Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: smdx

Do lado do inversor não há qualquer questão com a ligação trifásica. Sendo monofásico fica ligado apenas a 1 fase, e alimenta apenas essa fase.
    Lembro-me de ver aqui relatos no forum de utilizadores com ligações trifásicas, mas que colocaram o forte dos consumos mais estáveis numa fase e ligaram apenas o fotovoltaico a essa.

Tendo 6.9kVA por fase, e 4kW de paineis não vejo qualquer questão com alimentar uma fase com os painéis.

A minha questao é se da para alimentar a bateria com um inversor monofásico e depois colocar o quardro trifásico a ir buscar à bateria.
    • smdx
    • 13 abril 2021

# 882

A minha questao é se da para alimentar a bateria com um inversor monofásico e depois colocar o quardro trifásico a ir buscar à bateria.

o inversor é que gere a bateria. A bateria acaba por ser apenas mais uma fonte de energia que o inversor gere, e que serve para ir buscar e armazenar energia. Sendo o inversor monofásico, vai estar apenas ligado numa fase, ou seja, a bateria vai estar apenas a suportar essa mesma fase, com gestão pelo inversor.
  2.  # 883

Colocado por: smdx

o inversor é que gere a bateria. A bateria acaba por ser apenas mais uma fonte de energia que o inversor gere, e que serve para ir buscar e armazenar energia. Sendo o inversor monofásico, vai estar apenas ligado numa fase, ou seja, a bateria vai estar apenas a suportar essa mesma fase, com gestão pelo inversor.

Eu seja, sem inversor trifásico, nunca poderei equacionar aproveitamento total?
  3.  # 884

Sem querer entrar na discussão a meio..mas "ainda vale a pena" comprar painéis fotovoltaicos para auto consumo? Vivo num apartamento e tenho acesso a um terraço no ultimo andar que está basicamente "vazio"..e já pensei em colocar lá painéis . (Lisboa).

O que acham?
  4.  # 885

Colocado por: Francisco FontesSem querer entrar na discussão a meio..mas "ainda vale a pena" comprar painéis fotovoltaicos para auto consumo? Vivo num apartamento e tenho acesso a um terraço no ultimo andar que está basicamente "vazio"..e já pensei em colocar lá painéis . (Lisboa).

Eu ando a fazer essas contas agora, e parece-me que vale sempre a pena havendo essa possibilidade.

O "truque" está no correcto dimensionamento do sistema face ao perfil de utilização.
    É este o primeiro ponto, analisar o perfil de consumo (idealmente em kWh/hora - kWh por cada hora do dia) e perceber qual a media no período de produção solar.

Segundo, não vale a pena tentar otimizar para 100% desse consumo (80% do consumo médio, sem picos) parece-me uma meta razoavel.

Pode chegar à conclusão que no seu caso, bastam 2 painéis com micro-inversores que lhe ficam em cerca de 500Eur.

Se uma grande parte do consumo for no periodo sem sol, já só com baterias e contas ficam logo muito diferentes.
    Concordam com este comentário: whocarez, Dacepa
  5.  # 886

Colocado por: hangasPode chegar à conclusão que no seu caso, bastam 2 painéis com micro-inversores que lhe ficam em cerca de 500Eur.

Mas depois não pode vir para o fórum dizer que instalou 20 painéis, 8 ACs, 1 inversor da NASA e uma app que carrega cenas para a cloud e que vai amortizar tudo em 12 meses.
    Concordam com este comentário: SACS
  6.  # 887

Colocado por: Francisco FontesSem querer entrar na discussão a meio..mas "ainda vale a pena" comprar painéis fotovoltaicos para auto consumo? Vivo num apartamento e tenho acesso a um terraço no ultimo andar que está basicamente "vazio"..e já pensei em colocar lá painéis . (Lisboa).

O que acham?

Cada vez vale mais a pena.
    Os painéis estão mais acessíveis e a eletricidade cada vez vai ficar mais cara.
    Concordam com este comentário: zed
  7.  # 888

Colocado por: rgcoutoTambém fui um dos afortunados a receber um email sobre o pagamento da alteração do contador para "acomodar" a minha UPAC na rede que gera uns míseros 600W no máx.

Acontece que o contador que tenho é um dos que eles dizem suportaraqui, um SAGECOM CX1000-6S. Mandei-lhes um email a comunicar isso a perguntar se faz algum sentido substituir um contador por outro dado que este é compatível com o que eles pretendem.

Vamos ver no que dá. Alguém com experiência semelhante?

Olá, há uns dias mandei email à e-redes sobre o mencionado no post associado. Hoje finalmente responderam-me:

O contador existente permite garantir a correta medição da energia consumida na instalação, de forma a que não ocorram incoerências na contagem de consumo, que poderia ser afetada com a instalação do autoconsumo.

No entanto, este equipamento não permite dar cumprimento ao disposto no ponto 7 do artigo 16º do Decreto-Lei 162/2019, que indica que “para efeitos de cálculo do balanço de autoconsumo individual, considera -se a agregação da energia consumida proveniente da UPAC, do excedente injetado na rede e do consumo importado da RESP, em cada período de 15 minutos.”

Ou seja, o contador é compatível mas continua a haver qualquer coisa que está mal, no entanto o meu ponto mantém-se: afinal o contador é bom, precisa é de uma atualização de software ou configuração, certo? Não é necessário instalar um novo, logo não faz sentido pagar os 100€ pela mudança do contador.

