Colocado por: hangasNo caso de ir para uma bomba de calor para AQS, que deve representar uns 40-50% do total diario, não valerá mais a pena acumular a energia sobre a forma de agua quente durante o pico/excedente?
E acumular na bateria só o suficiente para os pequenos gastos que formam a baseline? Luzes, TVs, a placa de indução ao jantar, etc?
Isto deve permitir usar apenas metade da capacidade de bateria, que de outra forma seria precisa.
Colocado por: rui.fernPelos meus cálculos, compensa muito mais gastar o excesso de energia num termoacumulador de apoio à BC ou eventualmente usar a resistencia da BC para isso, de forma a evitar de todo as baterias eléctricas.
Colocado por: esptEu não consegui ainda entender o objetivo de ligar o excedente numa resistência para aquecer água quando temos kit de circulação forçada ou termossifão... Então se está sol o sol não aquece o suficiente?
Colocado por: hangas
12 já é uma boa capacidade. É praticamente todo o meu consumo diário num dia "mau".
Mas agora que ando a estudar a abordagem com mais detalhe questiono-me se vale a pena acumular tudo na forma de energia electrica.
Claro que numa casa onde tudo é electrico, esta é a forma mais versátil.
Mas questiono-me.
No caso de ir para uma bomba de calor para AQS, que deve representar uns 40-50% do total diario, não valerá mais a pena acumular a energia sobre a forma de agua quente durante o pico/excedente?
E acumular na bateria só o suficiente para os pequenos gastos que formam a baseline? Luzes, TVs, a placa de indução ao jantar, etc?
Isto deve permitir usar apenas metade da capacidade de bateria, que de outra forma seria precisa.
Colocado por: rui.fernPosso dizer que um prototipo que faz a leitura de shellys para tomar a decisão de ligar ou desligar a tal resistência dá algum trabalho, e leva muitas horas :)
Colocado por: pt_curiousGostaria de saber a vossa opinião entre esta matéria do Off-grid/on-grid
Colocado por: pt_curiousNo entanto planeio comprar viatura 100% elétrica nos próximos 12 meses, e quero ter um bom carregador para a carregar.
Colocado por: nandogoncaEu cheguei a uma conclusão que para mim é o ponto de equilíbrio, ou seja o solar dar para "zerar" o consumo fora de bihorário (00h00-07h00).
Claro que armazenar a energia em excesso no dia através de baterias, apesar de ser o mais correto, energeticamente falando, não é o mais barato. Essa opção de "acumular" o excesso em depósitos de inércia, na minha opinião é o mais barato, mas no verão terá a água quente em dois tempos e durará bastante tempo...
Porque não começa com uma bateria mais pequena, mas que possa aumentar e assim após algum tempo de utilização verá se compensa ou não adquirir mais baterias.
Colocado por: hangasPara algo gradual, e usar apenas o que sobra talvez só com algo como ohttp://freeds.es/
Colocado por: esptEu não consegui ainda entender o objetivo de ligar o excedente numa resistência para aquecer água quando temos kit de circulação forçada ou termossifão
Colocado por: nandogoncaEm relação à instalação, uma vez que está em construção, aconselho a passar cabos bem dimensionados para potências muito superiores, assim já estará preparado para o que der e vier.
Colocado por: hangas1. Produzir no PV o mais que conseguir, aproximando ao consumo total diario.
2. Acumulação térmica, visto que será o consumidor maior e resolve o problema de não querer ter gás e da AQS (isto seria uma necessidade independentemente da origem da electricidade
3. Com o tempo, perceber qual o excedente elétrico que ainda exista vs todos os outros consumos desde o por-do-sol até as 00h. E dimensionar a bateria para essa capacidade (imagino que para o meu perfil atual uns 5kWh cheguem).
Colocado por: nandogoncaUm termoacumulador simples com resistência e uns paineis fotovoltaicos,
Colocado por: hangas
Ainda hoje tive essa conversa com um amigo.
"Se vais para o solar e vais, porque a BC só para AQS? Porque não metes um cilindro bem mais barato?"
Fiquei realmente a pensar. Fiquei de ir analisar se mesmo de inverno num dia normal, consiguiria "carregar" o termo-acumulador todo.
Colocado por: nandogonca
Não vá em cantigas. Offgrid no contexto atual não faz sentido...
Tenho carro electrico (Nissan Leaf) com potência máxima de possibilidade de carregar a 30A (6,6Kwh) e até tenho um carregador que possibilita essa velocidade de carregamento e posso-lhe dizer que o máximo que carrego é a 20 A e só quando preciso de carregar "rápido".
O normal é carregar a 10A e nem todos os dias. Faço cerca de 70 a 80 Kms dia e agora com os paineis solares, tento carregar o carro aos fins de semana, hora de almoço e quando chego a casa e ainda há sol. Tenho conseguido gerir esses carregamentos de forma a necessitar apenas uma vez por semana de carregar o carro à noite.
Relativamente aina ao carregamento do carro, se tiver bi-horário e carregar 7horas a 10A, terá energia suficiente para fazer 100kms. Se precisar de fazer mais que 100kms pode carregar a 20A em 7 horas que chega e sobra.
Em relação à instalação, uma vez que está em construção, aconselho a passar cabos bem dimensionados para potências muito superiores, assim já estará preparado para o que der e vier.
Colocado por: pt_curiousPorque é que diz isso? Gostava mesmo de saber a razão. Eu confesso que esse senhor me tem dito que só faz sentido o off-grid, mas também não estou a ver bem a razão para isso...
Colocado por: pt_curiousVi acima que comprou o seu sistema há pouco tempo, posso-lhe perguntar qual o sistema que tem? Painéis, inversor e baterias?
Um termoacumulador simples com resistência e uns paineis fotovoltaicos, em termos de manutenção avarias são muito mais fiáveis que um termossifão...