Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 14 abril 2021

# 921

Entretanto hoje chegou a irmã mais nova
      20210414_203706_copy_567x1008.jpg
  1.  # 922

Colocado por: esptOk ok mas eu vejo pessoal e direcionar o excedente para para resistências de sistemas solares, é isso que não percebo, num "cilindro" claro que faz sentido

A direcionar, é apenas e só aquilo que já não ia ser aproveitado. É uma alternativa (melhor a meu ver) à injeção zero. Resumindo, o tal termoacumulador (ou resistência de uma BC embora a ligação aqui tem de permitir corte pelo termostato) não deve ser o sistema principal.
    No sistema que estou a implementar, se ligar o forno por exemplo, o tal termoacumulador de apoio irá desligar durante esse período, já que é mesmo só para acumular energia não gasta no resto da casa.
  2.  # 923

Colocado por: espt

Ok ok mas eu vejo pessoal e direcionar o excedente para para resistências de sistemas solares, é isso que não percebo, num "cilindro" claro que faz sentido

Pois nesses casos, não faz muito sentido...
  3.  # 924

Ok ok mas eu vejo pessoal e direcionar o excedente para para resistências de sistemas solares, é isso que não percebo, num "cilindro" claro que faz sentido

Quem tinha os sistemas solares térmicos, não os vai deitar fora.
    • espt
    • 14 abril 2021

# 925

Não é essa a questão; se precisam de aquecer a água dum sistema solar com resistências quando está sol, há aí um problema... Olhe eu preciso é de arrefecer, ando a pensar inventar um sistema mais barato que os "p&p" para cobrir os painéis de verão, agora imagine que lhe metia excedentes na resistência :) Aliás, eu até podia meter, não ia meter era nada porque nem ligava o termostáto.
  4.  # 926

Uma bateria com capacidade baixa, tipo 4kwh, que permita receber energia de central fotovoltaica com inversor monofásico, e injectar na rede domestica trifásica, é equipamento para que preços?
  5.  # 927

Colocado por: nandogonca

Será sempre um sistema limitado e andará sempre a fazer contas à vida para não ficar sem energia... E se ainda pensa comprar carro elétrico, esqueça mesmo essa opção. Tendo acesso à rede, fique ligado a ela. Sempre terá um backup para dias mais complicados (inverno) e com um sistema bem dimensionado, não precisa de gastar tanto e pagará pouco de luz.

Já li por aqui um relato de um user que tem um amigo que tem offgrid, mas porque não tinha outra solução e essa pessoa dizia que se pudesse não pensava duas vezes em escolher estar ligado.

Neste caso o que ele recomenda não é ficar mesmo sem contrato com a EDP, é baixar a potência contratada (tenho 13,8 e ele diz que podia ficar 6,9) e depois durante os meses em que existe muito sol de Março/Abril a Outubro poder desligar o botão do fornecimento EDP, no entanto tinha de manter o contrato para o caso de haver necessidade. Ou seja, era dimensionar nesta proporção. Agora de facto, com um kit on-grid eu nunca poderei desligar completamente mas suponho que possa ter um consumo perto de 0, pois se tiver produção e armazenamento suficiente, suponho que consiga ter consumo quase 0 da EDP certo? Ou aquilo tem algum consumo constante com algum relevo?
  6.  # 928

Colocado por: nandogonca
    Tenho 9*410w (3690w) painéis
    1 inversor goodwe 3*** és.
    3 baterias pylontech US 2000 (7,2kwh)

Para mim, que no mês de dezembro gastei quase 800kwh, no mês passado gastei apenas 250kwh.
    E posso-lhe dizer que para o carro foram 311kwh ( muito do solar).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pt_curious
      Screenshot_2021-04-14-20-18-15-403_allterco.bg.shelly.jpg
      Screenshot_2021-04-14-20-16-54-634_allterco.bg.shelly.jpg

Os painéis são da marca JA? Se são esses são parecidos com os da minha última proposta (que estou muito tentado...) em termos de potência de painéis é +/- o que estou a pensar. Tem menos de baterias, mas mesmo assim tem achado que tem um bom dimensionamento não é?
  7.  # 929

