Colocado por: smdx
Do lado do inversor não há qualquer questão com a ligação trifásica. Sendo monofásico fica ligado apenas a 1 fase, e alimenta apenas essa fase.
Lembro-me de ver aqui relatos no forum de utilizadores com ligações trifásicas, mas que colocaram o forte dos consumos mais estáveis numa fase e ligaram apenas o fotovoltaico a essa.
Tendo 6.9kVA por fase, e 4kW de paineis não vejo qualquer questão com alimentar uma fase com os painéis.
A minha questao é se da para alimentar a bateria com um inversor monofásico e depois colocar o quardro trifásico a ir buscar à bateria.
Colocado por: smdx
o inversor é que gere a bateria. A bateria acaba por ser apenas mais uma fonte de energia que o inversor gere, e que serve para ir buscar e armazenar energia. Sendo o inversor monofásico, vai estar apenas ligado numa fase, ou seja, a bateria vai estar apenas a suportar essa mesma fase, com gestão pelo inversor.
Colocado por: Francisco FontesSem querer entrar na discussão a meio..mas "ainda vale a pena" comprar painéis fotovoltaicos para auto consumo? Vivo num apartamento e tenho acesso a um terraço no ultimo andar que está basicamente "vazio"..e já pensei em colocar lá painéis . (Lisboa).
Colocado por: hangasPode chegar à conclusão que no seu caso, bastam 2 painéis com micro-inversores que lhe ficam em cerca de 500Eur.
Colocado por: Francisco FontesSem querer entrar na discussão a meio..mas "ainda vale a pena" comprar painéis fotovoltaicos para auto consumo? Vivo num apartamento e tenho acesso a um terraço no ultimo andar que está basicamente "vazio"..e já pensei em colocar lá painéis . (Lisboa).
O que acham?
Colocado por: rgcoutoTambém fui um dos afortunados a receber um email sobre o pagamento da alteração do contador para "acomodar" a minha UPAC na rede que gera uns míseros 600W no máx.
Acontece que o contador que tenho é um dos que eles dizem suportaraqui, um SAGECOM CX1000-6S. Mandei-lhes um email a comunicar isso a perguntar se faz algum sentido substituir um contador por outro dado que este é compatível com o que eles pretendem.
Vamos ver no que dá. Alguém com experiência semelhante?
O contador existente permite garantir a correta medição da energia consumida na instalação, de forma a que não ocorram incoerências na contagem de consumo, que poderia ser afetada com a instalação do autoconsumo.
No entanto, este equipamento não permite dar cumprimento ao disposto no ponto 7 do artigo 16º do Decreto-Lei 162/2019, que indica que “para efeitos de cálculo do balanço de autoconsumo individual, considera -se a agregação da energia consumida proveniente da UPAC, do excedente injetado na rede e do consumo importado da RESP, em cada período de 15 minutos.”
Colocado por: esptArtigo 16.º
Contagem e disponibilização de dados
1 - É obrigatória a contagem da energia elétrica total produzida por UPAC:
a) No caso de autoconsumo coletivo;
b) No caso de autoconsumo individual, quando a IU associada à UPAC se encontre ligada à RESP e a potência instalada seja superior a 4 kW;
Ora, no mesmo artigo dizem que esse mesmo contador é obrigatório apenas para potências instaladas superiores a 4KW...
Colocado por: TicMicHoje foi-me dado um orçamento de 12500€ para uma bateria,
Colocado por: hangasmais uns 700 eur para o primeiro BMS
Colocado por: psargacoCaro hangas, porque refere "o primeiro" BMS? Serão precisos mais?
Colocado por: hangas
Pode ser caro ou barato. Qual a capacidade?
Uma Solax Tripple de 6.3kWh (Litio) custa 3100 Eur PVP, mais uns 700 eur para o primeiro BMS.
12500, estamos a falar de ~10-12 kWh de bateria?
Colocado por: TicMicEra 12.
Colocado por: TicMic
Era 12.
Mais rapido utilizaria a de um carro batido.
Colocado por: TicMicMais