Ou sou eu que estou a perceber tudo mal?
    • espt
    • 13 abril 2021

# 889

Artigo 16.º

Contagem e disponibilização de dados

1 - É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:

a) No caso de autoconsumo coletivo;

b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;

Ora, no mesmo artigo dizem que esse mesmo contador é obrigatório apenas para potências instaladas superiores a 4KW...
  8.  # 890

Colocado por: esptArtigo 16.º

Contagem e disponibilização de dados

1 - É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:

a) No caso de autoconsumo coletivo;

b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;

Ora, no mesmo artigo dizem que esse mesmo contador é obrigatório apenas para potências instaladas superiores a 4KW...

Pois eu também vi isso à posteriori de enviar o email, vou mandar outro a citar esse ponto.
  9.  # 891

Hoje foi-me dado um orçamento de 12500€ para uma bateria, ou seja, meia duzia de anos de eletricidade.
    • espt
    • 14 abril 2021

# 892

Bateria de?
    • hangas
    • 14 abril 2021 editado

# 893

Colocado por: TicMicHoje foi-me dado um orçamento de 12500€ para uma bateria,

Pode ser caro ou barato. Qual a capacidade?

Uma Solax Tripple de 6.3kWh (Litio) custa 3100 Eur PVP, mais uns 700 eur para o primeiro BMS.
    12500, estamos a falar de ~10-12 kWh de bateria?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  10.  # 894

Colocado por: hangasmais uns 700 eur para o primeiro BMS

Caro hangas, porque refere "o primeiro" BMS? Serão precisos mais?
    • hangas
    • 14 abril 2021 editado

# 895

Colocado por: psargacoCaro hangas, porque refere "o primeiro" BMS? Serão precisos mais?

Com as Solax, e pelo que pude perceber, uma BMS controla até 4 baterias, ligadas em cascata.
    O que é mais que suficiente para a maior parte das instalações. 1? 2? baterias?

https://suministrosdelsol.com/en/solax-solar-battery/624-bms-solax-master-box-mc0500.html

Apesar da Solax não ser uma marca XPTO, parece-me bem melhor que as chinesices e tem um preço razoável.
    Dado que estou bastante inclinado para um sistema destes, mas ainda estou a estudar specs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  11.  # 896

Colocado por: hangas

Pode ser caro ou barato. Qual a capacidade?

Uma Solax Tripple de 6.3kWh (Litio) custa 3100 Eur PVP, mais uns 700 eur para o primeiro BMS.
    12500, estamos a falar de ~10-12 kWh de bateria?

Era 12.

Mais rapido utilizaria a de um carro batido.
    • hangas
    • 14 abril 2021 editado

# 897

Colocado por: TicMicEra 12.

12 já é uma boa capacidade. É praticamente todo o meu consumo diário num dia "mau".

Mas agora que ando a estudar a abordagem com mais detalhe questiono-me se vale a pena acumular tudo na forma de energia electrica.
    Claro que numa casa onde tudo é electrico, esta é a forma mais versátil.

Mas questiono-me.
    No caso de ir para uma bomba de calor para AQS, que deve representar uns 40-50% do total diario, não valerá mais a pena acumular a energia sobre a forma de agua quente durante o pico/excedente?
    E acumular na bateria só o suficiente para os pequenos gastos que formam a baseline? Luzes, TVs, a placa de indução ao jantar, etc?
    Isto deve permitir usar apenas metade da capacidade de bateria, que de outra forma seria precisa.
    • smdx
    • 14 abril 2021

# 898

Colocado por: TicMic

Era 12.

Mais rapido utilizaria a de um carro batido.

12 de bateria deve ser demasiado para a potência de painéis quem tem.
  12.  # 899

Viva,
    Tenho acompanhado este tópico de tempos a tempos por ser um tema que sempre me interessou e que pensei em investir. No entanto, a obra da minha moradia atrasou muito e só agora tenho algumas condições para fazer o investimento.

Nos últimos meses tenho tido um gasto de energia mais elevado do que será de futuro espero eu, pois tenho os painéis térmicos avariados, pelo que toda a climatização no inverno foi feita com bomba de calor sempre alimentada a eletricidade. Assim em 4 meses gastei cerca de 920KW por mês em média. Ou seja cerca de 200€, mais coisas menos coisa.

Tenho instalação trifásica (apesar de não ter nenhum aparelho trifásico) na moradia com uma potência contratada de 13,8Kva. O quadro nunca disparou por sobrecarga. No entanto planeio comprar viatura 100% elétrica nos próximos 12 meses, e quero ter um bom carregador para a carregar.

Tenho estado a ver de sistemas de autoconsumo com baterias. Agora falei com uma empresa que me recomenda vivamente kits off-grid, com o objetivo
    de durante os meses de Abril a Outubro não ter consumos da EDP e poder mesmo desligar o botão. No entanto o senhor desta empresa recomenda uma conversão
    da minha instalação para monofásico, pois os inversores serão mais baratos e é mais fácil de gerir. De facto neste momento pode ser assim, mas como
    quero instalar um carregador para o carro, diria que o trifásico me daria jeito. Além de que converter uma instalação nova me faz alguma confusão.

Depois andei a ver os kits de autoconsumo de algumas lojas mais conhecidas aqui do fórum e encontrei um kit trifásico muito interessante. O contra que
    ele tem, a meu ver é que este não é off-grid, ou seja, vou ter de ter sempre a EDP a ligada.

Gostaria de saber a vossa opinião entre esta matéria do Off-grid/on-grid. Os kits recomendados têm uma potência de painéis a instalar de 4000W (de modo
    a evitar o tal contador certificado que teria um custo acrescido) em alguns casos, ou tenho também uma recomendação um pouco acima. Sendo que em
    baterias seria para instalar cerca de 10KW.
  13.  # 900

Colocado por: TicMicMais

Para isso, dava jeito ter 4kw ou mais em painéis

0.3170 seg. NEW