Colocado por: esptEntretanto hoje chegou a irmã mais nova
      20210414_203706_copy_567x1008.jpg

Se me permite, posso perguntar o sistema que tem, estou a ver que recebeu as baterias que estão incluídas na última proposta que recebi e que me parece muito interessante. Tem duas? Uma master e uma slave, é isso?
  8.  # 930

Qual é o tempo de retorno que estão a estimar com o uso das baterias?
    • espt
    • 15 abril 2021

# 931

Colocado por: pt_curious

Se me permite, posso perguntar o sistema que tem, estou a ver que recebeu as baterias que estão incluídas na última proposta que recebi e que me parece muito interessante. Tem duas? Uma master e uma slave, é isso?

Sim, quando estiver finalizado coloco foto.
    Está só provisório até estar com o aspecto e funcionalidade que quero
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, pt_curious
      20210415_083427_copy_648x1152.jpg
  9.  # 932

Também estou bastante inclinado para uma solução integrada da Solax.
    Gosto bastante das specs, e o preço é razoável.
  10.  # 933

Sim, quando estiver finalizado coloco foto.
    Está só provisório até estar com o aspecto e funcionalidade que quero
      20210415_083427_copy_648x1152.jpg

O inversor é monofásico ou trifásico? 5KW? Essa instalação parece de facto o kit que estou mais inclinado a adquirir. E os painéis quais adquiriu?

Foi você que instalou?
    • espt
    • 15 abril 2021

# 934

Monofásico 5.0kw
    Paineis 400W bifaciais
    Foi a mesmo a Solarimpact que instalou, andei a ajudar apenas; agora instalei eu a 2ª bateria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, pt_curious
  11.  # 935

Colocado por: esptMonofásico 5.0kw
    Paineis 400W bifaciais
    Foi a mesmo a Solarimpact que instalou, andei a ajudar apenas; agora instalei eu a 2ª bateria.

Já agora ficou satisfeito com o serviço deles? Este kit que tenho orçamento também é deles e eu também preciso que sejam eles a instalar.
    Esses painéis de 400W bifaciais também são os que estou a pensar aplicar. Já agora, eles instalam-se da mesma maneira que os normais, inclinações/orientações? É que li qualquer coisa acerca disso por ser bifacial que poderia-se instalar de forma diferente.
    • espt
    • 15 abril 2021

# 936

6 Estrelas, tanto a equipa que veio cá instalar, como os que vieram trazer a bateria e outras coisas ontem.
    Como tenho godo na cobertura, e até é claro, mandei instalar inclinado, mas estão 2 filas de 5 painéis viradas a sul. Que já tenha visto fazem picos de 4400w os 10 painéis de 400w
    Estou muito verde ainda, mas pelo que tenho visto, só posso aconselhar; olhe ontem das 9 da manhã até hoje às 9 da manhã gastei 1kwh da rede e 31 do sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pt_curious, zed
    • hangas
    • 15 abril 2021 editado

# 937

Colocado por: pt_curiousÉ que li qualquer coisa acerca disso por ser bifacial que poderia-se instalar de forma diferente.

O único detalhe do bi-faciais, é que se forem montados em telhado (co-planarmente) o beneficio é nulo.
    Isto porque não apanham nenhuma luz refletida na face inferior.

Estas pessoas agradeceram este comentário: pt_curious, zed
  12.  # 938

Excelente! Muito obrigado ESPT e Hangas!

De facto aquilo que estava a pensar instalar é praticamente igual ao que o ESPT instalou, com a única diferença de trifásico em vez de monofásico. A minha cobertura é plana com seixo claro em cima, portanto faz sentido a instalação inclinada virada a Sul.

Esse pico de 4400W é excelente!
    • espt
    • 15 abril 2021

# 939

Se fosse hoje tinha metido godo branco... Agora já está
  13.  # 940

Colocado por: rjmsilvaQual é o tempo de retorno que estão a estimar com o uso das baterias?

Lá para 2050 está pago (se não morrerem) 😛
    Concordam com este comentário: tigoncal, PauloJSantos

0.2987 seg. NEW