Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: hangasNo caso de ir para uma bomba de calor para AQS, que deve representar uns 40-50% do total diario, não valerá mais a pena acumular a energia sobre a forma de agua quente durante o pico/excedente?
    E acumular na bateria só o suficiente para os pequenos gastos que formam a baseline? Luzes, TVs, a placa de indução ao jantar, etc?
    Isto deve permitir usar apenas metade da capacidade de bateria, que de outra forma seria precisa.

Pelos meus cálculos, compensa muito mais gastar o excesso de energia num termoacumulador de apoio à BC ou eventualmente usar a resistencia da BC para isso, de forma a evitar de todo as baterias eléctricas. Dessa forma, consegue aproximar o ROI dos 4 anos mesmo com um conjunto alargado de paineis (por exemplo potencia > 1500w), que nao sao faceis de compensar em habitacao normal sem gastos eletricos elevados contantes. No entanto, gastar o excesso nao é trivial, mas também nao é nada de outro mundo.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  2.  # 902

Colocado por: rui.fernPelos meus cálculos, compensa muito mais gastar o excesso de energia num termoacumulador de apoio à BC ou eventualmente usar a resistencia da BC para isso, de forma a evitar de todo as baterias eléctricas.

É também essa cada vez mais a conclusão a que chego.
    É relativamente fácil derivar o excesso para a resistência de backup durante o pico de sol.
    E tendo em conta que a casa em questão tem uma caldeira de propano atualmente, o investimento na BC-AQS em paralelo com os painéis parece-me também um boa opção.
    • espt
    • 14 abril 2021

# 903

Eu não consegui ainda entender o objetivo de ligar o excedente numa resistência para aquecer água quando temos kit de circulação forçada ou termossifão... Então se está sol o sol não aquece o suficiente? Não vamos estar a criar condições para temperaturas extremas de verão no circuito fechado e valvulas de segurança a abrir etc etc etc? Estou a ser sincero, não entendo mesmo...

Esse preço para essa capacidade é abusivo já agora...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 904

Colocado por: esptEu não consegui ainda entender o objetivo de ligar o excedente numa resistência para aquecer água quando temos kit de circulação forçada ou termossifão... Então se está sol o sol não aquece o suficiente?

Nesse caso também não me parece fazer sentido.
    Eu estava a falar num cenário BC-AQS ar-agua (100% elétrica) com backup/boost elétrico.
    Neste caso durante o excedente, liga-se a resistência (menos eficiente que a BC sozinha, mas é à borla) e isso poupa nas horas que a BC iria estar ligada mais tarde, uma vez que o set-point já foi atingido mais cedo.

Mas isto tudo depende das rotinas. Se acabar com a agua quente com duches à noite, e quiser agua-quente de manha, não há milagres, é preciso ir buscar à rede durante a noite (em bi-horario).
    Concordam com este comentário: rui.fern
  4.  # 905

Mas usar o excedente real apenas de forma a garantir que não se consome nada mais do que isso, já não é coisa fácil e tem de ser feito através de software ou algo que corra regras/lógica, talvez tipo HomeAssistant. É necessário monitorizar tanto o consumo como a geração em tempo real e ter uma resistência ou parecido para "gastar rapidamente" de forma útil o excedente dentro do período de 15 minutos definido pelo contador.
    Posso dizer que um prototipo que faz a leitura de shellys para tomar a decisão de ligar ou desligar a tal resistência dá algum trabalho, e leva muitas horas :)
      Screenshot_20210414-182944.png
  5.  # 906

Colocado por: hangas

12 já é uma boa capacidade. É praticamente todo o meu consumo diário num dia "mau".

Mas agora que ando a estudar a abordagem com mais detalhe questiono-me se vale a pena acumular tudo na forma de energia electrica.
    Claro que numa casa onde tudo é electrico, esta é a forma mais versátil.

Mas questiono-me.
    No caso de ir para uma bomba de calor para AQS, que deve representar uns 40-50% do total diario, não valerá mais a pena acumular a energia sobre a forma de agua quente durante o pico/excedente?
    E acumular na bateria só o suficiente para os pequenos gastos que formam a baseline? Luzes, TVs, a placa de indução ao jantar, etc?
    Isto deve permitir usar apenas metade da capacidade de bateria, que de outra forma seria precisa.

Eu cheguei a uma conclusão que para mim é o ponto de equilíbrio, ou seja o solar dar para "zerar" o consumo fora de bihorário (00h00-07h00).
    Claro que armazenar a energia em excesso no dia através de baterias, apesar de ser o mais correto, energeticamente falando, não é o mais barato. Essa opção de "acumular" o excesso em depósitos de inércia, na minha opinião é o mais barato, mas no verão terá a água quente em dois tempos e durará bastante tempo...
    Porque não começa com uma bateria mais pequena, mas que possa aumentar e assim após algum tempo de utilização verá se compensa ou não adquirir mais baterias.

