocar mais de 2 kW. A solarshop tem um kit de 2250W por pouco mais de 1300€, ou 2700W por 1500€. O tempo de retorno desse investimento vai ser loooongo.

Uma das razões para esta despesa foi o facto de a empresa ser "acreditada" para concorrer ao fundo ambiental.
    Outra foram as facilidades de pagamento em prestações sem juros...
    A última foi o facto de nunca ter visto como se fazia e querer começar. Agora juntar painéis já será mais fácil...
  19.  # 700

Colocado por: JosCaAgora juntar painéis já será mais fácil..

Melhor monitorizar durante um ano os valores de energia produzida versus oferecida aos chulecos. Depois logo percebe se lhe compensa instalar mais.
    Concordam com este comentário: papacurvas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JosCa

0.2434 seg. NEW