Recordo novamente o dilema que tive após a instalação do meu sistema com 7,2 kwh de baterias. Instalação em janeiro 2021, logo após uns dias de sol contínuo e verificar que em meio dia as baterias estavam carregadas, o primeiro pensamento foi - Antes do verão terei que aumentar as baterias.
    Após uma reflexão, cheguei à conclusão que o sistema que tenho é suficiente para o que pretendo (zerar consumos das 07h às 00h00), uma vez que agora até às 20h00 há sol, pouco mas ainda brilha e mesmo utilizando as baterias carregadas para o jantar, chego à 00h00 com média de 30 a 50% de bateria, o que leva a andar a poupar energia no período 00h00/07h00, em que a energia até fica-me barata (menos de 0,10€ com iva). Ora se colocasse mais uma bateria apenas para aproveitar mais a produção, estaria a gastar cerca hde 1000€, apenas para poupar mais uns trocos nesse mesmo horário (00h00/07h00), o que não faz sentido.
  6.  # 907

Colocado por: rui.fernPosso dizer que um prototipo que faz a leitura de shellys para tomar a decisão de ligar ou desligar a tal resistência dá algum trabalho, e leva muitas horas :)

Sim, muito possivelmente isto requer algum DIY.

À falta de um equipamento (BC) que tenha controlo WiFi com uma API de controlo, onde se possa mandar o comando com base numa regra, shelly é uma boa hipótese.

Mas sim, dá trabalho é não é para o utilizador comum. Eu tenho tudo por MQTT, e simplisticamente julgo que pode ser feito com um Shelly 1 (em on/off) algo do genero.

Excedente (medido pelo Shelly EM) > potencia_da_resistencia -> ON, caso contrario OFF.
    Para algo gradual, e usar apenas o que sobra talvez só com algo como o http://freeds.es/

Seria tudo muito melhor se houvesse um standard para estas coisas, e uma especie de controlador agnóstico dos fabricantes que permitisse a qualquer consumidor fazer regras deste tipo independentemente do inverter ou equipamentos de consumo que tivesse.

Ainda não estamos lá..
  7.  # 908

Colocado por: pt_curiousGostaria de saber a vossa opinião entre esta matéria do Off-grid/on-grid

Não vá em cantigas. Offgrid no contexto atual não faz sentido...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pt_curious
  8.  # 909

Colocado por: pt_curiousNo entanto planeio comprar viatura 100% elétrica nos próximos 12 meses, e quero ter um bom carregador para a carregar.

Tenho carro electrico (Nissan Leaf) com potência máxima de possibilidade de carregar a 30A (6,6Kwh) e até tenho um carregador que possibilita essa velocidade de carregamento e posso-lhe dizer que o máximo que carrego é a 20 A e só quando preciso de carregar "rápido".
    O normal é carregar a 10A e nem todos os dias. Faço cerca de 70 a 80 Kms dia e agora com os paineis solares, tento carregar o carro aos fins de semana, hora de almoço e quando chego a casa e ainda há sol. Tenho conseguido gerir esses carregamentos de forma a necessitar apenas uma vez por semana de carregar o carro à noite.

Relativamente aina ao carregamento do carro, se tiver bi-horário e carregar 7horas a 10A, terá energia suficiente para fazer 100kms. Se precisar de fazer mais que 100kms pode carregar a 20A em 7 horas que chega e sobra.

Em relação à instalação, uma vez que está em construção, aconselho a passar cabos bem dimensionados para potências muito superiores, assim já estará preparado para o que der e vier.
    Concordam com este comentário: psargaco
  9.  # 910

Colocado por: nandogoncaEu cheguei a uma conclusão que para mim é o ponto de equilíbrio, ou seja o solar dar para "zerar" o consumo fora de bihorário (00h00-07h00).
    Claro que armazenar a energia em excesso no dia através de baterias, apesar de ser o mais correto, energeticamente falando, não é o mais barato. Essa opção de "acumular" o excesso em depósitos de inércia, na minha opinião é o mais barato, mas no verão terá a água quente em dois tempos e durará bastante tempo...
    Porque não começa com uma bateria mais pequena, mas que possa aumentar e assim após algum tempo de utilização verá se compensa ou não adquirir mais baterias.

Sim, mas é essa mesmo a minha mais provavel abordagem. É apenas uma questão de etapas e prioridades.

1. Produzir no PV o mais que conseguir, aproximando ao consumo total diario.
    2. Acumulação térmica, visto que será o consumidor maior e resolve o problema de não querer ter gás e da AQS (isto seria uma necessidade independentemente da origem da electricidade
    3. Com o tempo, perceber qual o excedente elétrico que ainda exista vs todos os outros consumos desde o por-do-sol até as 00h. E dimensionar a bateria para essa capacidade (imagino que para o meu perfil atual uns 5kWh cheguem).

Também concordo que acumular tudo o que se gera só porque sim, mesmo que não se gaste, não faz qualquer sentido.
    E a rentabilidade em período bi-horario é muito mais baixa.
  10.  # 911

Colocado por: hangasPara algo gradual, e usar apenas o que sobra talvez só com algo como ohttp://freeds.es/

Esse projecto penso que era mais apropriado antigamente, em que o excedente era calculado em tempo real, e dai a necessidade de variar a potencia. Mesmo momento, nem sei se serve de alguma coisa, porque é necessário atender ao tal balanço dos 15 minutos (pelo menos nos contadores novos xpto).
  11.  # 912

Colocado por: esptEu não consegui ainda entender o objetivo de ligar o excedente numa resistência para aquecer água quando temos kit de circulação forçada ou termossifão

Um termoacumulador simples com resistência e uns paineis fotovoltaicos, em termos de manutenção avarias são muito mais fiáveis que um termossifão...
  12.  # 913

Colocado por: nandogoncaEm relação à instalação, uma vez que está em construção, aconselho a passar cabos bem dimensionados para potências muito superiores, assim já estará preparado para o que der e vier.

Não é nova construção. É uma moradia usada.
    Só estou à espera de escriturar (dentro de 1 mês em principio)
    Mas o AQS actual é caldeira a gás (julgo que propano) e existe apenas pré-instalação A/C. E o AQS é algo que quero melhorar logo de inicio. Como o PV é também uma ideia faz-me sentido optar por BC como primeiro acumulador.

Queria ver se não tinha que comprar sequer uma botija de propano no primeiro dia, mas com as Daikin a demorar 2 meses, se calhar vai ter que ser :)

Mas o antigo dono salvaguardou boa parte destas questões e tenho tubagem e condutas passadas para eventualidades
  13.  # 914

Colocado por: hangas1. Produzir no PV o mais que conseguir, aproximando ao consumo total diario.
    2. Acumulação térmica, visto que será o consumidor maior e resolve o problema de não querer ter gás e da AQS (isto seria uma necessidade independentemente da origem da electricidade
    3. Com o tempo, perceber qual o excedente elétrico que ainda exista vs todos os outros consumos desde o por-do-sol até as 00h. E dimensionar a bateria para essa capacidade (imagino que para o meu perfil atual uns 5kWh cheguem).

1 - Sim os paineis dão conta do recado, já agora já tem uma ideia da potência em paineis a instalar? Posso-lhe dar o meu exemplo, em dias em que chove o dia todo, o mínimo de produção que tive foi de 1kwh (tenho 3,69Kwh instalados em paineis).

2 - Como já lhe disse no verão onde terá bastante excedente, também é na altura que precisará de menos acumulação térmica...

3 - De resalvar que com as baterias, poderá colocá-las a "render" até no inverno, carregando à noite, mais barato para zerar durante o dia. Claro que a poupança será inferior, mas sempre poupa e até mete as baterias a trabalhar... (os ciclos delas dão para isso e muito mais)
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 915

Colocado por: nandogoncaUm termoacumulador simples com resistência e uns paineis fotovoltaicos,

Ainda hoje tive essa conversa com um amigo.
    "Se vais para o solar e vais, porque a BC só para AQS? Porque não metes um cilindro bem mais barato?"

Fiquei realmente a pensar. Fiquei de ir analisar se mesmo de inverno num dia normal, consiguiria "carregar" o termo-acumulador todo.
  15.  # 916

Colocado por: hangas

Ainda hoje tive essa conversa com um amigo.
    "Se vais para o solar e vais, porque a BC só para AQS? Porque não metes um cilindro bem mais barato?"

Fiquei realmente a pensar. Fiquei de ir analisar se mesmo de inverno num dia normal, consiguiria "carregar" o termo-acumulador todo.

Na minha opinião é o mais barato e menos sujeito a avarias...
    Paineis com força no telhado e dará para tudo um pouco. Se não der no inverno aquece à noite mais em conta. Atenção que a minha opinião é para o meu perfil. (banhos mais à noite, durante o dia ninguém em casa,etc).
  16.  # 917

Colocado por: nandogonca
    Não vá em cantigas. Offgrid no contexto atual não faz sentido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pt_curious

Porque é que diz isso? Gostava mesmo de saber a razão. Eu confesso que esse senhor me tem dito que só faz sentido o off-grid, mas também não estou a ver bem a razão para isso...

Tenho carro electrico (Nissan Leaf) com potência máxima de possibilidade de carregar a 30A (6,6Kwh) e até tenho um carregador que possibilita essa velocidade de carregamento e posso-lhe dizer que o máximo que carrego é a 20 A e só quando preciso de carregar "rápido".
    O normal é carregar a 10A e nem todos os dias. Faço cerca de 70 a 80 Kms dia e agora com os paineis solares, tento carregar o carro aos fins de semana, hora de almoço e quando chego a casa e ainda há sol. Tenho conseguido gerir esses carregamentos de forma a necessitar apenas uma vez por semana de carregar o carro à noite.

Relativamente aina ao carregamento do carro, se tiver bi-horário e carregar 7horas a 10A, terá energia suficiente para fazer 100kms. Se precisar de fazer mais que 100kms pode carregar a 20A em 7 horas que chega e sobra.

Em relação à instalação, uma vez que está em construção, aconselho a passar cabos bem dimensionados para potências muito superiores, assim já estará preparado para o que der e vier.
    Concordam com este comentário:psargaco
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pt_curious

Muito obrigado pela descrição do cenário do carro, é-me bastante útil. Eu confesso que ainda não consigo determinar bem o cenário de utilização do carro porque estou há um ano em teletrabalho e mesmo com a saída da pandemia, não estou certo de que volte a 100% ao escritório, prevejo que continuarei a trabalhar parcialmente em casa.

Vi acima que comprou o seu sistema há pouco tempo, posso-lhe perguntar qual o sistema que tem? Painéis, inversor e baterias?
    Vou colocar abaixo os três orçamentos que tenho:

KIT Off-Grid Sistema de 5kW monofásico (conversão da instalação trifásica para monofásica)
    8,8KW de baterias + 5440W de painéis
    1 Inversor VICTRON 5kW + 4 baterias Pylontech US2000 + 16 painéis JA 340Wp + Fronius 5kW mono
    Contador certificado por passar os 4000W.
    Preço com instalação: Cerca de 18,8k com IVA

Kit Off Grid 4000W de painéis + 8,8KW de baterias (conversão da instalação trifásica para monofásica) com 2 inversores Phocos 5kW + 4 baterias Pylontech US2000 + 16 painéis Trina Solar 285Wp (4560)
    2 inversores PHOCOS Voltronic 5kVA@48V
    Preço com instalação: 16,8k com IVA

KIT ON-GRID Solax Trifásico X3-Hybrid 5.0T – 4000W com 11,6KW de baterias
    10 Painéis Jolywood Bi-FaciaJW-D144N-400W
    2 Baterias de Lítio Solax Triple Power 5,8KW = 11,6KW
    Inversor Solax Trifásico X3-Hybrid 5.0T
    Preço com instalação: Cerca de 11K com IVA
  17.  # 918

Colocado por: pt_curiousPorque é que diz isso? Gostava mesmo de saber a razão. Eu confesso que esse senhor me tem dito que só faz sentido o off-grid, mas também não estou a ver bem a razão para isso...

Será sempre um sistema limitado e andará sempre a fazer contas à vida para não ficar sem energia... E se ainda pensa comprar carro elétrico, esqueça mesmo essa opção. Tendo acesso à rede, fique ligado a ela. Sempre terá um backup para dias mais complicados (inverno) e com um sistema bem dimensionado, não precisa de gastar tanto e pagará pouco de luz.

Já li por aqui um relato de um user que tem um amigo que tem offgrid, mas porque não tinha outra solução e essa pessoa dizia que se pudesse não pensava duas vezes em escolher estar ligado.
  18.  # 919

Colocado por: pt_curiousVi acima que comprou o seu sistema há pouco tempo, posso-lhe perguntar qual o sistema que tem? Painéis, inversor e baterias?

Tenho 9*410w (3690w) painéis
    1 inversor goodwe 3*** és.
    3 baterias pylontech US 2000 (7,2kwh)

Para mim, que no mês de dezembro gastei quase 800kwh, no mês passado gastei apenas 250kwh.
    E posso-lhe dizer que para o carro foram 311kwh ( muito do solar).
      Screenshot_2021-04-14-20-18-15-403_allterco.bg.shelly.jpg
      Screenshot_2021-04-14-20-16-54-634_allterco.bg.shelly.jpg
    • espt
    • 14 abril 2021

# 920

Um termoacumulador simples com resistência e uns paineis fotovoltaicos, em termos de manutenção avarias são muito mais fiáveis que um termossifão...

Ok ok mas eu vejo pessoal e direcionar o excedente para para resistências de sistemas solares, é isso que não percebo, num "cilindro" claro que faz sentido

0.3546 seg. NEW